A maior parte das regiões a norte do sitema Montejunto-Estrela apresentam um clima Csa ou Csb. o Tipo Cfb fica limitado a áreas já com uma certa altitude. Csb - Mediterrâneo com Verão fresco (mês mais quente inferior a 22ºC) Csa - Mediterrâneo com Verão quente (mês mais quente superior a 22ºC) Cfb - Temperado Marítimo com Verão fresco A grande diferença entre o Cs e o Cf é que o primeiro apresenta meses secos e o o segundo não. Um mês seco no Verão seria aquele que apresenta menos de 30-40mm.
Boa tarde Esse autor dividiu essas regiões consoante que espécies chave? Resinosas? Carvalhos? Outras?
Penso que também se poderia dizer que um mês seco no verão é aquele em que a precipitação média mensal (mm) não ultrapassa o dobro da temperatura média mensal (ºc). Essas descrições de climas que deste acima são para se ter uma ideia de cada clima ou para descrever que climas há em Portugal continental? Porque se assim fosse teria que se adicionar o Subárido e eventualmente o de montanha ou oro-atlântico ( entre possivelmente outros).
Estava apenas a responder à afirmação do stormy "quanto ao territorio continental acho correcto dividi-lo em regioes a norte e sul do sist. mont. montejunto-estrela que teem respectivamente clima CFB e CFA". Provavelmente ele queria dizer Csa e Csb e não Cfa e Cfb. Quanto ao clima de Montanha ou oro-atlântico, quais são as características?
que bom, algumas criticas construtivas acho que tens razao pois se esta divisao fosse mais promenorizada essas zona seria dividida em duas
Penhas Douradas, a 1388m, apresenta um clima Csb. A cotas mais elevadas a temperatura diminui e aumenta a precipitação, o que pode originar um clima Cfb ou mesmo Cfc (neste último caso se apresentar apenas 3 meses com temperatura média superior a 10ºC).
penhas douradas nao devia ser temperado maritimotem uma media anual semelhante a lodres a unica diferença sao veroes um pouco mais quentes e 2 meses secos....
Tem uma temperatura média anual inferior à de Londres e o triplo da precipitação anual, mas o factor principal de diferenciação é mesmo a existência de meses secos. Uma das principais características do clima Temperado Marítimo (Cfs) é a não existência de meses secos.
estás a ver, a diferença é tao tenue...é isso que me faz confusao podes dizer-me onde arranjas os graficos T.P.
peço imensa desculpa mas vou-me rir um poucoentao ponta delgada é csb e penhas douradas tambemavisem-me quando cairem 2m de neve am ponta delgada!!! agora educadamente, isto nao vos faz confusao?
Essa é uma das principais criticas à classificação de Köppen, o facto de considerar clima temperado (C) todos os locais com a temperatura média do mês mais frio entre -3ºC e 18ºC. Houve quem propusesse uma divisão nesse intervalo. Com essa nova divisão, passaria só a ser considerado como clima temperado os locais com valores inferiores a 6ºC para o mês mais frio e subtropical aqueles que tivessem o mês mais frio entre 6ºC e 18ºC.
Pois é, a cotas mais elevadas já não é Csb ou Csa... É disso que estava a falar. O clima na zona da Torre, na Serra da Estrela, pode muito bem ser mesmo um clima diferente dos já mencionados e sim, ser um clima degradado pela altitude ( isso penso que ninguém tem duvidas...). O Cfc é certamente uma hipótese e mais um clima ( possivelmente) a adicionar à lista climática de Portugal. Mas com dados seria mais certo. Não há nenhuma estação na Torre?