Estação Meteorológica: Condições e standards de instalação

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Após ter lido várias indicações, neste fórum e noutros sites, acerca dos melhores locais para instalar uma estação meteo, continuo com algumas dúvidas.

Em principio irei em breve instalar uma Davis Vantage Pro2 Plus com abrigo de ventilação forçada, com disponibilização dos dados numa página web. Surge agora a dúvida de qual o melhor local para a instalar.

A instalação irá ser feita fora da cidade, no Parque Municipal Sitio das Fontes, aqui da Câmara, junto ao Rio Arade. Gostaria que me pudessem dar algumas indicações para melhor colocar a estação:
- acima do solo ou num mastro acima de um telhado?
- requisitos obrigatórios de entidades ligadas a meteo, para que os dados disponibilizados tenham credibilidade e estejam de acordo com essas normas;
- outros que achem importantes ter em atenção;

Obrigado desde já!
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Instalação de Estação Meteorológica: melhor local?

- requisitos obrigatórios de entidades ligadas a meteo, para que os dados disponibilizados tenham credibilidade e estejam de acordo com essas normas;
- outros que achem importantes ter em atenção;


Em Portugal não existe nenhum programa de certificação. Temos o Meteoclimatic de Espanha que faz qualquer coisa nessa área, mas não é nada de oficial, é também ele um projecto privado.

Mas podes consultar os muitos recursos disponibilizados pelo CWOP (Citizen Weather Observer Program) americano:

http://www.wxqa.com/resources.html

Ou ainda do COOP (NWS Cooperative Observer Program) também americano:

http://www.nws.noaa.gov/om/coop/training.htm
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Instalação de Estação Meteorológica: melhor local?

Na minha opnião e no caso de pessoas que vivem num apartamento como eu, penso que devem colocar o anemómetro e o pluviómetro no telhado do prédio se assim o conseguirem.

Já o termómetro caso a casa esteja virada a sul, este, oeste deve-se tambem colocar o termómetro no telhado, visto que o lado a norte, deve ser aquele em qual se deve colocar o sensor, pois é aquele que menos influências possui que possam vir a deturpar as temperaturas.

De qualquer das formas, deve-se adquirir um radiation shield para que as temperaturas possam ser o mais credíveis possivel, pois mesmo há sombra o sensor tem influências fortes como por exemplo radiação difusa ou reflexão dos raios solares pelas paredes, essencialmente se forem brancas.

Se tiverem vivendas é só usar a imaginação e prespicácia, ai ai se eu tivesse uma vivenda deveria ser cá um estaleiro meteorológico :lmao::lmao:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Instalação de Estação Meteorológica: melhor local?

O melhor local para a estação é sem dúvida 1,5m a 2 m acima do solo mas o anemometro deve estar 10 m acima do solo.

Sendo uma plus significa que tem sensor solar e de UV e isso dificulta imenso a escolha do local. Tem que ficar num local em que não exista nenhum obstaculo que sombreie os sensores desde o nascer ao por-do-sol :unsure:

De uma forma resumida:

Termometro e higrometro: 1,5 a 2 m acima do solo num local arejado e com incidência solar durante todo o dia.

Pluviometro: num local onde não existam obstáculos que prejudiquem a queda de toda a precipitação no pluviometro, mesmo com muito vento.

Solar e UV: "sempre" sol a incidir

Anemometro: pelo menos 10 metros acima do solo e sem obstaculos de qualquer quadrante. Se montado num telhado deve ficar sempre 1,2m acima da cobertura deste.

Alguma dúvida apita :thumbsup: Eu depois de muito inventar lá consegui colocar a minha estação cumprindo todos os requisitos.

Como o anemometro ficou longe da ISS tive que adquirir outro equipamento:

http://www.davisnet.com/weather/products/weather_product.asp?pnum=06332

Ficam aqui fotos da instalação da minha para teres uma ideia:

davisvp2_8.jpg


davisvp2_2.jpg
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Boas,



Vais ter que colocar o sensor da WS1700 num Radiation Shield.

Aqui neste site era mais baratinha ;) http://www.nouveauxobjets.com/meteo.php


A estação é porreira, eu tenho a WS1600, mas além do contra de não se poder ligar ao PC, tem o contra de se ter que apagar os dados de registo Max/mín diáriamente :angry:,


:p

Onde é que posso arranjar um Radiation Shield para a minha estação??

Isso dos dados não me importo. :D
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Onde é que posso arranjar um Radiation Shield para a minha estação??

Isso dos dados não me importo. :D



Eu construí o meu :thumbsup: que está assim no mastro com o pluviómetro e o anemómetro:

ws1600extaw3.jpg



Aqui neste tópico várias indicações para tal ;)

http://www.meteopt.com/forum/instru...cao-radiation-shield-faca-voce-mesmo-729.html



PS: Algumas das imagens de construção do meu RS não estão disponíveis :( tentarei um dia destes , se ainda as encontrar, fazer novamente o upload das mesmas :rolleyes:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

PS: Algumas das imagens de construção do meu RS não estão disponíveis :( tentarei um dia destes , se ainda as encontrar, fazer novamente o upload das mesmas :rolleyes:

Encontrei esta imagem na net:
la_crosse_ws1600_20071020-01a.jpg


Agora coloco a seguinte dúvida:
A montagem desta estação está bem feita? Sem radiation shield nem nada :huh:

E se eu conseguir colocar o meu sensor num local onde não apanhe sol muito intenso e esteja abrigado da chuva é necessário / convém à mesma construír um radiation shield?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Encontrei esta imagem na net:

Agora coloco a seguinte dúvida:
A montagem desta estação está bem feita? Sem radiation shield nem nada :huh:

E se eu conseguir colocar o meu sensor num local onde não apanhe sol muito intenso e esteja abrigado da chuva é necessário / convém à mesma construír um radiation shield?

É óbvio que a instalação está mal feita, na medida em que, mais uma vez, o termo-higro não pode apanhar sol nem chuva.
Para além de adulterar os dados da temperatura e da humidade, tornando-os inúteis durante os períodos de incidência solar e de chuva, corre-se o risco de o sensor acabar por pifar.
Se não queres gastar dinheiro, podes fazer a instalação como esta foi feita, mas com a excepção do termo-higro, que deve ficar à sombra, numa parede voltada a Norte e sempre à sombra.
Quem virar um sensor a Sul, mesmo que esteja à sombra, habilita-se a inflações constantes na temperatura.
Para que não gastem dinheiro podendo evitá-lo, aconselho que comprem um RS apenas se não encontrarem um local virado a Norte e permanentemente à sombra; aí sim, é imprescindível um RS, apesar de nunca ser dispensável, na verdade, para quem quer resultados perfeitos. :)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

É óbvio que a instalação está mal feita, na medida em que, mais uma vez, o termo-higro não pode apanhar sol nem chuva.
Para além de adulterar os dados da temperatura e da humidade, tornando-os inúteis durante os períodos de incidência solar e de chuva, corre-se o risco de o sensor acabar por pifar.
Se não queres gastar dinheiro, podes fazer a instalação como esta foi feita, mas com a excepção do termo-higro, que deve ficar à sombra, numa parede voltada a Norte e sempre à sombra.
Quem virar um sensor a Sul, mesmo que esteja à sombra, habilita-se a inflações constantes na temperatura.
Para que não gastem dinheiro podendo evitá-lo, aconselho que comprem um RS apenas se não encontrarem um local virado a Norte e permanentemente à sombra; aí sim, é imprescindível um RS, apesar de nunca ser dispensável, na verdade, para quem quer resultados perfeitos. :)

A parede onde eu estou a pensar em colocar o sensor está virada para o interior (Espanha) mas também tenho uma parede perpendicular a essa, virada para Norte. Só que a parede é pequena, muito pequena mesmo, pois logo ao lado está colada a janela do meu vizinho. Se eu colocar o sensor na parede virada para Norte, fica abrigado, pois essa parede é a que se situa no local menos vulnerável do prédio. Posso colocá-lo lá, mas assim iria ficar num cantinho pequeno, abrigado da chuva mas não de parte do sol da manhã. Só se eu colocasse algo a protegê-lo do sol.

Já sei como improvisar para colocar o sensor nessa parede, abrigado do sol e da chuva.

A minha questão é:
Se eu o conseguisse fazer, iria ter valores mais fiáveis?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

A minha questão é:
Se eu o conseguisse fazer, iria ter valores mais fiáveis?

