Diversidade climática

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
pois os Users Frederico e Belém é que usam esses argumentos para dizerem que os Carvalhos existem no Norte de Marrocos mesmo que o Duero demonstre o contrario,


Então mas desde quando não existem carvalhos no Norte de Marrocos?
Já foi provado que sim e o que o Duero postou não tinha nada haver com carvalhos.
Mas se ainda continua a insistir neste ponto, penso que está na altura do Sociometeo provar que não existem carvalhos no Norte de Marrocos, então.


O que referi foi de acordo com Enólogos que eu conheço pessoalmente de algumas Herdades da Azeitão e de Palmela é que os melhores climas ou sub-climas como queira para a produção Vinícola de vinhos de grande qualidade são as regiões onde existem climas de transição do próprio clima.


Isso depende da casta.
Diga-me se a Malvasia precisa de algum clima de transição de temperado marítimo para mediterrâneo, na Sicília, em Creta ou na Madeira?
Acho que não é preciso conhecer nenhum enólogo para saber que as castas, precisam é de um casamento correcto entre pedologia, climatologia e alguma inserção cultural no local onde são cultivadas, não??





Agora eu considero que o clima sentido na região Sul/Oeste Francês é idêntico ao clima sentido ao clima do Norte e centro Litoral português não é se produz vinho ou não é porque:
Tem estas características comuns indesmentíveis
Diferenças significativas :
-Bordeuax não tem nenhum mês seco climatológico mas o engraçado é que na pratica tem como eu já expliquei.


Na prática não tem meses secos em regularidade suficiente, num período de 30 anos, para serem chamados de meses secos climatológicos.
Devia consultar os gráficos de Koppen-Geiger e Rivaz Martinez, se não concorda com eles, apresente-nos alternativas científicas aceitáveis, se faz favor.


que Bordéus aproxima-se muito mais do clima do Norte de Portugal do que com o clima dinamarquês por exemplo;



É claro as latitudes são mais próximas e ambas estão perto da linha de separação de clima temperado marítimo para mediterrâneo, estando Bordeus já no lado do clima temperado marítimo mas já quase no clima mediterrânico do sul de França e Braga ainda no clima mediterrânico mas já quase no clima temperado marítimo do Norte P. Ibérica. Então parece-me óbvio o porquê que hajam algumas semelhanças climáticas...


O que eu refiro aqui é que o clima português principalmente entre Sinta e Viana ou seja a Norte do sistema Montejunto Estrela tem uma forte influencia Atlântica e na minha opinião mais predominante que a influencia mediterrânica e que a influencia Atlântica aumenta ou dimui em latitude e que essa influencia atlântica é ignorada( não sei se propositadamente) em muitas analises e mesmo conceitos.


É isso, Koppen-Geiger, Orlando Ribeiro, Rivaz Martinez, Pina Manique e Albuquerque devem todos andar a ignorar essa influência atlântica mais forte que a mediterrânica que fica norte do conjunto Sintra-Estrela, propositadamente... Que se saiba para já, isso só acontece no Norte Litoral, no Minho ( com a excepção de algumas montanhas mais altas que ficam mais no interior), embora claro que se nota diferenças do Norte para o Sul dessa barreira montanhosa ( Sintra-Estrela)...
Se o Sociometeo se desse ao trabalho de mostrar com argumentos científicos que tinha razão, talvez ainda alguém tivesse algum interesse em rever a sua posição, mas assim só com opiniões pessoais não se vai a lado nenhum de certeza.
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Orlando Ribeiro considera que a única região do país que no conjunto está mais próxima da Europa Média do que da Europa Mediterrânica é a antiga província do Entre Douro e Minho, e para tal considera não só características climáticas: há que atender também à flora, à divisão da propriedade, às práticas agrícolas, ao tipo de gado predominante, diversas práticas culturais, etc. No entanto, com excepção das áreas montanhosas, a região possui dois meses secos.

SocioMeteo, já coloquei um link que conduz a um estudo sobre a presença de Quercus robur em Marrocos. Não reparou?

