Vou partilhando as minhas aventuras e desaventuras para quem tiver interessado em construir um sismometro..
3 problemas que encontrei nas últimas semanas desde que ando de volta disto:
-Resolução: O único freeware disponivel para Windows é o AmaSeis (Jamaseis no futuro) e só permite até 16bits, eu tou a trabalhar a 23bits..é uma grande diferença, mas visto que um sismo 2/3 só gera +-10000 a 19/20bits, consigo ter uma boa resolução sem ultrapassar a barreira de +/- 32000 no Amaseis (a não ser que haja um sismo muito forte...)
-1 ADC com 2 ou mais canais. Um grande problema no meu circuito é que consigo 23bits a 40SPS apenas com um canal a funcionar, se adicionar outro canal o ADC vai levar muito mais tempo a ler os canais, ou seja, reduz resolução e SPS. Por isso 1 ADC por canal! (Mas pode-se ligar vários ADC´s em série a um microcontrolador).
-Canais: O AmaSeis só suporta 1 canal por porta de série, eu uso 2 ou 3 canais por porta de série..apesar de ter consigo dar a volta à situação..era preferível que o software permitisse 3 canais por porta de série.
2 canais a funcionar ao mesmo tempo..primeiro plot Geofono Vertical, segundo plot Geofono Oeste-Este.
Qualquer sugestão agradeço!