Construir um sismómetro



fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Primeiro evento telesismico que registei (ou que encontrei..)

2011-12-14 05:04 __115____ 7,3 ___ Eastern New Guinea Reg., P.N.G. NEIC

~16000km de distancia.


Filtro a <9Hz

Estimativa da chegada das ondas a Ponta Delgada:

travel arrival time
# code time(s) dy hr mn sec
1 PKPdf 1170.20 0 5 24 27
2 PKPbc 1173.37 0 5 24 30
3 PKiKP 1175.09 0 5 24 32
4 PKPab 1178.00 0 5 24 35

As ondas S não consigo receber.

Neste gráfico podem ver que as ondas P que recebi desse sismo, foi na frequência 0.4Hz..nunca tinha recebido nada em frequências tão baixas.



O registo a partir 05:33h não consigo perceber a que se deve, pois aquele registo está entre as frequências 8Hz e 9Hz..pelo que não deverá ser do sismo (?). Este registo é tal e qual como escrevi no dia 5 de Dezembro aqui no tópico..mas os outros tenho certeza que não estavam relacionados com nenhum sismo, continua o mistério....
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Para quem estava curioso sobre aquele registo continuo e longo..cheguei à conclusão que pelo menos alguns registos deve-se à centrifugação das máquinas de lavar e como tenho vários vizinhos nas redondezas, devo estar a registar várias máquinas :lol: Por isso é que só registava a partir das 23h e vinha em sequências de 3x.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
2011-12-22 06:07:24___4.2 ML____ Falha Gloria

Pelas coordenadas do CVARG: +-140km



É dificil dizer onde acaba a onda P e começa a onda S..

O circuito que fiz tem um erro, por isso é que tenho muito ruído electrónico (+/- 4000 a 23bits)..se alguem tiver interessado em fazer um igual que contacte-me que dou o esquema e indicações sobre como construir com melhoramentos.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
2012-01-01 02:42___3,7___ NE Ilhéus das Formigas

+-110km




2012-01-01 10:19___3,2____ W Faial

+-325km

Só registei a onda P, coloquei a chegada da onda S de acordo com a hora do sismo dada pelo EMSC


Comparação do registo do sismo do dia 30 no Fogo (S.Miguel) entre o meu sistema e o sistema instalado pela IDA (?) CMLA. Distancias diferentes, sistemas diferentes, preços diferentes, mas estou bem satisfeito com os resultados :)

 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Mais um evento telesismico registado (+-17000km), só consegui registar um tipo de onda P:

Filtro <3Hz

Tempo de chegada das ondas previsto pela USGS à minha zona:
# code time(s) dy hr mn sec
1 PKPdf 1183.70 0 4 26 59
2 PKPbc 1188.67 0 4 27 4
3 PKiKP 1189.47 0 4 27 5
4 PKPab 1196.29 0 4 27 12
5 LQ 3836.14 0 5 11 12
6 LR 4257.57 0 5 18 13

Um movimento que ocorreu a 17000 mil kms, atravesssou meio mundo e conseguem calcular o momento de chegada com apenas margem de 1/2 segundos.

Sobre quem estiver interessado em construir um sismometro, as frequências que interessam:


Os geofonos que uso, conseguem registar bem até 1.0Hz, talvez até 0.5Hz consegue registar alguns movimentos mais fortes..mas abaixo disso já não consegue. Para registar os eventos telesismicos (M>6) recomenda-se um sensor de longo periodo (>1segundo /<1Hz).
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas.

Deixo aqui alguns exemplos para quem quiser construir um sismometro, estes são exemplos comprovados e usados um pouco por todo o mundo:

Do mais simples para mais complexo em termos de construção:

Lehman
Sismometro horizontal, o período natural varia conforme as dimensões, mas dificilmente será possível obter >15s..é provavelmente o sismometro mais usado para fins pessoais no mundo inteiro.

horizontalLehman1.jpg


Damping:
Óleo ou imans.

AS-1
Sismometro vertical. Muito semelhante ao Lehman, mas em vez de ter uma corda de guitarra a segurar o boom tem uma mola.

IMG_1415-small.jpg


Como construir?
http://jclahr.com/science/psn/hill/index.html

Damping:
Óleo ou imans.

Shackleford-Gundersen
Sismometro Horizontal force-feedback. Basicamente é um sismometro de curto período em que usa "force-feedack" é possível alongar o período natural até 30s. Tem dois canais, um de alto ganho e outro de baixo ganho.