EDIT: já houve um autor, cujo nome não me recordo, que se referia a um clima «lusitano», presente em Portugal (Norte e Centro) e na Galiza, o qual se caracterizaria por precipitações elevadas durante grande parte do ano, Estio seco e moderadamente quente e Invernos «suaves» no que diz respeito às temperaturas médias. Algo que estaria entre o Atlântico e o Mediterrânico. Mas depois isto foi abandonado, ficou o sistema de Koppen.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Orlando Ribeiro considera que a única região do país que no conjunto está mais próxima da Europa Média do que da Europa Mediterrânica é a antiga província do Entre Douro e Minho, e para tal considera não só características climáticas: há que atender também à flora, à divisão da propriedade, às práticas agrícolas, ao tipo de gado predominante, diversas práticas culturais, etc. No entanto, com excepção das áreas montanhosas, a região possui dois meses secos. .

Exacto, de Aveiro para Norte e sempre no Norte Litoral.
E mesmo aqui ainda temos 2 meses secos...
Só mesmo em algumas montanhas, é que se tem um clima temperado marítimo propriamente dito.


SocioMeteo, já coloquei um link que conduz a um estudo sobre a presença de Quercus robur em Marrocos. Não reparou?.


Não só o Q. robur nas montanhas, mas também há referências para carvalhos na zona baixa de Marrocos, pelo google fora. E por acaso até me lembro perfeitamente de ver sobreiros em Marrocos, onde formavam por vezes densos bosques mas cujas árvores não eram de tronco tão largo e de uma copa tão desenvolvida, como vemos por cá, nos montados, talvez por terem pouca gestão humana e cresceram muito próximos uns dos outros... Mas aqui em Portugal também tenho visto algumas florestas de sobreiros assim.



EDIT: já houve um autor, cujo nome não me recordo, que se referia a um clima «lusitano», presente em Portugal (Norte e Centro) e na Galiza, o qual se caracterizaria por precipitações elevadas durante grande parte do ano, Estio seco e moderadamente quente e Invernos «suaves» no que diz respeito às temperaturas médias. Algo que estaria entre o Atlântico e o Mediterrânico. Mas depois isto foi abandonado, ficou o sistema de Koppen.

Csb, é o que define Koppen-Geiger, a Norte do conjunto Sintra-Estrela, clima este que também é encontrado na Turquia, Espanha, Austrália, Chile e Califórnia (EUA) e talvez em mais alguns países ( não visíveis pelo mapa que estou a ver):

http://koeppen-geiger.vu-wien.ac.at/pics/kottek_et_al_2006.gif

Agora claro que dentro deste macroclima, existem outros climas e microclimas.
Para isso já aconselhava a análise bioclimática de Rivaz-Martinez.
Portugal apareceu como sendo um país surpreendemente rico em bioclimas diferentes, nesta publicação:

http://www.globalbioclimatics.org/form/tb_med.htm

E aqui uma divisão simplificada por grandes grupos:

http://www.globalbioclimatics.org/form/bi_map/index.htm
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Um bom mapa das áreas de clima temperado marítimo em Portugal continental.
temperado.png
 

Golden Fields

Cirrus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
74
Local
Coimbra, Capital do Amor Eterno
Um bom mapa das áreas de clima temperado marítimo em Portugal continental.
temperado.png

Aka Serras de Portugal. E é muito forçado dizer que já são temperado marítimo em todas essas áreas, já que apresentam na sua extrema maioria meses secos, quando o marítimo tem chuva distribuída semelhantemente por todos os meses do ano. É verdade que neva e daí? Tessalónica ao nível do mar, na beira do Mediterrâneo em todos os Invernos neva e não é por isso que deixa de ser clima mediterrânico.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Aka Serras de Portugal. E é muito forçado dizer que já são temperado marítimo em todas essas áreas, já que apresentam na sua extrema maioria meses secos, quando o marítimo tem chuva distribuída semelhantemente por todos os meses do ano. É verdade que neva e daí? Tessalónica ao nível do mar, na beira do Mediterrâneo em todos os Invernos neva e não é por isso que deixa de ser clima mediterrânico.

Nessas zonas não apresentam meses secos devido a altitude é por isso que essas zonas são consideradas clima temperado aliás o clima temperado Marítimo não tem relação directa com a Neve alias neve muito mais nos Balcãs ou mesmo nas montanhas do Sul de França ou da Turquia do que neva por exemplo na Irlanda o clima temperado Marítimo é um clima sujeito a mais massas de ar marítimas e não continentais como acontece em quase toda a faixa Oeste da Península.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Aka Serras de Portugal. E é muito forçado dizer que já são temperado marítimo em todas essas áreas, já que apresentam na sua extrema maioria meses secos, quando o marítimo tem chuva distribuída semelhantemente por todos os meses do ano. É verdade que neva e daí? Tessalónica ao nível do mar, na beira do Mediterrâneo em todos os Invernos neva e não é por isso que deixa de ser clima mediterrânico.

Isso é falso. Veja por exemplo a distribuição da precipitação em Cork, na Irlanda:

http://wmo.meteo.pt/cityForecast.jsp?cityID=328

Em Cardiff, no país de Gales:

http://wmo.meteo.pt/cityForecast.jsp?cityID=36

Jersey (Ilhas do Canal da Mancha):

http://wmo.meteo.pt/cityForecast.jsp?cityID=1372

Nantes, França:

http://wmo.meteo.pt/cityForecast.jsp?cityID=1056

Bordeaux, França:

http://wmo.meteo.pt/cityForecast.jsp?cityID=1056
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal

“Então mas desde quando não existem carvalhos no Norte de Marrocos?
Já foi provado que sim e o que o Duero postou não tinha nada haver com carvalhos.
Mas se ainda continua a insistir neste ponto, penso que está na altura do Sociometeo provar que não existem carvalhos no Norte de Marrocos, então.” Belém


O que é que isso tem demais existirem espécies de Carvalhos no Norte de Marrocos em altitude o que é que isso prova???, onde quer chegar??? Esse seu arguemento so vem provar uma coisa a influencia do clima Temperado ate é visível abaixo das Latitudes 36º em algumas situações particulares o que ainda reforça mais o meu ponto de vista sem querer com esse seu argumento so acaba por me dar razão


“Acho que não é preciso conhecer nenhum enólogo para saber que as castas, precisam é de um casamento correcto entre pedologia, climatologia e alguma inserção cultural no local onde são cultivadas, não?? “ Belém


Exactamente tal e qual que esse meu Enólogo disse essas condições ideias registam-se nas regiões que acabei de referir as regiões tradicionais vinícolas claro que nessa cultura vinícola muitas adulterações e mutações tem-se feito ate se produz vinho no Seara no Nordeste Brasileiro veja bem…

“Na prática não tem meses secos em regularidade suficiente, num período de 30 anos, para serem chamados de meses secos climatológicos.
Devia consultar os gráficos de Koppen-Geiger e Rivaz Martinez, se não concorda com eles, apresente-nos alternativas científicas aceitáveis, se faz favor.
É claro as latitudes são mais próximas e ambas estão perto da linha de separação de clima temperado marítimo para mediterrâneo, estando Bordeus já no lado do clima temperado marítimo mas já quase no clima mediterrânico do sul de França e Braga ainda no clima mediterrânico mas já quase no clima temperado marítimo do Norte P. Ibérica. Então parece-me óbvio o porquê que hajam algumas semelhanças climáticas...
É isso, Koppen-Geiger, Orlando Ribeiro, Rivaz Martinez, Pina Manique e Albuquerque devem todos andar a ignorar essa influência atlântica mais forte que a mediterrânica que fica norte do conjunto Sintra-Estrela, propositadamente... Que se saiba para já, isso só acontece no Norte Litoral, no Minho ( com a excepção de algumas montanhas mais altas que ficam mais no interior), embora claro que se nota diferenças do Norte para o Sul dessa barreira montanhosa ( Sintra-Estrela)...
Se o Sociometeo se desse ao trabalho de mostrar com argumentos científicos que tinha razão, talvez ainda alguém tivesse algum interesse em rever a sua posição, mas assim só com opiniões pessoais não se vai a lado nenhum de certeza” Belém
.

Ai é que está Belém mas quem lhe disse a si que concordava com inteiramente com as com classificações climáticas de Koppen-Geiger???
Para mim são muito generalistas e perspectividades erradamente continuou achar que é um autentico disparate dizer-se que o clima da região Norte e centro de Portugal pertence á mesma classificação de clima que o Interior da Turquia so porque apresentam 2 meses secos… acho que o clima do Porto,Aveiro,Braga,Guimarães,Luso,Coimbra,Leiria,Viana do Castelo ate da Nazaré ou de Peniche não tem nada em comum com o clima do Interior da Turquia inserida num contexto climatológico totalmente diferente sujeita a massas de ar totalmente opostas a nossa por exemplo nas cidades e Nevsehir ou Erzinean( classificadas com o clima Csb o mesmo repare das cidades que referi ou mesmo cidades como vejam bem Oviedo ou Gijon ou Leon sim porque estas cidades espanholas também são Csb), tem valores de percipitação de 300-400 mm anuais as temperaturas no Inverno podem chegar aos -17 Negativos vejam bem -17 negativos este clima so tem 2 meses secos e não mais, devido ao extremo frio gélido e continental que sofre durante 4,5 meses acha que eu deva concordar com isto??? Lol não concordo mesmo que esteja instituído na comunidade cientifica acho um autentico disparate que deveria ser contestado o mais rápido possível pelas pessoas certas nos locais certos infelizmente eu não tenho a formação necessária nem os conhecimentos necessários para o fazer porque se o tivesse faria escrevia mexia-me…
O Belém fala em argumentos científicos pois bem já o referi os fundamentos factuais validos para fundamentar o meu ponto de vista… devido a isto e isto chega-me e sobra para dizer o que digo, ou seja tem mais aspectos em comum do que aqueles que os separam:

Tem estas características comuns indesmentíveis
-A temperatura media anual é idêntica, Braga:14º, Bordéus:13,5º;
- Distribuição dos valores da temperatura idênticos;
-Valores de Precipitação anual idênticos , Braga:1400 mm , Bordéus: 1000 mm
-Distribuição da precipitação idêntica na cidade de Bordéus ao contrario dos climas do Norte da Europa chove mais de Inverno, Primavera e Outono do que no Verão;
- Dias de chuva ao longo do ano idênticos entre os 120-170 dias por ano;
- como eu já aqui provei ou seja, todos os anos Bordeaux tem sempre 1,2,3 meses secos em cada ano tal e qual como em Braga;
-dias quentes com extremos que podem subir aos 35º graus ou até supera-los Bordéus tem valores de temperatura no verão que chegam por vezes aos 40º graus como em Braga


Diferenças significativas :
So consto 2:
-Bordeaux tem extremos de frio mais significativos, apesar de em Braga as temperaturas negativas de -4,-5 não serem uma total raridade;
-Bordeuax não tem nenhum mês seco climatológico mas o engraçado é que na pratica tem como eu já expliquei.

Posto isto acho que a caracterização e classificação climática de Koppen-Geiger tem algumas falhas para não dizer muitas uma delas reside na Europa Ocidental para mim as fronteiras e o mapa clima Temperado Marítimo está mal feito para mim existe um clima Idêntico com muitos aspectos em comum desde do Centro/ Norte de Portugal passando pela Galiza pela região Cantábria ate á região Centro Norte do Oeste de França para ai até Nantes que é uma região com muitos aspectos idênticos entre si… ate os fenómenos de calor de frio etc são idênticos a distribuição da percipitação é idêntica enfim não me vou tornar repetitivo que deveriam ter a mesma classificação climática depois existe os clima temperado verificado desde do Norte de França, Bélgica ,Holanda, Reino Unido até á Dinamarca que já tem muitos aspectos em comum como a própria distribuição da percipitação da temperatura por exemplo existe nestas regiões a inversão do período mais chuvoso que já não ocorre no Inverno(depende das NÃOS) mas que se destiguem claramente já de cidades como Bordéus,Porto,Santader,Oviedo,Corunha etc e ai volto ao Vinho ele já não se produz na Bélgica,Holanda,Dinamarca LOL existe já uma separação na própria vegetação enquanto por exemplo encontramos o maior Pinhal de Pinheiros Bravos(Atlantic Pine) na região de Bordeaux na Holanda,Bélgica ou Dinamarca já não os encontras enquanto a arvore Sub-tropical Eucalipto(que por acaso detesto) consegue sobreviver na Galiza, na Cantábria no Norte e Centro de Portugal ate pasme-se em algumas regiões do Oeste sul de Francês essas especieis já não existem nessas regiões… no fundo no fundo a unica coisa que destingue o clima do nosso Centro Norte de Portgal com o clima da região Cantabria e do Oeste Sul de França é só mesmo o facto de termos 2 meses secos climatologicos mas mesmo assim eles tambem o tem na pratica tem sempre 1,2,3 meses secos se formos rigorosos lol logo afinal esse promenorzinho(sim para mim não passa de um detalhe) acaba por na pratica nem se verificar, pega-se num promenor para destiguir climas para se igonar tudo o resto( temperatura,distribuição da percipitação, dias de percipitação,dias de calor quando como e porquê) enfim para depois dizerem que o clima do Porto é o mesmo que do Interior da Turquia em base nesse promenor...LOL... não acham isso um disparate??? agora a sério... lol é que eu acho mesmo.
è praticamente isto para mim chega para achar que estou certo e que a caracterização e classificação climática de Koppen-Geiger no meu ponto de vista falha redondamente… é a minha opinião Belém pode não ser a sua pode não ser a da maioria dos Users mas é a minha opinião e fundamentei-a não preciso de ir buscar nenhuma corrente cientifica fundamentei-a com dados concretos.
Mais outra coisa Belém não é verdade que o Bordéus encontre-se perto da fronteira do clima Mediterrâneo encontra-se bem longe… logo para mim esse argumento não justifica grande coisa….
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Isso é falso. Veja por exemplo a distribuição da precipitação em Cork, na Irlanda:

http://wmo.meteo.pt/cityForecast.jsp?cityID=328

Em Cardiff, no país de Gales:

http://wmo.meteo.pt/cityForecast.jsp?cityID=36

Jersey (Ilhas do Canal da Mancha):

http://wmo.meteo.pt/cityForecast.jsp?cityID=1372

Nantes, França:

http://wmo.meteo.pt/cityForecast.jsp?cityID=1056

Bordeaux, França:

http://wmo.meteo.pt/cityForecast.jsp?cityID=1056

Bom argumento.... a certas ideias pre-definidas que não correspondem bem á realidade... 100% de acordo...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Já que insiste a comparar Bordeaux com Braga, coloco aqui alguns dados.

Bordeaux, Gironde(33), 47m - [1961-1990]

Temperatura média anual: 12,8ºC

Os dois meses menos chuvosos são Julho e Agosto.
Temperatura média de Julho: 20,2ºC
Temperatura média de Agosto: 19,9ºC
Precipitação média em Agosto: 46,5mm
Precipitação média em Julho: 54,2mm

O mês mais frio é Janeiro com uma temperatura média de 5,8ºC.

Mínima mais baixa em Janeiro: -16,4ºC (nem Bragança ou as Penhas Douradas têm uma mínima tão baixa)

Mínima mais baixa em Fevereiro: -15,8ºC (nem Bragança ou as Penhas Douradas têm uma mínima tão baixa)

Mínima mais baixa em Dezembro: -13,0ºC (nem Bragança tem uma mínima tão baixa)

Esta localidade apresenta uma média de 38 dias por ano com temperaturas inferiores a 0ºC (quase tantos como Bragança).
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Toda a região do Magrebe a noroeste do Atlas tem um clima idêntico àquele que ocorre no sul da Península Ibérica. As montanhas «acomodam» as massas de ar atlânticas mais frescas e húmidas vindas de noroeste.

Por isso, as precipitações médias são idênticas às que ocorrem no Algarve e na Andaluzia, sucedendo algo idêntico com as temperaturas (que são um pouco mais altas no Inverno).

Isto é válido especialmente para as áreas mais setentrionais do Magrebe.

A vegetação espontânea do Noroeste de Marrocos, ou do norte da Argélia, não difere muito da que ocorre no sul da Península Ibérica; por lá também se encontra:

- Quercus robur
- Quercus suber
- Quercus faginea
- Quercus pyrenaica
- Quercus ilex
- Quercus canariensis

Também se cultivam alfarrobeiras, oliveiras, e árvores de fruto idênticas às que encontramos nos pomares algarvios, alentejanos ou andaluzes.

Para quem não sabe, em Marrocos podem ser cultivados todos os legumes e frutas que cultivamos no sul da Península Ibérica, facto que no futuro pode constituir uma ameaça à agricultura andaluza devido aos preços mais baixos. Há quem diga que Marrocos aspira a ser a nova horta da Europa e quer substituir a Espanha nesse papel.

morocco.jpg