Converter mm p/ m3 em l p/m2

espada77

Cirrus
Registo
30 Dez 2009
Local
Quinta do Conde
Bom dia....

Passo a explicar melhor:)..... a estação metereologica dá-me a leitura da chuva em milimetros por metro cubico, certo!?:confused: Eu queria saber com passar este valor final para litros por metro quadrado!:rain:

Há algum conversor? Alguém sabe como fazer-lo?

Obrigado,:thumbsup:

J.Pereira

Bom dia....

Passo a explicar melhor:)..... a estação metereologica dá-me a leitura da chuva em milimetros por metro cubico, certo!?:confused: Eu queria saber com passar este valor final para litros por metro quadrado!:rain:

Há algum conversor? Alguém sabe como fazer-lo?

Obrigado,:thumbsup:

J.Pereira

A estação dá-te a leitura em mm, só mm.

Ora, 1 mm é igual 1 litro por metro quadrado. Portanto não há conversão, é a mesma coisa :D

Despejares 10 litros de água num recipiente com um metro quadrado, resulta numa altura de água de 10 milímetros nesse recipiente.

A estação dá-te a leitura em mm, só mm.

Bom dia, HotSpot!

Concordo com tudo o que explicaste (e muito bem!) menos com o facto de a precipitação ser "mm, só mm". É que sendo a precipitação um volume de água que se pretende medir, deve ser mm por metro quadrado, como depois até explicaste! Da mesma forma que isso representa um volume de 1litro!

V=1mmx1mx1m=0.001mx1mx1m=0.001m3=1dm3=1 litro

Corrige-me se não for assim!:unsure:

Alguém me corrija também de tiver errado, mas acho que a unidade mm neste caso significa a altura de água que cai numa determinada superfície, seja altura de que tamanho for.

Se num campo de futebol ficares com uma altura de água de 5 mm significa que caíram 5 l em cada m2 de campo.

Neste caso o mm não é utilizado como unidade volumétrica.

Alguém me corrija também de tiver errado, mas acho que a unidade mm neste caso significa a altura de água que cai numa determinada superfície, seja altura de que tamanho for.

Se num campo de futebol ficares com uma altura de água de 5 mm significa que caíram 5 l em cada m2 de campo.

Neste caso o mm não é utilizado como unidade volumétrica.

Correcto, HotSpot!

Podemos traduzir a altura em [mm] de precipitação para [L/m2], desde que:

- As paredes do reservatório de medida sejam verticais e sem rebordos no topo ou quaisquer concavidades na base.

Se imaginarmos objectos como: uma garrafa, um vaso ou outro qualquer cuja superfície das paredes seja irregular ou que contenha um rebordo no topo (para dentro ou para fora), obviamente não servirá para medir a precipitação. O objecto deve ter a mesma superfície em corte em toda a sua vertical. Podemos usar objectos de formas estranhas e irregulares, mas para tal, teriamos de inferir previamente uma escala graduada também ela irregular, com base na experimentação.

Nota: Outra conclusão que podemos retirar, é que quanto maior a superfície do reservatório que usamos para medir a altura do precipitado, tanto maior a precisão obtida na estimativa!

Se imaginarmos objectos como: uma garrafa, um vaso ou outro qualquer cuja superfície das paredes seja irregular ou que contenha um rebordo no topo (para dentro ou para fora), obviamente não servirá para medir a precipitação.

Neste caso...basta adicionar um funil....na garrafa.

Calcula-se a área do funil e mede-se o volume de água recolhida.

Correcto, HotSpot!

Podemos traduzir a altura em [mm] de precipitação para [L/m2], desde que:

- As paredes do reservatório de medida sejam verticais e sem rebordos no topo ou quaisquer concavidades na base.

Se imaginarmos objectos como: uma garrafa, um vaso ou outro qualquer cuja superfície das paredes seja irregular ou que contenha um rebordo no topo (para dentro ou para fora), obviamente não servirá para medir a precipitação. O objecto deve ter a mesma superfície em corte em toda a sua vertical. Podemos usar objectos de formas estranhas e irregulares, mas para tal, teriamos de inferir previamente uma escala graduada também ela irregular, com base na experimentação.

Nota: Outra conclusão que podemos retirar, é que quanto maior a superfície do reservatório que usamos para medir a altura do precipitado, tanto maior a precisão obtida na estimativa!

Ok Paulo, concordo! Mas a minha dúvida, e desculpem ter fugido do assunto do tópico, é se a quantidade de precipitação recolhida se mede em milímetros absolutos ou em milímetros por metro quadrado...:(

É que 1 milímetro por metro quadrado é 1 litro!

Ok Paulo, concordo! Mas a minha dúvida, e desculpem ter fugido do assunto do tópico, é se a quantidade de precipitação recolhida se mede em milímetros absolutos ou em milímetros por metro quadrado...:(

É que 1 milímetro por metro quadrado é 1 litro!

A quantidade de precipitação, nunca pode ser traduzida em unidades de comprimento absolutas. Uma quantidade de matéria só pode ser expressa em moles, quilogramas, litros ou m3.

Trata-se de uma quantidade definida por um volume de precipitação numa dada superfície, e portanto, é medida em Litros por m2, ou de forma alternativa em mm/m2.

Na realidade, trata-se de uma taxa, e uma taxa é sempre definida pela razão entre 2 ou mais variáveis, nunca podendo ser definida por uma única grandeza absoluta (ex: mm). Da mesma forma também não podemos dizer que precipitou 1litro (apesar daqui já ser um volume), pois falta saber em que superfície precipitou 1 litro (1m2?, 1 telhado? 1 garrafa com funil)?

Para ser exactos, tratando-se de uma quantidade de precipitação recolhida, para que possamos ter noção da sua intensidade (ou frequência), devemos ainda dividir pelo tempo de recolha, ex:

1 mm/m2/h é o mesmo que 1 litro/m2/h
10 mm/m2/dia é o mesmo que 10 litros/m2/dia
1000 mm/m2/ano é o mesmo que 1000 litros/m2/ano

Trata-se de uma quantidade definida por um volume de precipitação numa dada superfície, e portanto, é medida em Litros por m2, ou de forma alternativa em mm/m2.

Acho que não é bem assim. Neste caso são só mm.

Eu nem sei se existe mm/m2, acho que nem faz sentido.

Tens um recipiente com 1 m2, se a altitude da água for de 1 mm tens 1 l/m2.
Recipiente com 1/2 m2 se a altitude for de 1 mm continuas a ter 1 l/m2
Recipiente de 100 m2, se a altitude da água for de 1mm dá 1 l/m2

Neste caso o mm serve de medida de altitude, na tua cidade em média caíram 50 mm, significa que cairam 5 cm de água em altitude sobre a terra ou 50 litros em cada m2.

Nunca vi a designação mm/m2 em nenhum local, nem a mínima referência a isso.

Não sou nenhum expert a matemática, longe disso :p, mas quando estas medidas e conversões são tão simples, para que complicar.

(...)

(...)

Mas então se eu colocar esta proveta na minha mesa do quintal e ao fim de 1 hora ela tiver 10mm de água, significa que choveram 10 litros/metro2 ??

Não me parece!!! Temos que ter em conta o diâmetro da proveta! :huh:

Mas então se eu colocar esta proveta na minha mesa do quintal e ao fim de 1 hora ela tiver 10mm de água, significa que choveram 10 litros/metro2 ??

Não me parece!!! Temos que ter em conta o diâmetro da proveta! :huh:

Como referiu o Paulo:

"As paredes do reservatório de medida sejam verticais e sem rebordos no topo ou quaisquer concavidades na base" Aliás, como essa da foto parece ser.

Podes ter a certeza absoluta que se ela na leitura tivesse 10mm, num qualquer m2 perto da proveta tinham caído 10 litros de água

Acho que não é bem assim. Neste caso são só mm.

Eu nem sei se existe mm/m2, acho que nem faz sentido.

Neste caso o mm serve de medida de altitude, na tua cidade em média caíram 50 mm, significa que cairam 5 cm de água em altitude sobre a terra ou 50 litros em cada m2.

Nunca vi a designação mm/m2 em nenhum local, nem a mínima referência a isso.

Não sou nenhum expert a matemática, longe disso :p, mas quando estas medidas e conversões são tão simples, para que complicar.

Também não me considero nenhum expert, embora goste muito de cálculos! :p

Dito assim, é óbvio que tens razão, pois 1mm de altura de precipitação é sempre equivalente a 1 litro de precipitação num m2, independentemente da superfície a medir!

Mas, a questão que foi colocada, seria no sentido de converter mm em litros, ora para tal, basta multiplicar a altura de precipitação pela superfície de recolha (sempre reduzindo tudo à mesma unidade).

Num m2:

1mm x 1m x 1m = 0.001m3 = 1 litro

Em 4 m2:

1mm x 2m x 2m = 0.004m3 = 4 litros

Na base de um copo:

1mm x PI x R2 = x Litros!

Volume = Altura x Superfície

Também não me considero nenhum expert, embora goste muito de cálculos! :p

Dito assim, é óbvio que tens razão, pois 1mm de altura de precipitação é sempre equivalente a 1 litro de precipitação num m2, independentemente da superfície a medir!

Mas, a questão que foi colocada, seria no sentido de converter mm em litros, ora para tal, basta multiplicar a altura de precipitação pela superfície de recolha (sempre reduzindo tudo à mesma unidade).

Num m2:

1mm x 1m x 1m = 0.001m3 = 1 litro

Em 4 m2:

1mm x 2m x 2m = 0.004m3 = 4 litros

Na base de um copo:

1mm x PI x R2 = x Litros!

Volume = Altura x Superfície

Sendo assim, temos os 2 razão.