Eclipse solar de 20 Março 2015

Tópico em 'Astronomia' iniciado por Orion 16 Dez 2014 às 04:00.

1. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Açores
    São 'sortes'. Tenho os meus há 11 anos (comprados aquando do trânsito de Vénus - 2004) e não vou poder ver o eclipse ao vivo :( :buh:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Garcia

Garcia
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    5 Jan 2014
    Local:
    Santa Bárbara (Lourinhã)
    o meu filtro à partida será o modo "live view" da máquina fotográfica... :D

StormRic gostou disto.
  3. Mr. Neves

Mr. Neves
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Tondela-290m
    Azar dos azares que aqui nas proximidades não encontro nada de óculos para eclipses solares nem sei se vou encontrar...:(

4. Dematos

Dematos
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    2 Jan 2014
    Local:
    Louriçal - Pombal (40m)
    Eu tenho 2, eu sei que tenho 2, so' nao sei onde!! :mad: Estarao numa gaveta qualquer! :D

Sent from my GT-I8150 using Tapatalk 2

5. Dematos

Dematos
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    2 Jan 2014
    Local:
    Louriçal - Pombal (40m)
    Nao sera' uma irresponsabilidade por parte do governo ou de outras entidades nao colocarem a disposicao do publico oculos para ver o eclipse??! Tambem uma coisa e' certa, grande parte das pessoas ainda nao sabem que vai haver 1eclipse!!

Sent from my GT-I8150 using Tapatalk 2

guisilva5000 gostou disto.
  6. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Estou a achar estranho ninguém se adiantar, em 2005 houve pelo menos um jornal a oferecer óculos se não me engano.

De qualquer forma, se não houver óculos especiais, há os óculos ou máscaras de soldadura, não sei se nas lojas da especialidade vendem apenas os filtros ou haverá algo mais em conta. Mas mesmo estes não sei se são seguros a nível de radiação invisível...

Mas é importante ter a noção de que óculos de sol não servem de todo, o sol não emite apenas radiação visível!

Os miúdos são os mais vulneráveis a fazerem asneira, mas parece que nas escolas já se está a alertar. Isto é um assunto muito sério, é muito fácil provocar danos nas células do olho, a consequência imediata é quando se fecha os olhos na escuridão fica-se a ver pontos luminosos que levam anos a desaparecer.... ou nunca mais desaparecem... fazendo uma analogia, é tipo conjunto pixels queimados dum ecrã ou ccd ... às vezes para toda a vida!

E escusado será dizer que olhar directamente por uns binóculos ou lentes sem qualquer filtro apropriado pode até cegar.

Sem óculos especiais, a forma mais segura é projecção indirecta, aproveitar a situação para por exemplo construir uma pinhole camera, com uma caixa de cartão, ideal para construir juntamente com crianças.
    No youtube há imensos vídeos, mais ou menos sofisticados:
    https://www.youtube.com/results?search_query=ver eclipse pinhole camera

Cuidados para observar um eclipse solar

Nunca se deve olhar para o Sol sem que se tenha uma proteção eficiente para os olhos. A mesma orientação vale durante um eclipse parcial ou anular do Sol. Parte da luz proveniente do Sol é de alta energia e pode danificar, de forma irreversível, células do olho.

A forma mais segura de observar um eclipse solar parcial ou anular é por meio de prejeção. Numa cartolina faça um orifício de cerca de 1 cm de diâmetro. Encoste essa cartolina furada num espelho plano. Ficando ao sol, faça a luz solar refletir num espelho e incidir numa parede à sombra. Lá se poderá ver a imagem do Sol durante o eclipse sem danificar o olho. Existem alguns filtros, usados por soldadores que podem dar proteção para poder olhar o eclipse diretamente. Sanduíches de filmes fotográficos Preto e Branco podem ser usados em breves intervalos de tempo.

Vidros esfumaçados, garrafas com líquidos escuros, óculos escuros, bacias com água etc. NÃO oferecem proteção adequada e devem ser evitados. A observação de um eclipse com telescópios, lunetas ou binóculos só deve ser feita se devidamente autorizada pelo fabricante dos referidos instrumentos. Caso contrário, o risco de danos ópticos é muito grande, geralmente ocorrendo perda total da visão. Cuidado!

Z13 e StormRic gostaram disto.
  7. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
  8. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Açores
    Voltando a projetar o eclipse total nas ilhas Faroe/Svalbard, sendo que o ponto máximo será às 9:42 (Faroe) e às 11:12 (Svalbard):

http://www.timeanddate.com/eclipse/in/faroe/torshavn

http://www.timeanddate.com/eclipse/in/norway/longyearbyen

Primeiro o mar:

Apanhar o mar em melhor estado é difícil (incluindo em Svalbard). É seguro afirmar que coisas destas não acontecerão:

Cobertura nebulosa e precipitação:

Faroe:

http://forecast.uoa.gr/gmap/index.php?lat=62.208372&lon=-6.897791

Svalbard (dificil de se obter):

http://www.wunderground.com/weather-forecast/NO/Svalbard.html?MR=1

http://www.yr.no/place/Norway/Svalbard/Longyearbyen/long.html

Conclusões:

- Svalbard: A previsão é difícil dada a falta de informações. Contudo, e apesar de não estar prevista chuva, não acredito que aconteça a observação do eclipse. A cobertura nebulosa será significativa e o sol não estará muito alto no céu:

- Ilhas Faroe: Nas ilhas propriamente ditas, penso que também será muito difícil. Os cruzeiros, sim, terão muitas mais possibilidades. Terão que navegar para oeste das ilhas para apanhar o sol a sudeste:

Contudo, e com alguma sorte, na ponta sul/sudoeste das ilhas Faroe, algumas pessoas podem apanhar o fenómeno tendo em conta que o sol estará algo elevado no céu.

#53 Orion, 17 Mar 2015 às 22:25
    Última edição: 17 Mar 2015 às 22:34
    Aristocrata e StormRic gostaram disto.
  9. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Açores
  10. PedroSarrico

PedroSarrico
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    4 Ago 2010
    Local:
    Aveiro

Eu ainda tenho os óculos de 1999 e uns outros que comprei no outro eclipse que veio uns anos depois.

11. Fernando Costa

Fernando Costa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    2 Ago 2014
    Local:
    Alfena - Valongo (Porto)
    Segundo o GFS, as nuvens poderão tapar o eclipse de sexta-feira em especial no norte e centro.

12. supercell

supercell
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    3 Mai 2012
    Local:
    Aveiro
    Alguém sabe onde se pode comprar filtros solares para colocar nas máquinas fotográficas?

13. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    em Aveiro é fácil brightstar em Oiã

supercell gostou disto.
  14. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Tem variado bastante entre saídas

Já esteve de facto melhor nos modelos , mas nada está perdido ainda para ninguém, embora certamente na hora muitos vão ter azar e outros sorte.
    Sendo o eclipse bastante cedo, às primeiras horas da manhã, numa sinóptica destas em que a instabilidade é muito reduzida pós nascer do sol, é capaz de haver boas probabilidades de não haver nuvens ou pelo menos haver algumas boas abertas. Hoje por exemplo no norte o dia esteve quase sempre nublado, mas de manhã bem cedo pelas 7 ou 8h esteve céu quase limpo.

StormRic e Fernando Costa gostaram disto.
  15. Fernando Costa

Fernando Costa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    2 Ago 2014
    Local:
    Alfena - Valongo (Porto)
    Não consegui os óculos e agora? Quero ver o eclipse. Morando num apartamento o método de projecção não é o melhor.

Partilhar esta Página