Divagações sobre o "Meteolouco"

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por olheiro 27 Fev 2008 às 17:26.

  1. fsl

    fsl
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    6 Ago 2007
    Mensagens:
    701
    Local:
    Oeiras
    Acho que a contradiçao referida pelo Vince será mais aparente que real. O tratamento de "meteoloucos" é um tratamento interno no seio da Comunidade do Forum, e como tal amistoso e familiar e nunca pejorativo.
    Tambem concordo que imagem a transmitir para o exterior, deve revestir alguma seriedade e sentido de prestaçao de Serviço Util à Sociedade , incluindo apoio ao Serviço Publico, mesmo ao IM.

    FSL
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,274
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Nota muito importante nas palavras certas! Não podia deixar de frisar! Acho que essa é uma das ideias: APOIO ao serviço público... Nunca deverá ser intenção da casa a guerrilha ou a concorrência ao IM! O IM tem profissionais sérios e competentes que em determinada situação podem falhar como seres humanos que são! Mas o seu trabalho PROFISSIONAL deve ser reconhecido, tendo o meteoPT o gosto (e não a obrigação) de apoiar e colaborar, num sentido de partilha comum com o organismo estatal!

    Eu defendo esta ideia :)
     
  3. nimboestrato

    nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Jan 2008
    Mensagens:
    1,865
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    Eu não sou daqueles que me considere "meteolouco" .
    É evidente que esta paixão que tenho por fenómenos atmosféricos agrestes,este estar permanentemente atento à possibilidade de assistir a algo brusco ou inusitado,já me levou a tomar aqui e ali uma ou outra atitude um pouco descontextualizada , um pouco arrojada , as tais que quem vê de fora apelida normalmente de "meteoloucura".
    Não vou dar exemplos concretos mas já cometi umas pequenas extravagâncias para apanhar um nevão, ou aproximar-me de um Cb .
    E quantas noites foram noites sem dormir à espera de uma "frente" bem activa com as suas fortes rajadas de vento e os seus picos de precipitação?
    Mas este tipo de comportamento eu considero-o normal.
    Para mim , louco é o insensível à Natureza. Louco é o distraído com os mercados de valores, os capitais ou os futebóis , louco é aquele que perante tanta beleza com que por vezes a Natureza nos brinda nem pára , nem olha para trás,nem repara.
    Essa insensibilidade , essa frieza é que será para mim inconcebível .
    E esses personagens que pululam por entre nós ,esses é que têm comportamentos não muito normais.
    O louco e o "meteolouco" são rótulos apenas.
    E são sempre relativos.
    Concluindo:
    -Para mim, o conceito mais próximo da verdade do " louco" é aquela personagem que se fecha num centro comercial quando está para chegar um forte aguaceiro.
    O "meteolouco" não existe .Existe sensibilidade,admiração e paixão pela Natureza sobretudo quando Ela mostra poder e/ou beleza.
     
  4. ecobcg

    ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Abr 2008
    Mensagens:
    4,743
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
    Julgo que o termo "meteolouco" não terá a conotação de maluquinhos ou anormais pelo tempo. Ou pelo menos não deveria!!

    Entre nós julgo que não haverá essa conotação, para o público exterior é possivel que haja um pouco essa ideia!! E um visitante ao entrar no fórum, quando lê os nossos posts e vê que nos referimos como "meteoloucos", talvez não perceba bem a essência dessa definição. No entanto, se se interessar pelo assunto e acabar por se registar no fórum, irá também ele acabar por se tornar num meteolouco como nós:D.

    Todos nós certamente já fomos conotados como "maluquinhos" por elementos da nossa familia ou até mesmo por alguns amigos. Mas isso apenas se deve ao seu desconhecimento do que nos leva a gostar tanto de meteorologia e ao facto de nem todos se interessarem pelos mesmos assuntos (felizmente!). Não percebem porque compramos aparelhos para medir dados meteorológicos, porque ficamos acordados até tarde a filmar trovoadas, etc..

