Diversidade climática em Portugal



nvitorino

Cirrus
Registo
8 Jun 2010
Mensagens
1
Local
Almada
Caros amigo

Alguem poderia dar-me uma ajuda sobre bibliografia que se debruce sobre a caracterização climatica da Peninsula de Setubal. Obrigado.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Re: Seguimento Europa 2014

Chegou o fresco á Galiza. Estas foram as temperaturas máximas atingidas nos últimos dias em Ribadavia 112 metros (vale do Minho).

8 abril 26.5ºC
9 abril 29.8ºC
10 abril 28.9ºC
11 abril 24.4ºC
12 abril 24.7ºC
13 abril 29.7ºC
14 abril 25.8ºC
15 abril 29.0ºC
16 abril 28.8ºC
17 abril 32.4ºC
18 abril 24.8ºC




Temperaturas ainda mais altas no vale do Douro (Pinhao), máximas sempre por cima dos 27ºC.


Sim se a Galiza e o Norte de Portugal tivesse essas temperaturas tão altas com tanta frequência, claramente seriam das regiões mais quentes da Europa :lol: e por algum motivo não o são :).
Relativo ao comparar os episódios de frio, ou padrões frios dos Balcãs com o Vale do Minho é no mínimo inacreditável, os Balcãs quando aquilo dá para o frio, são das regiões frias da Europa ao estilo Europa do Leste, compara-las com a Galiza e o Norte de Portugal, não faz sentido nenhum, isso não significa que o Verão dessas regiões não seja mais quente que o Verão do NW da PI em muitos dos casos.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Seguimento Europa 2014

Sim se a Galiza e o Norte de Portugal tivesse essas temperaturas tão altas com tanta frequência, claramente seriam das regiões mais quentes da Europa :lol: e por algum motivo não o são :).
Relativo ao comparar os episódios de frio, ou padrões frios dos Balcãs com o Vale do Minho é no mínimo inacreditável, os Balcãs quando aquilo dá para o frio, são das regiões frias da Europa ao estilo Europa do Leste, compara-las com a Galiza e o Norte de Portugal, não faz sentido nenhum, isso não significa que o Verão dessas regiões não seja mais quente que o Verão do NW da PI em muitos dos casos.

Tu conheces alguma regiao da Europa que tenha essas temperaturas tao altas todo o mes de abril??? Se assim, demostrao. Lamento, mais o NO da península é mais quente na primavera que os Balcas.

Todo o que afirmas tambem pode ser certo ao revés. Ourense é mais quente que Bucarest nos meses do verao. E Bragança é mais quente que Sofia, aínda que Sofía está a menor altitude.

O record do norte de Portugal é de 46ºC em Pinhao, nenhum pais balcánico tem um record tao alto.

Tu afirmas muitas coisas, mais nao demostras nada. Tu lamentavelmente olvidas muito frequentemente que o norte de Portugal nao queda limitado á costa, somente falas de Porto, Viana do Castelo ou braga (perto da costa), olvidas deliberadamente que o norte de Portugal inclue o vale do Douro interior e que Galiza inclue o vale do Minho interior :)
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Re: Seguimento Europa 2014

Tu conheces alguma regiao da Europa que tenha essas temperaturas tao altas todo o mes de abril??? Se assim, demostrao. Lamento, mais o NO da península é mais quente na primavera que os Balcas.

Todo o que afirmas tambem pode ser certo ao revés. Ourense é mais quente que Bucarest nos meses do verao. E Bragança é mais quente que Sofia, aínda que Sofía está a menor altitude.

O record do norte de Portugal é de 46ºC em Pinhao, nenhum pais balcánico tem um record tao alto.

Tu afirmas muitas coisas, mais nao demostras nada. Tu lamentavelmente olvidas muito frequentemente que o norte de Portugal nao queda limitado á costa, somente falas de Porto, Viana do Castelo ou braga (perto da costa), olvidas deliberadamente que o norte de Portugal inclue o vale do Douro interior e que Galiza inclue o vale do Minho interior :)

Eu afirmo factos:

1º facto o NW da PI não é das regiões mais quentes da Europa longe disso e ai incluo todas as estações desta mesma região;
2º facto não são picos de calor localizados que determinam um clima de uma região;
3º Facto que não consegues desmentir se a Galiza e o Norte de Portugal fossem tão quentes tinham medias superiores a:
Marselha,Roma,Atenas,Bucareste,Barcelona,Sardenha,Sicilia,Corsega, Chipre,etc e regra geral não tem;
4º Não é Pinhão nem Ourense que determinam o clima dessa regiões, senão os mapas do atlas ibérico era totalmente diferente;
5º Bragança tem uma média ligeriamente inferior a Sofia nos meses mais quentes, para mim tão iguais não quero entrar na mesquinhice de comparar decimas, agora seguramente Sofia não é mais quente que Bragança nestes meses:

Bragança:
Julho:21,3º
Agosto:21,1º

Sofia:
Julho:22º
Agosto:22º

Por muito que te custe Ferreiro, não consegues alterar a realidade o Norte de Portugal e a Galiza não são a Bélgica, não são as Ilhas Britânicas nem tão pouco os países Nordicos, mas não são das regiões mais cálidas da Europa, comparas somente com os Balcãs, como te disse no Verão tirando Ourense e o Vale do Douro todas as outras estações tem regra geral temperaturas medias mais baixas que muitas regiões da Europa mesmo da Europa balcânica ou do vale do Danúbio.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Seguimento Europa 2014

Eu nao afirmo nada, eu somente uso dados oficiais :) E com dados oficiais Ourense é mais quente que Bucarest no verao, e Bragança mais quente que Sofía.

Segundo os dados do organismo meteorológico oficial (http://wwis.aemet.es/103/c00303.htm), Sofía tem no mes mais quente (julho) 13.8ºC/25.9ºC, pelo que a media aritmética é de 19.9ºC.

O record da Romenia é de 44.5ºC, o de Bulgaria de 45.2ºC e o do norte de Portugal é de 46ºC, tambem em dados oficiais.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Re: Seguimento Europa 2014

Eu nao afirmo nada, eu somente uso dados oficiais :)

Segundo os dados do organismo meteorológico oficial (http://wwis.aemet.es/103/c00303.htm), Sofía tem no mes mais quente (julho) 13.8ºC/25.9ºC, pelo que a media aritmética é de 19.9ºC.

O record da Romenia é de 44.5ºC, o de Bulgaria de 45.2ºC e o do norte de Portugal é de 46ºC, tambem em dados oficiais.

Os teus dados e fontes nao estao correctos Sofia tanto em Julho como Agosto tem uma media de 22 e nao 20. dados falsos
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Seguimento Europa 2014

Os teus dados e fontes nao estao correctos Sofia tanto em Julho como Agosto tem uma media de 22 e nao 20. dados falsos

Pobre home. Dime tu a túa fonte. A minha é do instituto meteorológico búlgaro. Ahí está o link, vía AEMET

http://wwis.aemet.es/103/c00303.htm

Envía um email ao instituto meteorológico búlgaro e dilhes que mintem, a ver que respondem :)
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Re: Seguimento Europa 2014

As medias das maximas em Sofia é de 28.5 e as minimas á voltas dos 15.5! tanto em julho como agosto. quando nao se tem argumentos entra se nas consideraçoes pessoais. Relativo a Pinhao nao nego seja mais quente q muitas estaçoes e tem picos de temperatura mt elevados a mim nao me custa aceitar as verdades,, o problema é cm o mapa do atlas demonstra é apenas uma excepçao a regra um capricho do relevo daquela regiao é um ar do mediterraneo naquela região.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Seguimento Europa 2014

As medias das maximas em Sofia é de 28.5 e as minimas á voltas dos 15.5! tanto em julho como agosto. quando nao se tem argumentos entra se nas consideraçoes pessoais. Relativo a Pinhao nao nego seja mais quente q muitas estaçoes e tem picos de temperatura mt elevados a mim nao me custa aceitar as verdades,, o problema é cm o mapa do atlas demonstra é apenas uma excepçao a regra um capricho do relevo daquela regiao é um ar do mediterraneo naquela região.

O link á túa fonte dos dados de Sofía ??? Nao te atreves, será como aquel link dos dados de Pinhao, un site turístico ou uma web nao oficial :lmao:
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Re: Seguimento Europa 2014

Pobre home. Dime tu a túa fonte. A minha é do instituto meteorológico búlgaro. Ahí está o link, vía AEMET

http://wwis.aemet.es/103/c00303.htm

Envía um email ao instituto meteorológico búlgaro e dilhes que mintem, a ver que respondem :)

5:lol: es muito sabido mas ainda tens de aprender umas coisas norma climatica entre 1961-1990:lmao: ahaha os valores actuais sao o q digo tens de actualizar te quem tem de ligar es tu
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Seguimento Europa 2014

5:lol: es muito sabido mas ainda tens de aprender umas coisas norma climatica entre 1961-1990:lmao: ahaha os valores actuais sao o q digo tens de actualizar te quem tem de ligar es tu

Sim, certo 1961-1990, porem é imposivel que subira 2 graus em media, pudo subir medio grau, se no 1961-1990 era de 19.9ºC, no 1971-2000 será de 20.5ºC como muito. E ademais Sofía e uma cidade grande com muita ilha de calor, o que nao acontece em Bragança.

Sigo esperando polo teu link oficial dos 22ºC em Sofía no 1971-2000, donde está??? :)
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Re: Seguimento Europa 2014

:lmao:
Sim, certo 1961-1990, porem é imposivel que subira 2 graus em media, pudo subir medio grau, se no 1961-1990 era de 19.9ºC, no 1971-2000 será de 20.5ºC como muito. E ademais Sofía e uma cidade grande com muita ilha de calor, o que nao acontece em Bragança.

Sigo esperando polo teu link oficial dos 22ºC em Sofía no 1971-2000, donde está??? :)

Vais te dar mal como se diz na minha terra açoa-te a este guardanapo:

http://www.stringmeteo.com/synop/se...0&endy=2012&prm_in=on&mode=stat&submit=ПОКАЖИ

es sempre apanhado o Ferreiro:lmao: pois pois a uns aqui em Portugal e Espanha inclusive meteorologistas que acham que as medias só sobem em Portugal e Espanha é uma especie de religão ou ideologia fanatica que não se entende muito bem.