Crise sismovulcânica em El Hierro, Canárias



ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
As manchas aproxima-se de terra. A erupção mais violenta não tardará. :cold:

«El Gobierno de Canarias ha ordenado la evacuación inmediata terrestre y del espacio aéreo y marítimo alrededor de La Restinga ante los indicios de una erupción de magma incandescente a unos dos kilómetros de distancia de la villa costera de El Hierro.

Las autoridades han prohibido todo acceso por vía terrestre a La Restinga y además pidieron la salida inmediata de la zona del barco del Instituto Canario de Ciencias Marinas que se encontraba en la zona para recoger muestras de la mancha volcánica. La orden implica además la imposibilidad de sobrevolar la zona en helicóptero, ante el riesgo de que la erupción en curso pueda provocar explosiones, según informaron fuentes solventes a laprovincia.es.

El nivel de alerta en La Restinga permanece en rojo nivel uno, lo que mantiene la gestión de la crisis volcánica en manos del Gobierno de
Canarias.

El comunicado urgente emitido por el Gobierno de Canarias dice lo siguiente:

La dirección del PEVOLCA informa que, debido a la aparición de piroclastos humeantes en el mar, se cierra el acceso al pueblo de La Restinga hasta nuevo aviso.

Asimismo se ha ordenado la vuelta a puerto del buque "Profesor Ignacio Lozano" y se han prohibido los vuelos de helicóptero sobre la zona
afectada.»
 

xes

Cumulus
Registo
27 Ago 2011
Mensagens
269
Local
Louredo - SMF
Boas,

Não sou muito conhecedor de vulcões, mas tinha uma questão para os mais entendidos no assunto.
Se se confirmar a erupção debaixo de agua, será mais ou menos explosiva do que uma erupção acima do nível do mar.

Cumprimentos
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boas,
Não sou muito conhecedor de vulcões, mas tinha uma questão para os mais entendidos no assunto.
Se se confirmar a erupção debaixo de agua, será mais ou menos explosiva do que uma erupção acima do nível do mar.

Pelo conhecimento histórico mais recente que se tem da zona, não se esperam erupções muito violentas, tipo daquelas explosões brutais que se projectam a grande altitude na atmosfera. Os peritos tem falado de uma erupção tipo estromboliana. Mas é sempre uma suposição...

De qualquer forma, quando a erupção ocorre na água, a menos de 100/200 metros de profundidade, é naturalmente mais violenta e perigosa do que se a exactamente mesma ocorresse em terra, devido à reacção da lava quente com a água e a entrada da própria água na fissura, vapor de água que acumula tipo panela de pressão, etc,etc, alternando períodos mais calmos com outros mais violentos, talvez uma coisa parecida com os Capelinhos no Faial em 1957.

Quando ocorre a maiores profundidades, por exemplo entre os 200 e 600 metros, normalmente só se vêm piroclastos, vapor de água e gases na superfícies, à semelhança do que aconteceu na Serreta (Terceira/Açores) em 1998, em que ascendiam à superfície uma espécie de balões de lava que depois rebentavam.
http://www.volcano.si.edu/world/volcano.cfm?vnum=1802-05=&volpage=var

A profundidades maiores que essas, então pode nem se ver nada.

Até hoje esta erupção submarina estava já a intrigar um pouco, pois aparecendo estas manchas tão próximo da costa não havia outros sinais como piroclastos, e muitos já especulavam que poderia não ter ocorrido uma erupção mas apenas uma espécie de "fumarola", libertação de gases e outro material. Mas hoje finalmente começaram a ser avistados piroclastos à superfície confirmando sem margem para dúvidas a erupção submarina. O facto desta ser submarina também não significa que não apareçam outras em Terra, é perfeitamente possível aparecer actividade em outras fissuras, de resto, foi por causa de tudo isso que La Restinga foi evacuada.

