Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Planos construção Radiation Shield (faça voçê mesmo)

Ficou muito bom esse abrigo J.S., esses pratos parecem perfeitos, sem bordos como o meu! Só achei que talvez colocaste demasiados pratos não?

Qual é o modelo da tua estação? Também gostava de adquirir um logger para a minha estação, mas até hoje só encontrei um compatível.
 


J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Re: Planos construção Radiation Shield (faça voçê mesmo)

Ficou muito bom esse abrigo J.S., esses pratos parecem perfeitos, sem bordos como o meu! Só achei que talvez colocaste demasiados pratos não?

Qual é o modelo da tua estação? Também gostava de adquirir um logger para a minha estação, mas até hoje só encontrei um compatível.

Olha, os pratos tinham um bordo, mas......eh...I cut them of with a stanley knife. First you use the knife and circle around the beginning of the "bordo" many times. Then you can cut it out. Afterwars, you grind it so it becomes totally flat (desculpa, mas não conheço estas palavras em Portugues).

What do you mean with model...the model of the radiationshield of the model of the of the datalogger?

The model of the station is a KNMI model....you can see it here:
- http://www.wittich.nl/NL/PDF/temperatuur-vocht/weerhutten/sensorhut_511-10+M-serie.pdf

The datalogger is a tinytag ultra2 with a fast response probe. You can buy it in Germany (www.bmc.de). They are the cheapest with this model, and have good service. They will deliver to Portugal as well. Without any calibration, these stations are very accurate! I have had contact with Gemini (maker of datalogger, and they assure you it is that exact!).

I will put this station in my testfield North east of Middelburg. I will have two radiationshield (one vetilated an one not) and will add an Oregon Scientific WMR-200 station and test it. May be this is something for you too, as OS stations in practice are very accurate...?!

A last thing on making your own radiation shield. Even if you buy white saucers, make sure you paint them white on the ouside (I used blakc ones, and used 1 palctic primer, 1 base paint and at least 3-4 layers of white alkyd paint, glossy as prescribed by the WMO). Infrared radiation easily penetrates plastic saucers without paint. Just use the remote control of your television and see how easy it penetrates the station...it will therefor still reach you sensor if you do not paint it. Just a tip....The ventilator in your screen is a very good idea! Did you ever get to Bragança IM station to check??
On the Dutch KNMi site, Vlissingen is refresehd every 10 minutes so I measure two times and than race home. I can still see the values then on the net and compare...hahaha..

Boa noite a obrigado (for the compliemts).

Jorge
 
  • Gosto
Reactions: Rui Alex

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Boa noite a todos !
Gostava de saber onde posso encontrar um ventilador como este, mas que funcione durante dia e noite.

DSCN2880.JPG


Esta imagem foi retirada do fórum Meteored e representa uma fase de construção de um radiation shield de um membro do fórum.

Obrigado ! :)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Se eu não encontrar nenhum destes, como é que eu faço para ligar o ventilador de um P.C. directamente a uma tomada de 220 V ?
Como é que eu lhe consigo colocar um fio de 10 m de extensão para poder ligar à tomada que está no interior de minha casa ?

Ainda assim, isso é só uma segunda hipótese, preferia um ventilador solar e que trabalhasse durante dia e noite. :)

Por exemplo, o Filipe tem um ventilador que me parece ser de um P.C., gostava de saber como conectar um desses, em último caso.

Obrigado ! :)
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Se eu não encontrar nenhum destes, como é que eu faço para ligar o ventilador de um P.C. directamente a uma tomada de 220 V ?
Como é que eu lhe consigo colocar um fio de 10 m de extensão para poder ligar à tomada que está no interior de minha casa ?

Ainda assim, isso é só uma segunda hipótese, preferia um ventilador solar e que trabalhasse durante dia e noite. :)

Por exemplo, o Filipe tem um ventilador que me parece ser de um P.C., gostava de saber como conectar um desses, em último caso.

Obrigado ! :)

Simples, ligas a ventoinha seja ela de 9V ou 12V a um transformador desse valor. Não troques o + e o -
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Compra um boné destes:


bone.jpg



tem o painel solar e a ventoinha :thumbsup:

E onde é que arranjo esse tipo de material ?
Já me deram algumas dicas em relação a isso, só gostava de saber uma forma de a placa solar acumular energia e continuar a trabalhar de noite, enquanto tiver energia armazenada.
Será que elas armazenam energia ?
Se não armazenam, como posso fazer para armazenar e fazer que com o ventilador trabalhe continuamente ?

Obrigado ! :)
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

E onde é que arranjo esse tipo de material ?
Já me deram algumas dicas em relação a isso, só gostava de saber uma forma de a placa solar acumular energia e continuar a trabalhar de noite, enquanto tiver energia armazenada.
Será que elas armazenam energia ?
Se não armazenam, como posso fazer para armazenar e fazer que com o ventilador trabalhe continuamente ?

Obrigado ! :)

Ve este link

http://www.miau.pt/leiloes/leilao.jsp?offer_id=5994976
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Boas,



Esse Kit Solar e o boné podes comprar aqui:

http://www.ffsolar.com/products/utensil_pt.html



Isso não tem que ventilar durante a noite :confused:
Mas podes comprar uma daquelas lãmpadas solares, que essas têm armazenamento de energia, e substituir a lãmpada pela ventoinha ;)



cumps
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

É no interior deste belo instrumento que está o sensor de temperatura da minha estação. :D
Espero que apreciem. Ainda estou a dar-lhe uns retoques.


-------


(fase de construção -> só com 5 pratos: reparem que os pratos são ventilados desde o 2º até ao 5º, o 6º e o 7º são colocados tal como o 1º, sem qualquer círculo de ventilação)











-------


(já com 7 pratos)




 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Boas pessoal espero que se encontrem bem:thumbsup: aqui fica uma invençao minha para podermos medir a veloçidade do vento ou seja um anemometro de fabrico caseiro que eu fiz e fonçiona bem comprei um conta km de biciclete por 5 euros no lidl com funçao temperatura relogio tempo precorrido etc fui a uma fonte de alimentaçao de um competador e retirei a ventuinha da mesma, depois colei o sensor e o iman na ventuinha um de cada lado a montagem e igual ao do peneu da bicilete depois vem o pior que e calibrar a veloçidade da ventuinha no conta km para quem quizer fazer este teste e comprar o conta km no lidl a programaçao de calibragem no conta km com uma ventuinha da fonte de um competador de 250w e de 00800 depois de tudo calibrado para quem quizer pode obtar por a ventuinha a girar ao sabor do vento para isso eu aproveitei um rotativo tipo os rotativos das gruas das obras colei a ventuinha ao rotativo com cola super3 e cola quente depois ha ums destruçedores de fios tipo os de pesca para os enzois convem por o destroçedor para quando a ventuinha andar as voltas o fio nao ficar enrolado tanbem podem uzar os destruçedores de fio de telefone que ha a venda nas lojas de chineses e ja esta tudo isto fica bastante economico
comparaçoes entre a minha estaçao La Crosse WS3600 e esta invençao

TESTES
anemometro da estaçao La Crosse WS3600 veloçidade do vento 14km/h
anemometro de fabrico caseiro veloçidade do vento 12km/h
a margem de erro nao e muinta alem disso para quem nao tem um anemometro portatil pode sempre levar este de fabrico caseiro ideal para quem gosta de fazer radio nos sitios altos e quer saber a veloçidade do vento
um abraço a todos
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Boas...

Vou colocar aqui uma pequena duvida, de uma coisa que me lembrei !:D
Ora bem eu adquiri a nova estação do lidl e o aparelho exterior tem um formato muito mas muito esquesito... eu pus-lo no mesmo sitio do anterior mas tenho registado temperaturas muito elevadas, principalmente de manha e ao fim da tarde (de manha porque a minha janela ta virada pa Norte e recebe algum tempo o primeiro sol, e como o aparelho é grande nao o consigo esconder atras da parede e ao fim da tarde porque o sol bate nos vidros do predio em frente e reflecte para o meu sensor )... eu até podia construir um radiation shield mas nao tinha sitio para o por :confused:... tinha que ser uma coisa mesmo minuscula para caber num peitoril da janela(se alguem tiver um projecto desses é dizer :D)... e entao eu pensei... se eu puser o sensor amarrado a persiana mas virado para dentro será que nao resulta !? Ou seja ficava entre a persiana e o vidro da minha janela... a persiana tem aqueles buracos normais servia de ventilação ! Que dizem ? Haverá algum problema que nao me esteja a ocorrer !?... (ele neste momento esta amarrado a persiana mas para o lado de fora) !

Cumprimentos

Diogo :)
 

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Caro dgstorm,

Acho a tua ideia engenhosa, em todo o caso a persiana costuma aquecer bastante devido ao material, mas sempre é melhor que o sensor estar a levar com o sol directamente.
Eu também tenho a estação do LIDL e tenho a sorte de esta estar no local onde apanha com o sol muito pouco tempo e arranjei-lhe uma sombra, mas sei que em todo o caso isso influencia a temperatura.
Acho que vou é um dia meter mãos à obra e construir o radiation shield com os vasos e tal, ou espero por investir numa estação já com o shield.

Depois conta como correu a experiência e mete umas fotos para se perceber melhor.

Abraço!