Estação Meteorológica: Condições e standards de instalação

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Boas.
Finalmente pedi a wmr100 e tambem um linksys NLSU2 , por isso teremos brevemente uma nova estação ligada a net...
Gostava de saber se fosse possivel quais as regras basicas para a instalação dos sensores para a poder "certeficar" mais tarde.
Cumprimentos

De forma a difundires dados com o mínimo de fiabilidade, deves fazer o seguinte:

1. Colocar o termo-higro numa parede arejada e virada a Norte, onde nunca bata o sol;

2. Colocar o anemómetro 10 metros acima do solo, no caso de instalares a instrumentação ao nível do solo. Se moras num prédio, recomenda-se que o anemómetro fique pelo menos 1,50 metros acima do telhado, nesse caso, independentemente da altura do prédio. Assim, o efeito de bloqueio do vento por parte dos obstáculos não se vai fazer sentir.

3. O pluviómetro deve ficar no telhado, livre de obstáculos que possam interferir na leitura da precipitação e deve estar bem nivelado, pois qualquer inclinação irá reflectir-se nos valores da precipitação.

4. O termo-higro não deve apanhar calor artificial vindo chaminés ou algo do género. Se não tiveres nenhuma parede voltada a Norte ou uma parede permanentemente à sombra, deves colocar o termo-higro no telhado, protegido por um radiation shield, onde o sol poderá incidir sem que isso tenha influência nas temperaturas observadas e onde corra vento de todos os quadrantes. A altura mínima recomendada para a instalação do radiation shield num telhado é de 1,20 metros e de 1,50 metros se o instalares ao nível do solo, pois a concentração de calor junto ao solo é muito superior.


ATENÇÃO

Como a tua estação é a WMR100, deve ficar sempre bem arejada, para que não venhas a ter problemas nas máximas, que ficariam exageradas de outra forma, nem com a ausência de vento.
Digo isto porque essas estações não permitem a colocação de um radiation shield.


Estes são os critérios base de fiabilidade.
Claro que há mais, mas se cumprires estes, já tens dados de grande valor. :)
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Criei este tópico para o qual movi umas quantas mensagens dedicado em exclusivo às condições de instalação, standards, etc. O outro é para a escolha da estação, compra, etc.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
No manual de instruções (apesar de ainda não ter a estação meteorológica, já fiz download do manual de instruções do produto no site da La Crosse, para ir lendo com calma todos os detalhes) pode-se ler isto:

"Transmission:
Note:
The radio communication between the receiver and the transmitter in the open field reaches distances of max 100 metres, provided there are no interfering obstacles such as buildings, trees, vehicles, high voltage lines, etc. Radio interferences created by PC screens, radios or TV sets can in some cases entirely cut off radio communication. Please take this into consideration when choosing standing or mounting locations."

----------------

"...Q: What is the maximum distance I can have the remote sensor from the display?

A: In case of a 868 MHz transmission :
The maximum open-air distance is 100 meters in a straight line although you should take into account the environment, distance and interferences. Subtract 6 to 10 meters for an exterior wall or any other similar obstruction, in width or composition. Subtract 3 to 10 meters per interior wall or any obstruction that is similar in width or composition. (An obstruction would include anything that is between the line of sight like a roof, walls, floors, ceilings, trees, etc.) Also keep your units away from electronic appliances like TV’s, microwaves, computers, refrigerators and speakers.

----------------

Q: Does the thermo-hygro sensor have any trouble transmitting through specific materials (in case of a 868 Mhz transmission) ?

A: Yes and No… We have trouble maintaining a signal through metal siding, stucco walls and UV glass. You can get the remote sensor to transmit through these materials, but it will take a little bit of trial and error. Reset the weather station as mentioned above and change the angle that the remote transmits through the siding or glass until an outdoor temperature remains on the display for an extended period of time. Keep in mind that the signal from the remote must travel through some space (10 cm of air minimum) before reaching a wall or glass window..."


Com fundamento no que acabaram de ler, gostava que me respondessem a esta dúvida: O sensor vai ser colocado na varanda (como é óbvio) protegido por um RS que vai ser construído por mim. Uns escassos 20 centímetros ao lado do sensor protegido pelo RS está a janela do meu quarto. O dispositivo que recebe os dados meteorológicos (a estação) vai ser colocado ao lado do monitor do meu computador, no meu quarto.

Resumindo: O sinal vai ter que atravessar 35 centímetros de parede normal (tijolos e cimento) e uma janela (que de noite vai estar fechada, com o estoro todo baixo), para chegar ao receptor (a estação) que está uns 7 metros de distância do sensor. Considerando também que a estação está ao lado de um monitor de computador, acham que vou ter problemas com a transmissão dos dados para a estação (sinal)?

