O sexto dia da erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, arquipélago das Canárias, é marcado por fases explosivas.
Mantêm-se 2 fluxos de lava ativos, um quase extinto e o outro que progride cerca de 4 a 5 metros por hora.
A Agencia Estatal de Meteorología (Aemet) prevê que devido à direção do vento nos próximos dias, a emissão de cinzas vulcânicas possa afetar as ilhas de El Hierro e La Gomera.
Neste momento o Governo Espanhol contabiliza estragos em mais de 180 hectares de extensão, com destruição de várias culturas, cerca de 390 habitações e mais de 14 km de estradas.
As cinzas emitidas pelo Cumbre Vieja obrigaram o Instituto de Astrofísica das Canárias a encerrar os telescópios em La Palma, uma vez que as cinzas provocam danos nos espelhos que os compõem.
Estava a ver agora mesmo em direto quando se abriu um novo foco eruptivo na parede do cone vulcânico principal, tudo isto acompanhado de fortes explosões no cone principal! Não fossem os estragos e isto estaria a ser um evento fantástico, e uma possibilidade rara de ver ao vivo como funciona a geologia destas ilhas, que acaba por ser parecida com a dos Açores.