 
Editado por um moderador:

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Se esta for uma erupção parecida com o Capelinhos, a boa notícia é que apesar de ter sido numa época em que não se tinha os conhecimentos de hoje, não houve uma única perda humana. A má notícia é que durou...1 ano e houve três (salvo erro...) erupções distintas...Mesmo a salvo, é uma angustia enorme para quem vê as suas vidas e bens "parados" sem saber até quando e se, quando voltarem, terão ainda alguma coisa ou se não terão nada. Estamos tão habituados às nossas rotinas que muitas vezes esquecemos quem realmente "manda" e mãe natureza de vez enquanto faz questão de lembrar isso mesmo. Uma erupção vulcânica é sem dúvida um espectáculo da natureza único de se ver na vida, mas sou sincera, se acontecer aqui enquanto ainda for viva, cruzo os dedos para que seja para os lados do Banco D. João de Castro para ver bem de longe....
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
De terra, a mancha já estava perfeitamente visível hoje...isto já nem de longe se compara à Serreta.


http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=2060275

O artigo que referes:

A erupção em El Hierro, nas Canárias, está a acontecer a 2,5 quilómetros da costa, e a apenas 150 metros de profundidade. Os dados, conhecidos este sábado, fizeram crescer a preocupação das autoridades, que calculavam que a erupção se situa-se a 600 metros da superfície.

A erupção na ilha de El Hierro pode tornar-se "explosiva" e "muito perigosa", caso ocorra a uma profundidade superior a 600 metros. O alerta foi deixado esta semana, por um especialista do Instituto Geográfico Nacional e tem balizado a acção das autoridades.

Este sábado, o Governo das Canárias aumentou o nível de alerta em La Restinga, a povoação mais próxima do local da erupção, para o nível vermelho, o mais alto da escala de emergência.

O perigo aumenta à medida que os focos da erupção se aproximam de terra, porque a interacção do magma com a água do mar pode provocar explosões surtseyanas, assim chamadas devido à erupção em Surtsey, na Islândia, em 1963. Nestas condições, torna-se possível que pedaços de lava e de vapor de água sejam projectados a grandes distâncias.

A relativa calma com que autoridades e população têm lidado com a questão foi fortemente abalada, este sábado, depois do voo que os especialistas fizeram sobre a área da erupção e durante o qual concluíram que a lava está a ser expelida muito mais à superfície do que anteriormente se pensava.

Uma erupção tipo Surtsey foi a ocorrido nos Capelinhos. Os habitantes da zona criticam esta designação, uma vez que os Capelinhos ocorreram antes do Surtsey, pelo que se deveria designar "capeliniana". Provavelmente a ilha de El Hierro verá aumentada a sua área em alguns hectares daqui a uns meses. E o espectáculo será grandioso, e se forem tomadas todas as precauções não causará danos pessoais (desconheço a ocupação da zona de La Restinga para avaliar a possibilidade de danos materiais).

Mais uma coisa sobre o artigo do JN: "que a erupção se situa-se a 600 metros da superfície". Já nem os jornalistas sabem escrever em português correcto.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Espectáculo... das "pedras" que flutuam...

dfgdgb.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Explica-me este fenómeno que não estou a entender.

É um processo até bem conhecido dos portugueses, penso eu que na altura até se tentou baptizar isto na ciência global de erupção "serretiana" (os Açores tem sido um bom "laboratório" na ciência vulcânica).
Dá uma olhadela aqui: http://www.volcano.si.edu/world/volcano.cfm?vnum=1802-05=&volpage=var

Estas bolhas ou balões de lava que emergem à superfície vem impregnadas de gases, que fazem com que flutuem, pelo menos durante algum tempo.

A melhor forma de entender o processo é olhar por exemplo para a pedra-pomes. Não sei que idade tens, mas se não fores demasiado novo é bastante provável que te recordes de ter tido antigamente lá por casa dos pais uma "pedra-pomes", com que se lavava e esfregava os pés antigamente. São rochas vulcânicas muito leves a ponto de flutuar ou quase, ricas em bolhas de ar, que vinham dos Açores onde são abundantes.