Construir um sismómetro

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Mais um que provavelmente foi caçado:

2011-11-16 10:03 37,68 -24,54 8 2,4 NE Fossa Povoa

Desde ontem que estou off, o meu servidor "queimou" (P3 600mhz), fez mau contacto e pifou de vez. Mas felizmente não queimou mais nada (Arduino, ADC, placa wireless)..

Vou ver se logo à noite já tenho tudo resolvido..


Pode dar jeito

Obrigado pela imagem:) Comparando a "estrutura de uma onda sísmica" com o sismo de 4.4 que registei à uns dias, consegue-se perceber muito bem a onda P, S e L.

A USGS tem uma excelente ferramenta para eventos telesismicos, calcula o tempo de chegada das ondas de um sismo de acordo com a tua localização:
http://neic.usgs.gov/neis/travel_times/artim.html
 


fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Aproveitei estes dias para fazer mais uns testes, mas sem ter grandes resultados, mas as variáveis são tantas (desde a forma que soldei o geofono, a instalação, à programação do ADC, ao software AmaSeis), que primeiro consiga isto afinado vai levar o seu tempo..mas cada dia vou aprendendo qualquer coisa.

Último sismo que registei em condições..
2011-11-19 11:18:38___3.1 ML___Banco D. Joao de Castro


Podem aceder ao plot online aqui:
http://auriolws.info/plot/

O endereço provisório. Actualiza a cada 3minutos, mas tem que fazer refresh à página. Como estou a testar novas configurações, não sei se vai dar para ver no plot um sismo local/regional (>3.0) ou se vou conseguir registar algum.

Para conseguir registar em condições, penso que depende de:
- >3.0 a 150km
- +- 22h às 07h; De fim de semana o ruído diminui imenso durante o dia.
- Condições meteorológicas (Vento/Ondulação)
- Se no momento do sismo, não existe nenhum ruído com a frequência próxima do sismo (1Hz...etc).

Sinceramente acho que vou mudar o sistema para "outra freguesia", ao estar numa cidade com ruas próximas, vizinhos irrequietos (:lol:), etc.. só provoca ruído..a diferença de ruído é bem grande de dia e de noite.


Útimos sismos nos Açores:
http://www.meteo.pt/pt/sismologia/actividade/
http://www.cvarg.azores.gov.pt/geologia-acores/actividade-sismica/Paginas/default.aspx

Europa/Mundo
http://www.emsc-csem.org/?#2

Estados Unidos/Mundo
http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/recenteqsww/Quakes/quakes_all.html
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
http://auriolws.info/plot/

Nota-se claramente a diferença do ruído diurno. Reparei que aumentaste imenso o ganho. Esperar pelo primeiro sismo, mas acredito que os resultados possam ser bastante positivos.

:thumbsup:

Depois de não ter conseguido registar o sismo de ontem da Bolivia (M6.6), resolvi contactar o dono deste site, pois estou a seguir o circuito dele..ele esteve a ver o plot e notou logo um problema, vou explicar para quem tiver interesse:

Este é o spectrum do geofone num sismo de 4.1 a 65SPS


Esta é o spectrum a 10SPS à noite


Se repararem a 65SPS recebo movimentos com frequencias até 34Hz e como o geofono tem uma frequencia natural de 4.5Hz (regista muito melhor em frequencias >4.5Hz do que <4.5Hz) apesar de conseguir registar sismos, registo muito melhor o ruído maior que 5Hz pois é aí que o geofono tem a melhor performance. Agora estou a experimentar a 10SPS e como notam no spectrum, não registo nada acima de 5Hz e desta forma consegui diminuir o ruído de fundo de +-500 para +-50...é uma grande diferença.

Na teoria (isto não veio com manual de instruções :lol:) deverei registar muito melhor um sismo e deve-se conseguir ver bem no plot. Agora é esperar que haja algum sismo, de preferencia no Banco D.João de Castro à volta de 3.0 :)

PS: Hoje está um dia um pouco ventoso em Ponta Delgada..
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
O sismo mais "fraco" que consegui registar até agora..

2011-11-26 12:51__37,86 __-26,22 __11 __2,0 __Fossa de Hirondelle
Distancia pelo Google Earth +-54km
Filtros aplicados:
Low Pass Filter 5Hz
High Pass Filter 1Hz




Nas condições que actualmente estou a usar, acho que um sismo de magnitude de 2.0 a 60km é o máximo que consigo registar, a partir de 60km só sismos >2.5/3.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Vou partilhando as minhas aventuras e desaventuras para quem tiver interessado em construir um sismometro..

3 problemas que encontrei nas últimas semanas desde que ando de volta disto:
-Resolução: O único freeware disponivel para Windows é o AmaSeis (Jamaseis no futuro) e só permite até 16bits, eu tou a trabalhar a 23bits..é uma grande diferença, mas visto que um sismo 2/3 só gera +-10000 a 19/20bits, consigo ter uma boa resolução sem ultrapassar a barreira de +/- 32000 no Amaseis (a não ser que haja um sismo muito forte...)

-1 ADC com 2 ou mais canais. Um grande problema no meu circuito é que consigo 23bits a 40SPS apenas com um canal a funcionar, se adicionar outro canal o ADC vai levar muito mais tempo a ler os canais, ou seja, reduz resolução e SPS. Por isso 1 ADC por canal! (Mas pode-se ligar vários ADC´s em série a um microcontrolador).

-Canais: O AmaSeis só suporta 1 canal por porta de série, eu uso 2 ou 3 canais por porta de série..apesar de ter consigo dar a volta à situação..era preferível que o software permitisse 3 canais por porta de série.



2 canais a funcionar ao mesmo tempo..primeiro plot Geofono Vertical, segundo plot Geofono Oeste-Este.


Qualquer sugestão agradeço!
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Se há ruído que chamou-me mais atenção, foi este:


Zoom ao 3 traço vermelho.


Não há nada que tenha registado até agora que fosse semelhante a isto. Posso descartar que foi problema dos geofonos, do circuito não dou certeza (mas 99% que não é), mas até agora nunca tinha visto nada assim.

Como deve ser um tremor harmónico registado por um sismometro? :lol:

Alguem tem opiniões?
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Se fosse um tremor harmónico era mau sinal, poderia ser um dos vulcões Açorianos prestes a entrar em erupção:unsure:
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Eu sei que estes geofonos conseguem registar tremores harmónicos, mas acho que o registo seria semelhante a um sismo, mas de forma mais prolongada..mas de qualquer forma achei curioso o ruído, contínuo, longo e frequencias muito baixas. Na última semana melhorei a sensabilidade do geofono, mas tb registo mt mais ruído, até já consigo registar os meus passos estando no primeiro piso da minha casa a 15m do geofono.

Para o fim de semana estou a pensar levar o sistema para um sitio isolado e testar durante uma hora para fazer a comparação do ruído. Assim que fizer meto aqui os resultados para quem tiver curiosidade.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Primeiro sismo registado com o geofono Oeste-Este

2011-12-07 04:59:59___2.6 ML____ N Sta Maria




Plot sem qualquer tipo de filtro.

Coordenadas (CVARG) pelo Google Earth ~82km



Só para terem uma ideia do ruído durante um dia de semana:

Camião do Lixo a fazer recolha a 50metros do sismometro
Sismo
Ruído durante o dia
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores