Diversidade climática

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
CHOPO TEMBLÓN

populustremula.jpg


PINO SILVESTRE
 


SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
By SocioMeteo

Caro SocioMeteo vai um copito de vinho de uma região onde não se plantam videiras:calor:

762.jpg

:lmao:

eu alguma vez afirmei que não se conseguia produzir vinho em Marrocos,na Baviera na Polonia ou na Ucrania??? que disse é que as melhores castas os produtos de melhor qualidade encontram as condições ideais em climas não tipicamente mediterraneos mas sim em climas de transição com outro tipo de influencias como é o caso do sul/ centro/ oeste de França, todo o territorio de Portugal com excepção da zona sul do Baixo Alentejo e Algarve, Norte,centro,oeste de espanha Norte de centro de Italia foi isso que disse.... se você quiser fazer o Teste veja os top20 de vinhos mais europeus conceituados e de melhor e veja em que zonas eles são produzidos...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
eu alguma vez afirmei que não se conseguia produzir vinho em Marrocos

E você ainda se dá ao desplante de mentir outra vez:


...no Norte de Marrocos região que eu conheço pessoalmente, onde não existem pinheiros,carvalhos, vinhas,pomares diveros etc.... »...

Você disse isso, sim sr e também disse que não haviam lá carvalhos,pomares, pinheiros ( quando há tudo disso lá).
E os carvalhos também crescem em zonas baixas de Marrocos; são os exemplos do sobreiro e da azinheira.


Ja coloquei 5 mapas de especies que fican por ca, e nao parezen que fiquen por lá.
Mas, tenho moitas mais.


Duero, mais do que uma espécie de tília está presente em Portugal e não é colocada qualquer referência a isso nesses mapas, por exemplo. Mas o que se falava aqui era exclusivamente de carvalhos e da sua presença em Marrocos que foi negada pelo Sociometeo.
Que eu saiba existem carvalhos em Marrocos sim e até bem mais do que uma espécie.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Existem várias referências sobre a presença de carvalho-alvarinho no Magrebe espalhadas pela internet.

Provavelmente são manchas residuais, ou então os bosques os bosquetes identificados no passado que já nem existem.

Em Portugal também temos uma espécie de carvalho com uma área de distribuição muito limitada, trata-se do carvalho-de-Monchique. Os únicos exemplares que conheço estão no concelho de Monchique e de Odemira.

Uma das subespécies de carvalho-cerquinho também tem uma distribuição muito limitada no nosso território, só tenho conhecimento da presença de alguns exemplares nos concelhos de Loulé ou São Brás de Alportel, em pleno Barrocal.

Provavelmente, sucederá algo do género nas montanhas do norte do Magrebe em relação ao Quercus robur.

Se existem tantas referências na internet sobre a sua presença no Norte de África não me parece que a informação seja falsa.

PS: com frequência esses mapas de distribuição de espécies vegetais estão muito desfasados da realidade. Já vi mapas sobre o roble que consideram a sua presença apenas no Minho, Douro Litoral e Beira Litoral Norte, quando está mais que documentado que a espécie também é espontânea nas serras da Lousã, Açor, Estrela ou na Terra Fria.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Existem várias referências sobre a presença de carvalho-alvarinho no Magrebe espalhadas pela internet.

Provavelmente são manchas residuais, ou então os bosques os bosquetes identificados no passado que já nem existem.

Em Portugal também temos uma espécie de carvalho com uma área de distribuição muito limitada, trata-se do carvalho-de-Monchique. Os únicos exemplares que conheço estão no concelho de Monchique e de Odemira.

Uma das subespécies de carvalho-cerquinho também tem uma distribuição muito limitada no nosso território, só tenho conhecimento da presença de alguns exemplares nos concelhos de Loulé ou São Brás de Alportel, em pleno Barrocal.

Provavelmente, sucederá algo do género nas montanhas do norte do Magrebe em relação ao Quercus robur.

Se existem tantas referências na internet sobre a sua presença no Norte de África não me parece que a informação seja falsa.

PS: com frequência esses mapas de distribuição de espécies vegetais estão muito desfasados da realidade. Já vi mapas sobre o roble que consideram a sua presença apenas no Minho, Douro Litoral e Beira Litoral Norte, quando está mais que documentado que a espécie também é espontânea nas serras da Lousã, Açor, Estrela ou na Terra Fria.

Também me parece que existem Quercus canariensis na Arrábida, mas uma vez que estás a falar apenas dos exemplares que conheces, está correcto e eu apenas queria adicionar essa referência.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Também me parece que existem Quercus canariensis na Arrábida, mas uma vez que estás a falar apenas dos exemplares que conheces, está correcto e eu apenas queria adicionar essa referência.

Na Arrábida já vi Quercus faginea, mas é possível que haja Quercus canariensis, não sei. Também penso que no passado terá havido Quercus Canariensis na serra do Caldeirão, já que a espécie está presente na serra de Aracena, onde existem idênticas condições edafo-climáticas.

Há referências interessantes sobre a exploração de madeira de carvalho na serra de Monchique, desde a sua utilização para a construção naval, passando pela construção de Vila Real de Santo António ou de chalés no litoral algarvio. Em documentos e livros de História local tenho encontrado informações que mereciam outro tratamento.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Roble em Marrocos e desertificação provocada pela pastorícia: http://www.uow.edu.au/science/eesc/eesresearcacademics/UOW021702.html


Muito interessante e triste ao mesmo tempo.
Já estive na floresta de montanha dos Atlas ( tanto a de carvalhos como de coníferas) e são regiões maravilhosas ( lembro-me ( foi em 2002) de estar num ponto alto a ouvir as trovoadas de Maio e poder olhar para a imensidão amarela do deserto Sahara dos vales lá embaixo :D), embora tenha notado muita degradação em vastas áreas de montanha. E ironicamente muitos destes locais, já nem são habitados, estão é com os solos esgotados. Pareceu-me que os solos são muito frágeis lá...

Sobre o Q. canariensis da Arrábida:

http://www.icnb.pt/propfinal/_Vol.I.../Fichas de Sítios/Sitio ARRABIDA_ESPICHEL.pdf
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
eu alguma vez afirmei que não se conseguia produzir vinho em Marrocos,na Baviera na Polonia ou na Ucrania??? que disse é que as melhores castas os produtos de melhor qualidade encontram as condições ideais em climas não tipicamente mediterraneos mas sim em climas de transição com outro tipo de influencias como é o caso do sul/ centro/ oeste de França, todo o territorio de Portugal com excepção da zona sul do Baixo Alentejo e Algarve, Norte,centro,oeste de espanha Norte de centro de Italia foi isso que disse.... se você quiser fazer o Teste veja os top20 de vinhos mais europeus conceituados e de melhor e veja em que zonas eles são produzidos...


Se trocar o vinho por azeite, continua a fazer estas estranhas associações ?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Para evitar equívocos, eu esclareço caso alguém não tenha percebido. O sociometeo usa o vinho para defender uma qualquer teoria sobre a relação de Bordéus e Portugal, pelo que percebi pois há muito que perdi a paciência para acompanhar o que se discute aqui.
Se trocarmos o vinho por outro produto, azeite por exemplo, e usando o mesmo método, o resultado é o oposto ao que ele defende pois 95% da produção de azeite mundial tem origem na bacia mediterrânica (Espanha, Itália, França, Grécia, Portugal, Tunísia, Turquia, a Síria, Marrocos e Argélia).

Conclusão? É disparatado fazer qualquer uma destas associações, pelo menos desta forma olhando apenas para um exemplo que vá de encontro ao que se quer defender ignorando o resto.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Para evitar equívocos, eu esclareço caso alguém não tenha percebido. O sociometeo usa o vinho para defender uma qualquer tese sobre a relação de Bordéus e Portugal, pelo que percebi.
Se trocarmos o vinho por outro produto, azeite por exemplo, e usando o mesmo método, o resultado é o oposto ao que ele defende pois 95% da produção de azeite mundial tem origem na bacia mediterrânica (Espanha, Itália, França, Grécia, Portugal, Tunísia, Turquia, a Síria, Marrocos e Argélia).

Conclusão? É disparatado fazer qualquer uma destas associações, pelo menos desta forma olhando apenas para um exemplo que vá de encontro ao que se quer defender ignorando o resto.

Vince esse seu ponto de vista e argumento faz sentido e tem lógica e foi pertinente realmente como eu disse á pouco produz-se vinho na Baviera na Ucrânia ou imagine-se bem na Polónia, isto para exactamente ir ao encontro do seu ponto de vista que este tipo de associações podem ser bem pouco lineares e subjectivas como você disse, mas o Vince deverá critica-las e expô-las ou denuncia-las em todos os Users ou seja esse seu raciocínio deve ser válido para todos, pois os Users Frederico e Belém é que usam esses argumentos para dizerem que os Carvalhos existem no Norte de Marrocos mesmo que o Duero demonstre o contrario, ou para dizerem que se produz vinho em Marrocos estou totalmente em acordo com o seu ponto de vista.
O que referi foi de acordo com Enólogos que eu conheço pessoalmente de algumas Herdades da Azeitão e de Palmela é que os melhores climas ou sub-climas como queira para a produção Vinícola de vinhos de grande qualidade são as regiões onde existem climas de transição do próprio clima mediterrâneo e que são por essas razões que a produção de vinhos em grande parte do território português é de grande qualidade e acima de tudo diversidade e que os vinhos da região do Centro e Centro Norte de Itália Norte/Oeste de Espanha e faça essa analise e veja se não têm razão??? Eu também reconheço estou a falar um pouco por o que eles me dizem pois não entendo muito de produção Vinícola mas que faz sentido e tem lógica tem… claro que existe vinho em Marrocos na Ucrânia ou na Baviera não se produz é com a mesma qualidade como se produzem nestas regiões que acabei de referir.
Agora eu considero que o clima sentido na região Sul/Oeste Francês é idêntico ao clima sentido ao clima do Norte e centro Litoral português não é se produz vinho ou não é porque:
Tem estas características comuns indesmentíveis
-A temperatura media anual é idêntica, Braga:14º, Bordéus:13,5º;
- Distribuição dos valores da temperatura idênticos;
-Valores de Precipitação anual idênticos , Braga:1400 mm , Bordéus: 1000 mm
-Distribuição da precipitação idêntica na cidade de Bordéus ao contrario dos climas do Norte da Europa chove mais de Inverno, Primavera e Outono do que no Verão;
- Dias de chuva ao longo do ano idênticos entre os 120-170 dias por ano;
- como eu já aqui provei ou seja, todos os anos Bordeaux tem sempre 1,2,3 meses secos em cada ano tal e qual como em Braga;
-dias quentes com extremos que podem subir aos 35º graus ou até supera-los Bordéus tem valores de temperatura no verão que chegam por vezes aos 40º graus como em Braga


Diferenças significativas :
So consto 2:
-Bordeaux tem extremos de frio mais significativos, apesar de em Braga as temperaturas negativas de -4,-5 não serem uma total raridade;
-Bordeuax não tem nenhum mês seco climatológico mas o engraçado é que na pratica tem como eu já expliquei.


Conclusão logo para mim o clima desta região francesa tem muito mais aspectos em comum do que aqueles que os separam e que os pontos que os destinguem que é so este Bordeuax não tem nenhum mês seco climatológico na pratica nem se verifica, também acho que as classificações dos diversos climas e sub-climas é muito rígida por exemplo consideram que o clima de Bordéus é de outro tipo do clima do Centro Norte de Portugal so porque Bordeuax não tem nenhum mês seco climatológico apesar de depois terem tudo em comum mas enfim, mas depois consideram que Bordéus tem o mesmo clima por exemplo que Copenhaga??? Ou Amesterdão??? É estas fronteiras que eu não concordo Lol acho que Bordéus aproxima-se muito mais do clima do Norte de Portugal do que com o clima dinamarquês por exemplo;

O que eu refiro aqui é que o clima português principalmente entre Sinta e Viana ou seja a Norte do sistema Montejunto Estrela tem uma forte influencia Atlântica e na minha opinião mais predominante que a influencia mediterrânica e que a influencia Atlântica aumenta ou dimui em latitude e que essa influencia atlântica é ignorada( não sei se propositadamente) em muitas analises e mesmo conceitos.
:)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Já chega de ataques ad hominem por aqui. Não podemos passar a vida a apagar mensagens, temos mais do que fazer, a continuar assim com este triste espectáculo temos que começar a penalizar os membros que ultrapassam os limites da boa educação, válido para todos.