Discussão da organização do seguimento mensal

Qual a vossa opinião desta remodelação do tópico do seguimento mensal?

  • Resultou muito bem. É para continuar.

    Votes: 18 30.5%
  • Prefiro assim, mas acho que precisa de uns ajustes.

    Votes: 24 40.7%
  • Não resultou. Prefiro o seguimento em que escrevíamos todos num mesmo tópico.

    Votes: 14 23.7%
  • Outra opinião.

    Votes: 3 5.1%

  • Total voters
    59
  • Poll closed .

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Nos últimos dois meses o tópico do seguimento mensal esteve dividido em 5 regiões com afinidades climáticas:

-> Litoral Norte
-> Interior Norte e Centro
-> Litoral Centro
-> Sul
-> Açores e Madeira



Qual a vossa opinião desta remodelação do tópico do seguimento mensal?

a) Resultou muito bem. É para continuar.
b) Prefiro assim, mas acho que precisa de uns ajustes.
c) Não resultou. Prefiro o seguimento em que escrevíamos todos num mesmo tópico.
d) Outra opinião.


Qualquer que seja o vosso parecer, é do interesse do fórum que este seja fundamentado, para que assim possamos ir ao encontro da melhor solução.
 


ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
boas

para mim esta organização esta muito bem e é para continuar, tem tornado o acesso à informação bem mais rápido, reduziu o nº de folhas por tópico mensal em caso de um seguimento com mais afluência, agora ajustes podem sempre ser feitos consoante as necessidades mas acho que de momento não é o caso.

existe realmente alguma disparidade de mensagens entres os seguimentos , mas isto é mesmo assim existe zonas com mais membros e outras com menos.

esta mudança foi feita a pensar não só no momento, mas sim num futuro próximo onde irá haver mais membros em cada zona, bem como a um melhor acompanhamento em situações de grande afluência.

vamos fazer um pequeno teste:

Gostava por exemplo que me informassem no ano de 2008 em Março no dia 18 qual foi a temperatura mínima do dan.

e depois podem tentar ver no ano 2009 no mês de Março no mesmo dia qual foi a mínima do dan.

Dan foste tu a cobaia :D

Em que ano foi mais fácil fazer a pesquisa?

esta é a minha humilde opinião

abraços
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Olá companheiros!
Ciente de que, provavelmente, serei membro de uma minoria, darei a minha opinião, sempre respeitando a dos outros, e concordando com o que vier a ser decidido.
Serei um velho do Restelo, mas gostava mais do tópico "Seguimento" da maneira como estava organizado.
Não só porque não somos assim tantos a postar regularmente, dando azo a tópicos mais parados que a 2ª Circular em hora de ponta, e outros em que apenas dois ou três membros vão, e bem, contribuindo.
Obriga-nos a ter mais trabalho na consulta dos tópicos, diminui as interacções entre membros, torna-se menos dinâmico.
Além de não existirem agora os seguimentos especiais, que são sempre os pontos altos do seguimento, digo eu...
Claro que tem vantagens, que já foram sobejamente apontadas, não as indo repetir aqui pois os seus partidários têm expressado muito bem tais vantagens, de tal forma que a minha posição é já mais flexível...
Admito também que a implementação das alterações não poderia ter surgido em pior altura, dada a pasmaceira metereológica que nos tem afectado nos ultimos meses... Talvez em alturas de maior animação, a divisão fosse mais bem aproveitada e eficaz.
Por fim, a própria divisão em si talvez não seja a melhor, podendo-se ponderar reduzir as zonas, para Norte, Centro, Sul e Ilhas, por exemplo.
Voto c)...
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Os seguimentos divididos por regiões está muito bom :thumbsup:

Mas mesmo assim, votei no intervalo:
b) Prefiro assim, mas acho que precisa de uns ajustes.
Então os ajustes que precisa, e so no seguimentos das ilhas da Madeira e dos Açores.
Em vez de se abrir o tópico mensalmente, abria-se de três em três meses. Por exemplo: Jan-Fev-Mar; Abr-Maio-Jun; Jul-Ago-Set; Out-Nov-Dez .

É só, uma mera opinião ;)

Abraços;
E viva a continuação do fórum, com os seus seguimentos :1143:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Concordo com a divisão do seguimento mensal. Contudo, à semelhança do litoral, acho que se devia dividir o interior em interior norte e interior centro, já que normalmente o que se passa na Serra da Estrela não tem qualquer relação com o que acontece por exemplo em Bragança, como bem salientou há dias o Z13;).

Por outro lado e olhando já para o médio prazo, continuo a ter esperanças que mais observadores comecem a colaborar e que o seguimento nos dê uma panorâmica muito detalhada do que se passa a nível metereológico no país, logo a necessidade das várias regiões, de fácil leitura:thumbsup:.

Concluindo, voto na opção b).:D
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Por fim, a própria divisão em si talvez não seja a melhor, podendo-se ponderar reduzir as zonas, para Norte, Centro, Sul e Ilhas, por exemplo.

Neste ponto, não podia estar mais de acordo com o mr. phillip, pois o número de pessoas que participa em determinados tópicos; nomeadamente os do Seguimento do Litoral Norte e dos Açores e Madeira, é tão reduzido que estes membros acabam por ter uma participação isolada e tudo menos interactiva e as suas participações caem praticamente no vazio, pois esses tópicos não são consultados tão regularmente por terem tão poucas participações.
Isso também pode ser prejudicial para esses membros, que acabam por se ver sozinhos num tópico relativamente isolado e pouco concorrido.
Deste modo, penso que vale a pena continuar a ter vários tópicos de seguimento, mas que os de algumas regiões se deviam aglutinar e passar a exisitir um tópico que abrangesse todo o Norte, outro para o Centro - penso que não seria necessário distinguir o Litoral do Interior Centro, pois o número de participações no Interior Centro não o justificaria e voltaríamos a entrar no mesmo processo de excessiva divisão - outro para o Sul e outro para os aquipélagos dos Açores e da Madeira, que não têm outra hipótese senão estar separados dos tópicos de Portugal Continental, mas julgo que não vale a pena separar as duas regiões autónomas, estando elas perfeitamente organizadas num único tópico para ambas.

Assim, voto B.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Para mim resultou bem.

a) Fica mais organizado e fácil de gerir e não há a confusão dos seguimentos especiais que a certa altura eram apenas especiais e já não havia seguimentos normais

b) Se não é hoje, a reorganização será inevitável mais tarde, seja daqui a um ano ou dois, pelo que para mim é melhor ser já, mesmo que em muitas alturas do ano ela não se justifique.

c) Não me preocupa muito que haja regiões com pouca participação, é essa a realidade, há poucos membros nalgumas regiões, e não percebo sequer o drama à volta disso, acho sinceramente que é um «não problema». Para mim a minha preocupação fundamental é tentar arranjar formas de aumentar essa participação, ou seja, estou mais empenhado em ter mais participação no futuro do que preocupado com a baixa participação actual.

d) prefiro uma divisão com afinidade climática do que uma divisão norte/cento/sul, nenhuma divisão é perfeita e os erros apontados a umas podem ser sempre apontados a qualquer outra. As regiões sociais devem ser naturais e não artificiais/administrativas, por exemplo devem ser geográficas, religiosas, linguísticas ou culturais, no nosso caso devem ser obviamente por afinidade climática. Continuo a achar que por exemplo existe mais afinidade entre o interior norte e o interior centro do que o litoral norte, analisando o conjunto global do frio, neve, gelo, chuva, trovoadas, calor, inundações, secas ou vento. Claro que como qualquer divisão, na fronteira destas as coisas não fazem sentido, mas o mesmo problema põe-se em qualquer outra nas linhas divisórias por exemplo de norte/centro/sul.

Votei a), mas podia ser b), nunca nada deve ser definitivo, há sempre lugar para ajustes.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Na altura em que os moderadores discutiam esta alteração ao fórum, eu fui dos mais renitentes a esta mudança. Dou o meu braço a torcer, e agora sou apoiante incondicional do sistema implementado.

Pode ser feito um ajuste aqui e ali (Ilhas), mas mais importante que o ajuste é a participação de mais membros nos tópicos menos concorridos. Com o tempo esses membros vão aparecer e tudo vai ficar mais equilibrado.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
b) Prefiro assim, mas acho que precisa de uns ajustes


Nomeadamente dividir menos os tópicos.

Sugestão:

Norte.

Centro

Sul

Açores

Madeira


:thumbsup:
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Não concordo muito com muitos foristas deste fórum.

Ao ligarem o Litoral Norte com o Interior Norte, perde todo o cabimento.
O Litoral e o Interior são completamente diferentes.
Não há necessidade de os ligar. Mesmo que o tópico do Litoral Norte tenha pouca participação, não se compara com os seguimentos das Ilhas nem do Sul, onde aí, a participação é mais reduzida.

Como digo do Litoral Norte ligado com o Interior Norte, também digo do Litoral Centro e Interior Centro. Não há nenhuma necessidade de os ligarem.
Todos sabemos que cada região, tem o seu "tipo de clima".

Enquanto o Litoral é mais ameno, o Interior é bem mais extremado.

Compreendo as razões de muitos membros sobre a situação de Bragança, mas todos nos sabemos, que Bragança não tem nada haver com a situação de uma cidade do Litoral, logo não se devia juntar o Norte todo.

Ainda só vamos no 2º mês de divisão.
Com o tempo teremos mais participantes, e aí verão que os seguimentos como estão, nem são muito descabidos.
A gestão do tempo de estar sempre a abrir e a fechar tópicos de seguimentos, não é preciso ser diária. Basta, ver se há alguma coisa interessante num tópico para acompanhar a situação.
Por exemplo, se houvesse uma situação localizada no Interior Norte de Portugal, como a queda de neve. E tivéssemos todo num tópico dedicado a todo o Norte, haveria post's desnecessário para a situação que estaria decorrer no Interior. Haveria membros, que teriam que andar a saltar post's para procurar o que queria/desejava.

Abraços.
E que continuem como estão ;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A dividir apenas em

Norte.

Centro

Sul

Açores

Madeira

É melhor, a informação não fica tão espalhada....além disso quem posta mensagens tem na sua identificação o local onde habita ou onde está actualmente a postar....ou então pode sempre fazer referência ao local....logo para quê dividir tanto?

Por exemplo quem postar no tópico Norte ( se assim for decidido ) tanto pode postar de Bragança como do Porto ....isso fica identificado na sua mensagem ....

não percebo qual é a confusão.... assim tão dividido é que fica mais confuso na minha opinião....
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Ao ligarem o Litoral Norte com o Interior Norte, perde todo o cabimento.
O Litoral e o Interior são completamente diferentes.
Abraços.

Da opinião do João, retenho a parte que considero mais pertinente. A separação por regiões não pode ser efectuada atendendo ao número de participantes mas sim à especificidade de cada região, com características distintas, por exemplo, se alguém no Verão quiser saber como está o tempo nas praias do norte, não está nada preocupado com o que se passa em Bragança, e no Inverno será precisamente o contrário!:)

Ou seja, defendo que o litoral e o interior, principalmente no norte e no centro, merecem tópicos distintos.:thumbsup:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Da opinião do João, retenho a parte que considero mais pertinente. A separação por regiões não pode ser efectuada atendendo ao número de participantes mas sim à especificidade de cada região, com características distintas, por exemplo, se alguém no Verão quiser saber como está o tempo nas praias do norte, não está nada preocupado com o que se passa em Bragança, e no Inverno será precisamente o contrário!:)

Ou seja, defendo que o litoral e o interior, principalmente no norte e no centro, merecem tópicos distintos.:thumbsup:



mas as mensagens já veem de utilizadores distintos em locais distintos...já estão divididas por si só em regiões....não há confusão possivel....