Gostava que alguém me ajudasse...
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania

Acardoso

Cumulus
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
251
Local
Sobreiro-Bustos (Aveiro)
Re: Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Eu construí o meu :thumbsup: que está assim no mastro com o pluviómetro e o anemómetro:

ws1600extaw3.jpg



Aqui neste tópico várias indicações para tal ;)

http://www.meteopt.com/forum/instru...cao-radiation-shield-faca-voce-mesmo-729.html



PS: Algumas das imagens de construção do meu RS não estão disponíveis :( tentarei um dia destes , se ainda as encontrar, fazer novamente o upload das mesmas :rolleyes:


gostava de tirar uma duvida...
o cabo do anemometro e do pluviometro nao tem problema de estarem enrrolados(fazer efeito de bobine e haver alteraçoes nos dados)?pergunto isto nao como forma de critica mas sim como forma de esclarecimento, uma vez que vou instalar a minha estaçao dentro dos mesmos moldes so com a diferença do pluviometro ficar fixo em cima de uma chamine.

um abraço
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

gostava de tirar uma duvida...
o cabo do anemometro e do pluviometro nao tem problema de estarem enrrolados(fazer efeito de bobine e haver alteraçoes nos dados)?pergunto isto nao como forma de critica mas sim como forma de esclarecimento, uma vez que vou instalar a minha estaçao dentro dos mesmos moldes so com a diferença do pluviometro ficar fixo em cima de uma chamine.

um abraço

A minha estação é uma Davis, mas penso que isto é comum a todas as estações; tenho os fios enrolados e não tenho tido problemas de espécie alguma e não é suposto ter, pois não vejo qualquer implicação no facto de os fios estarem enrolados.
Penso que à partida só haverá problemas se houver algum fio partido ou algo do género. ;)
 

Acardoso

Cumulus
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
251
Local
Sobreiro-Bustos (Aveiro)
Re: Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

A minha estação é uma Davis, mas penso que isto é comum a todas as estações; tenho os fios enrolados e não tenho tido problemas de espécie alguma e não é suposto ter, pois não vejo qualquer implicação no facto de os fios estarem enrolados.
Penso que à partida só haverá problemas se houver algum fio partido ou algo do género. ;)

ok...obrigado pelo esclarecimento:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

gostava de tirar uma duvida...
o cabo do anemometro e do pluviometro nao tem problema de estarem enrrolados(fazer efeito de bobine e haver alteraçoes nos dados)?pergunto isto nao como forma de critica mas sim como forma de esclarecimento, uma vez que vou instalar a minha estaçao dentro dos mesmos moldes so com a diferença do pluviometro ficar fixo em cima de uma chamine.

um abraço

Por acaso a propósito de outra pessoa que se queixou aqui no forum de um erro qualquer que a estação indicava, tenho a ideia que li na Net pessoas com problemas provocados por interferências e da qualidade dos cabos de estações que julgo serem as La Crosse. Vou tentar encontrar isso. De qualquer forma, podes sempre montar tudo, e se houver realmente alguma problema com interferências, corriges.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Por acaso a propósito de outra pessoa que se queixou aqui no forum de um erro qualquer que a estação indicava, tenho a ideia que li na Net pessoas com problemas provocados por interferências e da qualidade dos cabos de estações que julgo serem as La Crosse. Vou tentar encontrar isso. De qualquer forma, podes sempre montar tudo, e se houver realmente alguma problema com interferências, corriges.

Sim, de facto com as La Crosse há um problema desse tipo, mas penso que não se trata do propósito de enrolar os cabos, mas sim de os alongar, que foi o que um membro deste fórum fez; acrescentou mais fio àquele que a estação já trazia e isso é que provocou todos aqueles dados erróneos. ;)
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Esta é uma questão interessante a que ainda não cheguei a conclusão nenhuma. Tive dois problemas com a minha La Crosse WS3600, fazia reset quando lhe apetecia que resolvi desligando o DCF77 Radio Controlled Clock (RCC), o outro era realmente os valores do barómetro e do anemómetro darem por vezes uns valores malucos, também tinha os cabos enrolados. Coloquei tudo de forma os cabos só se encontrarem perto do transmissor e nunca mais tive esse problema.
Quando digo que não cheguei a conclusão nenhuma foi porque na mesma altura coloquei o cabo da transmissor à base, resumindo não sei se foi de esticar os cabos ou por ligar o transmissor à base por cabo.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Cabos com fraco isolamento podem provocar interferências entre as ondas electromagnéticas de um cabo para outro. Por isso é sempre de evitar enrolar os cabos e evitar que estejam próximos de fontes potentes de electromagnetismos com televisões CRT, colunas de som, micro-ondas, etc.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia!

Estou aqui com mais uma dúvida relativamente à instalação da estação meteorológica.

Vou colocar a estação num mastro de 10m (com o anemómetro no topo e o resto cá em baixo), chumbado no solo. Devido à necessidade de protecção contra furtos, há a necessidade de colocar uma vedação (que terá cerca de 2m de altura) em volta do referido mastro. A rede será aquela rede de segurança Hércules (rede rigida, com os elementos verticais espaçados cerca de 4mm entre cada um! Não é daquela elástica hexagonal).

Surge agora a dúvida: qual será a distância minima aconselhável entre o mastro da estação e a referida rede, de modo a que a mesma não cause possiveis perturbações no pluviómetro (se é que causa perturbação?)?:huh:
 

CT1ETE

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
34
Local
Guimarães (339m)
Conselhos de instalação

Boa noite a todos,

Sou novo no fórum, pelo que apresento desde já os meus cumprimentos e os parabéns pela qualidade da informação.

Adquiri uma Estação Davis Vantage Pro 2 e gostava de obter conselhos para a sua instalação. Que cuidados na colocação dos sensores? Como devem ser protegidos? Peço que me ajudem naquilo que for fundamental para um bom funcionamento. Tenho espaço disponível no telhado para a sua instalação e moro num local alto e ventoso.

Aguardo a vossa ajuda.

Obrigado.