Desejos / Previsões para Verão 2008!!

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por Aurélio 29 Abr 2008 às 11:40.

1. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora
    Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Desculpa de corrigir. Os anos passados(verão), é que tem sido anormais,pois aconselho a que vá ver as normais do porto e de lisboa.No entanto ponho aqui para julho as normais dessas cidades no periodo de 1971 a 2000 fonte do IM.

Julho:
    Porto 25º
    Lisboa 27.5º

ps:estou a mencionar lisboa,e já está um bocado afastado do litoral oeste,e não menciono o Algarve e a vertente sul da Arrabida, pois são partes do país diferentes do resto do litoral oeste

Quanto as previsões o gfs nesta ultima run(12)prevê um arrefecimento mais acentuado do litoral oeste,esperar pelas 20.00 do ecmwf,para ver se coincide

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)

Normalmente o mês de Agosto é sempre o mês mais complicadinho e caquético de prever :D:D pela minha vista vai ser fresquinho, pelo menos no litoral.

Um Agosto a modos de anos 70...mas é só mesmo na minha vista, não me batam, estas duas semanas de calor que se prevêem vão matar o calor de Agosto.

3. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)

Caro Nimboestrato, claro que permito essa tua ironia, e digo mais que adoro as tuas previsões que fazes diariamente aqui no fórum, mas podes ficar descansado que não faço bruxaria nem nada do género nem tenho qualquer ligação ao Professor Bambo :lmao:, como o Caro Vitamos referiu a minha previsão sazonal foi baseada em vários modelos e com a observação dos últimos meses e até agora confirma-se o calor nesta 2ª quinzena de Julho que pode ser extremo ou não, mas ao menos não disse que era o Verão mais quente dos últimos 25 anos como a nossa imprensa lançou.:D:D

4. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

Concordo. Eu não sei que idade tem o squizzo, mas eu quando era puto passei muitas férias na Figueira da Foz, Buarcos e Mira e lembro-me bem de ter muitas férias que eram uma desilusão, com neblinas, nevoeiros, vento e mesmo frio, e claro, dias a fio com a bandeira vermelha e água gélida. O que nos safava era a Barrinha de Mira, não queriamos outra coisa.

Eu sei por amigos e familiares que nos últimos anos tem-se assistido a muitas milhares de pessoas do norte irem passar férias por exemplo à Galiza, e isso só acontece porque os últimos anos foram excepcionalmente quentes. Normalmente ir para a Galiza não é propriamente uma boa opção para quem quer calor e praia.

5. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Movi alguma da conversa do tópico das Previsões para aqui, às vezes é complicado separar a conversação, mas a continuarmos a falar do assunto que é sempre interessante de discutir, penso que é mais apropriado fazê-lo neste tópico.

6. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica

Ora este ano nos sitios que referiste não apanhei ainda nada de nevoeiro, mas sim muita nortada :)
    Mas olha que existe uma diferença de Buarcos para Figueira e Mira devido ao efeito "anti nortada" que a serra da Boa Viagem parece oferecer. Por exemplo Domingo tive em Quiaios a norte da referida serra e a nortada impossibilitava totalmente a praia. Acabei por ir para Buarcos e aí já se concentrava bastante gente e o vento embora moderado era incomparável ao que se sentia do outro lado da serra! Curiosamente uns metros á frente na Figueira (onde provavelmente a protecção da serra desaparece um pouco) já não se encontrava ninguém e o vento notava-se bem nas palmeiras...

Mas a verdade é que este ano sinceramente não me queixo do Verão! Este ano com menos tempo disponível já consegui fazer mais praia que em todo o Verão do ano passado! E ainda não chegámos ao fim de Julho :)

Ah já agora nada como a barrinha de Mira... gaivotas com bonequinhos do walt disney :lol:, navegar calmamente em boa companhia... :)

7. jpmartins

jpmartins
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Out 2007
    Local:
    Vila Nova da Palhaça (Aveiro)

Concordo Vince, um pouco mais a norte de Mira temos a Vagueira, Costa Nova e Barra, o cenário é o mesmo. Nortadas com força, nevoeiros, etc.
    Claro que durante o verão há dias bons, mas grande parte só de barraco é que se está bem :D. Esta semana tem sido muito boa pelo que contam.

8. alamcar

alamcar
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    22 Mai 2008
    Local:
    41 23 39 N 8 45 55W

9. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Boas ... tenho estado a seguir as previsões e estranhamente as previsões sazonais tem estado sempre a bater certo em relação ao modelo que tenho vindo a acompanhar o modelo do NCEP, que por acaso não bate nada certo com o modelo do Metoffice nem termos de temperaturas nem em termos de pluviosidade ...

A minha opinião pessoal acredito mais no NCEP cujo site é:
    http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/

Ultima actualização deste site:

a 3 meses:

Mensal:

10. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Já existe um tópico respeitante ao próximo Outono com o nome;
    "Desejos / Previsões para Outono 2008" que poderão começar a colocar por lá de acordo com as recomendações que colocei lá ... para tentar dar o mais possivel credibilidade ao tópico!!

No final deste mês quando todos os modelos estiverem novamente actualizados colocarei informação sobre os modelos ... mas agradecia se alguém estiver interessado que colocasse por lá outro tipo de informação ..
    Afinal de contas faltam apenas dois meses para que o Outono começe !!

11. meteo

meteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Oeiras
    Re: Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

obrigado stormy :)está a ser um Verão dentro da normalidade,e parece que assim vai continuar ... nem calor excessivo,pouca chuva,algumas nortadas intercalados com belos dias para ir á praia :thumbsup:

12. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa

Quando falas q ueo verao esta a ser normal eu diria q ate esta a ser fresco, principalmente no litoral oeste.
    Em Sines, num ano normal, a temperatura varia entre minimas de 17 e maximas de 25-27 podendo chegar a 30 em dias quentes mas neste ano em Agosto ja tivemos noites de 14.7 e dias de 21 ainda por cima com hr de 90% o q é bastante frio.
    Só para teres uma ideia tivemos dias em janeiro com temperatura max de 23 graus!!
    Este ano está a ser esquisito....tanto temos calor de Verao ou Inverno e as estaçoes nao estao bem definidas.

13. Bgc

Bgc
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    17 Nov 2007
    Local:
    Nogueira,Bragança(770m)/Porto

Como?? :huh:

14. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa

Vai ao wunderground.com e procura o historico para o dia 1 de março e o dia 31 de março de 2005...

15. Skizzo

Skizzo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Set 2007
    Local:
    Porto (centro) - cerca de 7km da costa

Por aqui também, principalmente as minimas.

Partilhar esta Página