Estação meteo Hortas /Barosa-Leiria

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boa noite.
Sempre tive a “pancada” por termómetros e temperaturas mas nunca tive oportunidade de montar uma estação.
Vim morar á 10 anos para a Barosa- Leiria e desde cedo me apercebi que estava numa das zonas mais frias e mais quentes da cidade.
Agora tive a oportunidade de comprar uma WMR200.

Iniciei a montagem/testes a 2 meses mas ainda falta o pluviometro. Queria ver se estava tudo a funcionar em 1/1/11
A pagina web fica para mais tarde, no entanto já está a debitar para o Wunderground

Deixo aqui algumas fotos.
Jorge



46780077.jpg
[/URL][/IMG]
97308617.jpg
[/URL][/IMG]
 


WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
97878839.jpg
[/URL][/IMG]
70387435.jpg
[/URL][/IMG]
41954030.jpg
[/URL][/IMG]
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Excelente instalação e envolvência. :thumbsup:

Só um aparte, não precisavas de ter colocado aquele prato sobre o radiation shield da Davis. Ele é mais do que suficiente só por si e isso vai aprisionar algumas camadas de ar junto do sensor e, consequentemente, atrasar ligeiramente a reacção do sensor relativamente às variações de temperatura e humidade.

Agora só falta colocar os dados online. Qualquer dúvida, dispõe sempre.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Oh meu caro amigo WHORTAS, você tire essa coisa branca e feia de cima do RS da Davis já! :D
Alguma vez?! :p
Ora nem pensar, tal como já aqui referiram você não precisa de nada disso, tivera eu um RS desses e adeus pratinhos brancos da Domplex (passo a pub)!
Use e abuse da exposição aos elementos na sua zona apenas com o da Davis.;)
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Mais uma WMR 200 a bombar :thumbsup:

Os meus parabéns pela dedicação e pela montagem da estação.

No que diz respeito á parabólica colocada por cima do RS da Davis,:rolleyes::rolleyes: creio que está tudo dito.

Já agora, a quantos metros do solo está o anemometro ?
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Bela montagem, especialmente o anemómetro!:thumbsup:

Quanto ao prato que todos os meus colegas comentaram... faz-lhe uns furos com o berbequim e ele deixa "aprisionar" o ar. E sempre protege o RS da chuva e do sol directo (UV) que a logo prazo deixam tudo ressequido...:mad:


Eu implicaria mais com a proximidade dequele "coberto" ou "anexo" onde ele está instalado... se o pudesses afastar das construções...:thumbsup:
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boa noite
Obrigado pelos vossos comentários.
O prato é um teste de solução contra o directo e intenso sol do verão.
Tenho a estação desde Outubro e o PS desde Novembro. Desde o inicio que tenho vindo a estudar a precisão da temperatura da WMR200 sem PS, com PS, ao sol e á sombra. Tenho mais um termómetro exterior e durante o ano passado durante 10 meses tive uma estação do Lidl. Durante este tempo realizei vários testes e em vários sítios e fiquei a conhecer “os cantos ao quintal”, o que me está a ser útil agora.
O prato está montado á 10 dias e comparativamente a valores registados anteriormente e por comparação a “estufa” não se está a criar. Não sei se repararam que tive o cuidado do bordo do prato ficar acima da ultima entrada de ar do PS e que o prato está todo perfurado. Concordo que não é bonito,mas para já vai servir para saber se poderá ou não dar resultado .Só tenho de esperar mais 2 ou 3 dias de sol.
De qualquer modo nestes últimos dias frios e sem vento que passaram descobri um problema na localização do sensor e hoje tive de o descer em cerca de 200mm. O ar que se criava por baixo das telhas aquecia a saia na única saída alta- o canto junto ao sensor. Tendo o sensor mais baixo isso já não acontece e como continua a ser bem ventilado... (o coberto não tem paredes)
Isto aqui é um recanto que está ao mesmo nível do rio Lena ,protegido contra o vento por uma elevação natural de cerca de 50 metros desde SE a NO. Por isso aqui o vento de Sul ,Oeste ou mesmo Norte tem uma diferença de cerca de 10 a 25 km quando comparado com o registado em estações próximas.
No pico do verão quando há nortada de 20 km aqui não há vento e os dias quentes são tórridos.
Receio que nesses dias o PS por si só , mesmo ventilado , não consiga dar conta do recado.

A altura do anemómetro ao solo é neste momento de 9.20 metros. Posso subir mais 1 metro mas por agora vou esperar por ventos de 30 a 40 km para ver o comportamento da engenharia.
Mesmo assim já está mais alto 1.2 metros que o vértice do telhado da casa de habitação, mas pelas razões já apresentadas não espero grandes ventanias por aqui.

O Anemómetro tb está ligado ao painel solar.
Tenho tb preparada a ligação de um Led de iluminação de 3v. Neste momento está constantemente ligado com 2 pilhas de 1.5v á 7 dias e ficou melhor do que eu esperava.
Dá jeito olhar pela janela e saber se o anemómetro ainda lá está!!

80114160.jpg
[/URL][/IMG]
34242378.jpg
[/URL][/IMG]
57612034.jpg
[/URL][/IMG]
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Engraçada a engenhoca do LED :D

O anemometro está segundo as regras, 10 metros sobre o nível do solo.

O RS devia realmente estar um pouco afastado do anexo.

Diz o WMO, que é quem define os standarts neste campo, a temperatura deve ser medida com um sensor dentro de um Radiation Shield, num local arejado de 1,5m a 1,75m do solo e estar sob incidência directa do sol.

arejado - Mais longe do anexo
incidência directa - Retirar o prato de cima. É mesmo para estar ao Sol. O RS da Davis tem protecção contra raios UV, só se vai deteriorar ao fim de muitos anos.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Talvez o WHORTAS ficasse com a ideia de que o material que constitui o RS da Davis não fosse suficientemente resistente por exemplo ao sol tórrido de Verão e segundo as fotos que aqui colocou, é fácil perceber que o local é um pouco abrigado dos ventos dominantes, talvez tirando partido daqueles que se deslocassem directamente de norte e além do mais todo o arvoredo circundante agudiza ainda mais o efeito guarda-vento; reforça-se mesmo assim a ideia de que quase de certeza não será necessário o famoso pratinho branco por cima.

Desde já digo que o led é uma ideia muito engraçada, ora porque não?! :thumbsup:

Bom, já gastou alguns euros em materiais de suporte para os componentes, a minha pergunta em forma de sugestão é se será possível colocar o suporte do RS da Davis no mastro do anemómetro a pelo menos 1,50m por cima da cobertura visto que não é de descartar a hipótese de sobretudo no Verão, o calor acumulado por cima e até por baixo das telhas se deslocar em direcção ao RS e interferir na exactidão dos valores!
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas,



Parabéns pela estação, mais uma WMR200 :D

Atenção à colocação do RS sobre o telhado... é que está ali uma chaminé de uma churrasqueira que deve trabalhar sobretudo no verão ;)

Vendo por aí tanto terreno, não existe um local pra colocar o RS num mastro a 1.5m de altura do chão???
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Atenção à colocação do RS sobre o telhado... é que está ali uma chaminé de uma churrasqueira que deve trabalhar sobretudo no verão ;)

Penso que será praticamente insignificante, não só a chaminé é baixa como também não parece estar assim tão próxima do RS se por acaso este fosse colocado no mastro a cerca de 1,50m acima do telhado.