Estação Meteorológica: Calibrar a pressão



diogo

Cumulus
Registo
3 Mar 2008
Mensagens
249
Local
Sintra (170m)
Também tive esse problema até à uns dias, mas parece que o resolvi. O meu sensor está a 156m de altitude (no Google Earth), mas coloquei 180m na unidade de casa (Oregon a cores (não sei o modelo)) e fui ver ao freemeteo.com e ao IM , a pressão batia certo nos três valores.
Mas o que será que está mal? As altitudes do Google Earth ou os valores de pressão/altitude nas estações meteorológicas? É que essa margem de erro é comum a todas as estações...:)
 

diogo

Cumulus
Registo
3 Mar 2008
Mensagens
249
Local
Sintra (170m)
No Google Earth a minha casa está a 156m, mas um amigo meu tem um altímetro e deu 168m. Ajudem-me - Em qual devo confiar? :huh:
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
No Google Earth a minha casa está a 156m, mas um amigo meu tem um altímetro e deu 168m. Ajudem-me - Em qual devo confiar? :huh:

Podes tentar com um GPS. Mas não dou certeza nenhumas quanto a um resultado, pelo menos, 99,9% de fiabilidade.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Google Earth não é 100% fiável, vejo por mim próprio. O GPS é um pouco mais fiável mas também não tanto como as pessoas pensam. De qualquer forma a forma ideal de calibrar é por uma estação de confiança mais próxima e não pela altitude. A pressão em função da altitude varia conforme o tempo que está e julgo que até a própria latitude, daí que uma estação não possa vir de fábrica preparada para todas as situações. É calibrar pela estação oficial ou de confiança mais próxima e esquecer a altitude.
 

Pico

Cirrus
Registo
5 Jun 2008
Mensagens
45
Local
Açores
Ora viva, sei que venho um bocado tarde... mas aqui fica o meu contributo para quem ande a tentar calibrar o seu barómetro ou barógrafo.

É muito simples de compararem os valores que têm na vossa estação com valores analiticos.



onde z é a vossa altitude em km
H altura de escala isotérmica pode ser considerado 7,31 (km)
Ps é a pressão atmosférica à superfície

É óbvio que estamos a considerar uma atmosfera homogénea, isotérmica, e que g não varia com a altitude. Alem de outras.

Estas aproximações podem ser consideradas precisas pois, 90% da massa da atmosfera encontra-se dentro da escala que vamos utilizar, temos a Temperatura na atmosfera a variar nas altitudes que podemos considerar entre os 200 e 280 K, também estamos a considerar que g não varia, o que é uma aproximação exacta tendo em conta a escala.

Devo salientar que a maior parte dos dados disponíveis de pressões barométricas está corrigido para a cota 0, ou seja para o nível do mar, pois só
assim podem ser tiradas conclusões com interesse na dinâmica da atmosfera, devemos também ter noção que uma estação a 2000m de altitude não nos iria fornecer bons dados para comparações barométricas devido á elevada altitude a variação de pressão não vai estar dentro da escala considerada, sendo mais susceptível a erro.

A partir disto e olhando para as vossas questões no forum a diferença de cotas não será assim tão significante, tendo também em conta a precisão do aparelho.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Alguém me diz porque é que no site do IM não consigo ver os valores de pressão atmosférica do Barreiro / Barreiro (Lavradio) / Almada (P. Rainha)??

É que queria calibrar a minha estação, e sem ser esses três sítios não sei por onde é que hei-de fazê-lo... :(
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Alguém me diz porque é que no site do IM não consigo ver os valores de pressão atmosférica do Barreiro / Barreiro (Lavradio) / Almada (P. Rainha)??

É que queria calibrar a minha estação, e sem ser esses três sítios não sei por onde é que hei-de fazê-lo... :(

Olha, o que te posso aconselhar é orientares-te pela minha. :thumbsup: