Diversidade climática

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Monitorização Clima de Portugal - 2010

Sim, são. As da Cordilheira Central (Lousã, Açor, Estrela) encontrei num estudo de genética, em relação à Beira Baixa foi-me dito por um biólogo do Parque do Tejo Internacional (presença na parte norte do concelho de Idanha). Já para não falar da Mata da Margaraça.

Provavelmente, e agora estou a especular, o carvalho-roble poder-se-ia estender até Sintra. Mas sobre isso não tenho dados.

Há carvalhos-roble em Sintra, só não sei é se serão espontâneos...
Mas parece-me mais que sim, do que não.

Desculpem o Offtopic. :)
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,686
Local
Aveiras de Cima
By SocioMeteo
...no Norte de Marrocos região que eu conheço pessoalmente, onde não existem pinheiros,carvalhos, vinhas,pomares diveros etc.... »...

Caro SocioMeteo vai um copito de vinho de uma região onde não se plantam videiras:calor:

762.jpg

:lmao:
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Re: Monitorização Clima de Portugal - 2010

Eu diria que a zona mais exposta ao frio proveniente da Meseta Norte é limitada a sul pela Cordilheira Central e a oeste pelas serras do Montemuro, Arada, Marão, Gerês, etc. Em suma, compreende essencialmente Trás-os-Montes e a Beira Transmontana, nomeadamente a Terra Fria.

Previsão das mínimas para hoje:

tw1gp098.gif


Reparem como a Meseta Norte é bem mais fria que a Meseta Sul.

Sim, nao é so latitude se nao tamben un bocado mais de altitude para a Meseta Norte, que fica 100 ou 150 metros mais alta que a Meseta Sul.

Mas, o mais importante é que a Meseta Norte fica mesmo circundada por altas montanhas que nao deixan apenas pasar aire maritimo:

Cordilhera cantabrica ao Norte
Sistema Central ao Sul
Sistema Ibérico ao Leste

A única área onde nao ha montanhas que nao deixen pasar o ar maritimo é a fronteira portuguesa, o Oeste.

Na Meseta Sul nao acontece a mesma coisa pois eles tan mais influencia maritima dende o Sul, Oeste e Leste, é por iso que as temperaturas sao mais altas en verao e en inverno.


Desculpen o portugues mais nao tenho diccionario nem traductor de windows.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Re: Monitorização Clima de Portugal - 2010

Sim, nao é so latitude se nao tamben un bocado mais de altitude para a Meseta Norte, que fica 100 ou 150 metros mais alta que a Meseta Sul.

Mas, o mais importante é que a Meseta Norte fica mesmo circundada por altas montanhas que nao deixan apenas pasar aire maritimo:

Cordilhera cantabrica ao Norte
Sistema Central ao Sul
Sistema Ibérico ao Leste

A única área onde nao ha montanhas que nao deixen pasar o ar maritimo é a fronteira portuguesa, o Oeste.

Na Meseta Sul nao acontece a mesma coisa pois eles tan mais influencia maritima dende o Sul, Oeste e Leste, é por iso que as temperaturas sao mais altas en verao e en inverno.


Desculpen o portugues mais nao tenho diccionario nem traductor de windows.

Mas em Portugal há montanhas com mais de 1000 metros que também isolam a Meseta Norte. As serras da Arada, Montemuro, Marão, Alvão, Gerês, Peneda, etc. Toda uma barreira que começa no distrito de Coimbra e se estende até ao Alto Minho.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Estava a falar da área das Arribes, dende Porto ata as Arribes, os limites dos distritros de Braganza e Guarda, e os limites dos distritos de Viseu e Vila Real, é por lí onde entra o ar maritimo a Meseta Norte, mais nao é moito.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Eu nunca estive no marrocos, mais acho que lí nao ha o Carvalho (Quercus robur) pois o limite Sul fica na Estremadura.

O que sí ha sao rebolos (Q.pyrenaica), mais é verdade que temos especies comunes, mais outras especies nao sao comunes ao marrocos, mesmo a Faya (Fagus sylvatica) nem o fresno (Fraxinus excelsior), e acho que os tilos (Tilia sp.) tambén nao fican en marrocos, nem o pinheiro silvestre (Pinus silvestris).

Acho que os pinheiros de lá sao pinea e halepensis.

Das vinhas nao sei, por o clima é verdade que ben pode ter vinha, mais como ja dizera nunca vi vinho de lá, e ainda acho moito estranho, pois se é pais musulmao acreditava que fora prohibido, mais nao seí se ha moitos cristianos e judeus por lá, pode ser que sejan eles os que cultivan as vinhas.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Estava a falar da área das Arribes, dende Porto ata as Arribes, os limites dos distritros de Braganza e Guarda, e os limites dos distritos de Viseu e Vila Real, é por lí onde entra o ar maritimo a Meseta Norte, mais nao é moito.

Uma porta de entrada de ar húmido para o interior é o vale do Mondego ;)
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu nunca estive no marrocos, mais acho que lí nao ha o Carvalho (Quercus robur) pois o limite Sul fica na Estremadura.

O que sí ha sao rebolos (Q.pyrenaica), mais é verdade que temos especies comunes, mais outras especies nao sao comunes ao marrocos, mesmo a Faya (Fagus sylvatica) nem o fresno (Fraxinus excelsior), e acho que os tilos (Tilia sp.) tambén nao fican en marrocos, nem o pinheiro silvestre (Pinus silvestris).

Acho que os pinheiros de lá sao pinea e halepensis.

Das vinhas nao sei, por o clima é verdade que ben pode ter vinha, mais como ja dizera nunca vi vinho de lá, e ainda acho moito estranho, pois se é pais musulmao acreditava que fora prohibido, mais nao seí se ha moitos cristianos e judeus por lá, pode ser que sejan eles os que cultivan as vinhas.

Eu fui ao google.co.uk, escrevi Quercus Robur e em sites de confiança encontrei referências sobre a sua presença no Norte de África.