Diversidade climática

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Este ano meteorologicamente foi...

Deixa estar que se voltar a nevar em Elvas este ano irão dizer que já não nevava ha 20-30 anos é sempre assim a memoria meteoreologica dos portugueses relativo a episodios de frio é nula ou inexistente...Ainda que postou aqui estas Imagens para aquelas pessoas que falam que em Portugal a neve so aparece em Portugal em visitas de medico pois bem está ai a prova mais uma entre Mil que mesmo no Sul do pais a Neve aparece sempre 2,3,4 vezes por decada.Penso que em 2006,2007 nevou em Elvas não com tanta intesidade e que este ano tenho um amigo meu de Elvas que me falou na queda de pequena agua-Neve.

cumps

2,3,4 vezes por decada no sul ( especialmente interior do alto alentejo e pontos mais altos de monchique)...rarissimas vezes no litoral ( embora possa ocorrer em situações de fluxo de E/NE com instabilidade)...ou seja...neve abaixo dos 500m em Portugal é uma coisa razoavelmente rara...
Mesmo nas serras acima dos 1000m, ou no interior NE, a neve é de pouca dura...podes ter 1m de neve hoje, que amanhã já se foi tudo e estão 10º...

Portanto...Portugal é um pais em que a neve existe, todos os anos pelo menos acima dos 800-1000m, mas que nunca jamais poderá ser considerado um pais de invernos frios e nivosos...como a quase totalidade dos paises Europeus a norte dos 40-45ºN.
 


SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Este ano meteorologicamente foi...

2,3,4 vezes por decada no sul ( especialmente interior do alto alentejo e pontos mais altos de monchique)...rarissimas vezes no litoral ( embora possa ocorrer em situações de fluxo de E/NE com instabilidade)...ou seja...neve abaixo dos 500m em Portugal é uma coisa razoavelmente rara...
Mesmo nas serras acima dos 1000m, ou no interior NE, a neve é de pouca dura...podes ter 1m de neve hoje, que amanhã já se foi tudo e estão 10º...

Portanto...Portugal é um pais em que a neve existe, todos os anos pelo menos acima dos 800-1000m, mas que nunca jamais poderá ser considerado um pais de invernos frios e nivosos...como a quase totalidade dos paises Europeus a norte dos 40-45ºN.

Ninguem diz o contrario Stormy, agora convenhamos dizer o seguinte os Invernos em Bragança,Vila Real,Viseu,Guarda não ficam nada atras em episodios de neve e de frio a muitas cidades europeias e esse facto não deve ser ignorado...

cumps e Boas Festas
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Este ano meteorologicamente foi...

Ninguem diz o contrario Stormy, agora convenhamos dizer o seguinte os Invernos em Bragança,Vila Real,Viseu,Guarda não ficam nada atras em episodios de neve e de frio a muitas cidades europeias e esse facto não deve ser ignorado...

cumps e Boas Festas

Ai fica fica....diz-me lá o numero de dias por ano com Tmax <0º ou Tmin <-10 dessas cidades e compara com Paris, Bruxelas, Viena, Frankfurt, Berlim, Estocolmo, Budapeste...e compara com Bragança ou a Guarda..

Se temos frio...obvio, mas não o temos com consistencia temporal, e mesmo atingindo valores de -7 ou -10º atingimos numa faixa restrita do pais e apenas por um ou dois dias.

Os invernos no nosso litoral e no interior sul são dos mais quentes da Europa, cidades como Sines, Lisboa, Sagres ou Faro teem invernos no top10 dos mais quentes da Europa, com medias entre Dez-Fev de 11-12º.

Só num periodo entre Abril e Outubro é que os nossos valores são mais moderados....mesmo assim faixas como o vale do Guadiana obteem valores identicos aos locais mais quentes da Europa, nomeadamente o vale do Guadalquivir, o Chipre ou mesmo cidades como o Cairo ou Tel aviv...( assim como o NE no inverno por vezes atinge valores tambem bastante frios)..
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Este ano meteorologicamente foi...

Ninguem diz o contrario Stormy, agora convenhamos dizer o seguinte os Invernos em Bragança,Vila Real,Viseu,Guarda não ficam nada atras em episodios de neve e de frio a muitas cidades europeias e esse facto não deve ser ignorado...

cumps e Boas Festas

A cidade de Viseu realmente prima pela neve.
Caiu mais neve em algumas zonas do Adriático na semana passada (cota 0m), do que na cidade de Viseu nos últimos 15 anos.
Quem dera à cidade quantidades de neve assim...

Na Guarda, a neve é bem mais abundante, mas está a que altitude mesmo?
Ah pois é...

Mas é como o stormy diz, lá vêm 1 ou 2 dias em que os telhados se pintam de branco aqui e acolá, para logo a seguir a temperatura disparar para os 15ºC.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Este ano meteorologicamente foi...

Ai fica fica....diz-me lá o numero de dias por ano com Tmax <0º ou Tmin <-10 dessas cidades e compara com Paris, Bruxelas, Viena, Frankfurt, Berlim, Estocolmo, Budapeste...e compara com Bragança ou a Guarda..

Se temos frio...obvio, mas não o temos com consistencia temporal, e mesmo atingindo valores de -7 ou -10º atingimos numa faixa restrita do pais e apenas por um ou dois dias.

Os invernos no nosso litoral e no interior sul são dos mais quentes da Europa, cidades como Sines, Lisboa, Sagres ou Faro teem invernos no top10 dos mais quentes da Europa, com medias entre Dez-Fev de 11-12º.

Só num periodo entre Abril e Outubro é que os nossos valores são mais moderados....mesmo assim faixas como o vale do Guadiana obteem valores identicos aos locais mais quentes da Europa, nomeadamente o vale do Guadalquivir, o Chipre ou mesmo cidades como o Cairo ou Tel aviv...( assim como o NE no inverno por vezes atinge valores tambem bastante frios)..

Sim os Invernos no nosso Litoral Sul atenção Algarve e Baixo alentejo é de facto dos Invernos mais amenos da europa sempre admiti isso mesmo que deseja-se q não o fosse... perdemos no Inverno a nivel de frio ganhamos em Primaveras e Outonos mais frescos com noites mais frescas que a maioria do mediterraneo.
é mentira o que disse a temperatura media no mes de janeiro em Bragança é de 4,4º em Paris de 4,7º e em Londres de 5º por isso não entendo em que se baseia para fazer essa afirmação ou seja o Inverno em Bragança é tão frio que estas cidades ponto final paragrafo quem diz o contrario esta a dizer uma Inverdade(como diz o comentador de futebol Rui Santos)
parece-me a mim que o Stormy esta-se a basear com o que se está a passar este Inverno no centro da europa que é uma coisa totalmente fora do normal e anomala o que se passou em Paris Londres este mês foi algo muito excepcional e raro.Londres nunca teve tantos dias abaixo de zero seguidos como na 2 semanas passadas.Logo caso para dizer Stormy não faça de um caso particular excepcional a regra.
Leia isto:
Bragança temperatura media do mes de Janeiro:4,4º
Paris temperatura media do mes de Janeiro: 4,7º

acho que está tudo dito.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Este ano meteorologicamente foi...

A cidade de Viseu realmente prima pela neve.
Caiu mais neve em algumas zonas do Adriático na semana passada (cota 0m), do que na cidade de Viseu nos últimos 15 anos.
Quem dera à cidade quantidades de neve assim...

Na Guarda, a neve é bem mais abundante, mas está a que altitude mesmo?
Ah pois é...

Mas é como o stormy diz, lá vêm 1 ou 2 dias em que os telhados se pintam de branco aqui e acolá, para logo a seguir a temperatura disparar para os 15ºC.

so digo isto:
Bragança temperatura media do mes de Janeiro:4,4º
Paris temperatura media do mes de Janeiro: 4,7º


inventem agora o que quiserem os nºs não mentem...
e como disse todos os anos neva em Viseu e todos os anos é ultimo nevão dos ultimos 20 anos se quiserem eu provo-os isto está registado em videos no youtube.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Este ano meteorologicamente foi...

A cidade de Viseu realmente prima pela neve.
Caiu mais neve em algumas zonas do Adriático na semana passada (cota 0m), do que na cidade de Viseu nos últimos 15 anos.
Quem dera à cidade quantidades de neve assim...

Na Guarda, a neve é bem mais abundante, mas está a que altitude mesmo?
Ah pois é...

Mas é como o stormy diz, lá vêm 1 ou 2 dias em que os telhados se pintam de branco aqui e acolá, para logo a seguir a temperatura disparar para os 15ºC.

Frankfurt é um caso a parte.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Este ano meteorologicamente foi...

Este ano foim um ano que se destacou exatamente por padrões anomalos...desde o calor no verão, até ao frio do inverno, especialmente no W/SW e no SE/E Europeu...

Os nossos Outonos e Primaveras são identicos aos dos paises da bacia Mediterranea, o Inverno é mais quente ou igual e o verão é mais fresco ou Igual....no fundo a difereça é irrisoria, tendo em conta lugares com a mesma altitude e latitude, como muito bem o Pek tem comparado noutros topicos.

Eu nunca falei em médias mensais, falei sim em numeros medios de dias de neve ou com Tmin<-10 ou Tmax<0º...

...Outra coisa, essa sim que me chateia, é andar-se aqui a deturpar dados...
[IMG=http://img214.imageshack.us/img214/7060/klmob.jpg][/IMG]

Uploaded with ImageShack.us
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Re: Este ano meteorologicamente foi...

so digo isto:
Bragança temperatura media do mes de Janeiro:4,4º
Paris temperatura media do mes de Janeiro: 4,7º


inventem agora o que quiserem os nºs não mentem...
e como disse todos os anos neva em Viseu e todos os anos é ultimo nevão dos ultimos 20 anos se quiserem eu provo-os isto está registado em videos no youtube.

Escolheu a estação de Paris Montsouris que fica no centro de uma enorme metrópole e, por isso, com uma brutal ilha de calor.

Uma qualquer estação na periferia de Paris terá facilmente valores mais baixos que essa no centro.

E mesmo Paris Montsouris tem 6,9ºC de temperatura media das máximas em Janeiro, bem mais baixo que o valor de 8,5ºC em Bragança.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Este ano meteorologicamente foi...

Escolheu a estação de Paris Montsouris que fica no centro de uma enorme metrópole e, por isso, com uma brutal ilha de calor.

Um qualquer estação na periferia de Paris terá facilmente valores mais baixos que essa no centro.

E mesmo Paris Montsouris tem 6,9ºC de temperatura media das máximas em Janeiro, bem mais baixo que o valor de 8,5ºC em Bragança.

Ehehehe esse argumento Dan não desmente o que disse peço desculpas pela sinceridade.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Re: Este ano meteorologicamente foi...

Deixa estar que se voltar a nevar em Elvas este ano irão dizer que já não nevava ha 20-30 anos é sempre assim a memoria meteoreologica dos portugueses relativo a episodios de frio é nula ou inexistente...Ainda que postou aqui estas Imagens para aquelas pessoas que falam que em Portugal a neve so aparece em Portugal em visitas de medico pois bem está ai a prova mais uma entre Mil que mesmo no Sul do pais a Neve aparece sempre 2,3,4 vezes por decada.Penso que em 2006,2007 nevou em Elvas não com tanta intesidade e que este ano tenho um amigo meu de Elvas que me falou na queda de pequena agua-Neve.

cumps

Não posso deixar de concordar. Às vezes parece que para os portugueses só neva na Serra da Estrela.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Carissimos Stormy e Dan so uma coisa se os nºs e os dados não estão do vosso lado para quê insistir neles???

se Bragança tem uma temperatura media no mês de Janeiro de 4,5º e Paris de 4,7º como é que que têm a pretenção de tentarem convencer que o Inverno de Paris é mais frio lol e mais muito mais frio que o Inverno de Bragança??? ok tem temperaturas extremas mais frequentes não digo o contrario tambem possa ter mais dias de neve no digo o contrario mas uma coisa eu digo algo faz com que estes valores existam certo??? é feita uma media certo?? não estamos a falar de subjectividade certo??? logo se a temperatura media mensal de Bragança em Janeiro é 0,3º inferior á de Paris torna-se dificil dizer que o mês mais frio do ano mês tipico de Inverno seja mais frio que em Paris do que em Bragança nesse sentido o que eu disse faz sentido e não deve ser deturpado e desmentido os Invernos em Bragança ou na Guarda não ficam a dever nada ao frio sentido por exemplo em Paris mas quem fala de Paris pode falar de Londres ou de outra cidade qualquer.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Re: Este ano meteorologicamente foi...

Ninguem diz o contrario Stormy, agora convenhamos dizer o seguinte os Invernos em Bragança,Vila Real,Viseu,Guarda não ficam nada atras em episodios de neve e de frio a muitas cidades europeias e esse facto não deve ser ignorado...

Ehehehe esse argumento Dan não desmente o que disse peço desculpas pela sinceridade.

As estações meteorológicas de Bragança e Guarda podem ter um valor de temperatura média para o mês de Janeiro semelhante, ou ligeiramente inferior, ao da estação de Paris Montsouris. No entanto, os episódios de frio e de neve em Portugal são muito menos intensos que nessa região de França.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Este ano meteorologicamente foi...

As estações meteorológicas de Bragança e Guarda podem ter um valor de temperatura média para o mês de Janeiro semelhante, ou ligeiramente inferior, ao da estação de Paris Montsouris. No entanto, os episódios de frio e de neve em Portugal são muito menos intensos que nessa região de França.

ok então vou fazer uma pergunta muito mas muito Dahhh... então como é que estes valores surgem?? qual o motivo? o que faz com que os valores dessas cidades portuguesas sejam identicos e inferiores ao dessa região francesa?eles não surgem por milagre? por mero acaso?eles valem alguma coisa?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Este ano meteorologicamente foi...

ok então vou fazer uma pergunta muito mas muito Dahhh... então como é que estes valores surgem?? qual o motivo? o que faz com que os valores dessas cidades portuguesas sejam identicos e inferiores ao dessa região francesa?eles não surgem por milagre? por mero acaso?eles valem alguma coisa?

Os dados de Paris-Mountsouris, são dados retirados de uma estação situada dentro da area de ilha de calor urbano...os dados que meti aqui:


Uploaded with ImageShack.us
são da estação de referencia, que mede o real clima da zona sem influencia antropica.

Não são os valores Portugueses que surgem por milagre, mas sim os Franceses que surgem por efeito urbano.

Se quer comparar RUEMA´S com EMA´s então posso-lhe dizer que, por exemplo, Lisboa ( RUEMA da baixa) é mais quente que Beja....