Desejos / Previsões para Verão 2008!!

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Vocês fazem-me rir :D :lmao::lmao: com a história do ano normal e anormal, até parece que não sabem como o clima é dinâmico e um dia nunca é igual ao posterior, tal como os anos nunca são iguais nos fenomenos, claro está que existe alguma continuidade e tendências.

Desta vossa discussão só se pode retirar uma conclusão, é que o clima e essencialmente as temperaturas estão a mudar, em alguns locais está a acontecer mais depressa do que noutros, é normal que o norte do país esteje mais vulnerável ao arrefecimento que o sul pois estão mais perto do polo norte, quando o Skizzo afirma que o Verão pela zona dele está a ser fresco, é porque provavelmente este ano tal como o ano passado estão a ser anos completamente modificados aos anteriores a 2006 isto é estará a ocorrer mais nortada e existe mais humidade no ar que o normal o que provoca uma descida dos valores de temperatura. Mas não é só o Skizzo que nota que o clima está mais fresco na zona dele, por aqui em Queluz as coisas tambem estão bem diferentes, e isso tem-se vindo a acentuar desde 2005 eu lembro-me que por aqui costumava fazer calor e a nortada era fraca, neste momento as coisas estão completamente invertidas faz muito vento e as temperaturas pouca sobem devido ao mesmo.

No clima é muito dificil formar culpados, andamos sempre no mundo da especulação, eu então é uma coisa extraordinária, agora de quem é a culpa de que Verão no litoral oeste esteje a ser "anormal" nunca saberemos ao certo pelo menos por agora, uns dizem que é da corrente do golfo e está a influenciar o nosso AA que o coloca mais para Este e outras vezes mais parte Norte provocamdo-nos a nortada, outros dirão que são processos naturais e dinamicos da natureza, outros ainda caem na teoria do aquecimento global.

Sinceramente na minha opnião é a corrente do golfo que está por trás disto tudo, não somos só nós que estamos a ser influenciados por ela, o Reino Unido é a principal vitima de tal corrente, os efeitos do seu enfraquecimento já são sentidos por todos nós e caminham dos litorais (França, Reino Unido, Portugal, Espanha, Noruega e Islândia) para o interior.

Esta minha maneira de pensar pode ser a maior asneira do mundo mas para mim é isto que está em causa e é isto que tanta tinta irá fazer correr nos próximos tempos, não estudemos apenas o aquecimento global e sim tambem a outra versão possivel dos acontecimentos.
 


psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Respondendo ao Mário e estamos completamente a divergir do topico. A nossa zona está repleta de moinhos de vento(grande parte deles foram destruidos )e quando falo em ano normal é porque tem ver com as estatisticas.
Quanto ao Outono á que reparar que os inicios dos meses do Outono têm sido mais chuvosos que o normal,a execpção foi o ano passado.
Lógico que eu desejo que seja humido e chuvoso:rain:.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Respondendo ao Mário e estamos completamente a divergir do topico. A nossa zona está repleta de moinhos de vento(grande parte deles foram destruidos )e quando falo em ano normal é porque tem ver com as estatisticas.
Quanto ao Outono á que reparar que os inicios dos meses do Outono têm sido mais chuvosos que o normal,a execpção foi o ano passado.
Lógico que eu desejo que seja humido e chuvoso:rain:.

Sim psm tens razão, esta zona há volta de Sintra sempre teve vento, mas neste momento se ainda existissem moinhos não aguentavam, porque o vento neste momento está muito forte, agora ia o moleiro, o moinho, a farinha, as mós a farinha ia tudo no ar.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Lá vem a corrente maravilha. Mário, explica tudo a menina não é. Até o vento no verão. E a falta de vento no Inverno também ?

Por muito que me esforce não percebo porque olhas tanto para a corrente em vez de outras coisas onde devias procurar respostas (padrões, oscilações, etc).

Se dizes tu que é da corrente, que transportaria menos calor para a Europa, como explicas tu que a água nesta altura que então deveria estar fria está mas é quente, bem acima da média nalguns locais do Atlântico norte? Não bate a bota com a perdigota.

sstjh6.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Lá vem a corrente maravilha. Mário, explica tudo a menina não é. Até o vento no verão. E a falta de vento no Inverno também ?

Por muito que me esforce não percebo porque olhas tanto para a corrente em vez de outras coisas onde devias procurar respostas (padrões, oscilações, etc).

Se dizes tu que é da corrente, que transportaria menos calor para a Europa, como explicas tu que a água nesta altura que então deveria estar fria está mas é quente, bem acima da média nalguns locais do Atlântico norte? Não bate a bota com a perdigota.

Então se a água quente da corrente estava toda concentrada num só sitio, isto é, no normal fluxo da mesma, se ela está a mudar é normal que a água quente se espalhe já que a água já não chega na mesma quantidade ao Ártico o que leva a que se dê um desquilibrio entre a água doce e salgada e tambem da água quente e fria.

A corrente pode não explicar tudo, mas explica grande parte, ela está numa zona estratégica...pequenas causas grandes efeitos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Então se a água quente da corrente estava toda concentrada num só sitio, isto é, no normal fluxo da mesma, se ela está a mudar é normal que a água quente se espalhe já que a água já não chega na mesma quantidade ao Ártico o que leva a que se dê um desquilibrio entre a água doce e salgada e tambem da água quente e fria.

A corrente pode não explicar tudo, mas explica grande parte, ela está numa zona estratégica...pequenas causas grandes efeitos.

Se num hipotético dia a corrente termohalina se interrompesse a água quente dos tropicos deixaria de vir para norte em correntes de superficie (que é isso que aquece um pouco o noroeste da Europa) e a água fria do norte deixaria de mergulhar em águas profundas para sul. Se a agua fria ficar cá e não mergulha e também não chegar a agua quente, naturalmente a água no Atlântico norte iria arrefecer e antes que detectassemos influências disso no tempo já teriamos consciência de que a água estaria menos quente do que é habitual, isto em anos, não nalguns dias ou meses obviamente.
Parece-me um racioncínio muito simples e muito mais fácil de aceitar do que o que dizes.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Bom isto dos "desejos" é muito subjectivo :D
Era muito giro grandes tempestades, e vendavais, e grandes trovoadas vindas do mar, já que aqui pelo litoral as de Verão são raras e as melhores costumam ser até nas frentes ainda com algum calor no início de Outono..
Também era giro frio e muita neve.. mas.. desejos aparte.. voltando à realidade.. :D

Se o padrão mudar agora no fim do Verão como vem ameaçando talvez um início de Outono agradável, quem sabe alguma convecção, e depois antes da chegada do tempo frontal provavelmente a seca de tempo nem quente nem frio e de noites ventosas aqui pela zona de Lisboa..

Falando em vento e comentando a discussão aqui dos últimos posts, realmente não vejo argumentos com lógica alguma do que disseste Mário.. Desculpa.. E outra coisa que tenho reparado é que referes muito a Nortada forte que vais vendo, tudo bem.. eu tenho-a visto normal, como nos outros anos. Não sei com o que comparas, mas lembra-te desde já que tendo tu a estação na posição que tens, a comparação com outras estações é tudo menos justa em termos de vento.. Claro que vais ficar sempre muito por cima.. E a mesma coisa digo em relação a temperaturas máximas.. Aí acho que não tens razão para usar esse argumento do frio, corrente do Golfo, etc etc.. Mas pronto. Até porque acho que está a ser um Verão perfeitamente normal.. Até aborrecido pode-se dizer :p

Mas não é só o Skizzo que nota que o clima está mais fresco na zona dele, por aqui em Queluz as coisas tambem estão bem diferentes, e isso tem-se vindo a acentuar desde 2005 eu lembro-me que por aqui costumava fazer calor e a nortada era fraca, neste momento as coisas estão completamente invertidas faz muito vento e as temperaturas pouca sobem devido ao mesmo.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Falando em vento e comentando a discussão aqui dos últimos posts, realmente não vejo argumentos com lógica alguma do que disseste Mário.. Desculpa.. E outra coisa que tenho reparado é que referes muito a Nortada forte que vais vendo, tudo bem.. eu tenho-a visto normal, como nos outros anos. Não sei com o que comparas, mas lembra-te desde já que tendo tu a estação na posição que tens, a comparação com outras estações é tudo menos justa em termos de vento.. Claro que vais ficar sempre muito por cima.. E a mesma coisa digo em relação a temperaturas máximas.. Aí acho que não tens razão para usar esse argumento do frio, corrente do Golfo, etc etc.. Mas pronto. Até porque acho que está a ser um Verão perfeitamente normal.. Até aborrecido pode-se dizer :p

Eu não tenho visto a nortada nada normal, penso que tem vindo a ser excessiva, e penso que não só sou eu que acho isto, todo o litoral Oeste essencialmente as pessoas vivem ao pé das praias o devem achar, já que pelas reportagens nos noticiários as pessoas queixam-se sempre do vento forte que aparece há tarde e que é desagradável.

Se há 10 anos a nortada era normal e tinha a mesma intensidade não sei, agora que eu tenho notado que se tem vindo a fortalecer desde 2005 para mim é um facto inegável, mas cada um tem a sua opnião ;)

Defenição de nortada:

"Nortada- A nortada é a denominação dada em Portugal continental à resultante vectorial entre um vento Barostrófico (brisa marítima) e o vento da circulação geral, associado ao anticiclone subtropical denominado de anticiclone dos Açores. Ocorre nas tardes quentes entre Junho e Setembro, quando a massa de ar Tropical continental se instala sobre a Península Ibérica, provocando céu limpo e acentuado aquecimento à superfície. O diferencial energético que se verifica cerca de duas a três horas depois do meio dia solar, provoca uma deslocação de massa de ar, do oceano para o continente, que é proporcional ao diferencial energético local. A sua intensidade pode variar de 22 km/h a 46.3 km/h em média, soprando por vezes com rajadas, e termina quando o desequilíbrio que lhe deu origem é anulado, cerca das 21, 22 horas. A Nortada faz-se sentir em toda a faixa costeira Ocidental, onde é mais violenta, e pode estender-se aproximadamente até aos 80 Km para o interior."

O que está a vermelho já quase não ocorre, e temos nortada na mesma :maluco: já a intensidade tem sido sempre extrema e não só sou eu que o digo.

Mas eu sou um mau exemplo pois tenho o anemometro ao pé dos aviões :p
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Para mim está a ser tudo Normal neste verão menos a falta de chuva no sul vai para 3 meses nem 1mm em praticamente todo o Sul :(
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Espero que estes dois gráficos resolvam a questão do vento.

vento-9.gif


Nota: os anos que tem menos que os 10 pontos (para cada dia) significa que houve dias em que se repetiram os valores registados.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Bem...parece que durante os anos 70 este vento tambem era algo frequente depois a partir de meados dos anos 80 diminuiu e começou a aumentar no ano 2000 :unsure: é o que retiro do gráfico penso que tá correcto não? :p

Bons gráficos :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Bem...parece que durante os anos 70 este vento tambem era algo frequente depois a partir de meados dos anos 80 diminuiu e começou a aumentar no ano 2000 :unsure: é o que retiro do gráfico penso que tá correcto não? :p
Bons gráficos :thumbsup:


Penso que não há grandes conclusões a tirar dos gráficos para além de:

a) Os primeiros 10 dias de Agosto de 2008 tiveram efectivamente vento praticamente todos os dias acima da média nestes 2 locais

b) Que isso não sendo frequente, nada tem de invulgar, aconteceu variadas vezes ao longo dos últimos 35 anos nestes 2 locais
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Ainda andava no liceu portanto ha bons 10 anos e lembro-me de imensas tardes aqui em carcavelos a comer areia, de estragos aqui no centro comercial, e isto com vento no verao, de nortadas.
Sempre hao de haver dias acima e abaixo da media, isso é como tudo.
e quanto ao vento em condiçoes de pouco calor? isso é relativo, o tar pouco calor aqui na faixa extrema litoral nao quer dizer que o gradiente termico terra-mar nao seja suficiente para favorecer grandes nortadas, isto tudo sem contar com o vento induzido simplesmente pelo campo da pressao, sem contar neste caso o efeito de brisa..
E como referi no outro post, estou habituado a ver p.ex no Outono, já em pleno Outubro ou Novembro, portanto sem grandes calores, grandes vendavais ao fim da tarde ou inicio da noite... Portanto não vás só pelo calor Mário ;)
E sim, os gráficos que o Vince colocou são elucidativos..
Mas são opiniões, somos todos livres de opinar :p
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Ocorre nas tardes quentes entre Junho e Setembro, quando a massa de ar Tropical continental se instala sobre a Península Ibérica, provocando céu limpo e acentuado aquecimento à superfície.
O que está a vermelho já quase não ocorre, e temos nortada na mesma :maluco: já a intensidade tem sido sempre extrema e não só sou eu que o digo.

estava só a reler a ver se não tinha cometido algum erro :D
Oh Mário não leves a mal a insistência, mas tava agora a reparar no que citei..
Então como podes afirmar isso? :unsure:
Então água do mar abaixo dos 20º, e o interior da península quase todo acima dos 30º e durante dias e dias a fio o extremo interior acima dos 35º e achas que quase não ocorre o gradiente térmico que "liga" a nortada? :p ai ai ai

PS: gostei da frase do teres o anemómetro ao pé dos aviões :D:D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Este ano esta a ser normal...algo entediante... e com bastante nortada a tornar tudo ainda mais chato.
A previsao para os prox dias aponta para descida da temperatura, essa descida da temperatura é boa para aqueles que teem tido pouca chuva, sendo porventura mais positiva para os Agricultores e Silvicultores, já que diminui a evpotranspiração das plantas e previne-as de morrer....tal como previne as ocorrencias de incendios.

Segundo o ECMWF entrámos num periodo mais fresco e vamos ficar assim ate aos ultimos 10 dias do mes, nessa altura é PROVAVEL que as temperaturas subam um pouco.
O ECMWF tambem está a prever algumas perturbações tropicais no médio prazo sendo que a partir da proxima semana poderemos entrar num periodo mais activo no Atlantico tropical