Detector de Trovoada - blitzortung

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Bom se porventura eu vier a instalar isso então se calhar não devo comprar uma E-field, a probe teria de a colocar numa varanda ao nível do telhado provavelmente. Eu tenho cabos de eletricidade a passar mesmo à frente de uma janela de minha casa virada a Oeste. E dos cabos elétricos à tal varanda deve haver aí uma distância de 10/15m (só medindo). Como funcionam as H-field?

As E-field devem estar a pelo menos 4 metros do solo e se possivel acima do nível do telhado.

Se possivel dê uma olhada por este site, tem imensa informação sobre o sistema.
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
As E-field devem estar a pelo menos 4 metros do solo e se possivel acima do nível do telhado.

Se possivel dê uma olhada por este site, tem imensa informação sobre o sistema.


Isso de pô-la acima do telhado nem seria muito problemático acho eu. Agora o que me preocupa é a distância ao cabo de eletricidade. A distância entre eles é cerca de 15/16m. Há alguma distância mínima para estes casos?
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Tratando-se de linhas de baixa tensão e a essa distância não me parece que possam causar grande problema. Já vi fotos de instalações com fios bem mais proximos. O que tenho lido é que os filtros de baixas frequências do sistema E-field funcionam muito bem.

A minha E-Field está montada apenas 1 metro acima do telhado, mais baixa até que o anemometro da estação, e parece-me funcionar bem.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
A coisa está a compor-se... com a tua e a futura do lmviana teremos 8 estações em Portugal.
É pena que a de Alcochete esteja offline desde hà algum tempo, mas certamente voltará!

Espero que o teu kit chegue em breve, acho que ainda foste a tempo.
Segundo noticia no site, o Egon tentará enviar todas as encomendas feitas até dia 7 do corrente mês. Depois dessa data será uma longa espera de várias semanas.

E conheço mais uma na calha :D
 
  • Gosto
Reactions: mt007

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Boas Salvador,
podes responder ao meu tópico na pagina 6 por favor?
Precisava da tua opinião.
Obrigado.
Abc

Boas

Já tens a placa e o GPS só te falta mesmo os componentes que ele referiu, o alimentador, cabos de rede categoria 6 isso arranjas cá ou até podes ter em casa.

Os restantes é o que te falta :)

A.) Controller 10.4 kit
B.) H-Field Amplifier 12.3c kit
E.) two 20cm ferrite rod antennas (you also can build your own loop antennas)

Parece-me que tens tudo para ser mais um louco blitzortung :D
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Salvador mas tenho uma dúvida.
O meu interesse é ter o sistema todo dentro de casa porque não dá para ter na rua, este sistema que eu pedi serve para o que pretendo?
Espero bem poder contribuir para a nossa rede, aos poucos vamos crescendo.
Depois se eu precisar de alguém para me soldar as peças posso contactar-te?

Obrigado e peço desculpa pelas minhas perguntas.
Abc
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Boas,

O MeteoMoita esta dentro de casa, neste caso no sótão ligado com PLC's e funciona muito bem, o meu em Tomar esta na rua, mas não posso ter muita potência pois tenho cabos de alta tensão perto de casa em relação a soldas pedia um amigo que fez o trabalho, 20€ por placa, mas de confiança :)
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Boas,

O MeteoMoita esta dentro de casa, neste caso no sótão ligado com PLC's e funciona muito bem, o meu em Tomar esta na rua, mas não posso ter muita potência pois tenho cabos de alta tensão perto de casa em relação a soldas pedia um amigo que fez o trabalho, 20€ por placa, mas de confiança :)

Plc???? :D não sei o que isso é.
Ok eu quando receber o material e se não conseguir entro em contacto contigo e não tem problema, paga-se o que for preciso, se a pessoa tem trabalho acho bem que seja recompensado. ;)

Categoria 6 o que isso é?
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
PLC - Power Line Communication é usares a tua rede eléctrica e transformar 2 pontos em pontos de rede :).

powerline-home-network.jpg


Categoria 6 são cabos de rede com blindagem, para evitar interferências externas.

Já vi que és de Oeiras, ele é de Caneças/Odivelas é relativamente perto :) se precisares eu valo com ele.
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
PLC - Power Line Communication é usares a tua rede eléctrica e transformar 2 pontos em pontos de rede :).

powerline-home-network.jpg


Categoria 6 são cabos de rede com blindagem, para evitar interferências externas.

Já vi que és de Oeiras, ele é de Caneças/Odivelas é relativamente perto :) se precisares eu valo com ele.

Este sistema é muito bom, onde arranjo isto?
São aparelhos que se vendem ou tenho de contratar algum serviço à EDP?
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Qualquer loja de informática vende isto, tens muitos modelos e com as mais diversas funções, ate para fazer de retransmissor de wireless existe, existem de varias velocidades. Tem tudo a haver com o que precisamos e podemos adquirir :)
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras