Espécies Invasoras

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
o pinheiro actualmente sofre de duas frentes, a processionaria e o nematodo este ultimo seca a árvore, já a famosa processionaria vive em equilíbrio pois já são velhos conhecidos e a lagarta tem anos piores, este ano parece que veem em força
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Fizeste bem em mover para este tópico, que é o ideal para este tipo de discussões, para não estamos lá a fazer Off-topic.
É um pouco estranho o que relatas acerca do pinheiros, mas pode ser que apareça mais alguém que perceba melhor do assunto do que eu.
E sim é verdade, qualquer dia é mesmo uma raridade uma árvore aqui em Portugal que não seja atacada por uma praga.
Aqui pela minha terra o escaravelho está a "limpar o sarampo" ás ultimas palmeira, por isso acho que em breve irá passar fome.
Pelos vistos a situação das palmeiras está igual em todo o lado, é uma árvore que resiste a tudo menos a esta praga que tem extinguindo as palmeiras todas, e não há nenhum tratamento.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pelos vistos a situação das palmeiras está igual em todo o lado, é uma árvore que resiste a tudo menos a esta praga que tem extinguindo as palmeiras todas, e não há nenhum tratamento.

Existe tratamento com recurso a produtos químicos, mas o problemas é quando a palmeira revela os primeiros sintomas, já é tarde demais, e já está toda tomada pelo escaravelho.
Hoje aqui em Torres Novas, no centro da cidade observei já uma tamareira completamente seca, e outras 3 já com as folhas a começarem a ficar quebradas e penduradas para baixo.
Não sei se o escaravelho já se apoderou também desta espécie, ou se se trata de outro problema, mas o facto é que elas estão a morrer.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Existe tratamento com recurso a produtos químicos, mas o problemas é quando a palmeira revela os primeiros sintomas, já é tarde demais, e já está toda tomada pelo escaravelho.
Hoje aqui em Torres Novas, no centro da cidade observei já uma tamareira completamente seca, e outras 3 já com as folhas a começarem a ficar quebradas e penduradas para baixo.
Não sei se o escaravelho já se apoderou também desta espécie, ou se se trata de outro problema, mas o facto é que elas estão a morrer.
A tamareira foi a mais atacada mas já vi algumas palmeiras-vassoura também a morrer, portanto não sei se também já se apoderou dessa espécie, aqui em Arronches as únicas palmeiras que se aguentam são duas bastante antigas no ponto mais alto da vila, até estou admirado com ainda não foram atacadas, espero que não sejam pois à anos e anos que existem e dão uma boa imagem à vila.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu pelo menos aqui por estes lados ainda não tinha observado nenhuma tamareira morta até hoje.
Olha que eu também pensava que o escaravelho já se tinha esquecido de matar uma palmeiras aqui dos meus vizinhos, visto que ele que já tinha atacado ás primeiras já á mais de 1 ano e meio, mas afinal não fica nenhuma para contar a história, porque as ultimas que restavam estão agora a morrer.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Eu pelo menos aqui por estes lados ainda não tinha observado nenhuma tamareira morta até hoje.
Olha que eu também pensava que o escaravelho já se tinha esquecido de matar uma palmeiras aqui dos meus vizinhos, visto que ele que já tinha atacado ás primeiras já á mais de 1 ano e meio, mas afinal não fica nenhuma para contar a história, porque as ultimas que restavam estão agora a morrer.
Seria pena se morressem, praticamente todas já morreram e foram arrancadas mas aquelas continuam intactas, já é raro ver uma palmeira por cá visto já estar quase todas extintas por isso já quase nem noto. :hmm: Mas por acaso já vi uma palmeira que estava com os sintomas de estar a ser atacada mas entretanto voltou ao normal, talvez teve tratamento, coisa rara.
 

PaulusLx

Cumulus
Registo
9 Nov 2011
Mensagens
143
Local
Pipa, Carnota - Alenquer
As Primaveras coloridas do norte de África trouxeram também esta desgraça!!! My God!
O árabe, o magrebino aprenderam a migrar para os McDonalds para a paparoca e a abandonar a sua dieta tradicional... sim, o vermelhinho, o terrorista 'scaravelho.
Sem predador valente que papasse o bicharoco, e graças ao intercâmbio e milagres da globalização, ao incremento do tráfego transmediterrânico... Voilá! Ele aqui está!
Agiganta-se agora em multidões à custa das tenrinhas palmeiras ibéricas!
:)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
As Primaveras coloridas do norte de África trouxeram também esta desgraça!!! My God!
O árabe, o magrebino aprenderam a migrar para os McDonalds para a paparoca e a abandonar a sua dieta tradicional... sim, o vermelhinho, o terrorista 'scaravelho.
Sem predador valente que papasse o bicharoco, e graças ao intercâmbio e milagres da globalização, ao incremento do tráfego transmediterrânico... Voilá! Ele aqui está!
Agiganta-se agora em multidões à custa das tenrinhas palmeiras ibéricas!
:)
Praticamente todas as pragas que existem vão aparecendo aos poucos e vão atacando todas as árvores que existem no nosso país. E depois ninguém faz nada nem querem saber de nada, em Espanha as coisas são muito mais preservadas do que em Portugal, aqui no interior então, o pouco que fazem é mal, como por exemplo o abate de árvores de que muito se fala agora na estrada mais bonita do país, em Marvão, é triste. Portanto, nem vale a pena pensar que cuidar das árvores em Portugal é algo importante porque não é, e não é apenas nestas situações que é assim, mas é melhor não fugir muito ao tema do tópico.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Penso que este é o tópico indicado para esta conversa.
É estranho, pensava que estas lagartas só apareciam na primavera, mas o tipo de pinheiro que falo, não é nem o manso nem o bravo, quando passar por lá tiro foto. Há vários pinheiros aqui na terra com esse ninho mas por estranho que pareça aqueles pinheiros não têm nada disso, numa das entradas da vila também há outros pinheiros desse tipo que também estão a secar mas aparentemente também não têm ninhos. Uma coisa podemos ter a certeza, já são poucas as árvores que não têm doenças/pragas que as matem.

Este tópico pode ser indicado para esta conversa, mas atenção a processionária do pinheiro não é uma espécies invasora, é uma praga mas é nativa dos nossos pinhais.

Os pinheiros e todas as árvores em geral estão sujeitas a pragas mas normalmente as plantas têm mecanismos de defesa, o que não acontece com as pragas invasoras como o nematodo do pinheiro ou o escaravelho da palmeira.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Fenómeno do Entroncamento?


Fenómeno não será mas que não é normal que se vejam lagartas dos pinheiros na cidade não é. No dia 12, ao caminhar no passeio junto á escola da zona verde, qual não foi o meu espanto ao verificar que um "carreirinho" de lagartas dos pinheiros "circulava" também calmamente no passeio.

Parece que já no ano passado existiram problemas com estas lagartas nesta escola, tendo eu falado no local com a mãe de uma criança que me confirmou que a sua filha teve alergias causadas por estas lagartas.

Eu já tinha alertado quando vi colocarem tantos pinheiros nas nossas escolas, o ano passado houve escolas, noutras localidades, encerradas devido ás alergias que estas lagartas causam.

Os responsáveis pela colocação destas árvores nas escolas e dentro das povoações estão a brincar com a saúde das nossas crianças e do público em geral. Trazer árvores de floresta para a nossa cidade dá nisto. Onde estão os responsáveis pela saúde pública?


CL1%20(500x332).jpg


CL4(500x332).jpg


http://www.entroncamentoonline.pt/portal/artigo/fenómeno-do-entroncamento
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,397
Local
Alcochete (6m)
Fenómeno do Entroncamento?


Fenómeno não será mas que não é normal que se vejam lagartas dos pinheiros na cidade não é. No dia 12, ao caminhar no passeio junto á escola da zona verde, qual não foi o meu espanto ao verificar que um "carreirinho" de lagartas dos pinheiros "circulava" também calmamente no passeio.

Parece que já no ano passado existiram problemas com estas lagartas nesta escola, tendo eu falado no local com a mãe de uma criança que me confirmou que a sua filha teve alergias causadas por estas lagartas.

Eu já tinha alertado quando vi colocarem tantos pinheiros nas nossas escolas, o ano passado houve escolas, noutras localidades, encerradas devido ás alergias que estas lagartas causam.

Os responsáveis pela colocação destas árvores nas escolas e dentro das povoações estão a brincar com a saúde das nossas crianças e do público em geral. Trazer árvores de floresta para a nossa cidade dá nisto. Onde estão os responsáveis pela saúde pública?


CL1%20(500x332).jpg


CL4(500x332).jpg


http://www.entroncamentoonline.pt/portal/artigo/fenómeno-do-entroncamento
Realmente as arvores de cidade é que ficavam bem, ainda me lembro quando era pequeno e ia colocando pedaços de cimento no chão, esperando que nascessem arvores :huhlmao:

Agora a sério, os responsaveis pela manutenção das arvores é que deviam ter cuidado com estas situações, não quem levou para lá as arvores que já me parecem ter alguma idade
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,218
Local
Coimbra
Mancha invasora de acácias fora de controlo na região

14-floresta.jpg



A mancha florestal de mimosas (ou acácias) progride a olhos vistos pelos vales e serras da região Centro, sem que ninguém lhe faça frente.

“A situação é grave”, alerta o biólogo e investigador da Universidade de Aveiro, Carlos Fonseca, coordenador do Fórum Internacional “Florestas Saudáveis, Benefícios para Todos”, que se realiza no Centro de Operações e Técnicas Florestais (COTF), na Lousã, hoje e amanhã.

Embora o foco de atenção do encontro seja uma perspetiva mais abrangente da floresta – conciliando a vertente produtiva (eucalipto e pinheiro) e o cultivo complementar de árvores como o medronheiro, carvalho ou sobreiro – a questão da invasão das florestas portuguesas por espécies exóticas assume especial protagonismo.

Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, a propósito da realização do encontro, o biólogo constata que “a praga das mimosas continua a progredir, com enorme potencial invasor”, defendendo a necessidade de “definir uma estratégia nacional que envolva investimento e acompanhamento”, seja através de cortes, ou uso de produtos químicos autorizados.

Diário As Beiras

Uma verdadeira praga, estão espalhadas por todo o lado, desde Penacova até à Serra da Lousã e até mesmo nas dunas da Tocha, como se pode ver nesta foto:

iDZciU1h.jpg


EN110, zona de Penacova

aA53Dih.jpg


M6P3Qfz.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mancha invasora de acácias fora de controlo na região

14-floresta.jpg



A mancha florestal de mimosas (ou acácias) progride a olhos vistos pelos vales e serras da região Centro, sem que ninguém lhe faça frente.

“A situação é grave”, alerta o biólogo e investigador da Universidade de Aveiro, Carlos Fonseca, coordenador do Fórum Internacional “Florestas Saudáveis, Benefícios para Todos”, que se realiza no Centro de Operações e Técnicas Florestais (COTF), na Lousã, hoje e amanhã.

Embora o foco de atenção do encontro seja uma perspetiva mais abrangente da floresta – conciliando a vertente produtiva (eucalipto e pinheiro) e o cultivo complementar de árvores como o medronheiro, carvalho ou sobreiro – a questão da invasão das florestas portuguesas por espécies exóticas assume especial protagonismo.

Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, a propósito da realização do encontro, o biólogo constata que “a praga das mimosas continua a progredir, com enorme potencial invasor”, defendendo a necessidade de “definir uma estratégia nacional que envolva investimento e acompanhamento”, seja através de cortes, ou uso de produtos químicos autorizados.

Diário As Beiras

Uma verdadeira praga, estão espalhadas por todo o lado, desde Penacova até à Serra da Lousã e até mesmo nas dunas da Tocha, como se pode ver nesta foto:

iDZciU1h.jpg


EN110, zona de Penacova

aA53Dih.jpg


M6P3Qfz.jpg

É verdade a acácia é mesmo "um bicho" terrivel, e muito dificil de eliminar, devido também á sua enorme capacidade de disseminação de semente.
Por aqui vou observando alguns exemplares, quer em jardins de particulares, para embelezamento, quer também em terrenos embora a densidade seja ainda reduzida, felizmente.
Isto é daquelas pragas que creio vamos deixar de herança ás nossas gerações vindouras, realmente essa foto da enorme mancha de acácias meste respeito pelas proporções já alcançadas.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
É verdade a acácia é mesmo "um bicho" terrivel, e muito dificil de eliminar, devido também á sua enorme capacidade de disseminação de semente.
Por aqui vou observando alguns exemplares, quer em jardins de particulares, para embelezamento, quer também em terrenos embora a densidade seja ainda reduzida, felizmente.
Isto é daquelas pragas que creio vamos deixar de herança ás nossas gerações vindouras, realmente essa foto da enorme mancha de acácias meste respeito pelas proporções já alcançadas.

E não é a única que vai ficar de herança... :(

Temos um conjunto de espécies invasoras que já se tornaram completamente impossíveis de erradicar, apenas se pode fazer algum controlo, se houver vontade para isso.

Se forem ao site Invasoras.pt podem aprender sobres estas espécies e até ajudar a mapear a sua distribuição! :)