Eclipse solar de 20 Março 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
São 'sortes'. Tenho os meus há 11 anos (comprados aquando do trânsito de Vénus - 2004) e não vou poder ver o eclipse ao vivo :( :buh:
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,963
Local
Tondela-290m
Azar dos azares que aqui nas proximidades não encontro nada de óculos para eclipses solares nem sei se vou encontrar...:(
 

Dematos

Cumulus
Registo
2 Jan 2014
Mensagens
383
Local
Louriçal - Pombal (40m)
Nao sera' uma irresponsabilidade por parte do governo ou de outras entidades nao colocarem a disposicao do publico oculos para ver o eclipse??! Tambem uma coisa e' certa, grande parte das pessoas ainda nao sabem que vai haver 1eclipse!!

Sent from my GT-I8150 using Tapatalk 2
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Estou a achar estranho ninguém se adiantar, em 2005 houve pelo menos um jornal a oferecer óculos se não me engano.

De qualquer forma, se não houver óculos especiais, há os óculos ou máscaras de soldadura, não sei se nas lojas da especialidade vendem apenas os filtros ou haverá algo mais em conta. Mas mesmo estes não sei se são seguros a nível de radiação invisível...

Mas é importante ter a noção de que óculos de sol não servem de todo, o sol não emite apenas radiação visível!

Os miúdos são os mais vulneráveis a fazerem asneira, mas parece que nas escolas já se está a alertar. Isto é um assunto muito sério, é muito fácil provocar danos nas células do olho, a consequência imediata é quando se fecha os olhos na escuridão fica-se a ver pontos luminosos que levam anos a desaparecer.... ou nunca mais desaparecem... fazendo uma analogia, é tipo conjunto pixels queimados dum ecrã ou ccd ... às vezes para toda a vida!

E escusado será dizer que olhar directamente por uns binóculos ou lentes sem qualquer filtro apropriado pode até cegar.

Sem óculos especiais, a forma mais segura é projecção indirecta, aproveitar a situação para por exemplo construir uma pinhole camera, com uma caixa de cartão, ideal para construir juntamente com crianças.
No youtube há imensos vídeos, mais ou menos sofisticados:
https://www.youtube.com/results?search_query=ver eclipse pinhole camera


Cuidados para observar um eclipse solar

Nunca se deve olhar para o Sol sem que se tenha uma proteção eficiente para os olhos. A mesma orientação vale durante um eclipse parcial ou anular do Sol. Parte da luz proveniente do Sol é de alta energia e pode danificar, de forma irreversível, células do olho.

A forma mais segura de observar um eclipse solar parcial ou anular é por meio de prejeção. Numa cartolina faça um orifício de cerca de 1 cm de diâmetro. Encoste essa cartolina furada num espelho plano. Ficando ao sol, faça a luz solar refletir num espelho e incidir numa parede à sombra. Lá se poderá ver a imagem do Sol durante o eclipse sem danificar o olho. Existem alguns filtros, usados por soldadores que podem dar proteção para poder olhar o eclipse diretamente. Sanduíches de filmes fotográficos Preto e Branco podem ser usados em breves intervalos de tempo.

Vidros esfumaçados, garrafas com líquidos escuros, óculos escuros, bacias com água etc. NÃO oferecem proteção adequada e devem ser evitados. A observação de um eclipse com telescópios, lunetas ou binóculos só deve ser feita se devidamente autorizada pelo fabricante dos referidos instrumentos. Caso contrário, o risco de danos ópticos é muito grande, geralmente ocorrendo perda total da visão. Cuidado!
 
  • Gosto
Reactions: Z13 e StormRic

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Um paper em português, aconselho a leitura:

JiBJ0xG.png


EDYPW21.png


lXn2P8O.png


LrMhsw9.png


DV7J8Yb.png


PHq0Hvg.png


RKb9rf7.png


4EkJDUC.png


psr4mOJ.png


PQYfJDp.png


kmCpY8w.png


Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n1p81/21605
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Voltando a projetar o eclipse total nas ilhas Faroe/Svalbard, sendo que o ponto máximo será às 9:42 (Faroe) e às 11:12 (Svalbard):

http://www.timeanddate.com/eclipse/in/faroe/torshavn

http://www.timeanddate.com/eclipse/in/norway/longyearbyen

Primeiro o mar:

ZZP4mo0.png


RmTFZDn.png


Apanhar o mar em melhor estado é difícil (incluindo em Svalbard). É seguro afirmar que coisas destas não acontecerão:



Cobertura nebulosa e precipitação:

Faroe:

Dj1xupw.png


hXPGlqs.png


EfADqGN.png


77OA6PH.png


http://forecast.uoa.gr/gmap/index.php?lat=62.208372&lon=-6.897791

1S6424W.png


gnUvisE.png


Svalbard (dificil de se obter):

BCvDp2e.png


http://www.wunderground.com/weather-forecast/NO/Svalbard.html?MR=1

DrpLsWk.png


http://www.yr.no/place/Norway/Svalbard/Longyearbyen/long.html

yeJJ9x1.png


qGn8aVh.png


Conclusões:

- Svalbard: A previsão é difícil dada a falta de informações. Contudo, e apesar de não estar prevista chuva, não acredito que aconteça a observação do eclipse. A cobertura nebulosa será significativa e o sol não estará muito alto no céu:

NFfl6Gs.png


- Ilhas Faroe: Nas ilhas propriamente ditas, penso que também será muito difícil. Os cruzeiros, sim, terão muitas mais possibilidades. Terão que navegar para oeste das ilhas para apanhar o sol a sudeste:

dlWBTpS.png


Contudo, e com alguma sorte, na ponta sul/sudoeste das ilhas Faroe, algumas pessoas podem apanhar o fenómeno tendo em conta que o sol estará algo elevado no céu.
 
Última edição:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Segundo o GFS, as nuvens poderão tapar o eclipse de sexta-feira em especial no norte e centro.

Tem variado bastante entre saídas

lVRbK1Y.png


Já esteve de facto melhor nos modelos , mas nada está perdido ainda para ninguém, embora certamente na hora muitos vão ter azar e outros sorte.
Sendo o eclipse bastante cedo, às primeiras horas da manhã, numa sinóptica destas em que a instabilidade é muito reduzida pós nascer do sol, é capaz de haver boas probabilidades de não haver nuvens ou pelo menos haver algumas boas abertas. Hoje por exemplo no norte o dia esteve quase sempre nublado, mas de manhã bem cedo pelas 7 ou 8h esteve céu quase limpo.