Diversidade climática em Portugal

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m


Agradeço imenso desde já a tua disponibilidade em forneceres tão preciosa informação.

Ao fim ao cabo tudo o que eu apontei aqui em relação ao clima dos Açores e que tristemente preferiram teimar comigo, não por eu ser açoriano, mas talvez por pensarem que eu por ser dos Açores correria o risco de ser alvo de chacota com as minhas informações como aqui me disseram, a verdade é só uma e acaba por se confirmar tudo aquilo que eu tinha anteriormente referido.

Gostei da parte precisa que o autor diz:


" O clima nos Açores é caracterizado por taxas de insolação pouco elevadas por chuvas regulares e
abundantes e por um regime de ventos vigorosos que rondam o arquipélago
acompanhando o evoluir dos padrões de circulação atmosférica à escala da bacia do
Atlântico Norte. A precipitação ocorre durante todo o ano, mesmo
nos meses de estio, embora nestes com muito menor expressão."


O autor repete o que eu cansei-me de dizer aqui vezes seguidas...


"A precipitação de origem frontal é significativamente reforçada pela precipitação de origem orográfica no interior de cada ilha. Os verões são amenos e significativamente mais ensolarados do que o resto
do ano. São raros, no entanto, os dias de céu completamente limpo. Assimetrias significativas no interior de cada ilha estão relacionadas com a forma e a orientação do relevo, com a estrutura
geológica superficial, com a vegetação bem como, em alguns casos, com a influência recíproca de ilhas vizinhas. "


Leiam bem os meus comentários e verão que disse que até a precipitação frontal tem SEMPRE uma componente OROGRÁFICA!


A maioria das estações (...) localizam-se quase todas a baixa altitude, próximas do litoral, pelo que os parâmetros nelas observados só podem ser considerados como
representativos das condições climáticas de uma zona limitada do território


CERTÍSSIMO!

A insolação é, também, tal como seria de esperar, maior nos meses de verão,
com predominância para os meses de Julho Agosto. Tende, por outro lado, a ser superior
nas ilhas mais baixas, nomeadamente, em Sta. Maria, Graciosa e Faial. Pese embora o
facto de, na generalidade do tempo, as ilhas estarem sob a influência de nebulosidade
orográfica, acontece porém que, algumas vezes, o topo das ilhas está acima do manto de
nuvens.


Até perdi a conta das vezes quando disse que a humidade, a precipitação e a nebulosidade serem significativamente mais elevadas do que no litoral...

No interior das ilhas a pressão atmosférica decresce condicionada pela variação da altitude e de acordo com a evolução das características das massas de ar que sobre elas circulam. Temperatura do ar: Junto ao litoral a temperatura média anual em todo o arquipélago
ronda os 17,5 ºC. Nas mesmas circunstancias de localização os valores médios mensais são sempre superiores a 10ºC. A temperatura varia regularmente ao longo do ano, sendo,
em média, máxima em Agosto e próxima dos 22,0ºC. As temperaturas médias mensais
mais baixas ocorrem em Fevereiro situando-se próximas dos 14,5ºC. Em altitude, a
temperatura decresce de forma regular, à razão de 0,9ºC por cada 100 metros (gradiente
adiabático seco) até ser atingida a temperatura do ponto de orvalho a uma altitude que se
situa, em média, próxima dos 400 metros.


IDEM aspas

Precipitação: Os Açores encontram-se localizados numa zona do Atlântico a que
corresponde uma precipitação média anual ao nível do mar que varia entre os dos 700 e
os 900 mm. No entanto, o impulso orográfico a que o ar se vê obrigado à proximidade
das ilhas conduz a que junto ao litoral a precipitação anual já seja superior a este valor. A
precipitação observada ao nível do mar cresce de Leste para Oeste variando entre os 775
mm observados na ilha de Sta. Maria até aos 1700 mm observados na ilha das Flores.


BIS

Bom...Mais claro que isto só mesmo água!

Ora isto só reforça o que eu tenho estado aqui vezes consecutivas a referir.

Quem ainda não se capacitou que é esta a verdadeira realidade climática nos Açores então temos muita pena!

Melhor do que isto só mesmo virem cá aos Açores para sentirem e verem com os próprios olhos.


Cumprimentos e saudações de uma boa noite a todos! :)
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Citando Eduardo Azevedo:

"De acordo com a classificação de Köppen o clima dos Açores está abrangido pela categoria dos climas temperados quentes (grupo C), caracterizados por apresentarem verão e inverno e a temperatura média do mês mais frio ser inferior a 18 ºC mas superior a –3 ºC. A distribuição espacial das ilhas conduz, no entanto, a que o seu clima possa ser classificado (de Leste para Oeste) de transição entre os subgrupos Cs e Cf, respectivamente, transitando de clima chuvoso temperado com verão seco a clima chuvoso temperado, húmido em todas as estações. Ainda de acordo com o mesmo sistema de classificação, a amenidade do clima das ilhas pode ser enfatizada pela conjugação da letra b a estes dois códigos passando ambos, Csb e Cfb, a significar que a temperatura média do mês mais quente não ultrapassa em média os 22 ºC."
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Ainda de acordo com o mesmo sistema de classificação, a amenidade do clima das ilhas pode ser enfatizada pela conjugação da letra b a estes dois códigos passando ambos, Csb e Cfb, a significar que a temperatura média do mês mais quente não ultrapassa em média os 22 ºC."[/I]

Ora nem mais ;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Agradeço imenso desde já a tua disponibilidade em forneceres tão preciosa informação.

Ao fim ao cabo tudo o que eu apontei aqui em relação ao clima dos Açores e que tristemente preferiram teimar comigo, não por eu ser açoriano, mas talvez por pensarem que eu por ser dos Açores correria o risco de ser alvo de chacota com as minhas informações como aqui me disseram, a verdade é só uma e acaba por se confirmar tudo aquilo que eu tinha anteriormente referido.

Gostei da parte precisa que o autor diz:


" O clima nos Açores é caracterizado por taxas de insolação pouco elevadas por chuvas regulares e
abundantes e por um regime de ventos vigorosos que rondam o arquipélago
acompanhando o evoluir dos padrões de circulação atmosférica à escala da bacia do
Atlântico Norte. A precipitação ocorre durante todo o ano, mesmo
nos meses de estio, embora nestes com muito menor expressão."

Desde já sublinho que apesar de nunca ter estado no Açores (com enorme pena), do que conheço à distância é o suficiente para avaliar esta ilhas como pérolas no Atlântico incluindo obviamente as suas gentes que respeito muito!

Quanto ao que acima destaquei, pergunto se a frase mostra algum indício da inexistência de meses secos de acordo com a definição oficial do termo? :hehe:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Desde já sublinho que apesar de nunca ter estado no Açores (com enorme pena), do que conheço à distância é o suficiente para avaliar esta ilhas como pérolas no Atlântico incluindo obviamente as suas gentes que respeito muito!

Quanto ao que acima destaquei, pergunto se a frase mostra algum indício da inexistência de meses secos de acordo com a definição oficial do termo? :hehe:

Agradeço desde já a amabilidade!

Bom mas foi precisamente esse o assunto que deu pano para mangas aqui. Com todo o respeito eu prefiro já nem comentar visto que o "entendido em meteorologia parece que não sou eu".

Sabe, se os próprios meteorologistas locais dos Açores teimam a pés juntos em dizer que não se pode realmente afirmar que nos Açores existam meses secos propriamente ditos há sempre alguém que discorde, portanto eu prefiro abster-me definitivamente de tal assunto. Sinto-me um "estrangeiro" na minha própria terra acredite. Um turista digamos assim que nem do seu próprio clima tem conhecimento . Foi assim que me fizeram sentir aqui neste fórum.

Olhe aconselho-o a ler vivamente a Obra sobre o Clima nos Açores que o moderador acima forneceu e aí com certeza esclarecerá as suas dúvidas.
Mais lhe digo que o clima nos Açores é muito dificil de se prever. Aliás o unico local do planeta onde é muito dificil fazer uma previsão exacta.

Um grande abraço!

Neste momento em Ponta Delgada:

Céu encoberto

Aguaceiros moderados a fortes

Humidade: 72%

Pressão: 1013 hPa

Vento Fresco de NOROESTE com rajadas

Temperatura : 13 °C

Com este frio calculo que o cume do Pico da Vara já tenha alguma neve
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Desde já sublinho que apesar de nunca ter estado no Açores (com enorme pena), do que conheço à distância é o suficiente para avaliar esta ilhas como pérolas no Atlântico incluindo obviamente as suas gentes que respeito muito!

Quanto ao que acima destaquei, pergunto se a frase mostra algum indício da inexistência de meses secos de acordo com a definição oficial do termo? :hehe:

Sim, de facto pode-se falar em locais restritos, onde efectivamente existe algum período de tempo relativamente seco (precipitação inferior ao dobro do valor da temperatura). Por exemplo em alguns pontos da Ilha de S. Maria, em Junho, Julho e Agosto, ou mesmo da Ilha Terceira, no mês de Julho.

O Daniel Vilão já colocou alguns gráficos, que podem ser consultados no WeatherOnline.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Sabe, se os próprios meteorologistas locais dos Açores teimam a pés juntos em dizer que não se pode realmente afirmar que nos Açores existam meses secos propriamente ditos há sempre alguém que discorde, portanto eu prefiro abster-me definitivamente de tal assunto. Sinto-me um "estrangeiro" na minha própria terra acredite. Um turista digamos assim que nem do seu próprio clima tem conhecimento . Foi assim que me fizeram sentir aqui neste fórum.

Como deve calcular apenas me posso pronunciar acerca das minhas participações, notou-se alguma animosidade mas nada que uma noite de repouso não resolva! ;)

Para ser mais específico quanto ás frases destacadas, a questão para já não se prende por uma dúvida, mas sim por uma expressão que interpreto como não necessariamente indicando que não hajam meses secos no arquipélago, sabendo que um determinado mês também é considerado seco desde que os níveis médios de precipitação não ultrapassem o limite especificado para se considerar como tal.

Era apenas para saber como interpretaria concretamente este pormenor. :)
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Como deve calcular apenas me posso pronunciar acerca das minhas participações, notou-se alguma animosidade mas nada que uma noite de repouso não resolva! ;)

Para ser mais específico quanto ás frases destacadas, a questão para já não se prende por uma dúvida, mas sim por uma expressão que interpreto como não necessariamente indicando que não hajam meses secos no arquipélago, sabendo que um determinado mês também é considerado seco desde que os níveis médios de precipitação não ultrapassem o limite especificado para se considerar como tal.

Era apenas para saber como interpretaria concretamente este pormenor. :)

O arquipélago dos Açores está localizado como alguns creio que devam de saber à latitude dos centros de altas pressões do Atlântico Norte e em permanente contacto com as massas de ar ora Polar ora Tropical, logo o efeito da Continentalidade não tem qualquer significado no clima local onde pelo contrário se faz sentir a grande e constante influência das águas do Oceano.

Os Açores apresentam um Clima Temperado Marítimo caracterizado por temperaturas amenas com pequenas amplitudes térmicas anuais, elevada humidade relativa do ar (77% média/ano), céu geralmente encoberto, e por uma pluviosidade mais ou menos regularmente distribuída ao longo do ano, embora com maior abundância nos meses de Inverno.

A temperatura média anual ronda os 17º variando entre os 12º-13º nos meses mais frios e 22º-23º nos meses mais quentes.

De referir que a pluviosidade mesmo dentro das ilhas aumenta com a altitude, daí que os dados pluviómetricos das estações dos Açores, digam apenas respeito à acumulação da quantidade de precipitação das zonas mais baixas, logo existe uma grande disparidade de valores de precipitação dentro de uma mesma ilha.

Por exemplo se você estiver em Ponta Delgada, e se chover abundantemente, se você for para as freguesias rurais e que se situam mais no interior das ilhas, essa mesma quantidade de precipitação é sempre mais elevada, devido e uma vez mais à altitude.
Nos Açores numa mesma ilha pode estar a fazer um dia de Verão num dado local e no outro lado da ilha ou numa outra costa, estar e fazer um dia de Inverno com ventos e chuvas abundantes.
Este é o clima dos Açores.

Em relação à existência de meses secos como aqui foi referido, creio que o melhor será mesmo perguntar a uma pessoa entendida nessa matéria, mas de preferência um meteorologista local ( de preferência dos Açores), que aí com certeza as informações serão bem mais seguras e fidedignas não tenha dúvidas algumas disso. Mas sendo açoriano e segundo a minha opinião e experiência local, não estou a ver por exemplo o mês de Agosto ou Julho com temperaturas que por vezes podem chegar aos 27º-28º e serem brindados com chuva (Frontal, Orográfica e Convectiva) e humidade constante serem considerados meses secos..porque existe uma grande disparidade de valores de precipitação dentro de uma mesma ilha.

É possivelmente devido a essa mesma disparidade local que talvez se admita que não existam meses secos nos Açores até porque esse factor aqui nos Açores é sempre muito subjectivo e de mínima expressão que eventualmente pode variar de ilha para ilha e também dentro da mesma ilha. Se o Doutor Pedro Mata ( meteorologista local e cientista açoriano) refere que NÃO existem meses secos nos Açores, quem sou eu para duvidar da sua palavra para passar a acreditar aqui nas palavras de meros amadores deste fórum e que se baseiam em dados não viáveis uma vez que durante um dia aqui nos Açores, há sempre as 4 estações? Só um residente aqui dos Açores saberá interpretar o seu clima melhor do que ninguém, portanto é lógico que eu sendo nativo dos Açores e conhecendo bem o meu clima de igual forma que todos os meteorologistas locais também o conhecem, vou obrigatoriamente acreditar nas suas palavras do que em pessoas possivelmente não formadas em Climatologia dos Açores, e que por conseguinte não estão a par sequer do Clima dos Açores logo não fazem ideia como é o clima nos Açores, talvez por puro desconhecimento, e que baseiam-se apenas em tabelas e em gráficos, de forma a rotular o Clima Açórico consoante as suas convicções erradas, e fazendo deste fórum um campo de batalha, quando se esquecem que o clima nos Açores é sempre instável e inconstante, logo à partida torna-se mais confuso afirmar que existem meses A, X, Y, ou Z nos Açores.

A verdade é que nos Açores o regime pluviométrico, é chuvoso sem meses secos em que os máximos de precipitação ocorrem nos meses frios.

Sabe, o clima nos Açores é muito instável, daí ser dificil dizer se é assim, assado, cozido ou frito, até porque a coisa mais descabida e engraçada que possa haver neste mundo é aparecer alguém e dizer a um nativo de uma dada região ou país que este conhece "melhor" o clima da sua região do que propriamente o próprio nativo em questão. Cada qual entende da sua realidade climática ponto final parágrafo!!!

E sinceramente, prefiro acreditar nas palavras de pessoas formadas no assunto como a dos meteorologistas dos Açores até porque não vou pôr em causa o conhecimento dos mesmos.
Um abraço!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim, de facto pode-se falar em locais restritos, onde efectivamente existe algum período de tempo relativamente seco (precipitação inferior ao dobro do valor da temperatura). Por exemplo em alguns pontos da Ilha de S. Maria, em Junho, Julho e Agosto, ou mesmo da Ilha Terceira, no mês de Julho.

O Daniel Vilão já colocou alguns gráficos, que podem ser consultados no WeatherOnline.

Penso que então já é de consenso geral que há meses secos em alguns locais dos Açores.:D
Obrigado Gerofil e Daniel Vilão.
Já agora de novo:

http://koeppen-geiger.vu-wien.ac.at/


http://img5.imageshack.us/img5/9183/70963939.jpg




Citando Eduardo Azevedo:

"De acordo com a classificação de Köppen o clima dos Açores está abrangido pela categoria dos climas temperados quentes (grupo C), caracterizados por apresentarem verão e inverno e a temperatura média do mês mais frio ser inferior a 18 ºC mas superior a –3 ºC. A distribuição espacial das ilhas conduz, no entanto, a que o seu clima possa ser classificado (de Leste para Oeste) de transição entre os subgrupos Cs e Cf, respectivamente, transitando de clima chuvoso temperado com verão SECO a clima chuvoso temperado, húmido em todas as estações. Ainda de acordo com o mesmo sistema de classificação, a amenidade do clima das ilhas pode ser enfatizada pela conjugação da letra b a estes dois códigos passando ambos, Csb e cfa significar que a temperatura média do mês mais quente não ultrapassa em média os 22 ºC."

Exactamente.
A ilha das Flores tem um clima Cfb ( Temperado Marítimo) no local onde tem a sua estação ( Santa Cruz das Flores).
A ilha do Corvo tem um clima Cfa ( Subtropical húmido) no local onde tem a sua estação ( Vila do Corvo), porque já tem o mês mais quente do ano, acima de 22ºc em média e não tem meses secos.
Santa Maria até tem um clima Csb ( não só Csa) porque já está acima dos 22ºc e tem até 4 meses SECOS. :)
Claro que há regiões mais quentes e mais frias dentro das próprias ilhas.
Mais frias se subirmos de altitude, mais quentes em zonas costeiras mais a sul ou mais abrigadas dos ventos.
Contudo, na Ilha do Pico há locais com 19ºc de média anual na vertente norte e precipitações médias anuais bastante elevadas entre 3000 mm- 3500mm, ou acima de 20ºc de média anual na vertente sul e precipitações em torno de 1500mm!

http://www.climaat.angra.uac.pt/

Claro que isto não são situações regra, mas são aspectos interessantes a salientar.
Acredito que nas montanhas e conforme a área que estas ocupem façam com que o clima predominante nos Açores seja de tipo temperado, húmido e chuvoso.
Mas é interessante verificar, que mesmo nesta aparente homogeneidade climática, há tantas variações.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Belém, no Noroeste, em especial no Alto Minho, há algum local que não seja Csa? Qual a situação do Gerês, Marão, Caramulo...?
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
...mais quentes em zonas costeiras mais a sul ou mais abrigadas dos ventos.

Claro que isto não são situações regra, mas são aspectos interessantes a salientar.

Só um pequeno pormenor que deduzo que desconheça:

As zonas mais expostas aos ventos localizam-se TODAS na costa sul das ilhas. Na costa sul não existem zonas abrigadas uma vez que estão todas expostas a ventos de Oeste e de Sudoeste.
Já as zonas Orientais ou Norte das ilhas são por regra zonas mais abrigadas e que possuem um micro-clima específico e inerente ao contexto de uma dada ilha.

Muito obrigada!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Belém, no Noroeste, em especial no Alto Minho, há algum local que não seja Csa? Qual a situação do Gerês, Marão, Caramulo...?

Claro que sim.
Creio que no Gerês existem regiões sem meses secos e portanto com clima temperado marítimo.
O assunto já foi discutido aqui:

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/diversidade-climatica-em-portugal-3088-6.html

Até é possível que haja outro clima além desse, mas nas zonas mais altas da Serra da Estrela. Mas sobre isso ainda não há dados totalmente conclusivos.


Só um pequeno pormenor que deduzo que desconheça:

As zonas mais expostas aos ventos localizam-se TODAS na costa sul das ilhas. Na costa sul não existem zonas abrigadas uma vez que estão todas expostas a ventos de Oeste e de Sudoeste.
Já as zonas Orientais ou Norte das ilhas são por regra zonas mais abrigadas e que possuem um micro-clima específico e inerente ao contexto de uma dada ilha.

Muito obrigada!

Eu não disse que as zonas abrigadas eram na costa sul, o que disse foi: « mais quentes em zonas costeiras mais a sul OU mais abrigadas dos ventos.»
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Claro que sim.
Creio que o Gerês existem regiões sem meses secos e portanto com clima temperado marítimo.




Eu não disse que as zonas abrigadas eram na costa sul, o que disse foi: « mais quentes em zonas costeiras mais a sul OU mais abrigadas dos ventos.»

Exacto nem eu disse o contrário!

Só fiz questão de especificar que as zonas mais expostas ao temporais e aos ventos são as zonas localizadas a sul das ilhas. Como pode ver dentro de uma mesma ilha existem MUITAS disparidades quer em relação à temperatura, quer em relação à precipitação, daí ser complicado falarmos do Clima dos Açores sem nos cingirmos aos micro-climas que são específicos dentro do contexto de uma ilha.

E como diz um cientista açoriano e muito bem: "É muito dificil fazer uma previsão exacta nos Açores"


Continuação de uma boa noite!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Exacto nem eu disse o contrário!

Só fiz questão de especificar que as zonas mais expostas ao temporais e aos ventos são as zonas localizadas a sul das ilhas. Como pode ver dentro de uma mesma ilha existem MUITAS disparidades quer em relação à temperatura, quer em relação à precipitação, daí ser complicado falarmos do Clima dos Açores sem nos cingirmos aos micro-climas que são específicos dentro do contexto de uma ilha.

E como diz um cientista açoriano e muito bem: "É muito dificil fazer uma previsão exacta nos Açores"


Continuação de uma boa noite!

Estamos de acordo então.