Desejos / Previsões para Verão 2008!!

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Por aqui, não varia muito. É quase todos os anos a mesma coisa..., claro que de vez em quando há surpresas.
Chega o Outono e com ele as nuvens. De dia torna-se um ambiente calorento e abafado, durante a noite fica mais frio. Se durante o dia é capaz de rondar os 25 ou 30ºC:hehe:, à noite desce para os 10 ou 15ºC:cold:.

Ventos de médio a forte ao entardecer quase sempre de Oeste.
Só desejo que este Outono seja mais agitado :D
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

acho q vai ser uma seca....
quase que me atrevo a dizer q é verao até outubro
ja apanhei 26.4 graus em sines no inicio de novembro de 2007
em lisboa o verao começa em abril/maio e acaba em outubro pois estes meses teem uma tmed maior ou igual a 15 graus ,de dia estao sempre mais de 20 graus,podendo chegar a 35, e a noite a t min é sempre maior q 12 graus as vezes atingindo 22, estes meses sao tambem relativamente seos
(isto é uma estimativa !!!!!)
ja o inverno é morno e chuvoso (a temp varia entre 7 e 18 graus na baixa)

Pelo andar da carruagem este ano acho que será diferente :p o fresquinho vai chegar mais cedo, embora só espere chuva a partir de Novembro :rain:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Pelo andar da carruagem este ano acho que será diferente :p o fresquinho vai chegar mais cedo, embora só espere chuva a partir de Novembro :rain:
No ano passado nem huveram ondas de calor no verao e o outono teve calor, ate janeiro teve mais de 20graus...:(
E o ECMWF assinala temperaturas acima da media nos proximos 4 meses.... :mad:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

no ano passado nem huveram ondas de calor no verao e o outono teve calor, ate janeiro teve mais de 20 graus
o ecmwf assinala t acima da media nos prox 4 meses

Foi por esse mesmo motivo que as temperaturas no Outono e Inverno do ano passado ficaram amalucadas, devido ao Verão esquesito que tivemos, já este ano o Verão está a ser normal não muito quente nem muito fresco :D logo podemos concluir que temos bastantes probablidades de vir a ter um Outono e Inverno interessantes do ponto de vista das temperaturas :cold::cold:

De onde retiras essa informação do ECM acerca das temperaturas ??
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Foi por esse mesmo motivo que as temperaturas no Outono e Inverno do ano passado ficaram amalucadas, devido ao Verão esquesito que tivemos, já este ano o Verão está a ser normal não muito quente nem muito fresco :D logo podemos concluir que temos bastantes probablidades de vir a ter um Outono e Inverno interessantes do ponto de vista das temperaturas :cold::cold:

De onde retiras essa informação do ECM acerca das temperaturas ??

Nem sempre o clima tem essa lógica restrita.. nós temos um clima muito instavel por natureza...a nivel anual e inter-anual..;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

[/QUOTE] De onde retiras essa informação do ECM acerca das temperaturas ?? [/QUOTE]

Retiro do seasonal forecast mas só se tem uma ideia das temperaturas abaixo dos 40ºN, já que o ECMWF ( incompreensivelmente) não dispõe de cartas sazonais para a Europa..
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

Olá caros colegas, há quanto tempo! :lol:

Isto do Verão é uma parvalhónia, céu azul e sol. Bem, hoje já está mais "giro" :lmao: e eu penso que ainda vai ficar mais. Acredito que teremos um final de Agosto e um Setembro com as nossas amigas trovoadas em força, principalmente o centro e sul.

Que saudades de uma boa "rega" :cool:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

Se o Verão não vier como deve ser, espero que venha um Inverno seco e com temperaturas amenas :D

Desculpa de responder novamente e já houve mais gente que te respondeu no forum, este é um verão normal e ,e á mais respostas noutros topicos.



Em questão a previsões, a do fnmoc das (06) parece a mais consistente,com o predominio de ventos de NO ,O ,pelo menos nas proximas 144 horas e com o geopotencial em média andar pelos 5830,40 á latitude de Lisboa durante estes 6 dias.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

let`s hope so!!!
isto ta 1 seca literalmente
calor.... se calhar no inverno!!!!!!!!

Este Verão nem nos podemos queixar das temperaturas pois elas têm sido na médio ou mesmo ligeiramente acima da média 61-90.

A verdade é que este ano nem tivémos o "1º de Agosto, 1º de Inverno típico"!

A ser verdade o que já li sobre a 1ª previsão sasonal para o Outono teremos no Reino Unido a forte influência de um anti-ciclone até perto do final de Outubro, com oscilações temporárias para este.

Este cenário a concretizar-se penso ser o ideal ao desenvolvimento das DANA's a centro e sul de Portugal. Entradas do Atlântico (acreditando nesta versão) só para o final de Outubro.

Aqui fica a previsão:

http://www.weatheronline.co.uk/cgi-app/reports?MENU=Seasonal%20Outlook
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,420
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

Desculpa de responder novamente e já houve mais gente que te respondeu no forum, este é um verão normal e ,e á mais respostas noutros topicos.

Nao é normal, aqui tem sido mais fresco ponto final. Afinal eu vivo aqui, e eu sei diferenciar entre ondas de calor e verões normais. Este nem normal é, tem sido mais fresco. Tem sido normal aí em baixo, aqui não. E eu não moro em P.Rubras, moro na cidade do Porto, que tem temperaturas bastante mais altas. Este ano, tenho registado praticamente as mesmas temperaturas que em P.Rubras, isso quase nunca acontece. E mesmo P.Rubras que é bastante mais fresca tem registado temperaturas mais baixas, entre os 21 e os 24ºC.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

Nao é normal, aqui tem sido mais fresco ponto final. Afinal eu vivo aqui, e eu sei diferenciar entre ondas de calor e verões normais. Este nem normal é, tem sido mais fresco. Tem sido normal aí em baixo, aqui não.

Acho que tem sido mais fresco em todo o litoral oeste...
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,420
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

tem sido mais fresco em todo o litoral oeste

Provavelmente. Mas só posso falar por onde moro. Basicamente se Lisboa e o Sul do país onde as pessoas passam as férias tiverem um verão normal, então o Verão é automaticamente classificado como normal mesmo se no litoral norte estiver mais fresco que o costume. O ano passado só não foi classificado como normal porque essas zonas também tiveram um verão anormal.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Provavelmente. Mas só posso falar por onde moro. Basicamente se Lisboa e o Sul do país onde as pessoas passam as férias tiverem um verão normal, então o Verão é automaticamente classificado como normal mesmo se no litoral norte estiver mais fresco que o costume. O ano passado só não foi classificado como normal porque essas zonas também tiveram um verão anormal.

O verão foi normal/fresco no litoral, por exemplo, em lisboa ( mais para o interior..) foi normal mas em Sines e no Porto a temperatura foi um pouco baixa e nem houveram ondas de calor, daquelas que por vezes fazem o litoral ultrapassar os 30º..
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

Nao é normal, aqui tem sido mais fresco ponto final. Afinal eu vivo aqui, e eu sei diferenciar entre ondas de calor e verões normais. Este nem normal é, tem sido mais fresco. Tem sido normal aí em baixo, aqui não. E eu não moro em P.Rubras, moro na cidade do Porto, que tem temperaturas bastante mais altas. Este ano, tenho registado praticamente as mesmas temperaturas que em P.Rubras, isso quase nunca acontece. E mesmo P.Rubras que é bastante mais fresca tem registado temperaturas mais baixas, entre os 21 e os 24ºC.



Faço-te a pergunta:

O que é para ti normal é o ano de 2003 ou 2005:rolleyes:?
O IM disponilibiza os meses de junho e julho nos boletins mensais e é só ver o que está de acordo com a normal e o que não está. Num dos graficos está pode-se ver em Aveiro e zona circundante(pequena)a anomalia relativa á normal entre os 22º e 24º isto é no quadro relativo da temperatura máxima do ar julho 2008.
No entanto falei com alguém do IM e a diferença em relação á cidade do Porto e Pedras Rubras pode ser no máximo 1,5º de margem de erro,e não esquecer do efeito ilha calor.
Nota importante a tua cidade este ano tem menos dias de nevoeiro do que tinha em outros anos, e que é tão careteristico do porto (cidade inglesa)




Respondendo novamente que eu não moro em Lisboa,ondo moro é sempre mais fresco que em Lisboa muito mais ventoso,e já nem falo da Assafora que este ano também está com poucos nevoeiros mas com muitos estratos(nuvens).