Diversidade climática

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Um exemplo de muita precipitaçao anual (Pi), mas pela forte seca estival em xulho e agosto é clima mediterraneo (Csa). Grazalema na provincia de Cadiz.


 


Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Graças a Tutiempo.es podem consultar todos os dados das estaçaos meteorologicas de AEMET desde novembro de 2010.

Exemplo, janeiro
http://www.tiempodiario.com/tiempo-mensual/2011-01/

O interesante é que temos os dados de temperatura media mensual das estaçaos meteorológicas localizadas a mais de 1000 metros na cordilheira iberica (sistema ibérico) e na cordilheira Central (Sistema Central). Os dados de janeiro sao,

Abia de Obispalia 1020 metros (Cuenca) 4,42ºC
Albarracín 1130 metros (Teruel) 3,11ºC
Aldeanueva de Serrezuela 1135 metros (Segovia) 2,79ºC
Almazul 1000 metros (Soria) 3,21ºC
Alto de los Leones 1532 metros (Madrid) 1,17ºC
Avila 1130 metros 3,97ºC
Barco de Avila 1012 metros (Avila) 3,95ºC
Barriomartín 1260 metros (Soria) 2,16ºC
Bello 1006 metros (Teruel) 2,63ºC
Beteta 1214 metros (Cuenca) 2,1ºC
Buitrago 1026 metros (Madrid) 3,3ºC

E nao sigo porque sao muitos, mas podem comprobar no link que nao há nenhum por debaijo de 0ºC. De feito nem sequer acheganse aos 0ºC.

Ja vem que em Espanha de temperaturas medias baijo 0ºC nada de nada (exeto as regioes de alta montanha).
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Some time ago we got very frequently Mesogeikos showing the following table that he and his English friend make it. That was then, when Seville was rated at the bottom, but now that Sevilla proves to be hotter than Athens, he never puts the picture again, hahaha.
It's a false chart, as you know yet: the two stations used in Athens are in the center of the city and are not even are official stations from HNMS. And yet, even so much less hot than Seville. Excuse me, but :lmao:

 

Amending

Cirrus
Registo
14 Mar 2011
Mensagens
81
Local
Italia
Some time ago we got very frequently Mesogeikos showing the following table that he and his English friend make it. That was then, when Seville was rated at the bottom, but now that Sevilla proves to be hotter than Athens, he never puts the picture again, hahaha.
It's a false chart, as you know yet: the two stations used in Athens are in the center of the city and are not even are official stations from HNMS. And yet, even so much less hot than Seville. Excuse me, but :lmao:


In my opinion a under-emphasized detail of that table is that the Thiseio station values are almost undistinguishable from those of Gazi and also in yearly average, as we saw here

http://www.meteopt.com/forum/instrumentos-meteorologicos/observatorio-nacional-de-atenas-5691.html

This is quite problematic. In fact Gazi is fully urban 8 meters above cement and asphalt in the very centre of Athens. That location is the paradigm of urban distortion of natural temperatures. Now, what does it mean if a WMO station (NOA Thiseio Stevenson shelter in the courtyard) reports values that are so similar to those of a noncompliant urban site?:confused:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Parece-me que o IM actualizou o mapa do clima em Pt Continental.

http://www.meteo.pt/pt/oclima/clima.normais/

Supostamente temos CSA, CSB e BSK. Este ultimo perto de Beja. Não existe qualquer info sobre o BSH e o BWH de certas áreas da Madeira, devem ser demasiado pequenas.

Essa actualização já foi feita há bastante tempo.
Continua soberbamente incompleta devido à falta de estudos climáticos e de estações meteorológicas.
Mas já está um pouco melhor.
 

Beaufort

Cirrus
Registo
9 Mar 2010
Mensagens
16
Local
Alverca

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Impressionante o pouco ou nenhum destaque que a Com.Social deu á queda de neve nas cotas mais baixas do Litoral Norte.

Tens que te decidir: ou dizes que o Norte esta "habituado" a estes episódios meteorológicos (e não faz sentido os OCS divulgarem pois é habitual) ou então "isto" que está a acontecer é realmente "novo" e aí sim, fará sentido divulgação extra...mas neste último caso a tua "teoria" do Norte frio, humido, nevoso, etc...vai por água abaixo:thumbsup:
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Tens que te decidir: ou dizes que o Norte esta "habituado" a estes episódios meteorológicos (e não faz sentido os OCS divulgarem pois é habitual) ou então "isto" que está a acontecer é realmente "novo" e aí sim, fará sentido divulgação extra...mas neste último caso a tua "teoria" do Norte frio, humido, nevoso, etc...vai por água abaixo:thumbsup:

Só fiz ainda meia dúzia de comentários, e todos os meus comentários são baseados em dados e factos, entre os quais os valores de percipitação ou de temperatura, tão simples como isso, uma discussão ou troca de ideias só faz sentido com factos e dados objectivos, não tenho teoria nenhuma especifica apenas recolho informação e partilho-a se no Litoral Norte chove cerca de 1100-1700 mm ano não poderei dizer que chove metade por exemplo senão estaria a mentir.
Relativo á CS logicamente que o Litoral Norte é uma região com muitas razões de queixa a esse nível em todas as temáticas não só nas meteorológicas, o que se passou não é anormal ou raro mas poderia ser digno de registo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Só fiz ainda meia dúzia de comentários, e todos os meus comentários são baseados em dados e factos, entre os quais os valores de percipitação ou de temperatura, tão simples como isso, uma discussão ou troca de ideias só faz sentido com factos e dados objectivos, não tenho teoria nenhuma especifica apenas recolho informação e partilho-a se no Litoral Norte chove cerca de 1100-1700 mm ano não poderei dizer que chove metade por exemplo senão estaria a mentir.
Relativo á CS logicamente que o Litoral Norte é uma região com muitas razões de queixa a esse nível em todas as temáticas não só nas meteorológicas, o que se passou não é anormal ou raro mas poderia ser digno de registo.

Apenas disse que tens que ser coerente com o que escreves...aqui ou noutro lado...
sinceramente acho que a queda de neve a cotas relativamente baixas (400/500 m) no Entre Douro e Minho é muito rara...apesar dos desejos de muitos (nos quais me incluo). Esta situação (queda de neve desta madrugada/manha) não foi nada de mais...claro que se verificasse o que ocorreu em 2009, aí sim, seria de destacar!
Aliás, acho que acima dos 900/1000 metros, este Inverno tem sido bastante generoso no que a neve diz respeito!
Julgo tambem que devemos "olhar" o território e perceber o que ele nos "dá"...e nesta área, "da-nos" o sobreiro até aos 700 metros, da-nos alguma esteva nas encostas voltadas a sul...portanto se me perguntas que tipo de clima temos cá (Norte Litoral e médio litoral) digo te sem duvidas que estamos no limite do intervalo do clima temperado maritimo...a Irlanda esta no outro limite...e entre estes limites a diferença é significativa...:thumbsup:
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Apenas disse que tens que ser coerente com o que escreves...aqui ou noutro lado...
sinceramente acho que a queda de neve a cotas relativamente baixas (400/500 m) no Entre Douro e Minho é muito rara...apesar dos desejos de muitos (nos quais me incluo). Esta situação (queda de neve desta madrugada/manha) não foi nada de mais...claro que se verificasse o que ocorreu em 2009, aí sim, seria de destacar!
Aliás, acho que acima dos 900/1000 metros, este Inverno tem sido bastante generoso no que a neve diz respeito!
Julgo tambem que devemos "olhar" o território e perceber o que ele nos "dá"...e nesta área, "da-nos" o sobreiro até aos 700 metros, da-nos alguma esteva nas encostas voltadas a sul...portanto se me perguntas que tipo de clima temos cá (Norte Litoral e médio litoral) digo te sem duvidas que estamos no limite do intervalo do clima temperado maritimo...a Irlanda esta no outro limite...e entre estes limites a diferença é significativa...:thumbsup:


Ummm Sobreiros??? isso é mais no Alentejo ok há sobreiros mas também á palmeiras e não faz dessa região uma região subtropical. Um pouco de bom senso.
O Noroeste é das regiões mais deslumbrantes do ponto de vista climatológico e meteorológico, temos sobreiros oliveiras ao lado de arvores de folha caduca e carvalhais, depois espécies subtropicais até bananeiras se vêm no Gerês, o única área verdadeiramente mediterrânica será sem duvida a terra quente trasmontana e isso deve-se não tanto a questões de latitude mas sim de relevo.
Depende da região da Irlanda , defendo mesmo que a região Galaico-Portuguesa e cantábria ou seja, entre Porto a Bordéus deveriam ter uma tipologia de clima especifico.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Julgo tambem que devemos "olhar" o território e perceber o que ele nos "dá"...e nesta área, "da-nos" o sobreiro até aos 700 metros, da-nos alguma esteva nas encostas voltadas a sul...portanto se me perguntas que tipo de clima temos cá (Norte Litoral e médio litoral) digo te sem duvidas que estamos no limite do intervalo do clima temperado maritimo...a Irlanda esta no outro limite...e entre estes limites a diferença é significativa...:thumbsup:

Sobreiros? Onde? Sim, existem, principalmente fruto da plantação humana devido à cortiça.

A árvore por excelência do Noroeste é o Carvalho Alvarinho que, por sinal, é uma espécie que prefere climas Oceânicos e Atlânticos.

E no Noroeste não estamos no limite de nada. Estamos em pleno clima Oceânico e por vezes com influências Atlânticas. Qualquer outro tipo de clima impossibilitaria a agricultura intensiva de regadio natural de plantações exigentes como o Milho, Linho e, no Inverno de erva para os animais.

Aliás, Orlando Ribeiro destaca a característica de Prado Campo do Noroeste (2 culturas anuais em cada terreno sem qualquer necessidade de pousio rotativo) como uma marca de agricultura Atlântica.