Corredor das tempestades em Portugal

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Boas Tardes!!!!:D:D

Estive a elaborar um mapa das zonas mais favoráveis à ocorrência de tornados, das menos favoráveis e desem risco nenhum de haver tornados.
Estive a analisar os tornados e as tempestades severas que ocorreram ao longo do século XXI e consegui traçar no mapa através do relevo das montanhas, as zonas de planície favoráveis a tornados.

Cor verde - Raro risco de haver fenómenos severos como tornados

Cor amarela - local favorável à ocorrência de trombas marítimas e em muito menor grau tornados( risco fraco)

Cor laranja - local favorável à ocorrência de tornados (risco moderado) e propício as supercélulas

vm6DKeo.png
 
Última edição:


Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Não sei onde foste a dados para isso, mas houve tornados na tuas zonas verdes.

mqn3FWs.jpg

Estive a ver e parece que não houve nenhum tornado nas zonas verdes. Esse tornado que dizes foi onde?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Miguel96, penso que não podes colocar nenhuma zona do mapa a verde, legendando sem risco nenhum, risco há sempre, uma coisa são as ocorrências registadas (ver mapa do Trepkos) outra coisa são zonas mais propícias, ou com um historial maior de ocorrências, não somos o Tornado Alley nos EUA mas o risco de fenómenos extremos como os tornados existe sempre em qualquer ponto de Portugal Continental..
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Miguel96 e Zapiao

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Estive a ver e parece que não houve nenhum tornado nas zonas verdes. Esse tornado que dizes foi onde?

Os tornados em Portugal são muito dispersos temporal e geograficamente e não são um fenómeno frequente, portanto não acho que faça muito sentido a criação de "zonas" ou "corredores" de tornados em Portugal. Mas é apenas a minha opinião. :)
 
  • Gosto
Reactions: Miguel96 e Snifa

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Miguel96, penso que não podes colocar nenhuma zona do mapa a verde, legendando sem risco nenhum, risco há sempre, uma coisa são as ocorrências registadas (ver mapa do Trepkos) outra coisa são zonas mais propícias, ou com um historial maior de ocorrências, não somos os EUA mas o risco de fenómenos extremos como os tornados existe sempre em qualquer ponto de Portugal Continental..

Mas o relevo influência ou não influência a formação de tornados? Eu nunca ouvi relatos de tornados nas serras ou em zonas montanhosas.
Este mapa baseia-se em zonas mais ou menos propicias à formação de tornados e tempestades, como também existem zonas em que não existe qualquer probabilidade de haver tornados( neste caso a zona verde), até ao momento não houve relatos de tornados naquela zona verde do mapa.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Mais um inventário.

nn38nn.jpg

Mas o relevo influência ou não influência a formação de tornados? Eu nunca ouvi relatos de tornados nas serras ou em zonas montanhosas.
Este mapa baseia-se em zonas mais ou menos propicias à formação de tornados e tempestades, como também existem zonas em que não existe qualquer probabilidade de haver tornados( neste caso a zona verde), até ao momento não houve relatos de tornados naquela zona verde do mapa.[/QUOTE]

O mapa acima com relatos pelo IM desmente esta tua afirmação.
 
  • Gosto
Reactions: SpiderVV

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Coimbra e Entroncamento por exemplo.

Eu dúvido que esse tornado tenha ocorrido no centro da cidade de Coimbra. O Entroncamento está a laranja e não a verde.

Eu baseei-me no número de ocorrências de tornados e no relevo das montanhas, que influência bastante na formação de células nas planícies.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Mas o relevo influência ou não influência a formação de tornados? Eu nunca ouvi relatos de tornados nas serras ou em zonas montanhosas.
Este mapa baseia-se em zonas mais ou menos propicias à formação de tornados e tempestades, como também existem zonas em que não existe qualquer probabilidade de haver tornados( neste caso a zona verde), até ao momento não houve relatos de tornados naquela zona verde do mapa.

Miguel, os tornados podem ocorrer em zonas montanhosas como podes ver no vídeo seguinte, mas encontras mais exemplos se fores ao Youtube.



E até em Portugal isto acontece, recentemente formou-se uma funnel-cloud sobre o colina de Monsanto em Lisboa, não terá conseguido chegar ao solo mas não deve ter ficado longe, isto tudo para dizer que não podes dizer que existem "zonas em que não existe qualquer probabilidade de haver tornados", é claro que existe sempre probabilidade de tornado, mas em Portugal a probabilidade é baixa em todo o continente ! ;)
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Eu dúvido que esse tornado tenha ocorrido no centro da cidade de Coimbra. O Entroncamento está a laranja e não a verde.

Eu baseei-me no número de ocorrências de tornados e no relevo das montanhas, que influência bastante na formação de células nas planícies.

O tornado só conta se tiver sido no centro da cidade? E o Concelho? não serve para nada?
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Por todas as lógicas por que te estás a reger, Miguel96, essa área gigantesca laranja nem devia ser um terço disso, já que nenhum dos tornados que ocorreu nessa zona foi dentro duma cidade, e aliás, até é a parte onde os tornados são mais difíceis de se desenvolver, e temos relatos de bem mais ou na linha entre Lisboa e Ferreira do Zêzere, ou no litoral norte. Olha para o mapa do IM e compara quantos tornados há relatados no sul e quantos há relatados no litoral norte. O teu mapa é uma antítese da realidade!