    No entanto, também existem aquelas pessoas que passam muito tempo a olhar para selos, a coleccionar os mais variados e estranhos objectos, a cortar e regar os seus bonsais, enfim, com os mais variados hobbys! Não serão também eles um pouco "loucos" nos seus interesses/hobbys????

    Portanto, resumidamente:
    Meteolouco: alguém que se interessa muito por meteorologia e todos os fenómenos associados, ocupando os seus tempos livres (e às vezes até mais) a observar, a registar, a "caçar"!!!!
     
  5. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,116
    Local:
    Lisboa
    muito bem dito :thumbsup::D:);) apoio:thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,076
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    O que significa METEOLOUCO?

    Etimologicamente, METEOLOUCO deriva de METEO+(-OROS)+LOU.CO(LOUCURA+O+(-URA).

    METEO, significa atmosfera, esfera celeste
    LOUCO, significa aluado, alienado, demente, maluco, vesano, maluco mas também significa aquele que perdeu a razão, apaixonado, arrebatado, brincalhão, alegre, divertido, de cabeça perdida, ou furioso.

    Psicologicamente falando, diria que METEOLOUCO é acima de tudo alguém que necessita do chamado poder de autorização, que em última análise deverá vir de si próprio quando consciente do seu estado.
    O METEOLOUCO, no seu estado de "loucura meteorológica", se consciente iria definir-se como alguém que se insurge contra a realidade dos modelos/ensembles que teimam em não corresponder aos seus sonhos/ansias mais desejadas. Ele consegue encontrar numa agulha num palheiro, a
    possibilidade de nevar em pleno Agosto! Mas ele sabe que assim é, e compensa-se de 2 formas "é o sonho que comanda a vida" e a outra será encontrar uma comunidade que partilhe dos seus sentimentos e interesses!
    Daí o poder de autorização! É a nossa comunidade que partilha e aceita de forma geral, embora regrada, esta forma de loucura! Mas o poder de autorização deverá antes de mais vir de nós próprios e aceitar-nos como pessoas que têm um ânsia infinita de viver, sentir os fenómenos da natureza,
    encontrando muitas vezes um pequeno espaço de disponibilidade na tão difícil gestão do tempo nos nossos dias. Somos também cientistas, andamos sempre observando e tentando prever, coisa que só os humanos fazem! Correcto? Porque seremos então METEOLOUCOS, se as nossas caracteristicas são caracteristicas de seres inteligentes que observam, comunicam e preveêm o futuro?

    Na verdade, sentimos muitas vezes que "os outros" não nos compreendem completamente, seremos nós loucos, ou os restantes habitantes do planeta?

    Vou exemplificar:

    1- Quantas vezes ouviram amigos falar.. "Ah e tal, com o frio que está, deve estar a nevar na serra da Estrela!" ao que eu respondo, "olha lá, mas o céu está limpo, não vês, basta até olhares pra serra! Dah..".

    2- Ou então, os aldeões da terra a falar.. "Ah e tal, Castelo Branco é mesmo frio, porque está de caras para a Serra da Estrela!". Mas aí nem me atrevo a
    explicar-lhes que na realidade, Oleiros e Proença-a-Nova se encontram alinhados NE/SW com a Serra da Estrela favorecendo-lhes muito mais o
    escoamento de ar frio em fenómenos de inversão térmica, e também com maior probabilidade de precipitação por se encontrarem no sistema central e não depois como Castelo Branco (efeito de barreira de condensação).

    3 - Ou então quando as pessoas falam.. "Ah e tal, hoje caí cá uma geada.. eu já vi geada a cair!!" Lol.. Sem comentários! :D

    Seremos nós, os Loucos, penso que não. Mas se somos, apenas porque queremos compreender e prever a realidade, então não me importo de o ser!

