Estação meteorológia PCE.



filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)

FranciscoAlex

Cumulus
Registo
30 Mai 2011
Mensagens
106
Local
Torres Vedras / Sobral da Abelheira(Mafra)
Compraste onde? Para vir pelos correios não foi pela PCE-Espanha....presumo;)

Comprei pela PCE- Ibérica que é de Espanha claro, hoje recebi um vale da DHL para levantar a estação nos correios:thumbsup: Quando realizei a encomenda escolhi a opção em que dizia Anti-reembolsável

Afinal a DHL vem entregar a estação à minha porta, espero ser desta que a recebo :lol: :lol:
 

rse

Cirrus
Registo
25 Dez 2010
Mensagens
3
Local
Portugal
Pois é caros amigos,

depois de 4 meses num mastro provisório colocado na varanda a aguardar que as obras da fachada/telhado fossem executadas, chegou a altura de hastear a minha PCE num mastro no topo do edifício.

Para isso comprei um tubo de inox de 22mm com 2.5m (6 EUR) e montei o equipamento nele sem necessitar dos usar os tubos originais. Fica uma instalação simples, "limpa" e barata. Usei 4 fixações (3 na parede da chaminé com braçadeiras ajustáveis e varão roscado para obter distancia à parede, e uma braçadeira de inox de fecho rápido na laje superior) (3 EUR).

Quanto à localização, apesar de morar num prédio, tenho bastante sorte. Por um lado como moro no último andar até agora não tive problemas com a recepção do sinal, por outro a chaminé e o mastro colocam a PCE num nível que tem 360° sem obstáculos (todos os edifícios nas redondezas ficam cerca de 2-3 metros mais abaixo).

Infelizmente ainda só tirei uma fotografia com o telemóvel, fica no entanto a montagem efectuada:
20110727286.jpg


Próximos passos, não necessariamente por esta ordem:
1. fazer um RS caseiro;
2. colocar uma camera;
3. organizar os cabos (talvez passando-os pelo interior do tubo);
4. estabilizar o pluviómetro;
5. estabilizar o mastro.

Algumas considerações:
1. em fase de estudo. Em principio optarei por uma instalação com pratos de plástico, possivelmente com uma ventoinha alimentada a energia solar

2. por causa da vista 360° decidi instalar um camera no mastro. Optei por uma Foscam FI8918W (com portes pagos ficou em 53EUR). Esta camera tem a vantagem de se poder aceder remotamente (via wifi) e controlar remotamente a orientacao pan/tilt (horizontal: 300° & vertical 120°) . Para a adaptar ao exterior terei de arranjar uma "dome" de exterior (já tenho uma debaixo de olho por 30-40EUR, mas primeiro quero experimentar a camera e confirmar as dimensões)
Possivelmente vou-me deparar com problemas de condensação mas ainda e cedo para dizer

3. em principio passarei os cabos que vão para o topo por dentro do próprio mastro, evito assim a sua exposição ao sol e intempérie. No entanto ainda não sei como vou resolver a questão da alimentação da camera - painel solar não dá pois a camera debita até 2A a 5v
--- Sugestões ?

4. embora tenha colocado o pluviómetro o mais abaixo possível para evitar as vibrações do mastro, as rajadas das últimas semanas (20-30 knots) foram suficientes para fazer o pluviómetro abanar no seu braço de apoio. As superfícies laterais fazem de vela e levam a que o sensor conte pluviosidade.
--- Alguém sofre do mesmo? Conseguiram contornar este problema?

5. as últimas nortadas não pareceram fazer vibrar o mastro, no entanto receio que a colocação da camera vá criar mais superfície que venha e o mastro venha a vibrar. Estava a considerar colocar um anel no topo do mastro e 3-4 espias com esticadores
--- É uma boa solução ou há alternativas melhores?

Gostaria que partilhassem os vossos comentários/sugestões e experiência para melhorar esta montagem

um obrigado e um abraço
RSE
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas pessoal,
vou precisar da vossa ajuda... há muito que a estação que alimenta a Meteo Quinta do Conde deixou de funcionar correctamente. Hoje finalmente decidi abrir o transmissor e... a placa está em muito mau estado.
No entanto, o sensor com pilha acende luz mas nao transmite nada para a central.
Aos mais entendidos, que fio vermelho é este e onde liga para pode-lo soldar?
Obrigado

1vN1QMH.jpg
 

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
Digam-me uma coisa se souberem ontem tirei aquela capa que cobre o painel solar que vem aparafusada e que se encontra por cima do radation shield de origem que cobre o anenometro, o que me dizem disso? avaria com a chuva assim, é que tenho obtido mais energia nas pilhas ( deve alimentar as mesmas ) e a estação até parece transmitir os dados mais rápido....o que me dizem é aconselhável ou volto a colocar a protecção
obrigado desde já quem me possa responder
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
É provável que a chuva danifique a célula solar porque a proteção protege os circuitos que estão por baixo da película que tem depois. Quanto à qualidade da transmissão, umas boas pilhas, de lítio se for possível, resolverão isso, e já nem seria preciso usar a célula solar.