Debaixo de trovoada um carro é realmente seguro?

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
Em relação a borracha, num raio ela nada faz, se a borracha não é utilizada em alta tensão, neste caso utiliza-se isolantes cerâmicos, porque a borracha deixa de ser isoladora por volta dos 17000V
Interessante seria, alguns dos defensores da segurança do carro do raio, irem até a Alemanha, num local onde tive a oportunidade de vestir uma malha de aço e entrar dentro de um campo tesla, posso vos dizer que se sente a electricidade a percorrer o corpo e são tensões mais baixas e com menor corrente do que aquelas sujeitas num raio, ahh e uma das pessoas que fez o teste desmaiou.
O saúde e o risco e vosso, só não se esqueçam daquela musica do António Variações ( o corpo e que paga).
 


Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)
Em relação a borracha, num raio ela nada faz, se a borracha não é utilizada em alta tensão, neste caso utiliza-se isolantes cerâmicos, porque a borracha deixa de ser isoladora por volta dos 17000V
Interessante seria, alguns dos defensores da segurança do carro do raio, irem até a Alemanha, num local onde tive a oportunidade de vestir uma malha de aço e entrar dentro de um campo tesla, posso vos dizer que se sente a electricidade a percorrer o corpo e são tensões mais baixas e com menor corrente do que aquelas sujeitas num raio, ahh e uma das pessoas que fez o teste desmaiou.
O saúde e o risco e vosso, só não se esqueçam daquela musica do António Variações ( o corpo e que paga).

A borracha tem uma rigidez dieléctrica superior à cerâmica (não é só cerâmica, é alumina, feldspato, etc), não é usada em AT por outras razões.

E viste o vídeo que meti antes?
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
não por isolar mas porque electricidade salta da chapa directamente para o solo até podias ter peneus ceramicos, já agora o maior perigo nas torres de muito alta tensão é o arco voltaico e o topico é se estas no meio da rua e começa uma trovoada o que é melhor ir para o carro ou na rua , pelo menos no carro tenos mais hipotese de me safar
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
foguetes provocam relâmpagos, estava em casa e vi um clarão e depois o foguete e o trovão e depois mais dois foguetes e de-repente pararam os foguetes só ouvi 3 o que é estranho pois geralmente há mais não sei mais pormenores, sei que foi um relâmpago forte e de longa duração não tinha havido nenhum antes e também pararam