LMMS
Nimbostratus
Acabou de dar na TV este gráfico da profundidade dos sismos!

O vulcanólogo João Luiz Gaspar está exactamente a dizer isso na TV neste momento.Desculpem lá meter-me nesta discussão que anda aqui a encher chouriços há muito tempo... mas aconselharem as pessoas a não viajarem para lá não é bom? Então querem continuar a ter turistas quando há imensos sismos e habitantes a ser evacuados? Quanto o aeroporto está na zona vermelha? Não acham que o governo aconselhou isso para impedir que existam pessoas curiosas a colocar-se em perigo sem necessidade? Para controlarem a quantidade de pessoas que têm de evacuar? Se existem entendidos no assunto, etc, epa, querem ir, força! Como em La Palma, continuavam a ter turistas com conhecimentos, fotógrafos e assim, não "gente normal" a ir para lá feito tótózinho a ver se levava com uma bomba no meio da testa (que vindo do Tuga seria ao estilo "uma live no meio do vulcão").
Quanto a São Miguel (a única ilha que conheci), quando estive nas Furnas confesso que fiquei impressionada e com um nervoso miudinho. A lagoa do Fogo é... brutal! E pensar que é um gigante adormecido estava a fazer-me imensa confusão. O Congro... eu só pensava que tinha descido até à boca do inferno, mas ok... brutal na mesma! Quando conheci as Furnas, juro que fiquei chocada com a quantidade de água que borbulha por TODO O LADO. Até nas sarjetas! A quantidade de casas que lá estão, de turistas que por lá andam. Dá que pensar a extensão da zona onde há fumarolas, aquilo é uma panela de pressão, uma bomba autêntica! Mas é bonito... mas as pessoas que lá moram e que nasceram lá têm de ter mesmo a noção do perigo que correm. Por isso, a quando da crise de 2005 achei muito estranho não haver planos de nada e até pensei "como é que é possivel estarem a tremer tanto e nãp aplicarem medidas?". La Palma veio mostrar que aquilo que a terra dá, também tira. Os Açores nasceram do mesmo processo que as Canárias, por isso é bom que tenham aprendido muito com os últimos meses. São Miguel não vê erupções há muito tempo, mas São Jorge tem historial e se passaram cerca de 220 anos entre as ultimas duas erupções conhecidas... tic tac... estamos na altura novamente.
Nada a desculpar... eu próprio, e imagino até que outros mais, tenho estado tentado a "meter a colher" pois tenho lido aqui algumas coisas que não lembram ao Diabo e acho que chegam a roçar o inacreditável... mas vou continuar calado, já tive a minha "fair share" de discussões esgotantes em fóruns há alguns anos atrás...Desculpem lá meter-me nesta discussão que anda aqui a encher chouriços há muito tempo... mas aconselharem as pessoas a não viajarem para lá não é bom? Então querem continuar a ter turistas quando há imensos sismos e habitantes a ser evacuados? Quanto o aeroporto está na zona vermelha? Não acham que o governo aconselhou isso para impedir que existam pessoas curiosas a colocar-se em perigo sem necessidade? Para controlarem a quantidade de pessoas que têm de evacuar? Se existem entendidos no assunto, etc, epa, querem ir, força! Como em La Palma, continuavam a ter turistas com conhecimentos, fotógrafos e assim, não "gente normal" a ir para lá feito tótózinho a ver se levava com uma bomba no meio da testa (que vindo do Tuga seria ao estilo "uma live no meio do vulcão").
Quanto a São Miguel (a única ilha que conheci), quando estive nas Furnas confesso que fiquei impressionada e com um nervoso miudinho. A lagoa do Fogo é... brutal! E pensar que é um gigante adormecido estava a fazer-me imensa confusão. O Congro... eu só pensava que tinha descido até à boca do inferno, mas ok... brutal na mesma! Quando conheci as Furnas, juro que fiquei chocada com a quantidade de água que borbulha por TODO O LADO. Até nas sarjetas! A quantidade de casas que lá estão, de turistas que por lá andam. Dá que pensar a extensão da zona onde há fumarolas, aquilo é uma panela de pressão, uma bomba autêntica! Mas é bonito... mas as pessoas que lá moram e que nasceram lá têm de ter mesmo a noção do perigo que correm. Por isso, a quando da crise de 2005 achei muito estranho não haver planos de nada e até pensei "como é que é possivel estarem a tremer tanto e nãp aplicarem medidas?". La Palma veio mostrar que aquilo que a terra dá, também tira. Os Açores nasceram do mesmo processo que as Canárias, por isso é bom que tenham aprendido muito com os últimos meses. São Miguel não vê erupções há muito tempo, mas São Jorge tem historial e se passaram cerca de 220 anos entre as ultimas duas erupções conhecidas... tic tac... estamos na altura novamente.
É pura e simplesmente ridículo para não dizer outra coisa ainda mais desagradável.Nada a desculpar... eu próprio, e imagino até que outros mais, tenho estado tentado a "meter a colher" pois tenho lido aqui algumas coisas que não lembram ao Diabo e acho que chegam a roçar o inacreditável... mas vou continuar calado, já tive a minha "fair share" de discussões esgotantes em fóruns há alguns anos atrás...![]()
Eu se fosse turista depois dessas noticias já nem colocava os pés nessa ilha
Criar pânico? Em quantas décadas não tinhamos uma crise sismo-vulcânica como esta?
A zona epicentral na Serreta foi no mar.
Do Fogo-Congro o dique vulcânico não foi no edifício do vulcão (apesar de ter havido alguma sismicidade e deformação no edifício), grande maioria dos 30k sismos foi a este do vulcão, mais para os lados do Congro, onde existe o sistema fissural do Congro.
Tens uma crise sismo-vulcânica a desenrolar-se literalmente por baixo das casas das pessoas, e a geografia de São Jorge não ajuda em nada na ocorrência repentina de uma erupção/sismo mais forte. Há que alertar e preparar. E se jogaram pelo seguro em 2005, talvez tenham aprendido com o erro e ao verem em La Palma uma erupção iniciar-se no quintal de uma residência, talvez tenham tomado uma atitude mais preventiva.
A empatia então deve ter sido recíproca.É pura e simplesmente ridículo para não dizer outra coisa ainda mais desagradável.
Fosse em qualquer ilha, noutra qualquer situação similar todos estaríamos a acompanhar e a tomar as medidas que se entendem necessárias perante a situação.
Certamente as autoridades quando emanam as medidas não o fazem de ânimo leve.
Fazem-no com o sentido de dever de proteger as populações das localidades afectadas.
Para proteger vidas humanas.
Tudo o resto é totalmente secundário perante a questão humanitária.
Quem não percebe isso tem muita pouca empatia pelo outro.
Felizmente não são todos os açorianos que pensam assim.
Tenham lá calma. Dessa altura para cá passaram 17 anos... muita coisa mudou e evoluiu. Estamos aqui a acompanhar o que se passa em São Jorge e não em São Miguel. Se estão sentidos por morarem onde moram, por não terem tido apoio naquela altura, têm toda a razão, mas aqui, neste tópico, não é de todo o sitio correto para esses desabafos. Desculpem, mas é cansativo vir procurar novidades e só encontrar bombardeamentos de "em 2005 bla bla bla coiso e tal". Já chega, acabem com isso, pode ser?Uma crise vulcânica debaixo das casas das pessoas? E o pessoal das furnas que todos os dias vivem com lume debaixo dos seus pés??
E quando foi há pouco tempo os abalos nas furnas porque é que não houve tanto alarido?
Pergunte à malta de são jorge se alguém sabe o que é viver com caldeiras debaixo das suas casas onde qualquer uma pode arrebentar em qualquer momento e depois falamos.
Ou estão na próxima crise em São miguel vá dormir para contentores ou nas valetas das ruas como eu fui mais a minha familia e outros milhares por não termos tido apoio de ninguém.
Alias, nem me lembro do governo regional ter dado a cara para apoiar ou no mínimo evacuar as pessoas, mas como agora foi em São Jorge há que sermos compreensíveis né?
Mediatismo a quanto obrigas!
Mais uma vez... tenha calma consigo. Eu não tenho conhecimentos de nada, tem toda a razão, mas se continuar a assistir a este tópico vou continuar a não ter, pois você só veio aqui bombardear, não foi mais nada. E como "desinformada" que sou, vou abster-me de comentar mais este tópico. Passem bem.São jorge tem historial como sao miguel também tem.
Informe se melhor novamente porque o seu conhecimento sobre o historial vulcânico sobre São Miguel é zero!
Dia | Hora (local) | Mag. | Localização | Int. (EMM) | Freguesia |
24/03 | 12:25 | 2,4 | 1 km SE Beira | IV | Velas e Santo Amaro (Velas, S. Jorge) |
III | Urzelina e Rosais (Velas, S. Jorge) | ||||
24/03 | 13:24 | 2,2 | 3 km NNW Urzelina | III/IV | Velas (Velas, S. Jorge) |
24/03 | 16:39 | 2,3 | 3 km NNW Urzelina | III/IV | Urzelina (Velas, S. Jorge) |
24/03 | 17:52 | 1,9 | 3 km NNW Urzelina | III | Velas (Velas, S. Jorge) |
24/03 | 19:48 | 1,8 | 3 km N Urzelina | III | Urzelina (Velas, S. Jorge) |
24/03 | 20:40 | 2,5 | 1 km NE Velas | III/IV | Velas e Santo Amaro (Velas, S. Jorge) |
III | Rosais (Velas, S. Jorge) | ||||
24/03 | 21:10 | 2,3 | 1 km SSE Beira | III/IV | Velas, Santo Amaro e Urzelina (Velas, S. Jorge) |
III | Rosais (Velas, S. Jorge) | ||||
24/03 | 21:38 | 1,7 | 1 km NE Velas | III | Velas (Velas, S. Jorge) |