Diversidade climática

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Quanto ao Pinheiro Silvestre...esses sim, maioritariamente foram plantados pelos serviços florestais nos anos 40....quando florestaram muitos baldios do País!
Agora, no Gerês a cerca de 1400 metros de altitude (proximo do caminho de Leonte para os Carris) ha uma verdadeira reliquia que é Pinheiros Silvestres autóctones...é o limite mais a sul do Pinus Sylvestris...
portanto como vês o Minho esta proximo do limite Norte do sobreiro e tem o limite Sul do Pinheiro silvestre...assim, facilmente chegas a conclusão que o Minho tem um clima maritimo, mas com infuência mediterranea...

As generalizações são sempre pouco conclusivas.
Como o clima mediterrâneo não é todo ele igual, o clima marítimo ou atlântico também não o é.
Bordéus ou Bilbau tem um clima marítimo mas o clima marítimo de Bilbau ou Bordéus não tem nada em comum com o clima de Amesterdão por exemplo.
No clima sentido no Litoral Norte português apenas um pequeno preciosismo não permite a esses climas serem climas marítimos que se deve ao facto de em Julho e Agosto chover menos 10 mm em cada mês para serem considerados meses húmidos ou seja, a tipologia climática ignora a floresta e centra-se só numa pequena arvore, ou seja,bastava em vez de chover 30 mm em Agosto em media no Minho e Douro Litoral chover 40 ou 45 mm para que esta região tivesse um clima atlântico.
Na minha opinião existiam todas as condições para que existisse uma tipologia de clima especifica para o Norte de Portugal/Galiza/Astúrias/Cantabria/Pais Basco e Aquilane em França, pois todas estas regiões partilham muito mais de aspectos que as juntam do que as separam, entre os quais o próprio calor é um pouco irreal dizer que Bordéus ou Bilbau tem um clima igual ao de Copenhaga mas diferente do clima de Braga por exemplo, quando tanto em Bilbau ou em Bordéus as temperaturas atingem valores altíssimos no Verão e mesmo fora do Verão, tendo também outros factores que aproximam os climas dessas regiões ao clima das nossas regiões do Norte do pais.
Esta é só a minha opinião relativo as espécies e á vegetação é preciso termos alguma prudência com isso, pois em Galway na costa irlandesa existem espécies subtropicais e ninguém diz que o clima daquela região é subtropical por exemplo.
 


GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

então afinal ja ha sobreiros por baixo da praga dos eucaliptos?????:thumbsup:

Sim. Caravlhos, Casanheiros, Cerejeiras, Oliveiras e Sobreiros andam no meio da serra por entre os eucaliptais. Qual o problema? Até mimosas (acácias), espécies introduzidas como outras tantas, lá andam.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Quanto ao Pinheiro Silvestre...esses sim, maioritariamente foram plantados pelos serviços florestais nos anos 40....quando florestaram muitos baldios do País!
Agora, no Gerês a cerca de 1400 metros de altitude (proximo do caminho de Leonte para os Carris) ha uma verdadeira reliquia que é Pinheiros Silvestres autóctones...é o limite mais a sul do Pinus Sylvestris...
portanto como vês o Minho esta proximo do limite Norte do sobreiro e tem o limite Sul do Pinheiro silvestre...assim, facilmente chegas a conclusão que o Minho tem um clima maritimo, mas com infuência mediterranea...


Oh homem nao se exalte tanto , que ate faz al .

Apetecia - me partir a loica toda mas ate concordo consigo na maior parte das coisas

So umas notas :.

- o Minho e atlantico com influencia mediterranica sem duvida

-o Minho fica numa zona de transicao de clima sem duvida

- o Minho e o Douro Litoral fazem parte da mesma regiao sem duvida

- conheco muito bem quase todas as serras do Minho , ja fui ao cimo a pe de quase todas

- ja vi pinheiros silvestres a nascer espontaneamente em varios locais

- sei muito bem o que e um medronheiro pois tenho um em minha casa alem de um sobreiro , um pinheiro bravo , 6 azevinhos e 8 carvalhos
 
  • Gosto
Reactions: belem

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Basta subir ao topo do monte Córdova em Santo Tirso, que atinge os 500m em algumas zonas, e o que não falta são sobreiros


20qnh9h.jpg

Meus amigos, não sejamos "anjinhos". Sobreiros são árvores junto a SANTUÁRIOS DE MONTANHA. Obviamente colocadas pela mão do homem. Podem ver isso em qualquer monte Minhoto com santuário. Falperra, Penha, Sameiro, neste caso de monte corva etc.

Foi um hábito das ordens religiosas de os meterem lá.

Não contesto a existência de sobreiros. Agora este não é representativo em absolutamente nada da região do Noroeste. E a sua existÊncia pode muito bem ter tido orgiem humana tal como a Oliveira que tb aparece de forma selvagem em montanhas várias.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Oh homem nao se exalte tanto , que ate faz al .

Apetecia - me partir a loica toda mas ate concordo consigo na maior parte das coisas

So umas notas :.

- o Minho e atlantico com influencia mediterranica sem duvida

-o Minho fica numa zona de transicao de clima sem duvida

- o Minho e o Douro Litoral fazem parte da mesma regiao sem duvida

- conheco muito bem quase todas as serras do Minho , ja fui ao cimo a pe de quase todas

- ja vi pinheiros silvestres a nascer espontaneamente em varios locais

- sei muito bem o que e um medronheiro pois tenho um em minha casa alem de um sobreiro , um pinheiro bravo , 6 azevinhos e 8 carvalhos

Para mim o Minho e a Galiza não são parecidos com nada, são uma região única que deveria ter uma especificidade climática única, é absurdo tentar colar a Galiza e o Norte de Portugal ao mediterrâneo seja no que for, como também o é colar á região da Benelux, para mim é única uma região onde chove quase 2000 mm anualmente não tem nada haver com Sicílias ou Sardenhas ou Andaluzias, como não tem nada haver com Dinamarcas ou Holandas.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Só para que fique como apontamento, o utilizador PortugalWeather já foi várias vezes banido deste fórum devido à sua má educação e falta de abertura para discussões saudáveis e promotoras do tema da meteorologia. Qualquer citação ou menção aos posts dele julgo não trazerem nada de interessante e novo à conversa.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Bem...ha coisas que não vale a pena rebater porque quem não sabe é como quem não vê....
não estou exaltado, mas custa ler repetidamente e permitir algumas inverdades....
a Oliveira e o Castanheiro foram introduzidos pelos Romanos...o Sobreiro não!
Sim, nascem pinheiros silvestres como nascem eucaliptos, pois as sementes são transportadas centenas de kms por via aérea, mas a questão é que no caso do sobreiro ele é autoctone!
Portanto sugiro primeiro que leiam a diferença entre autoctone, endemisco, indigena e invasora...ok?:thumbsup:
Ah! Sim, a mata de albergaria no Gerês provavelmente não tem sobreiros (Gabkoost vai la ler os meus posts com atenção, depois consulta uma carta topografica e verás que esse teu comentario era de todo dispensavel)...
Quanto ás oliveiras no meio dos espaços florestais, aparecem porque foram zonas cultivadas e ja abandonadas ha muitos anos...
não ha pachorra para certos comentarios e para colocar um ponto final, esta historia começou porque escrevi que o Entre Douro e Minho tinha caracrteristicas mediterraneas...sim, tem porque a vegetação assim o demonstra, mas não disse que o clima era mediterraneo, pois simplesmente não o é!
Sabem o que é a esteva? Sim, aquele arbusto que cobre as serras Algarvias? Pois é pois é aparce nas encostas voltadas a sul do Tâmega na zona de Marco de Canaveses e Penafiel...ok, desculpem não é Minho, é Douro Litoral...
quanto a haver ou não povoamentos de sobreiros...acreditem se quiserem, mas só não ha em maior numero porque a incuria humana assim não o permite...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Para mim o Minho e a Galiza não são parecidos com nada, são uma região única que deveria ter uma especificidade climática única, é absurdo tentar colar a Galiza e o Norte de Portugal ao mediterrâneo seja no que for, como também o é colar á região da Benelux, para mim é única uma região onde chove quase 2000 mm anualmente não tem nada haver com Sicílias ou Sardenhas ou Andaluzias, como não tem nada haver com Dinamarcas ou Holandas.

