Detector de Trovoada - blitzortung

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Algum será para Portugal ????? :)

Pelo que tenho lido no forum Blitzortung, não vi ainda nenhum portuga mostrar interesse.
Mas vamos ver. :D

Luis a minha estação está a funcionar acho que mais ou menos, tenho apanhado alguma coisa nomeadamente perto de Barcelona, uau.
Poucos mas bons.
Vamos la ver quando houver alguma mais perto.

Agradeço-vos pela ajuda que me deram.
Abc
 


Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
A rede cada vez está maior :)

"All kits for the Fall season have been sold out.
The number one priority is improving the network structure and quality before the addition of more stations. it is unlikely that kits will be available through the end of this year."


"Most importantly, after you've read everything available, and kits are again available.. build your own kit. If you cannot do this, you may not have the 'familiarity' to adequately get your station primed and optimized - or troubleshoot the system if needed. There are exceptions to this, of course... but remember we've said repeatedly these receivers are NOT plug'n'play. They are quite sophisticated, and it's remarkable that they've designed a system that folks with even basic skills and backgrounds can build out of a bag, and operate successfully."
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Como é sabido têm vindo a ser implementadas várias melhorias nos servers da rede Blitzortung. Numa das recentes alterações (à 2 dias) foi alterado o server que utilizava nos scripts que permitiam a visualização dos sinais das nossas estações em PT.
Os scripts já foram actualizados, e a visualização de sinais já está disponivel de novo, agora com mais informação e visualização independente por canal.

Não sei por quanto tempo vai funcionar, nem por quanto tempo terei acesso ao server actual. Tudo isto deve pois ser considerado em estado BETA.

Dito isto, fica o link para a:

Lista Nacional de Estações Blitzortung
(clique no nome para visualizar sinais)

http://www.meteocercal.info/BoStaSigPT/
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Como é sabido têm vindo a ser implementadas várias melhorias nos servers da rede Blitzortung. Numa das recentes alterações (à 2 dias) foi alterado o server que utilizava nos scripts que permitiam a visualização dos sinais das nossas estações em PT.
Os scripts já foram actualizados, e a visualização de sinais já está disponivel de novo, agora com mais informação e visualização independente por canal.

Não sei por quanto tempo vai funcionar, nem por quanto tempo terei acesso ao server actual. Tudo isto deve pois ser considerado em estado BETA.

Dito isto, fica o link para a:

Lista Nacional de Estações Blitzortung
(clique no nome para visualizar sinais)

http://www.meteocercal.info/BoStaSigPT/




Ja vi os fraficos da minha estaçao. :)
Espectaculo, acho que esta a funcionar bem, digo eu.
Obrigado a todos pela ajuda.
Abraço
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Uma estação em Loulé? Algum membro do forum? :huh:

Não é que me fosse meter no assunto até porque não tenho condições mas achei curioso.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Ja vi os fraficos da minha estaçao. :)
Espectaculo, acho que esta a funcionar bem, digo eu.


Sim, parece-me que sim. Com o passar do tempo irás optimizando o que for possível optimizar, mas para já parece-me bem. Ruido de fundo um pouco elevado, mas isso na maior parte das vezes é inevitável, e o teu nem sequer é dos mais elevados entre nós.

Como sabes, cada membro da rede Blitzortung pode sempre ver os seus sinais nos servers da Blitzortung (e até na tua web interface), a ideia desta lista, além de tentar promover o sistema entre nós, é tambem tornar mais fácil compararmos os sinais e configurações de ganho uns dos outros (entre sistemas iguas, entenda-se).
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Uma estação em Loulé? Algum membro do forum? :huh:

Não é que me fosse meter no assunto até porque não tenho condições mas achei curioso.

Não sei se é membro do fórum. Acho que a instalação faz parte de algum projecto de escolas. Existem mais duas tambem pertencentes a escolas.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Queria encomendar um, mas parece que estão esgotados :(

Não desistas da ideia, nem te intimides com a complexidade do projecto. Quase tudo que é complexo, se torna incrivelmente simples quando é compreendido.

Os kits irão voltar a aparecer mais tarde ou mais cedo, e quem sabe até talvez melhores. Podes sempre tentar contactá-los, pois segundo li, caso tenham sobrado alguns kits dos que estavam a reservar para zonas com menor cobertura, eles podem ser enviados para a Europa. Talvez eles até considerem Portugal como uma zona de pouca cobertura. Entra em contacto com o Egon, não perdes nada, e logo vez a resposta.
Vai a esta página: http://www.blitzortung.org/Webpages/index.php?lang=pt&page=3

preenche os dados e em pouco dias terás uma resposta.

Um detector de trovoadas em Serpa iria dar muito jeito à rede nacional.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Re: Aquisição de Detector de Trovoada (MeteoTomar e MeteoMoita) - blitzortung

Sabem interpretar aqueles gráficos?
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Re: Aquisição de Detector de Trovoada (MeteoTomar e MeteoMoita) - blitzortung

Sabem interpretar aqueles gráficos?

É importante saber um minino sobre o que representam e como interpretá-los, pois é com base neles que podemos ajustar o melhor possível os ganhos dos amplificadores das nossas estações, e tambem detectar possíveis problemas, como sejam fontes de ruido de fundo e em que frequências elas estão. Os novos gráficos ao separarem cada canal, tornaram essa tarefa um pouco mais fácil.
Um dos principais objectivos numa instalação é tentar reduzir ao minimo a amplitude do ruido de fundo que sempre existe, e que muitas vezes é apenas consequência das caracteristicas do local da instalação. A escolha entre os dois tipos de sistemas existentes, e consequêntemente de "antenas" a utilizar deve ter estes aspectos em conta. Um é melhor numas situações o outro em outras.
Para se ter uma ideia da loucura que é procurar ter o minimo ruído de fundo possível, alguns individuos descobriram que simplesmente ter ligado o ecran do sistema, adiciona de 1 a 3 mV no nível de ruído de fundo, devido ao facto do backlight do lcd ser controlado por PWM e a frequência produzida criar interferência. Daí podem concluir que a seguir vem uma especie de caça às bruxas a tudo o que em nossas casas possa ser fonte de ruído e que possa ser eliminado ou minimizado. Claro que nada disto é estritamente necessário, apenas alguns "maluquinhos" (devo estar na lista :)) levam isto ao extremo.

Alonguei-me bastante em relação à tua pergunta, mas a intenção foi aproveitar para deixar mais alguma informação sobre o sistema. Enquanto não há kits disponíveis, pode-se ir aproveitando o tempo para estudar o sistema, ler tudo o que existe sobre o assunto, especialmente na área dedicada ao Blitzortung existente no fantástico WXForum. Para se aprender é ali! Se bem que desde que os Americanos começaram a ajudar no fórum da Blitzortung a coisa está a ficar melhor.
Eu já tinha conhecimento da existência da rede Blitzortung à algum tempo, mais de um ano talvez, mas não conhecia a área Blitzortung no WXForum, foi o Salvador que me indicou esse fórum, e esse facto foi fundamental para ter decidido aderir à rede, pois a informação que existia na área publica do fórum da Blitzortung era escassa, superficial, pouco concreta e quase nunca era abordado o aspecto técnico do sistema.
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Boas Werk,
Sim penso que está a trabalhar bem a minha estação ou vai a caminho disso.
Hoje durante a noite reparei que a estação da Póvoa do Varzim está também a trabalhar ou seja já temos a rede a 100% ou perto disso, porque a de Loulé acho que não está operacional mas estamos no bom caminho.
Agora em Serpa também era uma excelente escolha :) força nisso MereoAlentejo.
O pessoal do Blitzortung já começou a distribuir os kits, tenta pedir que eles com certeza atenderão o teu pedido.
Boa sorte.
Abc
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Boas pessoal,
No mapa em tempo real do Blitzortung quando é detectado uma descarga aparecem umas linhas desse a estação ao local da descarga.
Estas linhas umas são doe cor azul e outras verdes alguém me pode explicar o significado?
Acho que também deveríamos ter info acerca da potência da descarga e se seria positiva ou negativa não acham?

Obrigado.
Abc
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Boas pessoal,
No mapa em tempo real do Blitzortung quando é detectado uma descarga aparecem umas linhas desse a estação ao local da descarga.
Estas linhas umas são doe cor azul e outras verdes alguém me pode explicar o significado?
Acho que também deveríamos ter info acerca da potência da descarga e se seria positiva ou negativa não acham?

Obrigado.
Abc

Não sei responder o que indica, mas se diferenciassem a polaridade ou potencia deviam ter a mesma cor quando apontam para a mesma descarga