Detector de Trovoada - blitzortung

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Re: Aquisição de Detector de Trovoada (MeteoTomar e MeteoMoita) - blitzortung

Tens que fazer as medições com a placa desligada e dessoldando pelo menos um conector desses componentes.
 


Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Boas pessoal,
já fiz algumas medições dos resistores ou diodos, são os que têm unidade de medida "ohms" e alguns deles têm os valores certos, outros têm valor abaixo do que esta descrito no manual e outros os valores estão em movimento sempre em crescente ou seja não têm a medida que esta no manual, tipo um de 2.0 ohm e no medidor esta o valor a começar do zero e a subir.
Enquanto noutros quando se faz a medição aparece logo o valor pretendido, nestes não.

Por isso já não sei qual será o problema.

Abc

Miguel, ainda te arriscas a danificar alguma coisa.

As últimas coisas que tenho podido ler no blitzortung, levantam muitas duvidas sobre o estado de algumas soldaduras.

O funcionamento do sistema foi testado antes de te ser entregue? Se não foi deveria ter sido!
Perante as questões levantadas com as soldaduras, quem te montou as placas não aceita fazer uma revisão do estado das mesmas?

Eu poderia fazer-te esses testes GRATUITAMENTE, mas não posso garantir-te a reparação caso algo esteja avariado. Para isso terias de deslocar-te, em dia a combinar, à minha residência, uns 80Km de Lisboa.
Mais não posso fazer!

Cumprimentos
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Miguel, ainda te arriscas a danificar alguma coisa.

As últimas coisas que tenho podido ler no blitzortung, levantam muitas duvidas sobre o estado de algumas soldaduras.

O funcionamento do sistema foi testado antes de te ser entregue? Se não foi deveria ter sido!
Perante as questões levantadas com as soldaduras, quem te montou as placas não aceita fazer uma revisão do estado das mesmas?

Eu poderia fazer-te esses testes GRATUITAMENTE, mas não posso garantir-te a reparação caso algo esteja avariado. Para isso terias de deslocar-te, em dia a combinar, à minha residência, uns 80Km de Lisboa.
Mais não posso fazer!

Cumprimentos

As medições que fiz foi com as placas desligadas.
Não houve qualquer tipo de corrente.

Quem me soldou as placas foi a mesma pessoa que fez ao Salvador.
Não sei se as testou ou se dava para testar sem ter as antenas de ferrite, desconheço.

Assim é complicado é.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Simplesmente, tenho pena que um sistema desses esteja parado. Com tão poucas estações em PT cada um é uma mais valia.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Caro Miguel
Uma verdade vale mais que mil ilusões.
O sistema pode estar ligado, mas não está a funcionar, nem "apanha" nada. Repara nos teus sinais... o teu canal B está constantemente a +375mV o canal A nem reporta.
Podes deixar isso assim uma vida inteira, que nunca vai "apanhar" nada. Se preferes continuar na ilusão que que tens isso a funcionar... só que "apanha pouco", é contigo.

Com o tempo tirarás as tuas próprias conclusões.

Desculpa a franqueza, mas não tenho outro jeito de ser.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
As medições que fiz foi com as placas desligadas.
Não houve qualquer tipo de corrente.


O medidor se resistência (multímetro na posição Ω (ohmímetro)) injecta uma corrente no que se está a medir para poder calcular o valor. Ora se o componente estiver ligado a, por exemplo, um microprocessador ou outro CI sensível a polaridade/tensões, há sempre o risco de provocar avarias. Para além disso a medição é praticamente inútil, pois não se está a medir o componente em si mas um circuito.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Ora nem mais! Além do risco de danificar componentes sensíveis à estática.

Reproduzindo do manual de montagem:

While there have been no reports of System RED components being damaged by electrostatic
discharge (ESD) during their handling and installation, it would be wise to take this into account,
especially if you live in an area that has very low humidity levels.

Due to the potential of damaging the sensitive components in your kit with an electrostatic discharge
(ESD) it is recommended that you take precautions to minimize the ESD possibilities. This can be done
by ensuring that you and all of the equipment and components are at the same potential (grounded)
through the use of an anti-static mat and an anti-static wristband. Both of these items are attached to
a common ground.
If you do not have an anti-static mat or wristband, you can find them on-line at Radio Shack (part
number: 276-2370 - http://www.radioshack.com/product/index.jsp?productId=2102871) or other
electronics parts outlet. Just Google “anti-static mat” and you will find many resources. Amazon and
eBay are also resources.
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
O medidor se resistência (multímetro na posição Ω (ohmímetro)) injecta uma corrente no que se está a medir para poder calcular o valor. Ora se o componente estiver ligado a, por exemplo, um microprocessador ou outro CI sensível a polaridade/tensões, há sempre o risco de provocar avarias. Para além disso a medição é praticamente inútil, pois não se está a medir o componente em si mas um circuito.

Boas,
Mas eu não fiz essas medições ligado à corrente.
Além disso foi aqui no fórum ou algures que me disseram para fazer essas medições e agora vocês dizem que não se deve fazer?
Não entendo.

Também não gosto de ter a estação assim eu quero que ela trabalhe como as vossas e tou a tentar fazer tudo ao meu alcance para resolver o problema.

Bem também não importa agora, vou estar com o Salvador para ver como damos a volta a isto.
Nós próximos dias já terei novidades, assim espero.
Obrigado pelas vossas opiniões, sempre ajudam a quem não percebe nada disto :D:D
Abc
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Boas,
Mas eu não fiz essas medições ligado à corrente.
Abc

Tudo seria mais fácil, se pelo menos interpretasses correctamente o que te dizem. O que o CptRena disse e eu reforcei, e que até transcreveste é que:
"O medidor se resistência (multímetro na posição Ω (ohmímetro)) injecta uma corrente no que se está a medir",
Ninguem disse que fizeste as medições "ligado à corrente".

Medições até que podem ser feitas, se souberes no que podes fazê-las e como fazê-las, pelo que se alguem te disse para fazeres medições não fui eu, antes pelo contrário.

Mas ainda bem que agora já nada importa, e lamento que as minhas "opiniões" não tenham ajudado em nada.
Dispenso os ironicos :D:D

Resta-me desejar-te sinceramente que alguem consiga resolver o teu problema.

Nota: Este é o meu último comentário sobre o assunto em causa.
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Tudo seria mais fácil, se pelo menos interpretasses correctamente o que te dizem. O que o CptRena disse e eu reforcei, e que até transcreveste é que:
"O medidor se resistência (multímetro na posição Ω (ohmímetro)) injecta uma corrente no que se está a medir",
Ninguem disse que fizeste as medições "ligado à corrente".

Medições até que podem ser feitas, se souberes no que podes fazê-las e como fazê-las, pelo que se alguem te disse para fazeres medições não fui eu, antes pelo contrário.

Mas ainda bem que agora já nada importa, e lamento que as minhas "opiniões" não tenham ajudado em nada.
Dispenso os ironicos :D:D

Resta-me desejar-te sinceramente que alguem consiga resolver o teu problema.

Nota: Este é o meu último comentário sobre o assunto em causa.

Boas,
já estas a levar isso para outro campo.
Não fui irónico, fui realista e é bem verdade.
Eu não percebo nada disso, daí eu ter agradecido as vossas opiniões, mas fiquei na ideia que ou não me tinha feito entender ou não entendi a vossa ideia.
Alguém me disse para medir e comparar com os valores do manual para saber se não haveria perda de potência ou se estavam mal soldados etc.
E foi o que fiz e reparei que algumas resistências não têm valores iguais aos do manual.
Peço desculpa se magoei alguém.

Vou estar com o Salvador para tentar ajudar in loco.
Obrigado.
Cumprimentos.
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
A rede cada vez está maior :)

"All kits for the Fall season have been sold out.
The number one priority is improving the network structure and quality before the addition of more stations. it is unlikely that kits will be available through the end of this year."
 
  • Gosto
Reactions: CptRena