    Só porque temos muitas vezes comportamentos incompreensíveis, somos loucos?! Por nos arriscarmos a uma molha, a apanhar frio, a colocar o despertador de madrugada para ver se cai algo de branco?! Por ir tirar fotos pra serra, ou mesmo ir dar uma caminhada pela serra sozinho, quando há tanto para fazer em casa? Por registar as temperaturas e estado do tempo diárias desde os 12 anos? Serei louco?!

    Com muito prazer, o testemunho do METEOLOUCO, Paulo H.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,116
    Local:
    Lisboa
    penso que meteolouco é uma palavra que inventamos para nos identificar-mos neste universo....é um slogan, uma marca da nossa identidade.
    eu nao me considero meteolouco no verdadeiro ( mau) sentido da palavra mas considero-me um pouco viciado neste campo e acho que tnho um gosto especialmente intenso ( "loucura") pela meteorologia.
    fora do forum somos , por vezes, alvo de chacota e de incompreensao até por parte dos familiares, eu penso que meteolouco deriva da adaptação/transformação da frase " és mesmo maluco e viciado em meteorologia...!!! como é que é possivel que gostes disso???" em algo mais carinhoso e que realmente significa o que todos sentimos por esta ciencia.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,076
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Não há mau sentido na palavra MeteoLouco! Muito pelo contrário, embora tenha introduzido um pouco de loucura no texto, tentei mostrar o k de louco tem de bom!

    Concordo, que existe e existirá sempre incompreensão das pessoas, tal como Galileu foi incompreendido. Tal como há pessoas k não gostam de cães e outras que incompreensivelmente odeiam de morte os gatos!

    Mas o importante é que haja algo de que as pessoas gostem, e que não seja algo material, banal, vazio de conteúdo, e nisso todos nós ditos "meteoloucos" no bom sentido, estamos muito à frente dos comuns mortais!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,693
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Loucos, são aqueles que de certa forma quebram as arestas de delimitam o comportamento "normal" do ser humano.

    Enquanto não perdermos a razão, toda a nossa loucura deve ser vista num tom original de viver a vida. E não numa forma de maluqueira psicótica.


    Todos os grandes génios, foram tomados como loucos. :cool:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. Lightning

    Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    25 Jul 2008
    Mensagens:
    4,114
    Local:
    Corroios
    Quanto à primeira parte, tenho a dizer o seguinte (falando em termos de amigos): os verdadeiros são aqueles que nos apoiam nas nossas decisões e nos nossos gostos pelas coisas.

    (EXEMPLIFICANDO): É normal que eles nos olhem dessa maneira, pois se pensarem bem todos nós, já uma vez ou outra, achámos sempre esquisito aquele nosso amigo que tem um gosto especial ou por música pimba ou por miniaturas de soldadinhos de chumbo (ok, eu sei que a comparação é um bocado estúpida, mas é para ficarem a perceber melhor a minha opinião :D). Cada um tem o seu gosto, e gostos não se discutem. ;)

    Muitas das pessoas que me rodeiam no dia-a-dia compreendem este gosto que tenho pela meteorologia, e isso é como se fosse um incentivo a gostar cada vez mais desta ciência.

    Já os outros (infelizmente não se pode fazer nada para alterar os fusíveis dos cérebros deles :angry:) gozam e riem-se... Mas eles é que estão a dar o mau exemplo, eles é que não estão a demonstrar o que é realmente ser uma pessoa verdadeira.

    ---------------

    Quanto à segunda parte o que tenho a dizer é o seguinte: tratarmo-nos entre nós com esse termo é uma coisa, e sermos tratados pelos outros é outra. Nem sempre os dois métodos têm o mesmo significado.

    Explicitando melhor, nós tratamo-nos uns aos outros por "meteoloucos" mas todos sabemos qual é realmente o sentido da palavra, o sentimento que ela quer transmitir. Já os outros ao nos estarem a tratar assim, a palavra pode tomar outro significado, como por exemplo "Nerd" da meteorologia.

    Não sei se me desviei muito ou não do assunto, mas esta é a minha opinião.

    E já agora, acho que nunca fiz um post tão grande como este :D :D

    :thumbsup:
     
  11. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,116
    Local:
    Lisboa
    entre nos meteolouco é sempre uma palavra com um bom sentido;):)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. jpmartins

    jpmartins
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Out 2007
    Mensagens:
    2,316
    Local:
    Vila Nova da Palhaça (Aveiro)
    Realmente há aqui duas situações, o meteolouco dentro da família meteopt, quer dizer apaixonado por esta ciência. Durante este tempo frio que assistimos, não é qualquer pessoa que de "5 em 5 minutos" está a ver a temperatura, é preciso ser apaixonado, é preciso viver a meteorologia, não é qualquer pessoa que faz 600km para tirar um fotografia a um raio, neste sentido somos todos meteoloucos:). Outra coisa é quem não faz parte da família e passa pelo fórum e ao ler os post e vê que o pessoal se trata por meteolouco, poderá não compreender é natural. O melhor é criar um dicionário meteopt.:D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. raposo_744

    raposo_744
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    14 Out 2008
    Mensagens:
    410
    Local:
    venda nova ( Amadora )
    Eu venho ao fórum ,leio o que mais me interessa,sigo as previsões aqui debatidas e tento ,acima de tudo ,aprender.
    Meteolouco para mim até é um termo simpático e carinhoso para classificar aqueles que fazem do tempo uma paixão.:thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. sandra santos

    sandra santos
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    11 Jan 2009
    Mensagens:
    39
    Local:
    lagoa-algarve
    é a primeira vez que escrevo por aqui,mas considero que esse termo sera um termo sem grande verdade, pois os hobbies são e devem ser ao gosto de cada um, eu sempre fui apaixonada por estas coisas do tempo e "adoro " uma boa noite de tempestade,com grandes trovoadas,sigo este fórum já há cerca de 3 meses e simplesmente adoro, vi a reportagem e achei muito bem conseguida,só pena ter sido tão pouco tempo. continuem assim
    sandra:cold::cold::cold:
     
  15. Z13

    Z13
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Set 2006
    Mensagens:
    3,025
    Local:
    Bragança - 690m
    Meteolouco é uma palavra que define um participante deste forum!:D Eu pelo menos aprendi-a aqui! É o apelido para o nosso nick! É o que nos identifica como sendo todos da mesma família... :p

    Agora, esquisito, acho que já me acharam...

    -Em primeiro lugar, um amigo ou familiar que vá a minha casa, se estiver atento repara que eu tenho pelo menos 1 termómetro em cada compartimento! (é pancada eu sei, mas gosto de controlar a temperatura da minha habitação. Acordo a meio da noite e gosto de confirmar a temperatura nos quartos das minhas filhas, pois cada uma tem um sensor wireless no seu quarto e o receptor está no meu!) :rolleyes:

    -Em segundo lugar, de manhã quando vou ao café, o pessoal comenta que está frio ou calor... e eu digo: estão -2º, e a mínima foi de -4º (este gajo é informado, pensam eles...)

    -Em terceiro lugar, acabo sempre a falar sozinho se comento alguma coisa como uma siberiana, ou inversão térmica, ou odeslocamento do anticiclone... (olha o gajo a armar-se... acha-se mais espertinho que os outros, o exibicionista :shocking:

    -Por fim, quando têm dúvidas todos me perguntam: - ó Miguel, pra semana chove? é que eu vou pra fora... e nas férias da Páscoa? achas que marque para o Algarve? já dá para fazer praia? (nesta fase até as colegas da minha mulher, que é professora, lhe perguntam lá nas escola "achas que vai nevar??" - sei lá! isso é com o meu marido... :disgust:



    Enfim... podia-me ter metido na droga...






    ________________
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página