Espécies Invasoras



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pois é por aqui as palmeiras que vejo também tem sido todos dizimadas pelo escaravelho.
Começou a aparecer á cerca de 1 ano e meio, e as poucas que restam, também não devem ter outro futuro.
Os tratamentos são muitos dispendiosos, e não são viáveis.
Pelo que vejo aqui os proprietários tem substituído as palmeiras por outras árvores, como pinheiros mansos, assim como do tronco que é cortado, fazem um canteiro de flores, basta usar a imaginação.
Até inclusive apareceram-me aqui no meu terreno já 2 escaravelhos já mortos, que muito provável vieram do meu vizinho, e eu "brinquei" com a situação dizendo que secalhar eram os chefes da esquadrilha e vinham ver se eu tinha aqui alguma palmeira para eles lhes tratarem da saúde, mas deram-se mal, pois não tenho nenhuma.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e Thomar

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Gil, não creio que a palmeira-das-canárias seja invasora, a espécie nem é sub-espontânea.

No Algarve estas palmeiras eram plantadas ao lado dos chalets e casas de quintas, como símbolo de riqueza. Também eram utilizadas em praças e jardins públicos. O artista Manuel Cabanas plantou duas junto à estação de Cacela enquanto trabalhou lá mas forma destruídas pelo escaravelho. Esta palmeira estava bem inserida na paisagem, era mais património cultural que ambiental devido à sua ligação a casas oitocentistas e jardins antigos. Uma tragédia para o nosso património.
 
  • Gosto
Reactions: Gil_Algarvio e 1337

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
quanto ao escaravelho sei que já foi referido mas efectivamente acho que noutro tópico, pela definição as palmeiras não são infestantes pois são não são capazes de se disseminar pelo menos em grande escala. As acácias essas sim são as campeãs espalham-se que nem fogo em palha seca são ainda piores que os eucaliptos até nas dunas carregadas de sal elas vivem sem crise
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Muitas palmeiras estão em jardins abandonados, as casas estão abandonadas também...

O mesmo está a suceder com a vespa-asiática. Os ninhos surgem em armazéns e casas ao abandono...
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Muitas palmeiras estão em jardins abandonados, as casas estão abandonadas também...

O mesmo está a suceder com a vespa-asiática. Os ninhos surgem em armazéns e casas ao abandono...
Por acaso na minha zona foi o ano passado que se notou mais a invasão da Vespa, este ano notei que houve um abrandamento significativo, já quanto ao escaravelho nada o faz abrandar, muito mais forte que a vespa, nada parece conseguir travar o avanço do bicho.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Aqui na minha zona também tinha 3 palmeiras-das-canárias, morreram há 3 anos devido a esse insecto. Curiosamente o escaravelho não ataca todas as espécies, tinha exemplares de 3 espécies de palmeiras, mas apenas as palmeiras-das-canárias foram atingidas. A palmeira-das-vassouras e as 3 palmeiras-de-leque continuam saudáveis.
 
  • Gosto
Reactions: 1337

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Vou dar o exemplo da Palmeira mais antiga e maior de Ponte de Lima ( perto de 20 m de altura). As imagens não são as melhores mas dá para ter uma percepção, e ainda esta não está completamente morta como muitas.

Antes da invasão:
0yi9Ank.jpg


Depois da invasão:
pXR83VB.jpg
 
  • Gosto
Reactions: frederico

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Vou dar o exemplo da Palmeira mais antiga e maior de Ponte de Lima ( perto de 20 m de altura). As imagens não são as melhores mas dá para ter uma percepção, e ainda esta não está completamente morta como muitas.

Antes da invasão:
0yi9Ank.jpg


Depois da invasão:
pXR83VB.jpg

Se nada for feito vai morrer em poucos meses, ou mesmo semanas, as minhas morreram num instante poucas semanas depois de serem atingidas começaram as folhas a murchar e as plantas a perder vigor.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
MSantos as tuas palmeiras-das-vassouras foram introduzidas ou são espontâneas?

Pois por aqui o escaravelho já devorou as palmeiras das canárias, mas deixou para trás as palmeiras das vassouras, nao sei se é pela diferente estrutura do tronco, mas a verdade é que elas vão cá ficando para contar a história.
E as mesmas palmeiras foram introduzidas, tenho aqui um vizinho que tinha um viveiro delas, e plantou no seu terreno mais de 40 palmeiras de vassouras, e umas 10 das canárias, e dessas nem uma restou ao contrário das outras.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
MSantos as tuas palmeiras-das-vassouras foram introduzidas ou são espontâneas?

Comprei num viveiro de plantas há uns anos, não creio que existam Chamaerops humilis espontâneas tão a Norte. Acho que os exemplares que vi mais a Norte foi perto de Odeceixe, mas acredito que possa haver uma pouco mais a Norte ao longo da Costa Alentejana.
 
Última edição: