Diversidade climática

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Ummm Sobreiros??? isso é mais no Alentejo ok há sobreiros mas também á palmeiras e não faz dessa região uma região subtropical. Um pouco de bom senso.
O Noroeste é das regiões mais deslumbrantes do ponto de vista climatológico e meteorológico, temos sobreiros oliveiras ao lado de arvores de folha caduca e carvalhais, depois espécies subtropicais até bananeiras se vêm no Gerês, o única área verdadeiramente mediterrânica será sem duvida a terra quente trasmontana e isso deve-se não tanto a questões de latitude mas sim de relevo.
Depende da região da Irlanda , defendo mesmo que a região Galaico-Portuguesa e cantábria ou seja, entre Porto a Bordéus deveriam ter uma tipologia de clima especifico.

Quando digo sobreiros são os que ocorrem de forma autoctone claro!
Sim, sabes qual é o limite norte do Sobreiro? Não deves saber, é a região de Ourene e do Vale do Sil (sul da Galiza)...portanto...tens que rever essa classificação!
Não estou a dizer que o Norte Litoral é climatologicamente parecido com o Alentejo...não, de todo, tem muito mais "afinidade" meteorologica com a Irlanda, sem duvida, mas não da forma que queres fazer crer, nem por sombras!
Pergunta aos colegas do forum que reportam do Minho e verás que eles te dizem que ha sobreiros nas encostas dos locais onde vivem! Ha tambem medronheiros (com uma localização mais reduzida e em pequenos núcleos das encostas voltadas a sul)
Até me arrisco a dizer mais caro colega...a sucessão ecológica "diz-nos" que se deixarmos a natureza funcionar, teremos mais sobreiros daqui a 50 anos que temos agora!
Portanto não percebo o teu espanto:surprise:
 


AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Sobreiros? Onde? Sim, existem, principalmente fruto da plantação humana devido à cortiça.

A árvore por excelência do Noroeste é o Carvalho Alvarinho que, por sinal, é uma espécie que prefere climas Oceânicos e Atlânticos.

E no Noroeste não estamos no limite de nada. Estamos em pleno clima Oceânico e por vezes com influências Atlânticas. Qualquer outro tipo de clima impossibilitaria a agricultura intensiva de regadio natural de plantações exigentes como o Milho, Linho e, no Inverno de erva para os animais.

Aliás, Orlando Ribeiro destaca a característica de Prado Campo do Noroeste (2 culturas anuais em cada terreno sem qualquer necessidade de pousio rotativo) como uma marca de agricultura Atlântica.

Tens que sair de casa e dar uma volta pelos montes a tua volta....encontrarás MUITOS sobreiros de forma autóctone...Ah! ClimaOceânico com influencias atlânticas não existe...existe sim clima Oceãnico ou atlantico com influencias mediterraneas...isso sim, é o que temos nesta zona geografica!
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Quando digo sobreiros são os que ocorrem de forma autoctone claro!
Sim, sabes qual é o limite norte do Sobreiro? Não deves saber, é a região de Ourene e do Vale do Sil (sul da Galiza)...portanto...tens que rever essa classificação!
Não estou a dizer que o Norte Litoral é climatologicamente parecido com o Alentejo...não, de todo, tem muito mais "afinidade" meteorologica com a Irlanda, sem duvida, mas não da forma que queres fazer crer, nem por sombras!
Pergunta aos colegas do forum que reportam do Minho e verás que eles te dizem que ha sobreiros nas encostas dos locais onde vivem! Ha tambem medronheiros (com uma localização mais reduzida e em pequenos núcleos das encostas voltadas a sul)
Até me arrisco a dizer mais caro colega...a sucessão ecológica "diz-nos" que se deixarmos a natureza funcionar, teremos mais sobreiros daqui a 50 anos que temos agora!
Portanto não percebo o teu espanto:surprise:

Mas alguma vez eu falei na Irlanda? apenas limito-me a constatar factos nem sequer referi a Irlanda o clima Irlandês é o que temos tido durante o ano inteiro com pequenas amplitudes térmicas no clima do Norte de Portugal faz calor e tem horas de sol acima da média, portanto defendo que haja um tipo de clima especifico para Norte de Portugal,Galiza e Cantábria não tem haver com o clima irlandês por exemplo, onde não faz calor ou o sol é raro.
 
  • Gosto
Reactions: AJB

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Mas alguma vez eu falei na Irlanda? apenas limito-me a constatar factos nem sequer referi a Irlanda o clima Irlandês é o que temos tido durante o ano inteiro com pequenas amplitudes térmicas no clima do Norte de Portugal faz calor e tem horas de sol acima da média, portanto defendo que haja um tipo de clima especifico para Norte de Portugal,Galiza e Cantábria não tem haver com o clima irlandês por exemplo, onde não faz calor ou o sol é raro.

A Irlanda é o limite Norte do Clima Temperado Maritimo...como o Minho é o limite Sul...daí ter referido a Irlanda...
Não concordo com a definição de um "clima especifico" para a área que referiste!
Não concordo por uma questão simples, a definição de clima é por si só uma definição (passo a redundancia) de algo abrangente, logo...
particularidades dentro de limites climáticos ha naturalmente, mas daí a definir um clima especificamente por causa disso...não concordo, mas é apenas e só a minha opinião!
Admito que relativamente aos sobreiros, tenha causado espanto a ti e ao Gabkoost porque é dificil encontrar MUITOS sobreiros adultos nesta região (fruto da pressão urbanistica, de comerciantes de madeira e proprietarios ignorantes e com falta de civismo), mas em porte arbustivo ha e em muitos locais, não tenhas a menor duvida!
Se me perguntas se concordo com a campanha sobreiro árvore de Portugal, não não concordo, porque uma árvore não faz a floresta...mas que os ha por cá ai isso ha...:thumbsup:
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Tens que sair de casa e dar uma volta pelos montes a tua volta....encontrarás MUITOS sobreiros de forma autóctone...Ah! ClimaOceânico com influencias atlânticas não existe...existe sim clima Oceãnico ou atlantico com influencias mediterraneas...isso sim, é o que temos nesta zona geografica!

Vejo claro, mas NUNCA, e repito, NUNCA vi florestas de Sobreiros. O que vejo são florestas de Carvalho Alvarinhos. O facto de mencionares Sobreiros, árvore que aparece raramente parece-me uma tentativa de forçar um argumento. Deve igualmente existir pontualmente Carvalho Alvarinhos no sul do pais. Mas isso não faz deles um espécie em nada representativa da região e do clima em causa.

Quando ao tipo de climas, o Noroeste, está para mim entre o Oceânico ou o Atlântico. Influencias Mediterrânicas é coisa que não me parece claro devido Às características típicas que o próprio Orlando Ribeiro mencionou.

Dependendo dos anos pode de facto haver um Estio muito seco (este último verão) definição de influência Mediterrânica, mas por norma, chove todos os meses do ano.

Em Braga, por ex, os 4 meses mais secos do ano (Junho, Julho, Agosto, Setembro, representam cerca de 200mm o que não se enquadra na definição de Estio Mediterrânico.

Por isso é que digo que dependendo do ano podemos ter influência Mediterrânica e, outros, o nosso clima até se parece mais com Atlântico.
 
  • Gosto
Reactions: Snifa

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Apenas disse que tens que ser coerente com o que escreves...aqui ou noutro lado...
sinceramente acho que a queda de neve a cotas relativamente baixas (400/500 m) no Entre Douro e Minho é muito rara...apesar dos desejos de muitos (nos quais me incluo). Esta situação (queda de neve desta madrugada/manha) não foi nada de mais...claro que se verificasse o que ocorreu em 2009, aí sim, seria de destacar!
Aliás, acho que acima dos 900/1000 metros, este Inverno tem sido bastante generoso no que a neve diz respeito!
Julgo tambem que devemos "olhar" o território e perceber o que ele nos "dá"...e nesta área, "da-nos" o sobreiro até aos 700 metros, da-nos alguma esteva nas encostas voltadas a sul...portanto se me perguntas que tipo de clima temos cá (Norte Litoral e médio litoral) digo te sem duvidas que estamos no limite do intervalo do clima temperado maritimo...a Irlanda esta no outro limite...e entre estes limites a diferença é significativa...:thumbsup:

Basta subir ao topo do monte Córdova em Santo Tirso, que atinge os 500m em algumas zonas, e o que não falta são sobreiros


20qnh9h.jpg
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Admito que relativamente aos sobreiros, tenha causado espanto a ti e ao Gabkoost porque é dificil encontrar MUITOS sobreiros adultos nesta região (fruto da pressão urbanistica, de comerciantes de madeira e proprietarios ignorantes e com falta de civismo), mas em porte arbustivo ha e em muitos locais, não tenhas a menor duvida!
Se me perguntas se concordo com a campanha sobreiro árvore de Portugal, não não concordo, porque uma árvore não faz a floresta...mas que os ha por cá ai isso ha...:thumbsup:

Mas olha que aqui na minha zona, uma das mais eucaliptizadas de Portugal, quando deitam lenha abaixo deixam SEMPRE os Sobreiros e Carvalhos em pé. Eles existem, sim. Mas não deves usar essa árvore que não é representativa, como um suporte para um argumento.

As terras do Noroeste dão para tudo. Podes por qualquer árvore aqui e ela irá vingar porque tem mais água do que alguma vez pode usar e terá igualmente sol quanto baste no verão.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Vejo claro, mas NUNCA, e repito, NUNCA vi florestas de Sobreiros. O que vejo são florestas de Carvalho Alvarinhos. O facto de mencionares Sobreiros, árvore que aparece raramente parece-me uma tentativa de forçar um argumento. Deve igualmente existir pontualmente Carvalho Alvarinhos no sul do pais. Mas isso não faz deles um espécie em nada representativa da região e do clima em causa.

Quando ao tipo de climas, o Noroeste, está para mim entre o Oceânico ou o Atlântico. Influencias Mediterrânicas é coisa que não me parece claro devido Às características típicas que o próprio Orlando Ribeiro mencionou.

Dependendo dos anos pode de facto haver um Estio muito seco (este último verão) definição de influência Mediterrânica, mas por norma, chove todos os meses do ano.

Em Braga, por ex, os 4 meses mais secos do ano (Junho, Julho, Agosto, Setembro, representam cerca de 200mm o que não se enquadra na definição de Estio Mediterrânico.

Por isso é que digo que dependendo do ano podemos ter influência Mediterrânica e, outros, o nosso clima até se parece mais com Atlântico.
é pá fica lá no que te parece, não vamos maçar os colegas com argumentações que não interessam para o seguimento!
Lê o post anterior que coloquei e tenta perceber o que escrevo!
Quanto aos sobreiros...aos colegas dete seguimento da zona do Minho e do Douro Litoral, POR FAVOR esclareçam aqui o nosso colega GabKoost se ha ou não sobreiros no vosso concelho e/ou freguesia...em porte adulto ou jovem (ha! e sem ser plantados, refiro me a autoctones)!:confused:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Mas olha que aqui na minha zona, uma das mais eucaliptizadas de Portugal, quando deitam lenha abaixo deixam SEMPRE os Sobreiros e Carvalhos em pé. Eles existem, sim. Mas não deves usar essa árvore que não é representativa, como um suporte para um argumento.

As terras do Noroeste dão para tudo. Podes por qualquer árvore aqui e ela irá vingar porque tem mais água do que alguma vez pode usar e terá igualmente sol quanto baste no verão.

então afinal ja ha sobreiros por baixo da praga dos eucaliptos?????:thumbsup:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Off topic:
estou deveras curioso para ver a argumentação e contra argumentação dos colegas PortugalWeather e Gabkoost e do Ferreiro...vai haver faisca não???!!!:)
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
é pá fica lá no que te parece, não vamos maçar os colegas com argumentações que não interessam para o seguimento!
Lê o post anterior que coloquei e tenta perceber o que escrevo!
Quanto aos sobreiros...aos colegas dete seguimento da zona do Minho e do Douro Litoral, POR FAVOR esclareçam aqui o nosso colega GabKoost se ha ou não sobreiros no vosso concelho e/ou freguesia...em porte adulto ou jovem (ha! e sem ser plantados, refiro me a autoctones)!:confused:

Por ca no Minho , numa floresta autoctene ,em 100 carvalhos aparece 1 sobreiro .

O Minho , em termos climaticos , e uma regiao unica em Portugal Continental ( Em termos climaticos e carateristicas da paisagem ) .

Se for ao Alto Minho profundo (Longe da auto - estrada ) vai de certeza absoluta encontrar mais depressa um teixo , um pinheiro silvestre , um azevinho ou um vidoeiro do que um sobreiro .

O Minho e claramente uma regiao mais atlantica do que mediterranica ,. quem diz o contrario nao conhece o Minho ou so o ve pela tv .

Convem nao falar daquilo que desconhecemos . . .
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Ah e ja agora , os poucos sitios que no Minho se pode encontrar aglomerados de sobreiros foram plantacoes feitas pelo homem , ja me disseram isso .

Em zonas abrigadas claro que podem surgir sobreiros , tambem nao somos a Suecia , agora falar em florestas autoctenes de sobreiros a proliferar no Minho e , perdoem - me a expressao , anedotico , e de alguem que nao sabe o que esta a dizer .
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Ah e ja agora , os poucos sitios que no Minho se pode encontrar aglomerados de sobreiros foram plantacoes feitas pelo homem , ja me disseram isso .

Em zonas abrigadas claro que podem surgir sobreiros , tambem nao somos a Suecia , agora falar em florestas autoctenes de sobreiros a proliferar no Minho e , perdoem - me a expressao , anedotico , e de alguem que nao sabe o que esta a dizer .

Anedótico é o teu desconhecimento sobre isto!
1- Não disse que as florestas de sobreiros proliferavam no Minho, portanto não coloques frases que não escrevi (para se considerar espaço florestal tem que ter área de 0,5 ha e pelo menos 20 metros de largura...ora ve la que se calhar ainda arranjas umas áreazitas pelo Minho não pá?!);
2- O Minho não é uma região única no país, o Douro Litoral é, climatologicamente falando, MUITO semelhante;
3- Vai a serra de Arga, ao Vale do Gerês, sameiro, Penha (é pá e a tantos sitios até aos 700 metros +-) e verás muitos sobreiros...e NÃO foram plantados pelo Homem;
4- Mentira, não encontras um Teixo assim tão facilmente, se calhar querias referir-te ao vidoeiro e aí sim aparece MUITO, apartir dos 700 metros sensivelmente;
5-Conheces a zona da Ermida no Vale do lima (Peneda-Gerês)? certamente não!

Portanto, anedóticas foram as tuas afirmações e seguramente TU é que não sabes o que estas a escrever! Sabes onde é o Vale do Sil na Galiza? Sabes que ha la sobreiros? Achas que alguem se dava ao trabalho de os ir la plantar só para me lixar os posts?????
O que ja escrevi noutros posts e repito é que naturalmente o Entre Douro e Minho tem um clima maritimo, mas não é um maritimo "puro"...
Ah! Sabes o que são medronheiros? Sabes que os ha no Gerês não sabes????
:shocking:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Quanto ao Pinheiro Silvestre...esses sim, maioritariamente foram plantados pelos serviços florestais nos anos 40....quando florestaram muitos baldios do País!
Agora, no Gerês a cerca de 1400 metros de altitude (proximo do caminho de Leonte para os Carris) ha uma verdadeira reliquia que é Pinheiros Silvestres autóctones...é o limite mais a sul do Pinus Sylvestris...
portanto como vês o Minho esta proximo do limite Norte do sobreiro e tem o limite Sul do Pinheiro silvestre...assim, facilmente chegas a conclusão que o Minho tem um clima maritimo, mas com infuência mediterranea...
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
2- O Minho não é uma região única no país, o Douro Litoral é, climatologicamente falando, MUITO semelhante;
3- Vai a serra de Arga, ao Vale do Gerês, sameiro, Penha (é pá e a tantos sitios até aos 700 metros +-) e verás muitos sobreiros...e NÃO foram plantados pelo Homem;
4- Mentira, não encontras um Teixo assim tão facilmente, se calhar querias referir-te ao vidoeiro e aí sim aparece MUITO, apartir dos 700 metros sensivelmente;

2- Minho e Douro Litoral são a mesma coisa. É o Entre Douro e Minho que apenas excluí o grande Porto. Não vale a pena pegar por aí. Após isso, sim, o Entre Douro e Minho é único no país devido às formações Montanhosas que criam o "anfiteatro virado ao mar" com cumes entre os 1200m até 1500m a cerca de 50km linha recta do mar. E é isso que influência em grande parte a precipitação intensa e totalmente única no país a baixas altitudes.

3- Penha foi TODA ela plantada pelo homem e bem recentemente. Sameiro IDEM. A maior parte das montanhas minhotas, tradicionalmente, não tem vegetação acima dos 400m. Isso porque as zonas mais altas eram penedias e até eram usadas para pastorícia. O caso de zonas enormes como Gerês e outras serras com imensa diversidade territorial é diferente. Ah! E atenção que ainda estou para ver um sobreiro na mata da albergaria ou outro local desabitado. Os santuários de montanha e outras zonas com população interragem muito com a propagação das espécies. É como a Oliveira. Existem oliveiras no meio do monte do Sameiro onde não há habitação. Porquê? Porque foram INTRODUZIDAS após a entrada agriocolamente do Milho na região e, obviamente, acabaram por aparecer noutros locais.

4- Teixos vi apenas meia dúzia em toda a vida. São espécies venenosas perseguidas pelos agricultores e pastores desde a idade média.