Sim existe ouro aqui, ao longo do rio ocreza e seus afluentes desde a localidade de Sarzedas (19km Castelo Branco), passando por Foz do Cobrão até quase à foz no rio Tejo.
Houve de facto exploração do ouro e de outros minérios (volframio, prata, niquel, estanho..) desde a ocupação dos romanos.
Estas extracções foram interrompidas, dada a escassez, mas agora com o preço do ouro em alta, torna-se novamente rentável a sua exploração.
De qualquer forma sempre foi um tema presente pelas gentes locais, pois em quase todas as décadas passadas terá havido testes para avaliar a quantidade de ouro no subsolo.
Na localidade de Foz do Cobrão (Vila Velha de Rodão) no limite do concelho de Vila Velha de Rodão com Castelo Branco e Proença-a-Nova, existem inclusivé iniciativas turísticas oferecendo um programa composto de passeios pedestres, procura de pepitas de ouro no rio, almoço,..
Observação: A palavra "Reconquista" em português significa (em sentido lato) quase o mesmo que "Conquista", embora signifique conquistar algo que se tenha perdido. Conquistar pode significar "ganhar algo" ou "convencer alguém".
Observação: A palavra "Reconquista" em português significa (em sentido lato) quase o mesmo que "Conquista", embora signifique conquistar algo que se tenha perdido. Conquistar pode significar "ganhar algo" ou "convencer alguém".
El nombre de RECONQUISTA lo dieron los reinos cristianos por una razón. Para demostrar que los cristianos no eran conquistadores ni agresores ni violentos. RECONQUISTA es volver a tomar lo que es tuyo por derecho, lo que te pertenece, por eso los cristianos decían RECONQUISTA, para dar a entender que era perfectamente moral y etico tomar las tierras que el islam habia robado.
Acontece que en España hoy la RECONQUISTA es discutida (el dinero del petroleo compra muchas voluntades) y ahora es "políticamente incorrecto" hablar de todo ello, pues hay que ser "multicultural".
Mesmo los comunistas e socialistas de Granada (última cidade en poder dos mouros) agora dicen que ja nao debemos festejar o 1 de Janeiro, a toma da cidade por Isabel de Castilla aos mouros,...........dicen que é una festa RACISTA, XENÓFOBA E INTOLERANTE.........Asim dicen.
Nao hubo en tuda a España ningun informativo a recordar este 19 de Julio de 2011, cando fazia aniversario do 19 de Julio de 711, a batalla de Guadalete e a invasiao dos mouros.............NINGUN INFORMATIVO NEM JORNAL FALARAM DOS 1300 ANOS DA INVASIAO MOURA.
Mesmo o Suleste español os arabes do Golfo persico estao a comprar tudas as propiedades, ainda mais ofreceran comprar a alhambra.
Acho pouco menos que increivel que en Portugal exista un jornal con ese nome,..............ainda nao chegara o "políticamente correcto".
EN CUANTO AO TEMA DO OURO.
SIM, O OURO ESTA A VALER MOITO, 1400 DOLARES A ONZA, e dizen que pode chegar aos 3000, cando 10 anos atras ficaba en 300 aprox.
Acho que eso pode ser un bocado "peligroso".
A mineria pode ser moito boa para a economía, mais é una coisa transitoria, o medio ambiente e os povos e aldeas ficaran mal para o futuro.
Dinhero rápido, pao para hoje, fome para manha.