Debaixo de trovoada um carro é realmente seguro?

jonekko

Cumulus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
298
Local
Ramada Alt.164m
Novidade.

Falei com uma testemunha que estava a 100m do rebentamento do carro.
os factos concretos(testemunhados):

- apesar da testemunha estar a 100 m não ouviu qualquer barulho de trovão, só ouviu barulho do rebentamento do carro.

- o carro rebentado estava num ponto muito baixo. Era o ponto mais baixo da redondeza. Foi-me descrito como "um buraquito ao pé dos escuteiros onde só cabe um carro". Perguntei e o local não tem árvores.

- Foi-me referido que há vários edifícios na redondeza com para-raios.

A senhora com que falei disse-me que conhece a testemunha que os orgãos de comunicação mencionam. Mas essa testemunha só referiu que havia trovoada na altura. Não me pareceu claro que a testemunha tenha visto o raio cair!

e esta heim?

Pois, eu também não ouvi nada!
 


camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Outro aspecto importante e que os testes em bobinas tesla são uma grande treta, dai nunca existirem danos nos carros nem nos ocupantes, e porque? Como e que se podem tirar conclusões de efeitos de Faraday em correntes máximas de 30kA, sabendo que os raios podem atingir mais de 500kA? E uma diferença tão grande...

A foto do carro que ardeu veio deste site

http://wxguard.com/latest-lightning-news/government-truck-struck-by-lightning-burns

A bobine de tesla produz electricidade estatica que carece de amperagem. Mas esqueces os condensadores que armazenam a amperagem e voltagem e descarregam-na num curto espaço de tempo. Se um carro e avião não fossem seguros andava-se a pé na Florida um dos locais com uma das mais altas taxas de trovoadas
 

cloud9

Cirrus
Registo
13 Set 2007
Mensagens
56
Local
Lisboa
De facto tive que postar, porque sinceramente, o JDC deu a sua explicação,provou mostrando exemplos, mas desculpem lá o meu desabafo, há sempre um ou artista neste forum que lá vem não sei bem de onde, provavelmente da terra dos "nabos" e.. Ahhh e tal, não deve de ser bem assim, as fotos podem ser falsas, pode dizer que sim mas afinal é não. epá.. por amor da santa, ate irritam! mas não é só aqui neste post e numa série deles, os moderadores deveriam mediar essas pessoas a serem interventivas com qualidade! O homem ( ou mulher ) a explicar fatos com razão e conhecimento de causa e sempre com teorias da conspiração.
Acrescento, um raio num carro é fatal! Sou Eng. Electrotécnico ligado a alta tensão, por isso sei o que digo, nem fazem ideia dos MJ (MegaJoules) de energia que um raio produz, é uma quantidade de energia que não se pode quantificar, por não existir tecnologia para isso, mas estima-se que possam chegar a 2TJ,
Pessoal é muita fruta! Uma vez vi um um poste de linha de alta tensão que quase todo ficou fundido no chão, acham que um ocupante de um carro iria sobreviver? A física diz nos que a gaiola de faraday e a lei de Gauss podem, proteger, é verdade, mas depende da grandeza da força e na física existe sempre um ponto de ruptura. Depois sem falar do plasma provocado pelo arco voltaico, que mata por ano algumas pessoas em postos de transformação, mas não morrem electrocutados, morrem carbonizados devido ao arco e calor do plasma criado, acham que a pessoa que esta no carro fica imune a isso?
Não sei se é mais seguro estar num carro, não sei mesmo o carro é muito mais chamariz para um raio que uma pessoa agachada, mas podíamos fazer um teste, desde que as pessoas que se acham muito seguras que nada acontece e que o que foi anteriormente mostrado é montagem, mentira etc,etc, ficassem num carro, num dia daqueles à antiga, com um balão atmosférico ligado por cobre ao carro.. não quero ser sádico.. mas não ia correr nada bem.
Desculpem lá qualquer coisa.. mas tinha que escrever isto
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Lá vem o tipico eu é que sou o presidente da junta, não duvido das suas capacidades técnicas. Ja se não sabe o que a palavra forum significa emiscue-se de participar. O seu conhecimento éra bem-vindo mas devia evitar a humilhação. Como se diz numa discussão o mais inteligente cala-se primeiro
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
e0e9.jpg

Estamos aqui a falar de lightning strikes não de missile strikes :nono:

Essa foto é deste incidente de aviação que felizmente graças aos excelentes pilotos e também alguma sorte (não era o dia deles) o trouxeram de volta para terra

http://en.wikipedia.org/wiki/2003_Baghdad_DHL_attempted_shootdown_incident

mlu8.jpg
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Há fotos postadas das quais tenho SERIAS duvidas que tenham sido causadas por relampagos, principalmente aquela asa do aviao e aquele aviao militar com o radome (nariz) amolgado
 

jdc

Cirrus
Registo
10 Jul 2012
Mensagens
20
Local
Lisboa
Lá vem o tipico eu é que sou o presidente da junta, não duvido das suas capacidades técnicas. Ja se não sabe o que a palavra forum significa emiscue-se de participar. O seu conhecimento éra bem-vindo mas devia evitar a humilhação. Como se diz numa discussão o mais inteligente cala-se primeiro

Assentou-lhe que nem uma carapuça, por caso nem estava a ligar muito ao que punha, mas já chateava um pouco, ainda por cima faz comentário e claramente pouco percebe do assunto, então quando escreveu da bobine tesla, revelou um conhecimento nulo na matéria, desculpe mas se não sabe, não comente, sempre em negação aquilo que apresentei.

Aquela foto é de facto de um missil e não deveria estar ai em relação ao outro que duvida da foto do C-17, leia PFF
http://www.ar15.com/forums/t_1_5/1134739_Aircraft_after_EMP____.html

Felizmente entrou alguém forum que percebe alguma coisa e que confirmou aquilo que disse e ao Camrov, como é que e capaz depois do que lhe foi apresentado afirmar que é seguro??? não fale sobre aquilo que não sabe e muito menos afirme categoricamente, já morreram milhares de pessoas, contra factos não existem argumentos. Se sente tanta segurança porque não aceita o desafio que lhe foi proposto?
 

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
Agora é que vi este tema, li com atenção, conheço bem a matéria em questão e informo a todos que é preciso ter em atenção no seguinte, é mais seguro estar num carro que num espaço aberto, mas não é garantido que possam aparecer lesões provocadas pelo raio, nomeadamente problemas neurológicos.
A gaiola de faraday pode proteger, porque os electrões vão seguir o caminho mais curto para a terra, mas existira energia acumulada no veiculo, que irá actuar como um condensador, caso a pessoa saia logo do carro e certo que ira existir uma descarga pessoa-terra com danos graves, também ter em atenção que se existir uma concentração certa de oxigénio e de combustível, o mesmo irá entrar em ignição.
Não se pode ter certezas num fenómeno que não compreendemos a 100%
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
eu sei o que isso é no inverno em dias frios e secos levo com cada choque. e sei que já aconteceram incendios em bombas de gasolina, em que a pessoa deixa a bomba a encher entra no carro sai toca na pistola e pum pensava-se que éra dos teleles por isso chegaram a ser proibidos, mas um raio salta a faz terra por isso os pneus não entram na equação