P3130026%20%282%29.gif


Como construir?
http://www.daleh.id.au/construction_notes.html

Damping:
bobine de cobre + iman.


Inyo FBV e FBH.
Vertical ou Horizontal "force feedback". Possivelmente o melhor sismometro que se pode construir, mas muito mais complexo do que os modelos anteriores. Tem dois canais disponíveis, alto/baixo ganho.

IMG_1459.jpg



Como construir?
http://etd.lsu.edu/docs/available/etd-11102009-145556/unrestricted/weber_thesis.pdf

Sobre a imagem que dei no post anterior, não cheguei a testa lo, porque não tenho amplificação suficiente para obter bons resultados. Mas tb não esforcei-me muito :lol:
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Já há algum tempo que queria fazer um sensor simples, barato, feito com material que se encontra facilmente.

Este é o primeiro "protótipo" (qualidade de imagem não é das melhores), é uma tentativa de fazer um sensor vertical, experimentei este tipo, pois o uso de um tubo de PVC resolve logo o problema de correntes de ar no sensor..claro que não vejo nada dentro do sensor!:lol:

sismm.jpg


Basicamente dentro do tubo de PVC:

Suporte para a Mola
|
|
Mola
|
|
Peso 1kg, com um iman. Preso no Tubo de PVC junto ao iman está uma bobine de cobre com uma resistência de +-5000ohm.
|
|
Vareta com um bocado de plástico colocado na horizontal. (Damping)
|
|
Lata com água (Damping)


O uso de água como damping é péssimo, mas ainda não arranjei coragem de usar óleo de motor, nem consigo arranjar maneira de fazer damping com imans). Damping crítico é quando o sensor apenas movimenta-se 1x ou 2x após um movimento.

Os resultados (os dois sensores estão instalados no mesmo local, a 1mtr de distancia):

Sensor vertical
vertical10mnts.png

Sismometro comercial 1Hz
l410mnts.png


Fiquei entusiasmado com os primeiros resultados, é bastante sensível e consegue registar os movimentos do oceano (marcado a 1), no mesmo período que o sensor comercial. Claro que sem damping, o peso anda sempre a dançar..por isso tem aquele pico à volta dos 0.5Hz (2s) (período natural do sensor?). Curioso é que quando toco no sensor começo a ter primeiro um pico à volta dos 11s (o que era perfeito) e depois aparece este aos 2s..acho que funciona tanto na horizontal como na vertical eheh

Ainda falta modificar muitas coisas (acho que posso reduzir imenso a altura do sensor, mas agora fica assim), conforme os resultados que tiver, vou deixando aqui para quem tiver curiosidade.

Sugestões são Bem Vindas!

Ps: Isto foi tudo feito a olho :lol:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Olá.

Já alguém estudou a possibilidade de fazer com um bom acelarometro?
Hoje em dia há uns bem sensíveis e que talvez consigam ser utilizados para este fim.

Possibilitava-se assim uma montagem mais "limpa", sem partes móveis que se possam danificar.

Vocês que estão mais dentro do assunto, um sismo (como os que têm vindo a captar) terá que aceleração ou provocará que força g?

http://docs-europe.electrocomponents.com/webdocs/0ef0/0900766b80ef0523.pdf

Abraço
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas Dave.

O primeiro sensor que testei (à cerca de 3 anos) foi um acelerometro, BMA180, e não tem comparação em termos de sensibilidade com qualquer sensor que testei (inclusive o que fiz recentemente).
Um acelerometro serve como strong-motion sensor, um sismometro facilmente fica saturado (ou por limitação do sensor ou do software) se tiver localizado perto do epicentro de um sismo de alguma magnitude, e é para isto que um sensor strong-motion sensor serve, registar movimentos fortes.
Pode ser que já hajam acelerometros com boa sensibilidade, mas pelo preço que devem custar, mais vale investir num geofono de 4.5Hz ou construir um sismometro.

O Quake-Catcher usa acelerometros, mas a sensibilidade é limitada.
http://qcn.stanford.edu/

Sobre a aceleração/g..
http://earthquake.usgs.gov/monitoring/netquakes/faq.php#howbig
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Se alguem quiser fazer um, recomendo os sensores que deixei uns posts antes..mas este pela simplicidade e preço (2€ de tubo PVC, 6€ de mola..o resto é tudo coisas que tinha por casa), vale a pena investir um pouco de tempo.

Mas não quero tirar os foguetes antes da festa, apesar de estar a produzir bons resultados, não tem havido sismos locais (2~3), regionais (~4), telesismicos (>6.5) relevantes para ver o comportamento.