Se o abrigo ficasse bem feito, terias.
Posso é garantir-te que com as condições que descreves dificilmente resultaria.
Se assim é, mais vale optares pelo melhor; por uma parede que esteja constantemente à sombra, mesmo sendo essa virada a Leste, é sempre preferível.
Ainda assim, fazia-lhe um pequeno abrigo, para proteger o sensor da radiação difusa, isto claro, se não quiseres entrar em gastos com um RS, o que penso que não será necessário se essa parede virada a Leste estiver sempre à sombra. :)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Se o abrigo ficasse bem feito, terias.
Posso é garantir-te que com as condições que descreves dificilmente resultaria.
Se assim é, mais vale optares pelo melhor; por uma parede que esteja constantemente à sombra, mesmo sendo essa virada a Leste, é sempre preferível.
Ainda assim, fazia-lhe um pequeno abrigo, para proteger o sensor da radiação difusa, isto claro, se não quiseres entrar em gastos com um RS, o que penso que não será necessário se essa parede virada a Leste estiver sempre à sombra. :)

Daniel, a parede virada a Leste nem sempre está à sombra, só está à sombra a partir do meio dia, mas eu de qualquer maneira se conseguisse colocar lá o sensor, construía um pequeno abrigo para o sol bater nesse abrigo e nao directamente no sensor. Neste momento a parede encontra-se já à sombra, ou seja, mesmo que o sol batesse no abrigo que eu colocasse no sensor, era o sol mais fraco do início dia.

Aqui está a varanda e a descrição (qualquer dúvida perguntem-me ;)):

mv3xea0.jpg


Em que parede me aconselham a colocar o sensor, e aconselham com ou sem abrigo improvisado por mim?

Aceitam-se sugestões e críticas :D
 
Última edição:

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Assim sendo, parece que não te vês livre do sol e, portanto, não vale a pena fazeres um pequeno abrigo que em princípio só iria proteger o sensor da radiação difusa.
Um abrigo que venhas a construir apenas vai proteger o sensor da radiação solar difusa e não da directa, por isso, é preferível fazeres ou comprares um bom radiation shield, já que não arranjas sombras permanentes.
Com um radiation shield, podes ter sol o dia todo que as temperaturas não ficam afectadas.
Nesse caso, podes pôr o radiation shield (onde vai ficar alojado o sensor) no telhado ou na parede mais exposta à circulação do ar e mais arejada, mesmo que apanhe sol.
Parece-me a solução mais adequeda para ti, é a minha opinião dada por experiência própria desses factores. :)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Assim sendo, parece que não te vês livre do sol e, portanto, não vale a pena fazeres um pequeno abrigo que em princípio só iria proteger o sensor da radiação difusa.
Um abrigo que venhas a construir apenas vai proteger o sensor da radiação solar difusa e não da directa, por isso, é preferível fazeres ou comprares um bom radiation shield, já que não arranjas sombras permanentes.
Com um radiation shield, podes ter sol o dia todo que as temperaturas não ficam afectadas.
Nesse caso, podes pôr o radiation shield (onde vai ficar alojado o sensor) no telhado ou na parede mais exposta à circulação do ar e mais arejada, mesmo que apanhe sol.
Parece-me a solução mais adequeda para ti, é a minha opinião dada por experiência própria desses factores. :)

Já estudei tudo e já cheguei à conclusão de onde vou colocar os instrumentos e como e por onde vou passar os cabos. :w00t: Finalmente já tenho feito um "esboço". Vai dar algum trabalho mas no final vai ficar tudo bem montadinho e organizadinho. :D

Vou avançar com a construção do meu RS, e vou colocar o sensor e o respectivo abrigo na parede virada para leste, pois é onde me dá mais jeito e onde fica mais arejado.

Mas eu não tenho possibilidade de colocar uma ventoinha no RS. Faz algum mal se não a colocar? :(
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Mas eu não tenho possibilidade de colocar uma ventoinha no RS. Faz algum mal se não a colocar? :(

Não, desde que faças um RS com pratos bem espessos e opacos e com um espaçamento mínimo entre eles, não será necessário colocar uma ventoinha.
Claro que a ventoinha podia ajudar, mas não é obrigatório, por assim dizer. :)
 

joaoj

Cirrus
Registo
18 Out 2008
Mensagens
79
Local
Soito - 832 m
Re: Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Boas.
Finalmente pedi a wmr100 e tambem um linksys NLSU2 , por isso teremos brevemente uma nova estação ligada a net...
Gostava de saber se fosse possivel quais as regras basicas para a instalação dos sensores para a poder "certeficar" mais tarde.
Cumprimentos