Bem, se vais pela precipitação então comparavamo nos com climas trop+icais de monções????
a propria Galiza faz uma diferenciação entre a metade Norte e a metade sul e vens tu agora dizer que é tudo igual...
e para que é que queres a força toda dizer que o EDM (Entre Douro e Minho) é diferente da Sicilia e diferente da Sardenha...claro que é!!!! Qual a novidade...não percebo a serio...como tambem não percebo porque queres colar o EDM a zona de Bilbao...
ca ha mais precipitação, mas la é distribuida de forma mais regular, tal qual Londres...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Meus amigos, não sejamos "anjinhos". Sobreiros são árvores junto a SANTUÁRIOS DE MONTANHA. Obviamente colocadas pela mão do homem. Podem ver isso em qualquer monte Minhoto com santuário. Falperra, Penha, Sameiro, neste caso de monte corva etc.

Foi um hábito das ordens religiosas de os meterem lá.

Não contesto a existência de sobreiros. Agora este não é representativo em absolutamente nada da região do Noroeste. E a sua existÊncia pode muito bem ter tido orgiem humana tal como a Oliveira que tb aparece de forma selvagem em montanhas várias.

Desculpa lá...então a zona do lindoso é Santuario?
Olha, faz a estrada Guimarães Felgueiras e olha com olhos de ver para a parte arbustiva dos espaços florestais...
vai a Cerveira, Valença...não, não vamos visitar Santuarios, vamos ver espaços florestais...faz a estrada Braga Chaves e vês os andares climaticos perfeitamente...e não precisas olhar para o termometro do carro, basta teres atenção a vegetação!
Ainda ha pouco estive num site que devem conhecer "Um par de botas"...é pá e não é que no meio da serra do gerês (andar basal suponho, ou ate sub-montano) lá aparece um raio de um sobreiro???
Numa escarpa ainda por cima...qual seria o alpinista que lá o foi plantar!!!!!
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Só para que fique como apontamento, o utilizador PortugalWeather já foi várias vezes banido deste fórum devido à sua má educação e falta de abertura para discussões saudáveis e promotoras do tema da meteorologia. Qualquer citação ou menção aos posts dele julgo não trazerem nada de interessante e novo à conversa.

Eu nao vi ma educacao nenhuma no portugal weather , vi foi o senhor a dizer algo sem fundamentacao nenhuma que foi la porque viu sobreiros num sitio qualquer era a prova que eles existem aos magotes .

Eu conheco muito bem essa zona e posso garantir que quase tudo foi introduzido pelo homem .
 
  • Gosto
Reactions: GabKoost

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Bem, se vais pela precipitação então comparavamo nos com climas trop+icais de monções????
a propria Galiza faz uma diferenciação entre a metade Norte e a metade sul e vens tu agora dizer que é tudo igual...
e para que é que queres a força toda dizer que o EDM (Entre Douro e Minho) é diferente da Sicilia e diferente da Sardenha...claro que é!!!! Qual a novidade...não percebo a serio...como tambem não percebo porque queres colar o EDM a zona de Bilbao...
ca ha mais precipitação, mas la é distribuida de forma mais regular, tal qual Londres...


Bem inicialmente o user AJB é que puxou o assunto no outro tópico, Litoral Norte, tenho a minha opinião e posso partilhar consigo e com fórum na minha opinião as regiões Entre Douro e Minho-Galiza-Cantabria-Astúrias e Aquilane França deveriam ter uma tipologia de clima comum pois tem mais aspectos em comum do que aqueles que as separam entre as quais o calor, o sol, por ai fora, sustento isto sim uma teoria em dados estatísticos e objectivos, para mim é ridículo dizer que o clima de Bordéus é o mesmo de Copenhaga e diferente do de Braga.
 
  • Gosto
Reactions: GabKoost

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Eu nao vi ma educacao nenhuma no portugal weather , vi foi o senhor a dizer algo sem fundamentacao nenhuma que foi la porque viu sobreiros num sitio qualquer era a prova que eles existem aos magotes .

Eu conheco muito bem essa zona e posso garantir que quase tudo foi introduzido pelo homem .
Ja eras nascido era?????:surprise:
Eu não li nenhuma frase a dizer que havia Sobreiros aos magotes...é pá, voçês escrevem cada uma...:eek:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
E voce viu o sobreiro a nascer no Geres ?

Podes tratar me por tu, tambem o fiz contigo!
Não, naturalmente sabes que não vi, mas supoe-se que naquela situação...ok? Entendes?Boa:thumbsup: