Detector de Trovoada - blitzortung



Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Como já foi referido, tambem me parece que a altitude do local não seja o factor mais importante na escolha do local, já a ausência de fontes de interferência parece-me mais importante.

Uma escolha importante é o tipo de antenas a utilizar. Sistema H-Field ou o novo E-Field.
Pessoalmente acho o sistema E-Field mais fácil de construir e instalar, além de que parece ter uma maior imunidade a interferências.
Pelo que tenho lido, acertar com a localização e orientação das antenas (ferrites) no sistema H-Field é uma tarefa complexa, enquanto que uma E-Field, basta colocá-la no exterior acima do telhado ou cobertura, minimo 4 metros do solo. São tambem mais sencíveis.

Felizmente existe muita informação disponível sobre o assunto, para que se possa fazer uma escolha adequada.
 
  • Gosto
Reactions: ecobcg

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Ola,
bem se calhar assim ja me lixei pronto.
Acho que o material que me vão mandar é H-field, vou ficar mal servido Werk?
Abc

Acho que estás a exagerar. Nem estás "lixado" nem vais ficar mal servido! A maioria das estações operam com sistema H-Field, além disso esse sistema permite usar como antenas não só as ferrites, como tambem as antenas tipo loop, que parecem ser muito boas.
Por outro lado é sempre possivel mais tarde adicionar um sistema E-Field e utilizar ambos simultaneamente (fica bastante mais complicado a configuração do controller).
Talvez eu até venha a fazer o caminho contrário e mais tarde adquirir um amp H-Field para fazer umas experiências com antenas loop. A minha opção pelo E-Field resultou da análise que fiz às condições do local de instalação, e ter-me parecido que seria o mais adequado ao meu caso e tambem o mais rápido de por a funcionar.


O material que te vão mandar é certamente o que encomendas-te.

O e-mail automático que se recebe ao pedir info sobre o sistema, parece sugerir aos interessados na Europa, a compra do amp H-Field e das ferrites, mas não é bem isso que lá está...
É que os clientes dos "EUA", normalmente preferem adquirir as ferrites no mercado local, para reduzir o custos dos portes (são pesadas). Essa a razão porque o e-mail faz referência ao que normalmente é encomendado na Europa.

Most people from European countries order A+B+E+F+G and pay by PayPal,
then the price is
(74+31.95+45+20+20+17)*1.02 = 212.11 Euro (17 Euro for shipping)

Most people from USA order A+B and pay by PayPal, then the price is
(74+31.95+10)*1.04 = 120.59 Euro (10 Euro for shipping because of the
low weight).
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Vai correr bem! :)

Se no teu caso apenas podes montar as antenas no interior, fizeste a escolha certa, pois as E-Field devem ser montadas no exterior.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Olhando para alguns mapas referentes à cobertura da rede Blitzortung na Europa e Norte de Africa, e atendendo a que pode surgir mais uma estação no sul do país, pergunto-me se não seria interessante para Portugal (continente e ilhas), a existência de pelo menos uma estação na Madeira e nos Açores?
É certo que para serem validados os relâmpagos detectados por esses duas eventuais estações teriam de ser detectados por mais seis estações. Não seriam as do continente e mais uma ou outra no sul de Espanha suficientes para essa validação?

Tenho pensado nisto... essas duas eventuais estações iram alargar a área de cobertura enormemente, e seriam o começo do alargamento da rede pelo menos ao Norte de África!
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Ainda temos poucas estações. Mas não tivemos nenhuma e agora vamos crescendo :)

Estações na Madeira e Açores eram muito interessantes. Por exemplo, na faixa que vai de Sagres até à Madeira não são detectadas nenhumas descargas e não é por falta de estações. Outra validação que é efectuada é pelo ângulo de todos os detectores em relação à descarga. Se o ângulo de todas é inferior a uns Xº a descarga não é validada.

Em relação ao Continente, precisamos de estações em qualquer local, até em Espanha. É notável a melhoria cada vez que aparecem umas estações novas. Maior quantidade e melhor localização.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Estações na Madeira e Açores eram muito interessantes. Por exemplo, na faixa que vai de Sagres até à Madeira não são detectadas nenhumas descargas e não é por falta de estações. Outra validação que é efectuada é pelo ângulo de todos os detectores em relação à descarga. Se o ângulo de todas é inferior a uns Xº a descarga não é validada.

A razão das minhas interrogações sobre a importância de estações na Madeira e Açores assentava exactamente nessa questão: o angulo!
Apesar do sistema não acentar em triangulação, bem me parecia que deveria haver algum tipo de validação baseado no angulo entre os diversos detectores envolvidos numa detecção. Isso explica porque descargas no mar, só aparecem como validadas, muito junto a algumas zonas de costa. É como que para que uma descarga seja validada ela tem de ocorrer dentro de um espaço circundado de detectores num angulo minimo de X.
Faz sentido.
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Boas pessoal,
ja tenho a minha estação a bombar, mas até agora ainda não consegui apanhar nada.

O Salvador tem estado a ajudar e tem sido uma preciosa ajuda, o meu publico agradecimento.
Mas até agora ainda não apanhei nada. :( :(

Abc