Erupção do Vulcão Cumbre Vieja, La Palma, Canárias 2021



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,650
Local
Açores
Outro exemplo de explosão e onda de choque



Pá, de que estão à espera?

Há literalmente um ET a observar... :D

kl056cC.png


 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Coloco isto aqui.
Uma questão que coloquei à cerca do estilo eruptivo deste vulcão.
Até agora com uma resposta, veremos se mais alguém se manifesta.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Coloco isto aqui.
Uma questão que coloquei à cerca do estilo eruptivo deste vulcão.
Até agora com uma resposta, veremos se mais alguém se manifesta.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Para mim esta erupção parece-me estroboliana fissural de livro. Explosões desta ordem de grandeza fazem parte deste tipo de vulcanismo, são explosões fortes à escala humana, mas à escala vulcânica são explosões bastante modestas. Além de que nas erupções vulcanianas não creio que se registem escoadas lávicas desta ordem de grandeza. É claro que cada vulcão tem a sua "personalidade vulcânica" :D, cada um tem as suas características, mas este parece-me que encaixa que nem uma luva no perfil estromboliano. Não eu não sou geólogo, sou apenas um curioso destes fenómenos, a minha opinião vale o que vale. :)
 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,825
Local
Menorca
Modificação da morfologia do cone principal. Parece haver um processo de reunificação da boca principal com a mais importante das que foram abertas ontem.

20210925_093912.jpg


Vs

20210925_093916.jpg




Sinal do tremor vulcânico novamente muito alto com tendência estável. Elevada explosividade

PA01_2021-09-25_sp_F2.jpg
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,825
Local
Menorca

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,825
Local
Menorca
Bela imagem durante o pôr do sol

IMG_20210925_195551.jpg



Após a reactivação do ponto de emissão em Montaña Rajada, o sistema eruptivo "relaxou" ligeiramente.

IMG_20210925_195915.jpg



P.S.: Reintensificação da boca secundária de ontem, emitindo uma grande quantidade de lava mais fluida, possivelmente de áreas mais internas da caldeira.

 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Lava do vulcão de La Palma já atingiu quase 500 edifícios e cobriu 212 hectares.​

Hoje às 00:20.

A lava do vulcão da ilha espanhola de La Palma, nas Canárias, já cobriu 212 hectares de terreno e atingiu quase 500 edifícios, segundo dados do sistema de europeu de satélites Copernicus.

A atualização de dados do Copernicus, que tem acompanhado a evolução da erupção desde o início, diz respeito a medições feitas às 6.50 horas deste sábado e revelam que a lava expelida pelo vulcão afetou ainda 17,5 quilómetros de estradas, dos quais 16,9 quilómetros estão completamente destruídos.

image.jpg


Dos 496 edifícios atingidos, 461 foram considerados destruídos. Não há registo de vítimas, tendo as autoridades retirado mais de seis mil pessoas da zona de erupção.

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo passado depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região.

A lava continua a correr em direção ao mar, avançando atualmente entre 250 a 300 metros por hora e hoje colapsou parte do cone do vulcão.

Segundo o Instituto Vulcanológico das Canárias, foi detetado um novo foco de emissão de lava, a oeste da cratera principal, e a rutura do cone do vulcão provocou uma nova vaga de lama, mais rápida e fluida.

Na manhã deste sábado, o aeroporto da ilha de La Palma chegou a ser declarado inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão.