Debaixo de trovoada um carro é realmente seguro?

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Olá

Esta dúvida surgiu-me depois de uma viagem que tinha como fim fotografar/filmar uma trovoada. Para isso, convidei um parente meu para me ajudar, pois ele é que tinha câmara. Ainda hoje, em conversa, disse-me que fui irresponsável em me ter metido mesmo debaixo de uma trovoada. Eu disse-lhe que estávamos seguros dentro do carro, ao que ele ripostou, dizendo que um raio podia atingir o carro e fazer explodir o depósito do combustível. Será mesmo assim? Quais serão as hipóteses? E em que caso(s)?
Gostaria de pôr este assunto à vossa discussão.

Obrigado.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá

Esta dúvida surgiu-me depois de uma viagem que tinha como fim fotografar/filmar uma trovoada. Para isso, convidei um parente meu para me ajudar, pois ele é que tinha câmara. Ainda hoje, em conversa, disse-me que fui irresponsável em me ter metido mesmo debaixo de uma trovoada. Eu disse-lhe que estávamos seguros dentro do carro, ao que ele ripostou, dizendo que um raio podia atingir o carro e fazer explodir o depósito do combustível. Será mesmo assim? Quais serão as hipóteses? E em que caso(s)?
Gostaria de pôr este assunto à vossa discussão.

Obrigado.

Um carro é um local seguro. Mas é uma segurança relativa. Se conduzires em direcção a uma trovoada obviamente estás a correr alguns riscos que não corres se fugires dela ou se fores para um edifício. Raios, granizo, precipitação intensa ou objectos atirados pelo vento entre outros. Quando se diz que é seguro é em termos de morreres electrocutado se por acaso cair um raio no carro, isso não acontece devido à Gaiola de Faraday (e não devido aos pneus como diz a sabedoria popular). Na falta de abrigo num edifício, o carro é o local mais seguro que existe. Mas há sempre riscos directos e indirectos (acidentes de viação,etc). Se cair um raio podes ficar cego e surdo momentaneamente ou entrares em pânico, podendo acabar tudo num acidente devido a isso. Podes ser electrocutado se estiveres a tocar nalguma parte metálica no interior do carro ou usares equipamento de comunicações que utilize antenas exteriores (esse risco também é válido para quando estamos mesmo em casa). Uma descarga pode rebentar os pneus e até provocar um incêndio, muito raro mas pode acontecer. Mas de explosão do carro não existem registos de eventos desses devido à já referida Gaiola de Faraday.

Quando um storm chaser se dirige para uma trovoada deve saber o que está a fazer, deve ter acesso a imagens de satélite e radar recentes e deve conhecer bem a estrutura típica e dinâmica de uma célula e saber para onde ela se dirige, pois tem de evitar sempre a zona de precipitação e descargas intensas. Não sabendo o que se está a passar e aonde está ou não conseguindo avaliar convenientemente a situação com os dados que tem, corre sempre riscos desnecessários e conduzir numa estrada é normalmente um mau local para correr riscos.

No entusiasmo meteorológico e ânsia de obter registos nunca devemos esquecer a segurança. É válido mesmo para casa quando tiramos fotografias à janela.

Safe Vehicle

A safe vehicle is a hard-topped car, SUV, minivan, bus, tractor, etc. (soft-topped convertibles are not safe) . If you seek shelter in your vehicle, make sure all doors are closed and windows rolled up. Do not touch any metal surfaces.

If you're driving when a thunderstorm starts, pull off the roadway. A lightning flash hitting the vehicle could startle you and cause temporary blindness, especially at night.

Do not use electronic devices such as HAM radios during a thunderstorm. Lightning striking the vehicle, especially the antennas, could cause serious injury if you are talking on the radio or holding the microphone at the time of the flash. Emergency officials such as police officers, firefighters, security officers, etc., should use extreme caution using radio equipment when lightning is in the area.

