TiagoLC
Super Célula
Depende de muitas variáveis. Não há como saber.Lisboa
Depende de muitas variáveis. Não há como saber.Lisboa
Jesus...![]()
Pois.. lembrei-me daquilo que aconteceu na Islândia (se não estou em erro), daí a minha pergunta..Caso ocorresse, não teria certamente dimensão para isso, o vulcanismo da ilha é essencialmente monogenético e de IEV baixo.
Afetaria talvez, o aeroporto local, e consoante os ventos, os aeroportos do GC, mas de forma pontual.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Dia | Hora (local) | Mag. | Localização | Int. (EMM) | Freguesia |
27/mar | 11:34 | 2,4 | 1 km NNE Velas | IV | Velas e Santo Amaro (Velas, S. Jorge) |
III/IV | Rosais e Norte Grande (Velas, S. Jorge) | ||||
27/mar | 11:35 | 2,2 | 1 km N Santo Amaro | III | Santo Amaro (Velas, S. Jorge) |
27/mar | 13:53 | 2,3 | 3 km NW Urzelina | III/IV | Urzelina (Velas, S. Jorge) |
27/mar | 19:02 | 2,0 | 3 km NNW Urzelina | III/IV | Velas (Velas, S. Jorge) |
Dia | Hora (local) | Mag. | Localização | Int. (EMM) | Freguesia |
27/mar | 23:02 | 1,9 | 1 km ENE Velas | III | Santo Amaro e Velas (Velas, S. Jorge) |
27/mar | 23:25 | 1,7 | 1 km NW Santo Amaro | III | Velas (Velas, S. Jorge) |
28/mar | 07:38 | 2,1 | 3 km NNW Urzelina | III/IV | Velas e Rosais (Velas, São Jorge) |
28/mar | 08:56 | 2,1 | 2 km WNW Velas | III/IV | Santo Amaro e Rosais (Velas, S. Jorge) |
28/mar | 08:57 | 2,6 | 2 km WNW Velas | IV | Velas e Santo Amaro (Velas, S. Jorge) |
III | Urzelina e Rosais (Velas, S. Jorge) |
Pode dar jeito para interpretar a quem não sabe, sobretudo o último
![]()
Bom dia.
Deixo aqui uma nova actualização do gráfico com a ocorrência dos sismos em S. Jorge e sua profundidade.
Nota-se uma clara diminuição da frequência dos sismos, relativamente aos primeiros dias. Também continuam a ocorrer em maioria entre os 10-15km de profundidade.
Veremos a evolução durante estes próximos dias. Faltam aqui os sismos de magnitude <2 para ter uma melhor ideia do que está a acontecer.
Ver anexo 1326
No futuro talvez já seja possível ver a evolução do magma como se fosse um raio-X em 3D. Até lá ainda andamos como num quarto escuro, a tentar perceber apenas pelo tacto.Esqueci-me de referir outro ponto:
- Julgo que alguém perguntou aqui se era de esperar que uma erupção ocorresse naqueles cones ou bocas de anteriores erupções que se vê nas imagens de satélite.
Eu penso que exatamente nos mesmos locais não é de esperar, afinal anteriores erupções foram abrindo novas saídas por alguma razão, foram encontrando saídas mais fáceis que manter a original, típico de vulcanismo fissural.
Mas acho que que se por acaso o magma fizer o mesmo caminho de 1808, será de esperar nas extremidades desse eixo fissural aonde pararam da última vez. Ou paralelamente a esse eixo, que foi o que aconteceu em 1580 vs. 1808.
Mas depois para complicar, temos 1964, pelos vistos houve uma erupção que já foi submarina, bem mais para oeste.
E podemos tentar imaginar, o que se terá passado em profundidade. Será que o magma já não conseguiu ascender pelas zonas de 1580 e 1808? Ou a maior profundidade teve outro rumo? Ou a zona de 1964 até teve outras crises antigamente que desconhecemos e não foram documentadas?
E desta vez será por onde?
Daí a dificuldade destas coisas todas, não temos propriamente meios de fazer uma espécie de ecografia às profundidades, os sismos quando muito são uma espécie de marcadores que vão indicando algumas coisas muitas vezes de difícil interpretação.
![]()