Converter mm p/ m3 em l p/m2

espada77

Cirrus
Registo
30 Dez 2009
Mensagens
11
Local
Quinta do Conde
Bom dia....

Passo a explicar melhor:)..... a estação metereologica dá-me a leitura da chuva em milimetros por metro cubico, certo!?:confused: Eu queria saber com passar este valor final para litros por metro quadrado!:rain:

Há algum conversor? Alguém sabe como fazer-lo?


Obrigado,:thumbsup:

J.Pereira
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Bom dia....

Passo a explicar melhor:)..... a estação metereologica dá-me a leitura da chuva em milimetros por metro cubico, certo!?:confused: Eu queria saber com passar este valor final para litros por metro quadrado!:rain:

Há algum conversor? Alguém sabe como fazer-lo?


Obrigado,:thumbsup:

J.Pereira

A estação dá-te a leitura em mm, só mm.

Ora, 1 mm é igual 1 litro por metro quadrado. Portanto não há conversão, é a mesma coisa :D

Despejares 10 litros de água num recipiente com um metro quadrado, resulta numa altura de água de 10 milímetros nesse recipiente.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
A estação dá-te a leitura em mm, só mm.

Bom dia, HotSpot!

Concordo com tudo o que explicaste (e muito bem!) menos com o facto de a precipitação ser "mm, só mm". É que sendo a precipitação um volume de água que se pretende medir, deve ser mm por metro quadrado, como depois até explicaste! Da mesma forma que isso representa um volume de 1litro!

V=1mmx1mx1m=0.001mx1mx1m=0.001m3=1dm3=1 litro


Corrige-me se não for assim!:unsure:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Alguém me corrija também de tiver errado, mas acho que a unidade mm neste caso significa a altura de água que cai numa determinada superfície, seja altura de que tamanho for.

Se num campo de futebol ficares com uma altura de água de 5 mm significa que caíram 5 l em cada m2 de campo.

Neste caso o mm não é utilizado como unidade volumétrica.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Alguém me corrija também de tiver errado, mas acho que a unidade mm neste caso significa a altura de água que cai numa determinada superfície, seja altura de que tamanho for.

Se num campo de futebol ficares com uma altura de água de 5 mm significa que caíram 5 l em cada m2 de campo.

Neste caso o mm não é utilizado como unidade volumétrica.

Correcto, HotSpot!

Podemos traduzir a altura em [mm] de precipitação para [L/m2], desde que:

- As paredes do reservatório de medida sejam verticais e sem rebordos no topo ou quaisquer concavidades na base.

Se imaginarmos objectos como: uma garrafa, um vaso ou outro qualquer cuja superfície das paredes seja irregular ou que contenha um rebordo no topo (para dentro ou para fora), obviamente não servirá para medir a precipitação. O objecto deve ter a mesma superfície em corte em toda a sua vertical. Podemos usar objectos de formas estranhas e irregulares, mas para tal, teriamos de inferir previamente uma escala graduada também ela irregular, com base na experimentação.

Nota: Outra conclusão que podemos retirar, é que quanto maior a superfície do reservatório que usamos para medir a altura do precipitado, tanto maior a precisão obtida na estimativa!
 
Registo
22 Fev 2009
Mensagens
57
Local
brasil
Se imaginarmos objectos como: uma garrafa, um vaso ou outro qualquer cuja superfície das paredes seja irregular ou que contenha um rebordo no topo (para dentro ou para fora), obviamente não servirá para medir a precipitação.

Neste caso...basta adicionar um funil....na garrafa.

Calcula-se a área do funil e mede-se o volume de água recolhida.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Correcto, HotSpot!

Podemos traduzir a altura em [mm] de precipitação para [L/m2], desde que:

- As paredes do reservatório de medida sejam verticais e sem rebordos no topo ou quaisquer concavidades na base.

Se imaginarmos objectos como: uma garrafa, um vaso ou outro qualquer cuja superfície das paredes seja irregular ou que contenha um rebordo no topo (para dentro ou para fora), obviamente não servirá para medir a precipitação. O objecto deve ter a mesma superfície em corte em toda a sua vertical. Podemos usar objectos de formas estranhas e irregulares, mas para tal, teriamos de inferir previamente uma escala graduada também ela irregular, com base na experimentação.

Nota: Outra conclusão que podemos retirar, é que quanto maior a superfície do reservatório que usamos para medir a altura do precipitado, tanto maior a precisão obtida na estimativa!

Ok Paulo, concordo! Mas a minha dúvida, e desculpem ter fugido do assunto do tópico, é se a quantidade de precipitação recolhida se mede em milímetros absolutos ou em milímetros por metro quadrado...:(


É que 1 milímetro por metro quadrado é 1 litro!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Ok Paulo, concordo! Mas a minha dúvida, e desculpem ter fugido do assunto do tópico, é se a quantidade de precipitação recolhida se mede em milímetros absolutos ou em milímetros por metro quadrado...:(


É que 1 milímetro por metro quadrado é 1 litro!

A quantidade de precipitação, nunca pode ser traduzida em unidades de comprimento absolutas. Uma quantidade de matéria só pode ser expressa em moles, quilogramas, litros ou m3.