Your vehicle and its electronics may be damaged if hit by lightning. Vehicles struck by lightning are known to have flat tires the next day. This occurs because the lightning punctures tiny holes in the tires. Vehicles have caught fire after being struck by lightning; however, there is no modern day documented cases of vehicles "exploding" due to a lightning flash.

http://www.lightningsafety.noaa.gov/outdoors.htm
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Concordo Vince, por acaso tinha pensado no efeito gaiola de Faraday, de facto, já o verifiquei na prática em linhas de pintura electroestática, em que peças metálicas penduradas numa corrente ligada à terra são pulverizadas de epoxy em pó, electrizada a 70KV (70000 Volt) e de facto, verifica-se que é extremamente difícil a acumulação de partículas nos vértices fechados para dentro das peças, assim como em todo o seu interior, sendo necessário retocar no fim, antes de irem ao forno a 180ºC.

Consiguimos permanecer dentro da cabine de pintura a 70000 Volt porque nos encontramos ao mesmo potencial eléctrico, desde que não toquemos na corrente transportadora, nem nos comprimentem de fora com um aperto de mão!! Apanharia um pequeno choque eléctrico, sem grande sobresalto, uma vez que a intensidade da corrente não chega a 0.1A (muito fraca, mas de grande potencial).

Num automóvel, acontecerá o mesmo, será improvável que apanhemos choque no interior desde que não toquemos em superfícies metálicas ligadas ao exterior. Desde que não toquemos em nada exterior, é comum os carros se electrizarem em especial quando a %HR é baixa, ficamos num potencial eléctrico elevado em relação à terra daí os pequenos choques que apanhamos quando saímos do carro.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Consiguimos permanecer dentro da cabine de pintura a 70000 Volt porque nos encontramos ao mesmo potencial eléctrico, desde que não toquemos na corrente transportadora, nem nos comprimentem de fora com um aperto de mão!! Apanharia um pequeno choque eléctrico, sem grande sobresalto, uma vez que a intensidade da corrente não chega a 0.1A (muito fraca, mas de grande potencial).

Só quero dizer uma coisa que não estou muito de acordo com o Paulo H, com uma corrente inferior a 0.1 A os efeitos já são graves, não é um mero choque, já não consegues largar, é doloroso e tens dificuldades respiratórias graves a extremas, só inferior a 0.01A é um pequeno choque sem qualquer problema um simples formigueiro, agora se ultrapassa os 0.1 A é aquela frase como dizem na universidade já não pagas mais propinas.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Só quero dizer uma coisa que não estou muito de acordo com o Paulo H, com uma corrente inferior a 0.1 A os efeitos já são graves, não é um mero choque, já não consegues largar, é doloroso e tens dificuldades respiratórias graves a extremas, só inferior a 0.01A é um pequeno choque sem qualquer problema um simples formigueiro, agora se ultrapassa os 0.1 A é aquela frase como dizem na universidade já não pagas mais propinas.

Pois.. :unsure: estive a lembrar-me melhor, a voltagem era de 70000V tenho a certeza, e a amperagem dava para regular até 60mA (0.045 a 0.055), se a amperagem fosse mais baixa, a aderência na superfície da peça metálica a pintar era menor que o efeito da gravidade (havia deposição, e desperdiçava-se muita epoxy para o chão), enquanto que se amperagem fosse elevada demais, a força de repulsão entre as partículas carregadas aumentava favorecendo o efeito gaiola de Faraday. Tinha de ser um valor intermédio, afinado com a prática, e variando com o tipo de bicos das pistolas (efeito na propagação do pó electrizado) e a velocidade do transportador (eficiência).

Mas voltando ao automóvel que levou com um relâmpago, mesmo admitindo que o seu habitáculo se encontre bem isolado do exterior, considero muito perigoso sair do carro de seguida, pois existe "alguma" probabilidade de que o carro e todo o seu conteudo tenha ficado a um potencial eléctrico muito elevado, pelo que.. não sei, a tentação é para sair rápido da viatura, mas o efeito de tocar no exterior (com potencial zero) poderia ser desastroso.

É claro que, conseguir controlar o carro com o susto de levar com um relâmpago (ou parte dele, porque o carro é baixo e o relampago ramifica-se) já é obra!! Sair do carro, não sei não, imaginem que nem está chovendo, que o ar está seco (isolante), imaginem toda aquela diferença de potencial..

Quando me acontecer, alguma coisa me ocorrerá..
 

Pico

Cirrus
Registo
5 Jun 2008
Mensagens
45
Local
Açores
Tão se a esquecer do pequeno pormenor de que o carro é bem capaz de nunca mais voltar a andar... inda mais se tiver uma componente electronica abundante, (o que acontece hoje em dia)
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Olá

Na realidade, precipitei-me. Reconheço. Com o entusiasmo de querer captar algo de espectacular (relâmpagos, raios, granizo...), não levei em linha de conta determinados riscos que aqui foram mencionados. Pelo princípio da Gaiola de Faraday, tudo bem desde que não se tocasse em nenhuma peça que tivesse em contacto com o exterior. Quanto ao clarão do raio (à noite), cheguei a ler, algures, que alguém ficou cego, definitivamente, nos EUA. Também, devido ao intenso calor desenvolvido (cerca de 35000º C para uma intensidade de 250000 A), o ar, pura e simplesmente, explode e pode derrubar uma pessoa com a sua expansão brutal, tal como sucede com um explosivo potente. No meu caso era de dia, logo o clarão não prejudicaria tanto os olhos. Quantos aos ouvidos, sim, poderiam sofrer.
Costumo ser cuidadoso, mas naquela altura entusiasmei-me e não avaliei bem o trajecto. Não se torna a repetir. No fundo, também estava assustado, no meio de uma charneca cheia de sobreiros, pinheiros e postes de alta tensão, um céu muito escuro e riscado por descargas e chuva forte. Tinha grande probabilidade de ter um raio quase ou mesmo sobre o carro. Assisti a uma descarga (raio) a cerca de 300/400m, talvez, e fiquei pouco à vontade. Mas tinha que conduzir e sair dali o mais rápido possível, com o meu primo literalmente a tremer (já lhe pedi desculpa:(). Tudo não durou mais do que 5/6 minutos que pareceram uma eternidade. É, de facto, mais seguro fotografar/filmar as descargas a uma distância razoável, isto é, fora da acção directa da trovoada, com uma câmara que permita um zoom razoável (tenho que a adquirir!). Já bem basta apanharmos uma tempestade de surpresa.

Obrigado pelo vosso interesse.
 

Quimera

Cirrus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
41
Local
Sintra
Se havia postes de alta tensão então o mais provável é caírem lá.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Apenas e só para os postes porque são metálicos. Mesmo assim é difícil e é mais provável descarregar na linha para-raios que guardam a linhas de alta-tensão.
 

GFVB

Cumulus
Registo
2 Out 2007
Mensagens
126
Local
Lisboa Ocidental
Desculpem a ignorância, mas se em vez de falarmos de um carro estivermos a falar de um metro de superfície/comboio? Quais as vantagens/desvantagens para quem circula nesses veículos com trovoada?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
As vantagens é o tamanho do transporte (menos densidade de carga) e o facto das rodas não serem isolantes...

A desvantagem também é o tamanho. Se toda a superficie for condutora, a área alvo da descarga é potencialmente maior...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ainda sobre raios e carros, deixo este vídeo que encontrei no Youtube:




Existem outros mas não posso garantir a autenticidade dos mesmos!
 
Editado por um moderador:

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Se tinham duvidas relativamente a este tema, vejam este vídeo do excelente programa inglês da BBC - Top Gear.
www.youtube.com/watch?v=ve6XGKZxYxA

Nota:Uma vez que não estou a conseguir pôr aqui o vídeo, ponham no youtube à procura "car lightning top gear" e vejam...aconselho vivamente!
 
Editado por um moderador:

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Afinal um carro explode!

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.a...hannelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

confesso que acho estranho.

Será que o carro estava a tocar em alguma coisa?

a PSP diz haver uma testemunha ocular

Se um raio cai directamente em cima de um carro com milhões de Volts, seria de esperar que o carro não sofresse qualquer dano ?
Um coisa é um impacto indirecto, passar electricidade ou não passar .... outra coisa é levar com ele em cima !