Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não será necessário ir para soluções tão complicadas...

Olha bem ao longo deste tópico porque encontrarás soluções bem mais simples. Essas soluções poderão até nem ser as mais perfeitas, mas qualquer sensor em condições de instalação minimamente razoáveis e com um RS bem construído já permitirá registos com um erro mínimo e absolutamente admissível (nunca nenhum registo de temperatura será perfeito, medir temperaturas com exactidão é muito difícil, ao contrário do que o senso comum possa indicar).
 
  • Gosto
Reactions: cmg e remember


remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Obrigado pela ajuda, já o fiz e já se encontra em testes... como não estava satisfeito com os dados de ontem para hoje, voltei a mexer nele e agora parece estar melhor :) engraçado que as duas estações mais próximas são da Netatmo( Forte da Casa e Alverca)

Forte da Casa: já foi aos 24.3º C https://portuguese.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IVILAFRA9
Deve estar num bonito local lol :bombar:

Alverca: está nos 18.4º C

Temperatura atual:
17.3º C

Forte da Casa: 21.5º C

Alverca: 18.4º C

Tenho-o ao sol num parapeito de janela, para o testar e visto que normalmente quando os mesmos têm algum defeito na construção isso nota-se nas máximas/minimas, vamos ver como se porta!

8lB7wlt.jpg
 
Última edição:

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Obrigado pela ajuda, já o fiz e já se encontra em testes... como não estava satisfeito com os dados de ontem para hoje, voltei a mexer nele e agora parece estar melhor :) engraçado que as duas estações mais próximas são da Netatmo( Forte da Casa e Alverca)

Forte da Casa: já foi aos 24.3º C https://portuguese.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IVILAFRA9
Deve estar num bonito local lol :bombar:

Alverca: está nos 18.4º C

Temperatura atual:
17.3º C

Forte da Casa: 21.5º C

Alverca: 18.4º C

Tenho-o ao sol num parapeito de janela, para o testar e visto que normalmente quando os mesmos têm algum defeito na construção isso nota-se nas máximas/minimas, vamos ver como se porta!

8lB7wlt.jpg

remember já que tiveste todo esse louvável trabalho seria melhor efectivamente testa-lo no local final. Eu lamento dizer-te mas neste momento estarás a medir uma média da temperatura da rua com a temperatura dentro de casa que variará em percentagem com o vento que estiver. Ou seja nunca conseguirás fazer um teste ao que fizeste...
 
  • Gosto
Reactions: bpereira e remember

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
remember já que tiveste todo esse louvável trabalho seria melhor efectivamente testa-lo no local final. Eu lamento dizer-te mas neste momento estarás a medir uma média da temperatura da rua com a temperatura dentro de casa que variará em percentagem com o vento que estiver. Ou seja nunca conseguirás fazer um teste ao que fizeste...

Obrigado pela ajuda, nunca me lembraria disso, era apenas para ver como se comportava com o sol directo!
Já se encontra no local definitivo, vamos ver como se porta!
 
  • Gosto
Reactions: bpereira

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Faz o seguinte: 3 pratos em cima, 4 pratos abertos (cortados) no meio para meter o sensor e mais dois pratos fechados em baixo, totalizando 9 pratos. Penso que assim fica o ideal, fiz o meu assim e está perfeito...
 
  • Gosto
Reactions: bpereira e remember

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Bom dia,
Depois de duas noites a testar o RS, hoje tive uma mínima mais alta como seria de esperar devido ao nevoeiro de ontem que permaneceu quase todo o dia, mas pouca diferença 9.3º C

Peço aos mais entendidos que me dêem umas "luzes", a minha casa está virada de manha para o Sol, o rio Tejo encontra-se mesmo à minha frente e as duas estações mais próximas que tenho são umas Netatmo:

Minimas das duas Netatmo à volta de 11º C (as mesmas encontram-se mais afastadas do rio) sei que nunca vou conseguir ter valores reais, porque existem sempre factores que nos ultrapassam, como disse o mesmo está feito com 6 pratos, estão divididos com 3 porcas em vez do tão falado tubo/mangueira, para fixar o sensor no meio do abrigo rectangular que fiz nos pratos do meio(4) um para cima e outro para baixo usei uma barra galvanizada entre as duas barras de 4mm que trespassam o abrigo...

Acham que as mínimas poderão ser influenciadas por estar tão perto do Rio Tejo? a parte traseira da minha casa fica virada para o sol da parte da tarde, desculpam as dúvidas como ainda estou muito no inicio lol
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boa tarde,

vou deixar aqui dois tutoriais para os que se quiserem aventurar tal como eu nestas coisas de bricolage :lol:
Eu utilizei o segundo tutorial:

https://drive.google.com/file/d/0B5lqXrt4qGa1aUV0MW5WekdVMlU/view
http://www.weatherforschools.me.uk/docs/weather_box_sensor.pdf

Pelo que tenho vindo a testar, este agora ficou bom, visto que a temperatura tinha tendência a disparar no de 9 pratos com diâmetro mais pequeno e neste nota-se que sobe, mas também desce, o outro subia até atingir uma máxima e depois era vê-lo a cair a pique...

As únicas modificações que fiz foi usar dois varões em vez de três e usar um terceiro varão no primeiro e ultimo prato para fixar o sensor a meio dos pratos, a broca redonda deu um jeito enorme para os pratos.
 
  • Gosto
Reactions: Zulo

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas, espero não estar a ser chato...

bDYqCOe.jpg


Aqui está a foto dele instalado e terminado, antes que digam algo, não tenho outra forma de o instalar:lmao:

Depois de ler e reler este tópico, vi algumas opiniões de que o primeiro e 10° prato não devem ter espaçamento, gostaria de saber o porque...

Pelas medições que tenho feito está a portar-se bem, mas se conseguir melhorar os dados recolhidos melhor.

Outra dúvida têm a ver com a acumulação de chuva nos rebordos, pode influenciar a temperatura? como fazem os furos nos rebordos de um dos lados ou dos dois?

Obrigado
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
É de tal forma um esforço tão grande que só pode ser felicitado. Contudo há algo que tenho o dever moral de dizer.

Se eu soubesse que essa seria a localização então nunca teria dito para construíres um RS... Porque o RS pouco pode fazer.

Há dois critérios para ter uma estação com valores fiáveis e representativos.

1 - Localização
2 - Instalação

A ordem é hierárquica. Sem a primeira nunca apoderá haver segunda.

Obviamente que sempre poderás ter os teus registos... Mas com as limitações óbvias. Tão bom trabalho (e foi mesmo) merecia sem dúvida uma outra localização.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
É de tal forma um esforço tão grande que só pode ser felicitado. Contudo há algo que tenho o dever moral de dizer.

Se eu soubesse que essa seria a localização então nunca teria dito para construíres um RS... Porque o RS pouco pode fazer.

Há dois critérios para ter uma estação com valores fiáveis e representativos.

1 - Localização
2 - Instalação

A ordem é hierárquica. Sem a primeira nunca apoderá haver segunda.

Obviamente que sempre poderás ter os teus registos... Mas com as limitações óbvias. Tão bom trabalho (e foi mesmo) merecia sem dúvida uma outra localização.

Obrigado pela sinceridade e explicação, não vou mexer mais então, pelo menos a humidade e pressão atmosférica tem dado correcta, comparado com a netatmo e uma oregon que estão instaladas por perto.

Cumprimentos
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e Sanxito