Diversidade climática



SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Ah...e já agora estamos a comparar localidades a 85m com localidades a 650m....;)

e?? não se fala tambem da neve dos Balcães e da penisula Italica? mas falo de Bragança como posso falar de Lugo ou de Zamora ou Salamanca cidades da mesma região goegrafica com menos altitude e com invernos indenticos e similares
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Este ano meteorologicamente foi...

Os dados de Paris-Mountsouris, são dados retirados de uma estação situada dentro da area de ilha de calor urbano...os dados que meti aqui:


Uploaded with ImageShack.us
são da estação de referencia, que mede o real clima da zona sem influencia antropica.

Não são os valores Portugueses que surgem por milagre, mas sim os Franceses que surgem por efeito urbano.

Se quer comparar RUEMA´S com EMA´s então posso-lhe dizer que, por exemplo, Lisboa ( RUEMA da baixa) é mais quente que Beja....

LaPalice ainda não conseguiu desmentir isto:

Bragança:4,4º
Paris:4,7º

Inverno da terra fria tras-montana tão ou mais frio que o Inverno da região do Norte de França.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Re: Este ano meteorologicamente foi...

ok então vou fazer uma pergunta muito mas muito Dahhh... então como é que estes valores surgem?? qual o motivo? o que faz com que os valores dessas cidades portuguesas sejam identicos e inferiores ao dessa região francesa?eles não surgem por milagre? por mero acaso?eles valem alguma coisa?

Em relação aos valores médios isso é explicável com o efeito de ilha de calor.

Relativamente à intensidade dos episódios frios isso está relacionado com um maior afastamento do nosso país aos locais de origem dessas massas de ar frio.

Por exemplo, Paris/Orly teve, num episódio muito frio em Janeiro de 1987, uns dias com máximas muito baixas, no dia 12 a máxima ficou em -10ºC. Episódios desta intensidade são impensáveis em Portugal, com excepção das áreas mais altas da Serra da Estrela. Isto porque as massas de ar frio chegam a Portugal já menos intensas do que chegam, por exemplo, a França ou até à parte leste de Espanha.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Possa!!
Esses dados, sociometeo, são dados de uma estação urbana...ainda não percebeu??
A EMA de Bragança ou Guarda está fora da cidade, num sitio representativo para o clima da zona...
Mais uma vez aviso que não se podem comparar zonas de altitude tão dispar como uma difrereça de 600m....

Há lugares em Portugal mais frios que Paris no inverno, esteja descansado que há, nomeadamente boa parte dos locais acima dos 1000m...agora, a nivel bioclimatico não se podem comparar com Paris, pois estão a altitudes diferentes e latitudes diferentes.

Salamanca é mais fria que Bragança...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Re: Este ano meteorologicamente foi...

LaPalice ainda não conseguiu desmentir isto:

Bragança:4,4º
Paris:4,7º

Inverno da terra fria tras-montana tão ou mais frio que o Inverno da região do Norte de França.

Esta afirmação é demagógica. Utilizar apenas dois dados de duas localidades para classificar o Inverno em regiões tão vastas não é correcto.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Possa!!
Esses dados, sociometeo, são dados de uma estação urbana...ainda não percebeu??
A EMA de Bragança ou Guarda está fora da cidade, num sitio representativo para o clima da zona...
Mais uma vez aviso que não se podem comparar zonas de altitude tão dispar como uma difrereça de 600m....

Há lugares em Portugal mais frios que Paris no inverno, esteja descansado que há, nomeadamente boa parte dos locais acima dos 1000m...agora, a nivel bioclimatico não se podem comparar com Paris, pois estão a altitudes diferentes e latitudes diferentes.

Salamanca é mais fria que Bragança...


mas afinal classifica ou não classifica o clima da regão oh meu deus!!!! ja estou a ficar baralhado eheheh.

Cumps a todos Dan Stormy e Belem gosto muito de debater aqui com vocês neste forum e boas festas... Voces puxam para um lado e eu para o outro mas mesmo assim tenho a humildade de reconhecer que vou aprendendo muita coisa com vocês mesmo que seja fiel as minhas perspectivas como vocês sabem.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Este ano meteorologicamente foi...

Em relação aos valores médios isso é explicável com o efeito de ilha de calor.

Relativamente à intensidade dos episódios frios isso está relacionado com um maior afastamento do nosso país aos locais de origem dessas massas de ar frio.

Por exemplo, Paris/Orly teve, num episódio muito frio em Janeiro de 1987, uns dias com máximas muito baixas, no dia 12 a máxima ficou em -10ºC. Episódios desta intensidade são impensáveis em Portugal, com excepção das áreas mais altas da Serra da Estrela. Isto porque as massas de ar frio chegam a Portugal já menos intensas do que chegam, por exemplo, a França ou até à parte leste de Espanha.

em 1987 nevou na cidade do Porto...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Este ano meteorologicamente foi...

inventem agora o que quiserem os nºs não mentem...
e como disse todos os anos neva em Viseu e todos os anos é ultimo nevão dos ultimos 20 anos se quiserem eu provo-os isto está registado em videos no youtube.

Inventar o quê? ahm?
Quase todos os anos neva em Viseu, mas nem todos os anos a neve pega. Nem todos os anos a cidade consegue acumular 1 único centímetro que seja.
E muito menos 5-10cm.
Mais do que 10cm de neve então é raríssimo.

Dizer que "os Invernos em Viseu não ficam nada atras em episodios de neve e de frio a muitas cidades europeias" é como quase comparar a precipitação que cai em Faro com a que cai no Pico dos Açores. Em Faro chove, mas não é a mesma coisa.

Não posso deixar de concordar. Às vezes parece que para os portugueses só neva na Serra da Estrela.

Já foi dito, mais que dito. E até já há um sketch sobre a memória meteorológica dos portugueses. Mas isso tanto acontece com a neve, como acontece com o frio, calor, chuva, vento... Enfim, assunto mais que batido.


ok então vou fazer uma pergunta muito mas muito Dahhh... então como é que estes valores surgem?? qual o motivo? o que faz com que os valores dessas cidades portuguesas sejam identicos e inferiores ao dessa região francesa?eles não surgem por milagre? por mero acaso?eles valem alguma coisa?

Estas perguntas todas são o sinal vivo daquilo que você percebe de climatologia.
Pense no seguinte:
Se Bragança é mais fria que Paris, como diz, e se no inverno em Bragança chove o dobro que em Paris, porque é que os episódios de neve em Bragança não são muito mais intensos? Aliás, porque é que em Bragança não cai o dobro da neve?
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Este ano meteorologicamente foi...

Inventar o quê? ahm?
Quase todos os anos neva em Viseu, mas nem todos os anos a neve pega. Nem todos os anos a cidade consegue acumular 1 único centímetro que seja.
E muito menos 5-10cm.
Mais do que 10cm de neve então é raríssimo.

Dizer que "os Invernos em Viseu não ficam nada atras em episodios de neve e de frio a muitas cidades europeias" é como quase comparar a precipitação que cai em Faro com a que cai no Pico dos Açores. Em Faro chove, mas não é a mesma coisa.



Já foi dito, mais que dito. E até já há um sketch sobre a memória meteorológica dos portugueses. Mas isso tanto acontece com a neve, como acontece com o frio, calor, chuva, vento... Enfim, assunto mais que batido.




Estas perguntas todas são o sinal vivo daquilo que você percebe de climatologia.
Pense no seguinte:
Se Bragança é mais fria que Paris, como diz, e se no inverno em Bragança chove o dobro que em Paris, porque é que os episódios de neve em Bragança não são muito mais intensos? Aliás, porque é que em Bragança não cai o dobro da neve?

Oh André n fique tão chateado com o N_Fig so porque ele concordou com o meu ponto de vista ele tem direito a ter opinião propria e partilha-la aqui no forum mesmo que ela seja identica á minha.
Continua a não desmentir isto:
Bragança:4,5º
Paris:4,7º

mentira?

cada região tem especificidades muito proprias e particulares a posição geografica de Bragança faz com que tenha uma forte influencia continental caracteristica da penisula iberica é sujeita a temperaturas muito baixas e ventos continetais bem como episodios de arrefencimento nocturno normalmente quando faz muito frio em Bragança a percipitação não surge como aconteceu no inicio da semana passada e quando a chuva surge as temperaturas podem subir a valores demasiado altos para que poça surgir em forma de neve. Enquanto que Paris não como devido a NAO consegue muitas vezes conjugar os 2 factores perciptação e temperatura baixa para a ocorrencia de percipitação em forma de neve.
De notar outra coisa a forma de percipitação tambem é diferente os famosos aguaceiros caracteristicos do Norte de Portugal e da Galiza acontecem em Bragança onde num dia pode chover 20mm-30mm ou mais.Em Paris devido a NAO a percipitação é muito menos intensa mas mais constante num tempo dias seguidos de chuva miudinha e neve fraca em Paris podem acontecer durante mais que um dia. Em Bragança como em Bordeus ou em Lugo o mês de Janeiro é dos ou o mais chuvoso em Paris o mês de Janeiro não é o mais chuvoso longe disso.
Falo a nivel de senso comum e pela intuição meteoreologica que tenho mas penso que a verdade cientifica não deve andar muito longe disto. mas deixe la que foi pesquisar e fundamentala com outros termos e digo-lhe aqui vou demonstrar que o que digo faz sentido.
Uma coisa é certa a temperatura media em Janeiro é mais baixa em Bragança que em Paris.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Re: Este ano meteorologicamente foi...

em 1987 nevou na cidade do Porto...

É um bom exemplo de como funcionam estas entradas de ar frio.
Esse episódio provocou uma máxima de -10ºC em Paris/Orly, uma máxima de -1ºC em Bragança (IM) e uma máxima de 4ºC na estação de Porto/Pedras Rubras.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Este ano meteorologicamente foi...

Oh André n fique tão chateado com o N_Fig so porque ele concordou com o meu ponto de vista ele tem direito a ter opinião propria e partilha-la aqui no forum mesmo que ela seja identica á minha.
Continua a não desmentir isto:
Bragança:4,5º
Paris:4,7º

mentira?

cada região tem especificidades muito proprias e particulares a posição geografica de Bragança faz com que tenha uma forte influencia continental caracteristica da penisula iberica é sujeita a temperaturas muito baixas e ventos continetais bem como episodios de arrefencimento nocturno normalmente quando faz muito frio em Bragança a percipitação não surge como aconteceu no inicio da semana passada e quando a chuva surge as temperaturas podem subir a valores demasiado altos para que poça surgir em forma de neve. Enquanto que Paris não como devido a NAO consegue muitas vezes conjugar os 2 factores perciptação e temperatura baixa para a ocorrencia de percipitação em forma de neve.
De notar outra coisa a forma de percipitação tambem é diferente os famosos aguaceiros caracteristicos do Norte de Portugal e da Galiza acontecem em Bragança onde num dia pode chover 20mm-30mm ou mais.Em Paris devido a NAO a percipitação é muito menos intensa mas mais constante num tempo dias seguidos de chuva miudinha e neve fraca em Paris podem acontecer durante mais que um dia. Em Bragança como em Bordeus ou em Lugo o mês de Janeiro é dos ou o mais chuvoso em Paris o mês de Janeiro não é o mais chuvoso longe disso.
Falo a nivel de senso comum e pela intuição meteoreologica que tenho mas penso que a verdade cientifica não deve andar muito longe disto. mas deixe la que foi pesquisar e fundamentala com outros termos e digo-lhe aqui vou demonstrar que o que digo faz sentido.
Uma coisa é certa a temperatura media em Janeiro é mais baixa em Bragança que em Paris.

Chateado? :lmao:
O N_Fig não disse nenhuma mentira. Eu até disse que há um sketch sobre o que ele disse.

O Sociometeo é que está à espera que eu desminta algo. O que é mesmo?

Continuo aparvalhado com os episódios de neve que pensa que ocorrem na cidade de Viseu. Não fosse eu de lá e até acreditaria.
E volto a dizer, pode nevar todos os anos em Viseu, mas não são todos os anos que a neve pega, e muito menos aqueles em que a neve acumula 5cm.
Mais de 10cm então... Coisa banal em muitas cidades europeias.

Quanto a Paris/Bragança, as mínimas mais baixas em Bragança justificam-se pelo número de noites de céu limpo muito superiores em Bragança, quando comparadas com Paris.
As máximas mais baixas em Paris, justificam-se pelo frio que é capaz de reter ao contrário de Bragança.
Quanto à precipitação... Sem frio sustentável não se fazem milagres, não é verdade?
Uma frente de oeste e muitas vezes nem na Torre da Serra da Estrela neva.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Re: Este ano meteorologicamente foi...

Continuo aparvalhado com os episódios de neve que pensa que ocorrem na cidade de Viseu. Não fosse eu de lá e até acreditaria.
E volto a dizer, pode nevar todos os anos em Viseu, mas não são todos os anos que a neve pega, e muito menos aqueles em que a neve acumula 5cm.
Mais de 10cm então... Coisa banal em muitas cidades europeias.

Concordo plenamente consigo, André. De facto, este século em Viseu apenas nevou nos Invernos de 2002,2005 e nos últimos três anos. Que tenha acumulado mais de 1cm, apenas nos últimos três invernos, em que tem caído cerca de 2/3nevões ao ano,com uma acumulação média de 3-5cm, mas mais quase nunca.

Gostava de saber onde o SocioMeteo vai buscar essa informação. Que venha viver para Viseu, e ver como realmente é.:huh: