Espécies Invasoras

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Pois tinha lido que chegou a haver palmeiras-das-vassouras na Arrábida, pensei que pudessem chegar aí.

No Algarve a espécie sofreu uma regressão brutal devido à exploração excessiva como matéria-prima para artesãos, mas nas últimas duas décadas recuperou nos solos abandonados, especialmente em alguns pontos à beira da serra. Há palmeiras em áreas abandonadas que começam a atingir dimensões muito interessantes. Imagino dois mil anos atrás como seriam as palmeiras no Algarve com vários metros de altura nos solos fundos das campinas do litoral...

Pelas minhas observações de campo a espécie é rara no Algarve mas está em recuperação em alguns pontos, sendo mais frequente na Andaluzia, basta ir aos pinhais de Lepe e Cartaya e ver...
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Pois tinha lido que chegou a haver palmeiras-das-vassouras na Arrábida, pensei que pudessem chegar aí.

Pelo que pesquisei a espécie já foi espontânea na Arrábida mas terá desaparecido. Ainda bem que a espécie está a recuperar no Algarve, infelizmente não existem exemplares com pote arbóreo, ou se existem são muito raros.

É uma planta que admiro particularmente devido ao facto de ser a única palmeira verdadeiramente autóctone de Portugal continental.
 
  • Gosto
Reactions: frederico

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Pelo que pesquisei a espécie já foi espontânea na Arrábida mas terá desaparecido. Ainda bem que a espécie está a recuperar no Algarve, infelizmente não existem exemplares com pote arbóreo, ou se existem são muito raros.
No Jardim Botânico do Porto há uma, multicaule, com porte arbóreo. É um belíssimo exemplar.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e frederico

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Vou dar o exemplo da Palmeira mais antiga e maior de Ponte de Lima ( perto de 20 m de altura). As imagens não são as melhores mas dá para ter uma percepção, e ainda esta não está completamente morta como muitas.

Depois da invasão:
pXR83VB.jpg
Aparenta já ter sido sujeita a tratamento pelo conjunto de novas e pequenas folhas a nascer no centro. Já reparaste se tem um tubinho a descer pelo caule desde a copa?
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
As bravas no Algarve não atingem porte arbóreo pois estão maioritariamente em zonas muito específicas em solos xistosos que estão destruídos pela erosão, e as palmeiras estão a ajudar a recuperar os solos! Mas sei de um sítio onde estão a crescer bem e rapidamente, estão junto a uma linha de água! Se houvesse bravas nas campinas no litoral e não fosse arrancadas...
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
No Jardim Botânico do Porto há uma, multicaule, com porte arbóreo. É um belíssimo exemplar.

Sim. Em parques e jardins já vi alguns com um porte mais generoso, mas nos exemplares espontâneos é raro ver um com mais de 1metro de altura.
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Sim. Em parques e jardins já vi alguns com um porte mais generoso, mas nos exemplares espontâneos é raro ver um com mais de 1metro.
Tenho até memória de já ter visto em mais sítios aqui no Porto que não consigo agora precisar. A do JB tem à vontade uns 4-5 metros de altura.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
As florestas nativas no sotavento algarvio deveriam ser brutais com pinheiros-mansos gigantes, alfarrobeiras, azinheiras e sobreiros centenários, palmeiras com vários metros, murtas e zambujeiros com porte arbóreo, florestas cerradas nos vales com choupos e freixos, E nas serras havia castanheiros e carvalhos, e medronheiros com porte arbóreo...
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Aparenta já ter sido sujeita a tratamento pelo conjunto de novas e pequenas folhas a nascer no centro. Já reparaste se tem um tubinho a descer pelo caule desde a copa?
Pois eu também achei estranho aquelas folhas, ainda não consegui ir perto dela, não sei se foi sujeita a tratamento, ou simplesmente o escaravelho atacou mais de lado do que na copa...
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Pois eu também achei estranho aquelas folhas, ainda não consegui ir perto dela, não sei se foi sujeita a tratamento, ou simplesmente o escaravelho atacou mais de lado do que na copa...
Ter aquelas folhas novas no centro e as velhas por baixo geralmente é sinal que já alguma coisa aconteceu por ali. Mas posso estar enganado.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Normalmente, a copa da palmeira é a última coisa antes de ela morrer completamente, aqui, onde eu moro também havia uma e ficou como essa, também pensei que resistiria e como fizeram 3 vezes tratamento mas morreu na mesma, o tratamento foi feito antes e durante o escaravelho. Quando o escaravelho está na palmeira, os tratamentos não servem de nada e ela acabará sempre por morrer, mais cedo ou mais tarde.

Um facto curioso, é que junto à Ria Formosa, as palmeiras continuam na mesma e no resto da cidade, as palmeiras foram todas dizimadas. :unsure:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Normalmente, a copa da palmeira é a última coisa antes de ela morrer completamente, aqui, onde eu moro também havia uma e ficou como essa, também pensei que resistiria e como fizeram 3 vezes tratamento mas morreu na mesma, o tratamento foi feito antes e durante o escaravelho. Quando o escaravelho está na palmeira, os tratamentos não servem de nada e ela acabará sempre por morrer, mais cedo ou mais tarde.

Um facto curioso, é que junto à Ria Formosa, as palmeiras continuam na mesma e no resto da cidade, as palmeiras foram todas dizimadas. :unsure:
Pela minha experiência, os meus pais tinham duas bem grandes no Ribatejo e acompanhei a decadência de tantas outras por motivos profissionais, quando as folhas mais centrais secam e caem sobre as restantes é sinal de que já não há nada a fazer para salvar a palmeira.