Re: Debaixo de trovoada um carro é realmente seguro?
Não e seguro! Estar num carro que está a ser submetido a tensões eléctricas da grandeza das existentes de um raio e algo muito perigoso e com uma série de efeitos nefasto que podem ocorrer.
E verdade que o efeito Faraday pode nos proteger devido aos electrões seguirem o curso mais rápido e de menor resistência, mas os testes realizados que são mostrados em vídeo são num cenário ideal e sem chuva. O facto de o carro estar molhado implica que a corrente não irá circular apenas pelo exterior mas também irá seguir o curso dos elementos molhados devido a menor resistência. Outro aspecto importante e que o plástico e borracha não são isoladores perfeitos, e quando submetidos a alta tensão existe uma quebra na resistência eléctrica e passam a ser condutores, por exemplo uma chave de fendas normal, feita em plástico simples, e isoladora até 1500v, acima disso e por volta dos 5000v e como se o isolador não existisse. Isto quer dizer que o plástico dentro do carro também e condutor de electricidade e nada seguro, porque entra em ignição espontânea.
Os aspectos em ter em conta e que um carro a gasolina e mais perigoso que um carro a diesel, devido ao facto de a gasolina explodir mais facilmente porque o diesel requer uma certa temperatura para existir a ignição, caso o carro tenha alguma fuga de combustível o mais certo e existir uma ignição. E muito difícil o deposito explodir, visto não existir ar suficiente para uma explosão.
Maior parte dos carro novos tem elementos de compósitos e plásticos na carroçaria, o que pode levar a que a corrente seja canalizada para o centro do veículo, matando os ocupantes.
Em andamento, e sobretudo em carros novos e de caixa automática pode levar a comportamentos estranhos do veículo, podendo o condutor perder o controlo do mesmo, isto ocorreu num caso na Alemanha, um Mercedes foi atingido pelo raio, os circuitos electrónicos por utilizarem transistores por efeito de campo, ficaram danificados e com controlos erráticos, o que levou a uma perda do controlo do veículo, inclusive dirrecao e a um aumento da velocidade do carro, tendo provocado um acidente com fatalidades. Outro caso levou aos airbags a abrirem em andamento.
Tenham em mente isto, os raios não são todos iguais, tem diversas potências e polaridades e inclusive podem ser terra nuvem.