Crise sismovulcânica em El Hierro, Canárias

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
O Registo até agora de Hoje:


Nota-se grande actividade Magmática e muito forte.

É certamente fissural, as imagens de superficial marítima deixam poucas duvidas.
O ritmo eruptivo é bastante acentuado, isto pelo facto de conseguir manter toda essa expressão à superfície mesmo sob a água!

Esta erupção é bem mais marcada que a primeira, os dias de repouso também levado a cabo pelo efeito de "panela de pressão" imposto pela rápida solidificação do magma em contacto com água foram aproveitados para voltar a carregar fortemente a câmara de magma, eu diria mesmo que isto é uma bela reactivação do HotSpot das Canárias, pois é fissural e não pontual.
 
Ilha das Canárias já tremeu 14 vezes hoje
Os habitantes de El Hierro, uma ilha das Canárias, sentiram esta manhã dois tremores de terra, com magnitude de 3,5 e 3,9 graus na escala Richter, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional que já registou 14 sismos no total.

O primeiro foi registado às 9h05 e o segundo às 9h44, ambos a noroeste da cidade de Frontera El Hierro, no norte da ilha, a vinte quilómetros de profundidade.

O IGN já registou hoje 14 terramotos, sendo que 13 ocorreram em águas perto da cidade de Frontera e em El Pinar, uma cidade no sul de El Hierro.

Na sexta-feira, um movimento sísmico com magnitude de 4,4 na escala Richter obrigou ao encerramento do túnel Roquille, que liga a cidade de Frontera, Valverde, e ao evacuar de algumas casas em alguns bairros.

A Comissão de Coordenação do Plano de Protecção Civil para Ilhas do risco vulcânico deverá reunir-se ao final da manhã para avaliar a situação e tomar medidas adequadas.

Lusa / SOL
 
À falta de confirmação oficial, pela imagem pensa-se que poderá ser o nascimento de uma nova ilha. O cone vulcânico atingiu a superficie.

33204322813071110261199.jpg
 
À falta de confirmação oficial, pela imagem pensa-se que poderá ser o nascimento de uma nova ilha. O cone vulcânico atingiu a superficie.

33204322813071110261199.jpg

Que fonte tem essa imagem??

Então e não esta a "fumegar"? Para não perguntar por uma nuvem piroclastica..
Tenho dividas sobre a veracidade dessa imagem relativamente a uma "nova ilha"
 
Que fonte tem essa imagem??

Então e não esta a "fumegar"? Para não perguntar por uma nuvem piroclastica..
Tenho dividas sobre a veracidade dessa imagem relativamente a uma "nova ilha"

Também vi essas imagens no site Canarias 7

Segundo noticiado por este site, a actividade do vulcão intensificou-se ao fim da tarde e já se tornou "visível".

A notícia:

http://www.canarias7.es/articulo.cfm?id=236955
 
A actividade sísmica continua elevada, como comprova o sismograma de hoje:

CHIE_2011-11-05.jpg


E esta noite foi já ordenada a evacuação da população de La Restinga, devido ao surgimento de colunas de vapor e cinzas.

La dirección del PEVOLCA ordena la evacuación de La Restinga por aparición de columnas de vapor y ceniza

Esta tarde han sido desplazadas 51 personas de las zonas de Los Polvillos y Los Guzmines, en el Golfo, por riesgo de desprendimientos por alta sismicidad

La dirección del Plan de Protección Civil por Riesgo Volcánico (PEVOLCA) ha ordenado, esta tarde, la evacuación de los habitantes de La Restinga ante los cambios registrados por el fenómeno eruptivo que se está desarrollando a, aproximadamente, dos kilómetros de la costa. Dicha evacuación ya ha finalizado.

Ante la evidencia de que en el mar se estaban formando columnas de vapor de agua y ceniza, se procedió al traslado de 200 personas fuera de la localidad, con los medios establecidos por la dirección del Plan y también con medios privados. Estas personas han sido realojadas en casas de familiares, y tan sólo 40 se trasladaron a la Residencia de Estudiantes de Valverde.

Por otra parte, y durante la tarde, se procedió a la evacuación de 51 personas, residentes en la zona de Los Polvillos y Los Guzmines, en Frontera, por el riesgo de desprendimiento ocasionado por la alta sismicidad que se está produciendo en la zona. Sólo seis de estos vecinos se han trasladado a la Residencia de Estudiantes de Valverde, junto a los cuatro que se desplazaron anoche de la zona de Las Puntas.

Recomendaciones

La Dirección del PEVOLCA recomienda a la población seguir las recomendaciones establecidas ante los sismos y estar atenta a las indicaciones de las autoridades, tanto a través de los medios de comunicación, como de las páginas web del Cabildo de El Hierro y el Gobierno de Canarias.

En este sentido, se recuerda que la dirección del Plan está en permanente en contacto con los técnicos responsables del seguimiento volcánico, pero en principio, la próxima reunión será el próximo lunes.
http://www.gobiernodecanarias.org/noticias/?module=1&page=nota.htm&id=144491


No Cazatormentas já apareceu mais uma foto do suposto aparecimento do cone vulcânico à superfície:

2u3xhl5.png
 
Essas imagens não podem mostrar o aparecimento, mas sim e muito possivelmente (um dos dois casos) ou o chegar à supreficie de bolhas de gás de grandes dimensões ou então o ferver da água de algum cone já bastante perto da supreficie. Apontando claramente como muito mais provável o primeiro, pois não se vê colunas de vapor..

Não acho possível ser uma nova ilha. Porque?
É a fase mais critica de qualquer vulcão que acaba de emergir. Onde entra em contacto com a atmosfera e deixa de ter a pressão de solidificação rápida provocada pela água!!
A nuvem piroclastica tem de ser visível e não o é!! Não há qualquer nuvem, de qualquer cor, ou seja, nem piroclastos nem vapor...

:huh::huh::huh:



Um grande exemplo e Português!!
O nascimento dos Capelinhos em 1957!!!
23701.jpg
 
Vulcão espanhol de El Hierro "aqueceu" 11 graus a água mar


O Instituto Tecnológico e de Energias Renováveis de Tenerife revelou que a actividade do vulcão de El Hierro, nas Canárias, elevou a temperatura da água no Mar de las Calmas em 11 graus.


Os especialistas do instituto referem que as temperaturas registadas são as mais altas relacionadas com a actividade vulcânica da ilha.

Os dados captados pelo Instituto Tecnológico e de Energias Renováveis (ITER) foram conseguidos com recurso a helicópteros da Guarda Civil, equipados com câmaras térmicas. As temperaturas registadas atingiam, à superfície da zona mais afectada, os 35,3 graus centígrados.

O ITER explica que esta diferença de temperatura "reflecte , claramente, um importante fluxo de calor como consequência da erupção submarina". Esta é uma informação que, segundo o organismo, "vai ajudar a fortalecer o programa geofísico para a vigilância vulcânica das Canárias".

O estudo, realizado no passado domingo, contou com a colaboração do ITER, do Instituto Vulcanológico das Canárias e do Sector Aéreo da Guarda Civil do arquipélago. No entanto, outras investigações relativizaram a análise do ITER, referindo que, dado o tamanho e profundidade actuais da cratera vulcânica, os valores apresentados podem não ser viáveis.
Jornal de Noticiais
 
Não há grandes novidades em El Hierro, o vulcão nos últimos dias tem passado por uma fase em que há "bolhas" de material que são ejectadas com mais força até à superfície, por vezes de forma espectacular.





Mas parece-me que daí até emergir ainda levará bastante tempo, os fundos marinhos são escarpados, de acordo com esta imagem já bastante desactualizada de finais de Outubro, entretanto já deve ter crescido bastante, mas mesmo assim...

Y5Sk0.gif
 
Editado por um moderador: