Diversidade climática em Portugal

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Em Portugal continental algumas das zonas mais quentes ficam na Bacia do Tejo e do Guadiana.

sim mas eu estou a falar em climas com tendencias megatermicas ( koppen) e estou a identificar no mapa os lugares mais quentes da europa, se pensarem o clima de malta, sul da grecia , algarve, sul de espanha, etc tem caracteristicas bem proprias e tendem para o tropical ( seco) é verdade que é ainda um clima mediterraneo mas com diferenças das outras zonas mediterraneas como o sul de frança sendo mais parecido com o de perth ou san diego.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Dizes com mais características «tropicais» porquê?
Por serem mais quentes que os locais a norte dessa linha?
Eu acho que devias ter usado outra expressão, como por exemplo, clima inframediterrâneo (lol) ou um clima mediterrânico com mais termicidade...
O Sul da Europa continental é um pouco antagónico aos trópicos, porque a época mais quente nos trópicos coincide normalmente com a fase mais húmida o que é contrário ao clima mediterrâneo...
O único trópico que vejo na Europa, será algures em alguns locais das Canárias/Madeira (?) e mais seguramente na faixa marítima do Sul dos Açores.
Ah e não gosto muito desse mapas com a Península Ibérica toda torta...lol

era isso que queria dizer ( desculpem a falta de rigor cientifico:(:unsure:).
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Acho as divisões - quer de Portugal, quer da Europa - a nível climático muito grosseiras, simplesmente porque apresentas critérios muito frágeis para definir esses limites, se é que se podem delimitar assim.
As mudanças não são radicais de um lado para o outro do traço, simplesmente vão-no sendo, é uma espécie de «gradação» e não uma mudança radical de climas dividida por um traço imaginário.
Para além disso, não estou a ver quais são as características tropicais do Algarve, do Sul de Itália e muito menos do Norte de África.
Uma região não é tropical apenas por ser quente, aliás, por serem climas detentores de uma amplitude térmica anual moderada a forte (nomeadamente as regiões do Interior Norte de África) e com uma precipitação anual muito reduzida, com a existência de imensos meses secos e, apenas nalguns casos, alguma precipitação na época mais fria - Inverno - é que não podem ser considerados, de forma alguma, tropicais; não têm a precipitação bem distribuída ao longo do ano, nem mesmo em quantidade, para além de, num clima tropical, não haver este tipo de divisões do ano em épocas nem estações diferentes; trata-se de um ano idêntico do início ao fim, quer a nível da temperatura como da precipitação, nomeadamente junto ao Equador.

As tranzicoes climaticas sao sempre graduais e acho que estas a simplificar demais as coisas
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
As tranzicoes climaticas sao sempre graduais e acho que estas a simplificar demais as coisas

Então falas contra ti mesmo ao afirmar isso; eu disse desde logo que essas transições eram graduais e que não se podiam simplesmente dividir com uma linha, como se estivessemos a separar duas realidades absolutamente opostas.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Então falas contra ti mesmo ao afirmar isso; eu disse desde logo que essas transições eram graduais e que não se podiam simplesmente dividir com uma linha, como se estivessemos a separar duas realidades absolutamente opostas.

desculpa o erro ortografico:thumbsup:
essas transiçoes nao sao repentinas mas a partir de um certo ponto podemos separar duas realidades ( climas) ainda que ligeiramente diferentes( o clima de beja e de sines sao diferentes mas nao sao "radicalmente opostos"):thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
na ponta SE de espanha que clima é esse? e nos açores?


BSh ( Subárido no extremo sudeste de Espanha).

Açores ( Cfa e Cfb). E também tem o Csa e o Csb!


O clima BSh também está presente em algumas zonas do Algarve e Alto Douro.

« BSh: A Semi-arid climate or steppe climate generally describes climatic regions that receive low annual rainfall (250-500 mm or 10-20 in).»
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
quanto ao territorio continental acho correcto dividi-lo em regioes a norte e sul do sist. mont. montejunto-estrela que teem respectivamente clima CFB e CFA, mas penso que tambem deveria-se diferenciar o litoral do interior e o litoral a norte e sul de lisboa:thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
quanto ao territorio continental acho correcto dividi-lo em regioes a norte e sul do sist. mont. montejunto-estrela que teem respectivamente clima CFB e CFA, mas penso que tambem deveria-se diferenciar o litoral do interior e o litoral a norte e sul de lisboa:thumbsup:

Sim, o sistema que foi usado para separar essas regiões foi quanto ao calor do verão. Csb ( verões mornos) Csa (verões quentes).
Claro que mais alguns climas podiam ser indicados, em Portugal continental, mas para isso seria necessária uma grande resolução e seria um trabalho exaustivo.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
O que vou escrever sobre fitoclima para espécies florestais vem no livro:


" Árvores e Arbustos Florestais " Resinosas



GENERICAMENTE está dividido em 8 regiões!

1ª Atlântica- clima temperado, humido, queda pluviométrica elevada, muita neblusidade e pequenos afastamentos anuais de temperaturas. Localiza-se no noroeste.

2ª Mediterrânea- Pluviosidade fraca, estios quentes e secos, invernos suaves, Corresponde a uma estreita faixa litoral no Algarve, assim como uma parte oriental do vale do rio Douro e uma estreita faixa ao sul da peninsula de Setubal.

3ª Subatlântica- Desvios térmicos muito elevados e chuva em pequena escala. Ocupa a maior parte da região transmontana do nosdeste e um pequena mancha fronteiriça ao sul do tejo.

4ª Submediterrânea- Chuvas pouco abundantes, invernos frios, aumento do desvio térmico anual. Estende-se do Algarve, pelo litoral do Alentejo e baixas do Sorraia, à Beira meridional e vai-se esbatendo à medida que caminhamos para o norte.


5ª Ibero Mediterrâneo- Caracteristicas mediterrâneas, diminuidas e alteradas pela influência ibérica ou continental, com clima de extremos. Situa-se a leste da zona anterior, intrronpendo no limite norte do Alto Alentejo para confirmar na Beira meridional.

6ª Atlântico-Mediterrâneo- Transição entre as influencias maritímas do Atlântico e do Mediterrâneo, com preponderância do frio..Compreende as bacias inferiores dos rios Vouga, Mondego e liz.

7ª Mediterrâneo-Atlântico- Parte sul da mesma faixa, com predominio da influência do Mediterrâneo.

8ª Oro-Atlântica- clima de montanha, com oscilações térmicas acentuadas e queda abundante de neve. Corresponde às regiões de maior altitude do norte, centro do país.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O que vou escrever sobre fitoclima para espécies florestais vem no livro:


" Árvores e Arbustos Florestais " Resinosas



GENERICAMENTE está dividido em 8 regiões!

1ª Atlântica- climatemperado, humido, queda pluviométrica elevada, muita neblusidade e pequenos afastamentos anuais de temperaturas. Localiza-se no noroeste.

2ª Mediterrânea- Pluviosidade fraca, estios quentes e secos, invernos suaves, Corresponde a uma estreita faixa litoral no Algarve, assim como uma parte oriental do vale do rio Douro e uma estreita faixa ao sul da peninsula de Setubal.

3ª Subatlântica- Desvios térmicos muito elevados e chuva em pequena escala. Ocupa a maior parte da região transmontana do nosdeste e um pequena mancha fronteiriça ao sul do tejo.

4ª Submediterrânea- Chuvas pouco abundantes, invernos frios, aumento do desvio térmico anual. Estende-se do Algarve, pelo litoral do Alentejo e baixas do Sorraia, à Beira meridionla e vai-se esbatendo à medida que caminhanmos para o norte.


5ª Ibero Mediterrâneo- Caracteristicas mediterrâneas, diminuidas e alteradas pela influência ibérica ou continental, com clima de extremos. Situa-se a leste da zona anterior, intrronpendo no limite norte do Alto Alentejo para confirmar na Beira meridional.

6ª Atlântico-Mediterrâneo- Transição entre as influencias maritímas do Atlântico e do Mediterrâneo, com preponderância do frio..Compreende as bacias inferiores dos rios Vouga, Mondego e liz.

7ª Mediterrâneo-Atlântico- Parte sul da mesma faixa, com predominio da influência do Mediterrâneo.

8ª Oro-Atlântica- clima de montanha, com oscilações térmicas acentuadas e queda abundante de neve. Corresponde às regiões de maior altitude do norte, centro do país.

entao litoral alentejano tem invernos frios como o vale do sorraia:huh:e algumas partes do litoral algarvio teem o mesmo clima do vale do douro:lmao:desculpa mas nao podia discordar mais desses aspectos...
quanto ao resto concordo:thumbsup:mas agradecia que metesses um mapa para ser mais facil a visualizaçao dessas divisoes climaticas;)
boas:thumbsup:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
entao litoral alentejano tem invernos frios como o vale do sorraia:huh:e algumas partes do litoral algarvio teem o mesmo clima do vale do douro:lmao:desculpa mas nao podia discordar mais desses aspectos...
quanto ao resto concordo:thumbsup:mas agradecia que metesses um mapa para ser mais facil a visualizaçao dessas divisoes climaticas;)
boas:thumbsup:



Pegas e escreves ao Srº Mário A Silveira da Costa que é Engº Silvicultor! E vê estou que estou a transcrever de um livro impossivel de retirar a imagem, e coloca-la aqui.
É uma divisão fitoclimática genérica como mencionei!!!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pegas e escreves ao Srº Mário A Silveira da Costa que é Engº Silvicultor! E vê estou que estou a transcrever de um livro impossivel de retirar a imagem, e coloca-la aqui.
É uma divisão fitoclimática genérica como mencionei!!!

atençao que nao tenho intençoes de te magoar desculpa se fui um pouco arrogante:thumbsup::unsure:
eu sei que é uma divisao fitoclimatica generica mas acho, com todo o respeito a quem fez essa obra e a ti, que há algumas incongruencias ( aquelas que já mencionei);)


achas que esta divisao que fiz é assim tao aberrante:huh:, no fundo bate certo com aquilo que o engº Mario A. Silveira publicou apenas faltam alguns pormenores e corrige aquelas duas incongruencias que mencionei no outro post:);)
atençao que sao só duas incongruencias nao disse que o trabalho do senhor estava mal feito;)
podes ao menos dar a tua opiniao acerca da minha divisao e se puderes corriji-la naquilo que achas errado..." se alguem vier refutar a minha teoria com dados solidos sou o primeiro a abandona-la":thumbsup:
cumprimentos:thumbsup:
 

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)


se alguem vier refutar a minha teoria com dados solidos sou o primeiro a abandona-la":thumbsup:
cumprimentos:thumbsup:

Olá stormy :)

É de notar que o mapa apresentado tem sido alvo de alguma contestação!
Pelo seu aspecto gráfico, parece-me que não é muito recente; não que isso seja muito importante para o contexto, a menos que, se assim for, existisse no momento uma escassez de informação que de alguma forma lhe fosse útil.
Como é óbvio, o seu aspecto gráfico denuncia que lhe estão subjacentes particularidades que apenas seriam visíveis com uma maior resolução, ou seja, as linhas de separação definidas apresentam a grosso modo (claramente não do tipo “antigo muro de Berlim” na separação das duas Alemanhas) territórios climáticamente distintos.
Muitos pormenores sobre o assunto estão esquecidos desde há uns anos e vou actualizando-os, porém sem recorrer a fontes específicas, recordo aspectos essenciais, o que me leva a afirmar que tais divisões no terreno (não olhando à diferença dos níveis das cotas), no geral, pode-se dizer que estão bem perto da realidade.
Para além de alguns e possíveis ajustes, gostaria de denunciar um que na minha opinião merece destaque: _situando-me na faixa litoral que vai desde o Cabo da Roca na região de Lisboa, passando pela Costa Vicentina até ao Sotavento Algarvio, penso que esta faixa poderia ser dividida em pelo menos 2 partes e tal divisão situar-se-ia na linha de relevos da Serra de Monchique e Espinhaço de Cão; como exemplo, sobretudo no Verão, um dia de praia em Vila Nova de Mil Fontes, não raro apresenta diferenças de um em Albufeira ou até mesmo Tavira. Apesar de tal faixa estar inserida nos parâmetros de clima mediterrânico, toda ela apresenta diferentes graus de exposição à Atlanticidade, o que obviamente, lhe confere diferenças que consoante os anos, poderão ser substanciais. :cool: