Discussão e classificação de nuvens

Boa tarde. Recentemente apareceu aqui na zona uma nuvem lenticular, fiquei intrigado e comecei a pesquisar.

Contudo não percebi ainda muito bem o que são as ondas estacionárias a sotavento e como é que depois do ar descer a sotavento tem a capacidade para voltar a subir.

E por fim gostava de saber como é que a nuvem adquire aquelas bordas tão vistosas?
Obrigado pela atenção:).

Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena
Boa tarde. Recentemente apareceu aqui na zona um nuvem lenticular, fiquei intrigado e comecei a pesquisar.

Contudo não percebi ainda muito bem o que são as ondas estacionárias a sotavento e como é que depois do ar descer a sotavento tem a capacidade para voltar a subir.

E por fim gostava de saber como é que a nuvem adquire aquelas bordas tão vistosas?
Obrigado pela atenção:).

É muito parecido com o rebentar de uma onda de uma corrente forte num rio quando passa por cima de uma rocha. A superfície da água exibe uma onda estacionária a jusante do obstáculo. Mesmo que a água esteja sempre a passar, as cristas das ondas são estacionárias.

Acontece exactamente o mesmo no fluxo atrás de uma montanha ou colina, e as cristas estacionárias da corrente de ar podem ser bem mais altas do que a montanha em si.

OSTIV_MWP_Wave.jpg

O ponto onde se formam e condensam é estável.

O ar sopra através da nuvem, formando gotículas de água na frente da crista que avançam com a corrente de ar e tornam-se a evaporar quando este desce atrás da crista.

Espero ter ajudado sem repetir inevitavelmente alguma informação que provavelmente tenhas lido anteriormente.

Ou seja o ar volta a subir por aquecimento adiabático, evaporando?

As ondas muito acima da montanha resultam da força que o ar exerce ao ascender pela vertente barlavento?
Obrigado de novo pela atenção.

• Gosto
Reactions: Paelagius
Ontem, pelas 18:15. Instabilidade de Kelvin Helmholtz?

:thumbsup: precisamente! Muito bem observado, o efeito era ténue mas perfeitamente evidente.

Ontem, pelas 18:15. Stratocumulus undulatus?

Parecem-me apenas estratos, não undulatus.

Ontem, pelas 13:30. Stratocumulus undulatus.

O termo undulatus penso que deve estar reservado para o aspecto invulgar em ondas escuras da base de uma camada contínua de nuvens. Um padrão como este quase chega a esse aspecto mas precisava de a camada de nuvens (altocumulus neste caso na minha opinião) estar mais coesa e de as ondulações serem verdadeiras ondas aleatórias e não apenas um efeito de concentração em faixas.

Em pleno século XXI consegue-se arranjar todas as explicações e mais alguma, sem ser a científica..

Parece-me uma fina Pileus sobre um cumulus congestus, e que ganhou as irisações típicas dos efeitos de contra-luz. As irisações são muito comuns mas raramente observáveis à vista a não ser que o sol esteja oculto por um objecto ou uma nuvem espessa, que é o caso nesta visão.

Vejam-se os inúmeros efeitos pileus/irisações que podem ocorrer nesta situação:

https://www.google.com/search?q=pil...ChMIn6GDtsuDyAIVR-0UCh3d6A0r&biw=1920&bih=979

Com o incrivelmente fácil acesso que hoje em dia as pessoas têm à informação e às imagens de todos os fenómenos através da internet, é perturbante que se imaginem explicações transcendentes.

Pelo contrário, a beleza destes fenómenos é uma inspiração que devia induzir a admiração e respeito pela natureza e pelo planeta, sem um sentimento de ameaça mas de compreensão.

• Gosto
Reactions: CptRena e TiagoLC