Trata-se de uma quantidade definida por um volume de precipitação numa dada superfície, e portanto, é medida em Litros por m2, ou de forma alternativa em mm/m2.

Na realidade, trata-se de uma taxa, e uma taxa é sempre definida pela razão entre 2 ou mais variáveis, nunca podendo ser definida por uma única grandeza absoluta (ex: mm). Da mesma forma também não podemos dizer que precipitou 1litro (apesar daqui já ser um volume), pois falta saber em que superfície precipitou 1 litro (1m2?, 1 telhado? 1 garrafa com funil)?

Para ser exactos, tratando-se de uma quantidade de precipitação recolhida, para que possamos ter noção da sua intensidade (ou frequência), devemos ainda dividir pelo tempo de recolha, ex:

1 mm/m2/h é o mesmo que 1 litro/m2/h
10 mm/m2/dia é o mesmo que 10 litros/m2/dia
1000 mm/m2/ano é o mesmo que 1000 litros/m2/ano
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Trata-se de uma quantidade definida por um volume de precipitação numa dada superfície, e portanto, é medida em Litros por m2, ou de forma alternativa em mm/m2.

Acho que não é bem assim. Neste caso são só mm.

Eu nem sei se existe mm/m2, acho que nem faz sentido.

Tens um recipiente com 1 m2, se a altitude da água for de 1 mm tens 1 l/m2.
Recipiente com 1/2 m2 se a altitude for de 1 mm continuas a ter 1 l/m2
Recipiente de 100 m2, se a altitude da água for de 1mm dá 1 l/m2

Neste caso o mm serve de medida de altitude, na tua cidade em média caíram 50 mm, significa que cairam 5 cm de água em altitude sobre a terra ou 50 litros em cada m2.

Nunca vi a designação mm/m2 em nenhum local, nem a mínima referência a isso.

Não sou nenhum expert a matemática, longe disso :p, mas quando estas medidas e conversões são tão simples, para que complicar.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
(...)

Tens um recipiente com 1 m2, se a altitude da água for de 1 mm tens 1 l/m2.
Recipiente com 1/2 m2 se a altitude for de 1 mm continuas a ter 1 l/m2
Recipiente de 100 m2, se a altitude da água for de 1mm dá 1 l/m2

(...)

Mas então se eu colocar esta proveta na minha mesa do quintal e ao fim de 1 hora ela tiver 10mm de água, significa que choveram 10 litros/metro2 ??





Não me parece!!! Temos que ter em conta o diâmetro da proveta! :huh:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Mas então se eu colocar esta proveta na minha mesa do quintal e ao fim de 1 hora ela tiver 10mm de água, significa que choveram 10 litros/metro2 ??

Não me parece!!! Temos que ter em conta o diâmetro da proveta! :huh:

Como referiu o Paulo:

"As paredes do reservatório de medida sejam verticais e sem rebordos no topo ou quaisquer concavidades na base" Aliás, como essa da foto parece ser.

Podes ter a certeza absoluta que se ela na leitura tivesse 10mm, num qualquer m2 perto da proveta tinham caído 10 litros de água
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Acho que não é bem assim. Neste caso são só mm.

Eu nem sei se existe mm/m2, acho que nem faz sentido.

Tens um recipiente com 1 m2, se a altitude da água for de 1 mm tens 1 l/m2.
Recipiente com 1/2 m2 se a altitude for de 1 mm continuas a ter 1 l/m2
Recipiente de 100 m2, se a altitude da água for de 1mm dá 1 l/m2

Neste caso o mm serve de medida de altitude, na tua cidade em média caíram 50 mm, significa que cairam 5 cm de água em altitude sobre a terra ou 50 litros em cada m2.

Nunca vi a designação mm/m2 em nenhum local, nem a mínima referência a isso.

Não sou nenhum expert a matemática, longe disso :p, mas quando estas medidas e conversões são tão simples, para que complicar.

Também não me considero nenhum expert, embora goste muito de cálculos! :p

Dito assim, é óbvio que tens razão, pois 1mm de altura de precipitação é sempre equivalente a 1 litro de precipitação num m2, independentemente da superfície a medir!

Mas, a questão que foi colocada, seria no sentido de converter mm em litros, ora para tal, basta multiplicar a altura de precipitação pela superfície de recolha (sempre reduzindo tudo à mesma unidade).

Num m2:

1mm x 1m x 1m = 0.001m3 = 1 litro

Em 4 m2:

1mm x 2m x 2m = 0.004m3 = 4 litros

Na base de um copo:

1mm x PI x R2 = x Litros!

Volume = Altura x Superfície
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Também não me considero nenhum expert, embora goste muito de cálculos! :p

Dito assim, é óbvio que tens razão, pois 1mm de altura de precipitação é sempre equivalente a 1 litro de precipitação num m2, independentemente da superfície a medir!

Mas, a questão que foi colocada, seria no sentido de converter mm em litros, ora para tal, basta multiplicar a altura de precipitação pela superfície de recolha (sempre reduzindo tudo à mesma unidade).

Num m2:

1mm x 1m x 1m = 0.001m3 = 1 litro

Em 4 m2:

1mm x 2m x 2m = 0.004m3 = 4 litros

Na base de um copo:

1mm x PI x R2 = x Litros!

Volume = Altura x Superfície

Sendo assim, temos os 2 razão.